• Nenhum resultado encontrado

O site da SNCT: design, conteúdo e usabilidade

CAPÍTULO 2: CENÁRIO INTERNACIONAL E NACIONAL DA SNCT

2.5 O site da SNCT: design, conteúdo e usabilidade

O site da SNCT é o maior canal de comunicação da Semana com a sociedade – principalmente com institutos de pesquisa, escolas e órgãos responsáveis pelas atividades. Reúne a maioria das informações sobre as atividades planejadas e posteriormente notícias sobre os eventos. Conta, ainda, com informações adicionais de C&T como notícias sobre olimpíadas científicas, por exemplo. O site é atualizado constantemente.

A Semana possui sites informativos desde que foi criada em 2004. Porém, os conteúdos dos sites de 2004 e 2005 não foram mantidos no ar, em prejuízo do registro de sua memória e avaliação de suas trajetórias. Hoje, os sites que ainda estão na rede são os de 2006 em diante. A tentativa, embora boa de se manter o conteúdo na internet para conservar o histórico dos eventos, tem vantagens e desvantagens. A vantagem principal é ter as atividades realizadas naquele ano ainda registradas disponíveis para o público em geral. Projetos que deram certo em outros anos ainda são mantidos no site, a exemplo de ―Ciência no Brasil‖ (2009), ―PH do planeta‖ (2011) e ―A Ciência que eu faço‖. A desvantagem é operacional em termos de tecnologia da informação (TI): há defasagem das informações disponibilizadas. Algumas das artes – como cartazes, artes de camisetas, banners e afins, foram desenvolvidas em aplicativos e programas que não são mais utilizados hoje. Os aplicativos atuais não conseguem abrir boa parte deles. Mais: o site de

111

2006, por exemplo, não apresenta as atividades cadastradas daquele ano e muito do material da Semana não consta nos sites, como balanço do MCTI dos eventos anteriores.

Algumas boas sugestões também foram descontinuadas. No mesmo ano de 2006, percebe-se uma tentativa de realizar um clipping das notícias veiculadas em diferentes suportes da mídia, no site da Semana. O de mídia impressa ainda apresenta algum material, mas o de TV consta apenas dados do Distrito Federal. Esta descontinuidade e falta de padrão no processo de manutenção dos sites da Semana revelam problemas de planejamento, organização, que uma década depois ainda mostra sua fragilidade, apesar de melhoras perceptíveis. É necessário, porém, padronizar minimamente as abas e formas de inserção de tópicos e conteúdos para que as informações possam ser examinadas não só pelos pesquisadores, mas pelos próprios organizadores da Semana.

Em 2009, o site veio com outra novidade: um balcão de palestras. O palestrante devia preencher um formulário e oferecer a palestra no site, depois de autorizado pela coordenação do evento. Posteriormente, bastava que os institutos entrassem em contato com o palestrante e agendassem a visita dele no instituto. Para um primeiro ano, teve até um número razoável de palestrantes cadastrados: 64, divididos por localidades (estados). Em 2010, este tópico ainda existia, mas não mostra quais palestrantes se cadastraram, indicando novas mudanças. Em 2012, este projeto deixa de existir – ou melhor, deixa de constar no site oficial. Mudanças constantes desta natureza deveriam ter alguma explicação lógica em forma de nota no próprio site, o que não acontece, oferecendo assim, maior vulnerabilidade ao Projeto da Semana.

Portanto, para conseguir comparar e avaliar dados da Semana é preciso fazer um trabalho de pesquisa intenso, conferir e comparar dados dos sites das Semanas com os da mídia, por exemplo, e ainda sim, tantas atividades aconteceram que muito – tanto do sucesso, quanto do fracasso – acabou se perdendo ao longo do processo. Ainda sim, o veículo é o único histórico e o melhor registro da Semana em termos de cobertura, disponibilizado para todos os brasileiros. Em 2012, o site foi colocado no ar bastante atrasado, muito próximo do evento, por problemas de liberação tardia de recursos, como informou posteriormente seu coordenador, prof. Ildeu de Castro Moreira. Esta situação, por si só, mostra que entre o discurso formal de apoio à Divulgação Científica e às práxis,

112

muito ainda precisa ser feito. Assim, a inserção de atividades foi prejudicada, independente de sua realização e planejamento, como foi constatado pela pesquisadora, em São Paulo, dificultando a divulgação dos eventos e programação dos participantes, que não dispunham de um calendário oficial disponível. O mesmo aconteceu em 2013.

O site da SNCT em 2012

Todo ano, um novo site da Semana começa a ser idealizado, construído e disponibilizado na rede, de acordo com as atividades e novos projetos daquele ano. O do ano de 2012 foi concebido com o layout abaixo:

113

Fonte: (SNCT, 2012). Site da SNCT 2012 Disponível em www.semanact.mct.gov.br

Descrição

A página inicial da Semana de 2012 apresenta (ainda está disponível online) fotos de atividades de anos anteriores (e que posteriormente foram alteradas para fotos de 2012, após a Semana) em diversos estados brasileiros. No topo, destaque para o tema e o período em que a Semana ocorreu. Há dois menus fixos disponíveis para o internauta: um horizontal, abaixo do logo e um vertical, do lado esquerdo da página. O site possui o cabeçalho dos portais ligados ao governo brasileiro, com opção para direcionar à página de acesso à informação e ao Portal Brasil.

No menu horizontal, as principais informações do evento: atividades cadastradas; cadastro (com opção para cadastrar evento ou instituição); notícias, informações gerais sobre a Semana (tema da SNCT 2012; objetivos; quem participa; quem coordena, atividades e como participar) e caixa para pesquisa dentro do portal. Cada item deste direciona o internauta para uma nova página, com as informações referentes a cada item.

O primeiro ícone, atividades cadastradas, redireciona o internauta para uma página que contabiliza o número de atividades da SNCT 2012, quantos municípios e quantas instituições estão participando. Estes números são divididos em uma tabela que contabiliza a participação de cada estado. Segue o exemplo do estado de São Paulo:

114

Figura 25: número de atividades do estado de São Paulo em 2012

Fonte: (SNCT, 2012). Site oficial da SNCT 2012 – Disponível em

http://semana.mct.gov.br/index.php/content/view/5938/Atividades_Cadastradas.html, acessado em 30/12/2013, às 17:19

Ao acessar as atividades cadastradas no estado, é possível verificar quantas atividades ocorreram em cada município:

Figura 26: número de atividades por município paulista

Fonte: (SNCT, 2012) Site oficial da SNCT 2012. Disponível em

http://semana.mct.gov.br/index.php/content/view/5938/Atividades_Cadastradas.html, acessado em 30/12/2013, às 17:24

Quando acessamos as atividades de um município, o site apresenta as informações de cada evento – tema, instituição, tipo, público alvo, local, se necessita de inscrições, informações adicionais (uma espécie de ―sinopse‖ da atividade) e as datas e horários que ocorrerão:

115

Figura 27: atividades cadastradas na capital paulista em 2012

Fonte: (SNCT, 2012). Site oficial da SNCT 2012. Disponível em

http://semana.mct.gov.br/index.php/content/view/5938/Atividades_Cadastradas.html, acessado em 30/12/2013, às 17:30

O internauta pode decidir, em tese, a partir desta página, qual atividade vai participar, após verificação de todas as atividades a serem realizadas no seu município. Para isso, basta apenas utilizar a barra de rolagem.

O ícone cadastro é direcionado para organizadores de atividades. Para cadastrá-las, também é necessário se cadastrar no site como coordenador de atividades. O mesmo deve ser feito com a instituição, caso a mesma nunca tenha participado. O internauta é direcionado para outra página, onde precisa preencher um formulário com as informações necessárias. Essas informações são disponibilizadas no site oficial. Qualquer atividade de cunho científico é geralmente aprovada pela organização para figurar na programação oficial, condizendo com os objetivos da SNCT de divulgar a ciência no sentido amplo da palavra.

O ícone notícias apresenta diversas notícias sobre as atividades da SNCT além de informações sobre outros eventos de interesse da comunidade científica, quando a Semana não está acontecendo. Este ícone é melhor analisado mais adiante, no item de análise de conteúdo.

116

1) Tema da SNCT 2012: o site justifica a escolha do tema ―Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza‖;

2) Objetivos: o objetivo se repete ano após ano, divulgar a ciência;

3) Quem participa: ―Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT‖ (SNCT, 2012);

4) Quem coordena: o site explica que a coordenação fica a cargo do MCTI por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T para Inclusão Social, além da participação das coordenações estaduais;

5) Atividades: o site descreve que as atividades são as mais variadas possíveis, desde a realização de jogos até programas de rádio e TV. Também acontecem em espaços inusitados como tendas em praças públicas e shoppings centers. 6) Como participar: ―Você pode participar de qualquer evento da SNCT, todos são

gratuitos‖. (SNCT, 2012). O site se refere tanto à participação como espectador das atividades quanto à organização de eventos. Quem lê estas instruções crê que pode participar de toda e qualquer atividade cadastrada no site. Contudo, na prática isso não acontece, conforme explicitaremos melhor no capítulo da pesquisa de campo na cidade de São Paulo. Nem todas as atividades são abertas para o público em geral. Não há informação no site quanto às atividades restritas a público interno.

No menu fixo à esquerda, estão localizadas informações adicionais: mapa do site; instituições participantes; contato das coordenações estaduais e municipais; reuniões preparatórias; ph do planeta; downloads; editais; Ciência no Brasil; Ver Ciência; A Ciência que eu faço; fale conosco; trabalho voluntário; a semana em outros anos; links e patrocínio e apoio.

Mapa do Site: de acordo com as regras da acessibilidade, o site apresenta as páginas disponíveis do portal.

Instituições participantes: é possível selecionar por estado as instituições que cadastraram atividades naquela semana.

117

Fale com a coordenação de seu estado ou município: ao selecionar o estado, o site disponibiliza dados das coordenações estaduais (instituição, pessoa responsável, telefone e email).

Reuniões preparatórias: um calendário bastante incompleto com algumas datas das reuniões preparatórias das coordenações estaduais e locais. Pouco atualizado.

Ph do planeta: é uma herança da SNCT de 2011, quando foi comemorado o Ano Internacional da Química. Trata-se de um experimento químico que integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Downloads: o site disponibiliza alguns arquivos com artes, propagandas, relatórios, clippings de notícias, cartilhas, vídeos, balanços e materiais de divulgação da SNCT 2012.

Editais: apenas um referente à 3ª Mostra Científica da ANPG foi anexado. A ideia, possivelmente de ajudar os organizadores que acessam o site da Semana sobre informações de recursos a serem disponibilizados para atividades ligadas à Semana, não foi bem executada por falta de atualização.

Ciência no Brasil: informações biográficas sobre alguns dos cientistas brasileiros como Cesar Lattes, Adolpho Lutz, Carlos Chagas e Paulo Freire. Há uma pasta denominada ―artigos‖ que está vazia. Como o ícone editais, não foi atualizada.

Ver Ciência – vídeos de divulgação científica: informações sobre o projeto Ver Ciência, um dos grandes parceiros da SNCT, que divulga conteúdos científicos por meio de documentários nacionais e internacionais. Informações adicionais no capítulo 3 desta pesquisa;

A ciência que eu faço: projeto de entrevistas com cientistas brasileiros, descontinuada por falta de recursos. No entanto, o portal disponibiliza o material que o projeto produziu ao longo de sua trajetória. Também é

118

possível encontrar os vídeos no site do projeto: www. acienciaqueeufaco.mast.br.

Fale conosco: dados dos responsáveis pela Semana no MCTI, com sede em Brasília, nome, função, telefone e emails;

Trabalho voluntário: formulário para professores e estudantes trabalharem voluntariamente durante a SNCT;

A Semana em outros anos: sites das Semanas anteriores (de 2006 a 2011);

Links: links de semanas pelo mundo, institutos e eventos de ciência;

Patrocínio e apoio: logos dos parceiros da SNCT – Petrobrás; Yamaha; Honda; MSD; Ambev (Companhia de Bebidas das Américas); Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Pirelli; Toyota; GM e Positivo informática.

Os tópicos do site atualizados periodicamente são: atividades (pelos institutos, museus de ciência, etc); notícias; instituições participantes; reuniões preparatórias; downloads e editais. O restante do conteúdo é fixo, apenas pequenas alterações são efetuadas. Na parte de baixo do site, endereço, email e telefone do MCTI.

O site de notícias do site da SNCT 2012

O site é o canal que reúne o maior volume de informações sobre o evento. Desde que foi ao ar, o site da SNCT 2012 divulgou 513 registros de unidades noticiosas. As notícias relatam atividades realizadas em diferentes partes do país, com cobertura local, regional, estadual e nacional, o que possibilita uma visão abrangente do evento. Durante o período da Semana de 2012, o site foi constantemente atualizado: há períodos curtos de intervalo de uma notícia para outra. Em alguns dias, apenas de minutos.

Os textos são bem escritos e, na maioria, informativos, descritivos: explicam o que acontecerá ou o que já aconteceu durante a Semana. O site acaba sendo um canal de divulgação até o próximo ficar pronto, no ano seguinte. Todos os anos, o tema da próxima edição é informado inicialmente no site da Semana do ano anterior.

119

O feed de notícias do site da Semana é, portanto, um histórico e memória de tudo o que acontece no evento. Funciona quase como um diário: divulga matérias de cunho científico; realiza a cobertura dos eventos, descreve algumas das atividades cadastradas; contabiliza os resultados e fornece o balanço. E a cada ano, esse ciclo se renova.

O caráter descritivo das notícias do site e de agenda das atividades da Semana pode ser facilmente verificado. Os títulos das notícias já demonstram isto. Para citar alguns exemplos:

 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia encerra trabalhos amanhã (20) – notícia de 19/10/2012;

 SNCT agita a Zona Norte – notícia de 19/10/2012;

 Jardim Botânico abre as portas para a SNCT Rio – notícia de 19/10/2012; Como amostra, escolhemos a primeira matéria:

“Título: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia encerra trabalhos amanhã (20)

Evento contará com premiação e mostra de trabalhos da XVII Ciência Viva

Neste sábado (20) acontecerá o encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia (SNCT-Uberlândia). O evento será realizado no anfiteatro do bloco 8C, campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), das 8 às 12h. Durante a solenidade, terá a premiação e a mostra dos trabalhos da XVII Ciência Viva.

Tendo como tema principal Energia na Vida e na Sociedade, a feira Ciência Viva selecionou 31 trabalhos, sendo 28 destinados à exposição de trabalhos científicos e três que apresentaram uma solução prática e criativa ao desafio proposto: a elaboração de um projeto visando ao uso responsável da energia e à minimização dos impactos ambientais para produzir energia elétrica. Na categoria de trabalhos científicos, serão classificados e premiados com medalhas e certificados os que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugares. Para o projeto vencedor na categoria desafio, será premiado o 1º lugar com certificado e medalha. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão ainda uma viagem à cidade de São Carlos (SP), para visitação aos museus de ciência naquele município.

120

Mais informações com o professor Eduardo Kojy Takahashi, pelos telefones (34) 3239-4190 e (34) 3230-9517 ou pelo email

ektakahashi@ufu.br38‖. (SNCT,2012)

Nota-se, neste exemplo, com nitidez, a forma com que o site divulga as notícias sobre os eventos da Semana. Boa parte das matérias mantém este mesmo padrão, informativo e com alguns detalhes sobre atividades a serem realizadas.

No dia 22/10/2012, um dia após o fim oficial da SNCT 2012, o site divulgou uma notícia avaliando os resultados da edição de 2012, com o título ―Estados mostram a força da semana no país‖39

(SIGWALT, 2012). Outras atividades ainda estavam por acontecer, extraoficialmente – agendadas para a semana posterior, mas a grande maioria já havia acontecido. Por conta do aumento do número de atividades de 2011 para 2012, de 16 para 23 mil, um aumento de 40% - dados de outubro de 2012, a matéria informou que a SNCT superou as expectativas, mostrando assim uma visão positiva da Semana.

É importante lembrar que os resultados positivos das atividades se devem, em grande parte, aos organizadores de cada uma delas, já que participam com recursos próprios e de forma voluntária. Ao MCTI, cabe o trabalho de divulgação dessas atividades cadastradas no site institucional, valorizando assim a atuação dos institutos que se mostram interessados e inspirados a participar.

A notícia acima, diferente das demais, apesar de se constituir como uma reportagem institucional, tem caráter avaliativo. Destacou Rondônia pela sua participação consistente e sua capital Porto Velho (que até final de 2012 era o estado com maior número de atividades cadastradas), Amazonas, segundo estado em eventos cadastrados (o texto foi escrito em 22/10/2012 quando Rondônia ainda liderava), Minas Gerais, estado com maior número de cidades participantes e institutos e terceiro em número de eventos cadastrados, conforme resultados já demonstrados em tabela e gráfico neste trabalho. O texto ainda destaca a participação dos estados do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

38 http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/6452/Semana_Nacional_de_Ciencia_e_Tecnologia_em_U berlandia_encerra_trabalhos_amanha_20__.html, acessado em 6/7/2013 às 12:05 39 http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/6459/Estados_mostram_a_forca_da_semana_no_pais.html , acessada em 6/7/2013, às 13:05

121

Algumas das notícias do site não dizem respeito à Semana. São informações gerais relacionadas à CT&I, como inscrições para Olimpíadas de Astronomia, e Astronáutica; lançamento de edital para atividades de extensão universitária, para citar alguns exemplos.

Porém, este papel do site em se tornar um veículo de divulgação científica diversificada acontece mais frequentemente quando a próxima edição da Semana está sendo organizada e não há ainda notícias sobre os eventos cadastrados para aquele ano. Durante a Semana, como é natural, as notícias se referem às atividades das instituições que estão participando da SNCT. Em pesquisa realizada no período de 15/10/2012 a 21/10/2012 (começo e término da SNCT de 2012), o site retornou com 68 resultados, sendo que a grande maioria das notícias se referia às atividades da SNCT, seja da nacional ou das regionais e municipais. Apenas para efeito comparativo, escolhendo uma semana aleatória, de 22/11/2012 a 29/11/2012, por exemplo, o site retornou com apenas cinco resultados. Nenhum deles abordava a SNCT, mas apenas notícias gerais de CT&I, como informado anteriormente.

A quantidade e diversidade de informações do site demonstram, além da criatividade dos institutos participantes da SNCT, como a mídia tradicional (rádio, TV, impresso) e as redes sociais poderiam dar mais espaço para essas iniciativas. O problema da pouca divulgação, nos meios de comunicação e em seus diferentes suportes, portanto, não é a falta de notícia, mas o interesse e percepção da própria mídia para a importância do evento na formação da cultura científica da sociedade.

2.6 - A Divulgação e oMarketing da SNCT

Um das tarefas relevantes do MCTI é a divulgação das atividades da SNCT e de seus objetivos, em âmbito nacional. Este trabalho, para ser eficaz, exige algumas ações de comunicação como planejamento de marketing, de relações públicas e de imprensa, de forma integrada.

A SNCT carrega uma característica peculiar no que diz respeito à divulgação, que é a inexistência de uma marca, um logotipo que a identifique visualmente em diferentes circunstâncias. O logotipo remete à identidade, seja a uma empresa ou a um

122

evento/insttituição. O ideal seria que a SNCT tivesse sua marca. Quando questionado sobre o que levou o Ministério a abrir mão deste importante símbolo de comunicação visual, ao não criar uma marca própria para a Semana, o então coordenador da SNCT, Ildeu de Castro Moreira respondeu que preferiu criar um logo com a temática de cada ano. Esta postura tem pontos positivos e negativos, como em qualquer escolha: se por um lado, a SNCT não é identificada rapidamente nos materiais gráficos, em contrapartida, as temáticas são discutidas ano a ano e as imagens, de certa maneira, tentam divulgar um pouco da ciência, ou seja, a cada ano, uma nova temática é difundida pela imagem escolhida. Um exemplo foi a escolha pelo logo da SNCT 2010, Ciência para o desenvolvimento sustentável. Entretanto, uma escolha não exclui a outra. Ter uma marca institucional forte não impede a associação de outro logo temático.

Figura 27: cartaz da SNCT de 2010

A gente resolveu botar uma árvore. (...) aí buscamos lá ... como é que chama

mesmo aquela árvore da Amazônia? Sumauma. Aquela lá é uma foto tirada lá na beirada do Rio, acho que do Rio Negro, o pessoal tirou, a gente procurou