• Nenhum resultado encontrado

2.2 A DECLARAÇÃO DO MILÊNIO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO

2.2.8 Oitavo objetivo: estabelecer uma parceria mundial para o

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o oitavo reflete à busca por uma parceria global em favor do desenvolvimento, focada especialmente nas regiões mais pobres e vulneráveis do planeta. Para tal finalidade, estabelece-se uma parceria mundial, enfatizando o papel dos países desenvolvidos na ajuda às nações em vias de desenvolvimento. Através desta cooperação, espera-se diminuir as profundas diferenças existentes entre as nações mais ricas e as mais pobres, visando atenuar os entraves ao crescimento econômico e potencial de progresso das nações menos favorecidas (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2000).

Neste prospecto, durante a Cúpula do Milênio, o então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Atta Annan, destacou que:

Nesta nova era os atos de uns têm constantemente repercussões, por vezes acidentais, na vida dos outros que vivem muito longe deles. Se a globalização oferece grandes oportunidades, o que é certo é que, até hoje, os seus benefícios foram distribuídos de uma forma muito irregular, enquanto o seu custo é suportado por todos. Assim, o grande desafio que enfrentamos hoje é certificarmo-nos de que, em vez de deixar para trás milhares de milhões de pessoas que vivem na miséria, a globalização se torne uma força positiva para todos os povos do mundo (ANNAN, 2000, p. 6-7).

Este objetivo refere-se, portanto, à necessidade de convergir esforços em prol de reduzir as desigualdades entre os países em questões concernentes ao desenvolvimento, com vias de tornar o ambiente econômico favorável ao

crescimento de todos. Deste modo, foram estabelecidas seis metas e foram definidos dezenove indicadores como critérios para a análise das ações no intuito de criar uma parceria global em prol do desenvolvimento. Cruzados, os indicadores e as metas configuram o Oitavo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio. Assim sendo, as metas e os indicadores deste objetivo são:

Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório.

 Maior acesso aos mercados dos países desenvolvidos por parte dos

países em desenvolvimento

 Maior benefício de reduções tarifárias aos países menos desenvolvidos, especialmente em seus produtos agrícolas16

Atender as necessidades especiais dos países menos desenvolvidos

 Ajuda Pública para o Desenvolvimento total e para os países menos desenvolvidos, como percentagem do rendimento nacional bruto dos doadores da OCDE/CAD

 Proporção da Ajuda Pública para o Desenvolvimento bilateral, para setores específicos dos doadores da OCDE para serviços sociais básicos (educação básica, cuidados primários de saúde, nutrição, água potável e saneamento)

 Proporção da Ajuda Pública para o Desenvolvimento dos doadores da OCDE que não está vinculada

 Acesso ao mercado

 Sustentabilidade da dívida17

Atender às necessidades especiais dos países sem acesso ao mar e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

 Ajuda Pública para o Desenvolvimento dos doadores da OCDE aos países sem acesso ao mar como proporção da Renda Nacional Bruta destes

 Ajuda Pública para o Desenvolvimento dos doadores da OCDE aos pequenos Estados insulares em vias de desenvolvimento como proporção da Renda Nacional Bruta destes

 Proporção da Ajuda Pública para o Desenvolvimento dos doadores da OCDE que não está vinculada

 Acesso ao mercado

 Sustentabilidade da dívida18

16

Develop further an open, rule-based, predictable, non-discriminatory trading and financial system

 Developing countries gain greater access to the markets of developed countries

 Least developed countries benefit most from tariff reductions, especially on their agricultural products

17

Address the special needs of least developed countries

 Official development assistance (ODA), total and to the least developed countries, as percentage of OECD/DAC donors' gross national income

 Proportion of total bilateral, sector-allocable ODA of OECD/DAC donors to basic social services (basic education, primary health care, nutrition, safe water and sanitation)

 Proportion of bilateral official development assistance of OECD/DAC donors that is untied

 Market access

 Debt sustainability

18

Address the special needs of landlocked developing countries and small island developing States

 Official development assistance (ODA) received in landlocked developing countries as a proportion of their gross national income

Tratar de uma maneira global os problemas da dívida dos países em desenvolvimento.

 Número de países que tenham atingido pontos de decisão e de cumprimento da Iniciativa a favor dos Países Pobres Muito endividados (cumulativo)

 Dívida oficial perdoada como resultado da iniciativa Países Pobres Muito Endividados

 Serviço da dívida como percentagem das exportações de bens e serviços19

Em cooperação com as empresas farmacêuticas, assegurar o acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis, nos países em desenvolvimento.

 Proporção da população com acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis, numa base sustentável20

Em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial nas áreas da informação e da comunicação.

 As linhas telefônicas por 100 habitantes

 Assinaturas de celular por 100 habitantes

 Usuários de Internet por 100 habitantes21 (UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME, 2015, tradução nossa)

Atuar em busca de garantir o crescimento para todos os países – pobres e ricos – perpassa pelo esforço em prol de reduzir as disparidades de oportunidades entre estes, colocando em evidência as especificidades das nações mais pobres para atenuar fatores limitantes ao seu desenvolvimento econômico. Dentre os entraves ao desenvolvimento dos países mais pobres, encontram-se suas dívidas externas. Para tal, abrem-se oportunidades para renegociar seus termos e reduzir o gasto com estes débitos, que comumente ultrapassam os investimentos para enfrentar seus problemas sociais apenas com o pagamento dos juros destas dívidas. Deste modo, o intuito deste objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico em todos os países, através da adoção de um sistema de comércio justo e equilibrado, sem distinções políticas ou econômicas. Neste aspecto, destaca-

 Proportion of bilateral official development assistance of OECD/DAC donors that is untied

 Market access

 Debt sustainability

19

Deal comprehensively with the debt problems of developing countries

 Total number of countries that have reached their HIPC decision points and number that have reached their HIPC completion points (cumulative)

 Debt relief committed under HIPC and MDRI Initiatives

 Debt service as a percentage of exports of goods and services

20

In cooperation with pharmaceutical companies, provide access to affordable essential drugs in developing countries

 Proportion of population with access to affordable essential drugs on a sustainable basis

21

In cooperation with the private sector, make available the benefits of new technologies, especially information and communications

 Telephone lines per 100 population

 Cellular subscribers per 100 population

se a perquirição da ampliação ao acesso aos mercados dos países desenvolvidos e o beneficiamento de reduções tarifárias por parte dos países em desenvolvimento (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2014).

Desenvolver uma nação perpassa pelo fornecimento das bases para o aproveitamento das capacidades de cada indivíduo. Neste prospecto, viabilizar o acesso às tecnologias da comunicação e informação torna-se aspecto fundamental à inclusão, fator de destaque no que concerne a respostas para os desafios deste novo século (WALDORF; INGLIS, 2004). A viabilidade deste projeto perpassa ao compromisso de todos os atores influentes no sistema internacional – incluem-se, portanto, instituições comerciais e financeiras internacionais – em assegurar um ambiente propício ao cumprimento das Metas do Milênio. A inclusão desta parceria global nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio visa, por fim, criar um ambiente político, econômico e social para que os países em desenvolvimento tenham a capacidade de lutar para atingir os demais Objetivos do Milênio.