• Nenhum resultado encontrado

NEGÓCIOS DA COMPANHIA V ISÃO G ERAL

C ONSELHO DE A DMINISTRAÇÃO

Nosso Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes gerais dos nossos negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. De acordo com nosso Estatuto Social, nosso Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo 5 e no máximo 11 membros, eleitos para mandato de 1 exercício anual, podendo ser reeleitos, e considerando-se exercício anual o período compreendido entre 2 Assembléias Gerais Ordinárias. Os membros do Conselho de Administração permanecerão no exercício de seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

Nosso Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, a cada 3 meses e, extraordinariamente, sempre que necessário. As reuniões do nosso Conselho de Administração devem ser realizadas com a presença da maioria de seus membros em exercício e as deliberações são tomadas mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, sendo que, no caso de empate, caberá ao Presidente do Conselho de Administração o voto de qualidade. Dos atuais 5 integrantes do Conselho de Administração, 4 foram indicados pela Energias de Portugal e 1 pela GTD nos termos do Acordo celebrado com a GTD (para mais informações, vide Seção “Principais

Acionistas” deste Prospecto).

A remuneração dos membros do nosso Conselho de Administração é fixada anualmente pela Assembléia Geral, cabendo ao Conselho de Administração deliberar sobre a sua respectiva distribuição.

Os nomes, cargos e datas da nomeação dos conselheiros são os seguintes:

Conselheiros - Nome Cargo Data da Eleição Término do

Mandato

Jorge Manuel de Oliveira Godinho Presidente do Conselho 30.03.2005 AGO de 2006

António Fernando Melo Martins da Costa Vice-presidente do Conselho 30.03.2005 AGO de 2006

Rui Miguel de Oliveira Horta e Costa Conselheiro 29.04.2005 AGO de 2006

Arnaldo Pedro Figueiroa Navarro Machado Conselheiro 29.04.2005 AGO de 2006

Luiz Guilherme de França Nobre Pinto Conselheiro 29.04.2005 AGO de 2006

Seguem abaixo, breves informações biográficas dos membros efetivos de nosso Conselho de Administração: Jorge Manuel de Oliveira Godinho

Nascido em 24 de setembro de 1952. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (“IST”), com MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Lecionou no IST como Assistente e Regente. Entre 1978 e 1982, foi Dirigente Sindical e Membro da Comissão Inter Sindical da Energias de Portugal. Desempenhou funções executivas nos X e XI Governos Constitucionais de Portugal como Secretário de Estado das Pescas (1985-1990). Como Presidente do Conselho de Administração da Portucel e Portucel Industrial, entre 1990 e 1998, conduziu a reestruturação das empresas e iniciou a sua privatização. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Vice-Presidente da Associação Industrial Portuguesa e Membro da Administração do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, Junta Nacional da Investigação Científica e Tecnológica, Fórum para com a Competitividade, Efacec e do Fundo para a Internacionalização da Economia Portuguesa. Foi representante da Energias de Portugal na Optimus (1998-2000) como Vice-Presidente do Conselho de Administração e do Conselho de Administração da OPTEP. Até 2003, foi Presidente da Comissão Executiva da Edinfor e do Conselho de Administração da ACE, subsidiária da Edinfor, ambas ligadas à área de informática. É Presidente do nosso Conselho

António Fernando Melo Martins da Costa

Nascido em 13 de dezembro de 1954. Licenciado em Engenharia Civil, com MBA, ambos pela Universidade do Porto e com formação executiva complementar no INSEAD (Fontainebleau), AESE (Universidade Navarra) e Wharton School (Filadélfia, EUA). Iniciou sua carreira profissional em 1976 como docente universitário, tendo ingressado na Energias de Portugal em 1981. Em 1989, mudou para o setor financeiro, onde foi Diretor Geral do Banco Comercial Português (Millenium BCP) e Administrador Executivo de empresas de Seguros, Pensões, Gestão de Fundos e Patrimônios do Grupo Millenium BCP. A partir de 1990 passou também a Diretor da Holding financeira Eureko BV (Holanda), detentora de participações de controle em diversas seguradoras e sociedades gestoras de ativos na Europa. Foi também Presidente Executivo da Eureko Polska e Vice-Presidente Executivo da PZU, Polônia (a maior seguradora e gestora de ativos e fundos de pensões da Europa Central). Em 2003, regressou à Energias de Portugal para assumir a posição de CEO das operações no Brasil. É Vice-Presidente do nosso Conselho de Administração e Presidente de nossa Diretoria. Ocupa ainda o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa, Enersul, Ampla, Enerpeixe e Energest. É Diretor Presidente da Enertrade.

Rui Miguel de Oliveira Horta e Costa

Nascido em 27 de Agosto de 1960. Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, com MBA pela Universidade de Minnesota. Iniciou sua carreira em 1986 como Assistente do Programa de MBA da Universidade de Minnesota, tendo em seguida ingressado nos quadros da MDM - Sociedade de Investimentos. Em 1987 mudou para o setor financeiro, onde foi Diretor e Adjunto da Administração do Banco Finantia, permanecendo neste cargo até 1989. Foi também Vice Presidente Residente do Citibank Portugal entre 1989 e 1990, Administrador do Grupo Jorge de Mello entre 1990 a 1995 e Diretor Executivo da UBS Warburg em Londres entre 1995 e 2000. Em maio de 2000 foi eleito para o cargo de membro executivo da Administração da Energias de Portugal, tendo sido reeleito em maio de 2003. É também membro dos Conselhos de Administração da HidroCantábrico, da GALP, da EDP Distribuição, da EDP Produção, da ONI e da nossa Companhia.

Arnaldo Pedro Figueiroa Navarro Machado

Nascido em 16 de Setembro de 1945. Licenciado em Engenharia Naval pela Universidade de Strachclyde, (Glasgow). Iniciou sua carreira em 1984 como Vogal do Conselho de Administração da Setenave, cargo que ocupou até 1988, e desde então ocupou diversos cargos, tais como, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade da Água de Luso, S.A., em janeiro de 1990, Vogal do Conselho de Gerência da Sociedade Central de Cervejas, entre 1988 e 1991, Vogal dos Conselhos de Administração da Energias de Portugal S.A., entre 1991 e 1992, da Turbogás, entre 1995 e 1998, da OPTEP Empresa de Telecomunicações Globais S.A., entre 1997 e 1998, da Investco – Veículo de Investimento de Empreendimento Hidroeléctrico do Lajeado no Brasil, em 1998 e da CERJ, entre 1996 e 1998. Foi também Presidente da MRH – Mudança e Recursos Humanos S.A., entre 1997 e 1998, Vogal e Presidente da CPPE – Companhia Portuguesa de Produção de Eletricidade S.A., entre 1994 e 1997, e da Internel – Eletricidade de Portugal Internacional S.A., entre 1992 e 1998. Foi, ainda, Vice - Presidente do Conselho de Administração da Energias de Portugal S.A., entre 1992 e 1998, Vogal do Conselho de Administração da HLC – Engenharia de Gestão e Projetos S.A., entre 1998 e 2000, e Presidente da Comissão Executiva da Sociedade Central de Cervejas, entre 2000 e 2002, e da EDP Distribuição, entre 2002 e 2004. Atualmente ocupa os cargos de Administrador e Vogal da Comissão Executiva da Energias de Portugal S.A., de Presidente do Conselho de Administração da EDP Comercial, da EDP Soluções Comerciais, da EDP Internacional e da Labelec. Além disso, é Vice Presidente do Conselho de Administração da CEM - Companhia Eletricidade de

Luiz Guilherme de França Nobre Pinto

Nascido em 8 de junho de 1971. Licenciado em Estatística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Finanças e Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira em 1991 no Banco Cambial S.A. Foi ainda Assistente Operacional e Diretor de Renda Fixa na Investidor Profissional Consultoria Ltda – IP, entre 1991 e 1994, Analista de Investimentos, Gestor de Renda e Gerente da Divisão de Investimentos e Aplicações na Fundação Eletrobrás de Seguridade Social – Eletros, entre 1994 e 2003, e Diretor Financeiro e Investimento na Fundação Embratel de Seguridade Social – Telos, entre Fevereiro 2003 e Julho 2003. Atualmente é Assessor da Diretoria Financeira na Fundação Eletrobrás de Seguridade Social – Eletros, cargo que ocupa desde julho 2003. É membro do Conselho de Administração da nossa Companhia.

DIRETORIA

Nossa Diretoria deve ser composta por até 6 membros, acionistas ou não, sendo responsável pela administração dos negócios em geral e a prática de todos os atos necessários ou convenientes, bem como pela execução das deliberações tomadas pelo nosso Conselho de Administração. Nossos Diretores têm responsabilidades individuais estabelecidas pelo nosso Conselho de Administração e Estatuto Social, ocupando seus cargos por um mandato de 3 exercícios anuais, podendo ser reeleitos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

As reuniões de Diretoria são convocadas pelo Diretor-Presidente ou por quaisquer dois membros em conjunto, sempre que assim exigir os negócios sociais, com antecedência mínima de dois dias, sendo que somente serão instaladas com a presença da maioria de seus membros. As deliberações de nossa Diretoria serão tomadas por maioria de votos dos presentes.

Os nomes, cargos e datas da nomeação dos nossos Diretores atuais são os seguintes, observado que permanece vago o cargo de Diretor Vice-Presidente de Distribuição e Serviços Comerciais.

Nome Cargo Data da Eleição Término do

Mandato

António Fernando Melo Martins da Costa Diretor-Presidente 30.03.2005 AGO de 2008

Antonio José Sellare

Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores

30.03.2005 AGO de 2008

Carlos Alberto Silva de Almeida e Loureiro Diretor Vice-Presidente de

Comercialização

30.03.2005 AGO de 2008

Custódio Alexandre Rouxinol Miguens Diretor Vice-Presidente de

Geração e Meio-Ambiente

30.03.2005 AGO de 2008

António Eduardo da Silva Oliva

Diretor Vice-Presidente de Distribuição e Serviços Técnicos

Seguem breves informações biográficas sobre cada membro de nossa Diretoria.

António Fernando Melo Martins da Costa

Biografia já apresentada na Seção “Administração – Conselho de Administração”, tendo em vista que o referido diretor também faz parte do Conselho de Administração da Companhia.

Antonio José Sellare

Nascido em 19 de julho de 1953. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC em 1980. Anteriormente ao ingresso no Grupo EDP, acumulou experiência em instituições financeiras com responsabilidade durante a carreira pelas áreas administrativas e contábeis, administração de fundos de investimento, operações em bolsas de valores e com derivativos, gestão de risco, gestão de tesouraria e modelagem de produtos financeiros. É responsável no Grupo EDP pela coordenação das gestões financeiras das Unidades de Negócios no Brasil, pelas negociações para financiamento de projetos, pelo acompanhamento e avaliação dos resultados das empresas participadas, pela avaliação local de novos projetos e oportunidades de negócios, pelas operações de reorganização societária e pela Coordenação dos Planos de Negócio das empresas nas quais o Grupo EDP detém participação no Brasil. É membro de nossa diretoria, ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com Investidores. É também membro efetivo do Conselho de Administração das empresas Bandeirante, Escelsa, Enersul, Enerpeixe e Energest; e membro suplente das empresas Ampla, Coelce e Investco; além de Diretor Financeiro da Enertrade.

Carlos Alberto Silva de Almeida e Loureiro

Nascido em 10 de agosto de 1946. Formado em Engenharia Electrotécnica na Universidade do Porto. Cursou ainda Alta Direcção de Empresas (PADE), na AESE – Escola de Direcção e Negócios, concluindo o curso em 2001. Desempenhou diversas funções na Ordem dos Engenheiros de Portugal, além de ter sido Delegado de Portugal na EUREL - Associação Européia das Associações de Engenheiros Electrotécnicos e posteriormente Presidente da EUREL. Exerceu os seguintes cargos públicos em Portugal: Vereador da Câmara Municipal de Coimbra; Deputado à Assembléia Municipal de Coimbra; Vice-Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro; Governador Civil do Distrito de Coimbra; Secretário de Estado da Construção e Vias Terrestres (Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações); Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro; Secretário de Estado da Administração Interna; e Deputado à Assembléia Municipal do Cadaval. Dentre as atividades profissionais desenvolvidas nos últimos anos destacam-se (i) Diretor da Direção de Gestão e Sistemas Comerciais da EDP – Distribuição, Diretor Adjunto da Direção de Gestão e Sistemas Comerciais, Diretor Adjunto da Direção Central Comercial, Assessor do Conselho de Administração para as áreas da Qualidade, da Auditoria e da Comunicação da Electricidade de Lisboa e Vale do Tejo. Finalmente, foi Diretor Comercial da Bandeirante, ocupando o cargo de janeiro de 2002 a dezembro de 2003. Atualmente, é membro de nossa diretoria, ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Comercialização. É também membro suplente do Presidente do Conselho de Administração da Enerpeixe, membro do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa, Enersul, Ampla e Coelce; além de Diretor Vice-Presidente da Enertrade.

Custódio Alexandre Rouxinol Miguens

Nascido em 04 de setembro de 1948. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal. De maio de 1993 até outubro de 2000, foi Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da CEM – Companhia de Electricidade de Macau, além de desempenhar os cargos de “Council Member” AESIEAP – The Association of The Electricity Supply Industry of East Asia and The Western Pacific (de novembro de 1993 a outubro de 2000), “Council Member” Macau Management Association (de maio de 1993 a maio de 1997) e Vice-Presidente (de maio de 1997 a outubro de 2000). De outubro de 2000 a junho de 2002, foi Presidente da Comissão Executiva da EDP Internacional, SGPS, SA, simultaneamente sendo Administrador Executivo da Edinfor, Presidente do Conselho de Administração da Internel – Serviços de Consultoria Internacional S.A, Presidente do Conselho de Administração da CEM – Companhia de Electricidade de Macau, S.A, Administrador da Energias de Portugal, Administrador da EEGSA – Empresa Eléctrica de Guatemala, S.A., Administrador da DECA II – Distributión Eléctrica Centroamericana Dos, S.A., Administrador da Redal S.A. (Marrocos), membro da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa. No período de julho de 2002 a junho de 2003, foi Administrador Executivo da EDP Produção e da CPPE – Companhia Portuguesa de Produção de Electricidade e Presidente do Conselho de Administração da EDP – Cogeração, sendo simultaneamente Presidente do Conselho de Administração (não executivo) da CEM – Companhia de Electricidade de Macau, SA, Administrador da Ecogen e membro da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa. Até outubro de 2003, desempenhou o cargo de Administrador Executivo da Enernova. Atualmente, é membro de nossa diretoria, ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Geração e Meio-Ambiente. É também membro do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa, Enersul, Investco, Enerpeixe e Energest; além de Diretor-Presidente da Energest, Enerpeixe, EDP Lajeado e Enercouto.

António Eduardo da Silva Oliva

Nascido em 4 de fevereiro de 1946. Engenheiro Eletrotécnico, formado pela Universidade de Lourenço Marques em Moçambique. Foi professor na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque em Moçambique, sócio e engenheiro eletrotécnico na Urboprojecto Lda – Gabinete de Estudos e Projetos de Engenharia, Chefe da Divisão de Centrais e Subestações e Chefe dos Serviços Elétricos e Direção de Exploração da respectiva Rede Elétrica na SHER-Sociedade Hidrelétrica do Revué, S.A. Em 1974, ingressou na Energias de Portugal como engenheiro de Projetos, tendo sido nomeado, em julho de 1989, Chefe do Centro de Distribuição Coimbra, assegurando a gestão dos diversos serviços (Recursos Humanos, Administrativo, Comercial e Técnico), a elaboração dos planos de atividades e orçamento, sua coordenação e responsabilidade pela sua execução. Foi nomeado, em 1991, Diretor Executivo da Direção Operacional de Distribuição Centro de Portugal. Em 1994, passou a Vogal Executivo do Conselho de Administração da Cenel – Eletricidade do Centro S.A. (empresa de distribuição de energia elétrica do Grupo EDP). Em 1997, foi Vogal Executivo do Conselho de Administração da EN – Eletricidade do Norte S.A. (empresa de distribuição de energia elétrica do Grupo EDP). Foi Presidente Executivo do Conselho de Administração da HDN – Energia do Norte S.A. (empresa de produção hidrelétrica do Grupo EDP), de janeiro de 1997 a maio de 1998, e Presidente Executivo da Hidrocenel – Energia do Centro S.A. (empresa de produção hidrelétrica do Grupo EDP), de maio de 1998 a junho de 2001, após exercer a função de Vogal Executivo do Conselho de Administração da empresa. Em fevereiro de 2000, foi nomeado Vogal Executivo do Conselho de Administração da EDP Distribuição – Energia S.A (distribuidora de energia elétrica de Portugal), com atribuição da responsabilidade da Área de Negócio Serviços de Rede. Um ano antes, havia sido nomeado Vogal Executivo dos Conselhos de Administração da LTE – Eletricidade de Lisboa e Vale do Tejo S.A. e da SLE – Eletricidade do Sul S.A. (empresas de distribuição de energia elétrica do Grupo EDP). Atualmente, é membro de nossa diretoria, ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Distribuição e Serviços Técnicos. É também membro do Conselho de Administração da Bandeirante, Escelsa e Enersul, sendo Diretor-Presidente das duas últimas companhias.