• Nenhum resultado encontrado

Operação compromissada tipo 2 (Tipo Unilateralidade = 2, qualquer das partes)

No documento MUS. Manual do Usuário do Selic (páginas 158-163)

qualquer uma das partes (cedente ou cessionário) pode exigir unilateralmente a liquidação do compromisso, em determinado prazo.

A parte interessada exerce o direito de exigir unilateralmente a liquidação do compromisso com a transmissão do comando de recompra/revenda durante o período compreendido entre a Data Início Liquidação Compromisso e a Data Fim Liquidação Compromisso (data de retorno).

1.1.Registro

O registro da operação compromissada tipo 2 ocorre da mesma forma que na operação convencional ou tipo 1, ou seja, conforme o tipo de compromisso:

IOS Mensagem

Descrição Código Código Tipo Compromisso

(Domínio)

1054 SEL1054 TpCompr = 01 Compra com PU de retorno definido 1057 SEL1054 TpCompr = 02 Compra com PU em aberto 1044 SEL1054 TpCompr = 03 Compra com livre movimentação e PU de

retorno definido

1047 SEL1054 TpCompr = 04 Compra com livre movimentação e PU em aberto

1.2.Tipo Unilateralidade

O campo Tipo Unilateralidade, tanto na IOS quanto por mensagem SEL1054, define a parte que tem o direito de exigir unilateralmente a liquidação do compromisso (tipo 1, tipo 2, tipo 3

ou tipo 4).

Na compromissada tipo 2, esse campo deverá ser preenchido com Tipo de Unilateralidade = 2.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 2

159

©Banco Central do Brasil, 2015

IOS Mensagem

Código Código Descrição Tipo

Unilateralidade

1054 1057 1044 1047

SEL1054 Participante requisita Operação compromissada TpUnilatrdd = 2 (qualquer das partes)

1.3. Data Início Liquidação Compromisso

A data informada no campo Data Início Liquidação Compromisso deve estar compreendida entre o dia útil posterior à data de contratação da operação compromissada e a véspera da data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso).

Não são admitidas como Data Início Liquidação Compromisso, portanto, nem a data de contratação da operação compromissada, nem a própria data de retorno.

1.4. Data de retorno

A definição da data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso) na operação compromissada tipo 2 segue as regras já estabelecidas para a compromissada tipo 1 e as seguintes restrições adicionais:

 a data de retorno não poderá ser igual à data da contratação da operação compromissada (operação intradia); e

 a data do retorno não poderá ser o dia útil subsequente ao da liquidação da respectiva operação compromissada (operação over).

1.5. Preço unitário (PU) de recompra/revenda

O PU de recompra/revenda (códigos 1056 ou 1059) segue as regras já estabelecidas para a operação compromissada tipo 1.

Em caso de operação com PU de retorno definido, deve-se observar ainda o seguinte:

 durante o prazo que vai da Data Início Liquidação Compromisso até a véspera da Data Fim Liquidação Compromisso, o PU de recompra/revenda poderá ser igual, maior ou menor que o PU de recompra/revenda estabelecido na contratação da operação compromissada; e

 na própria Data Fim Liquidação Compromisso, o PU de recompra/revenda deverá ser o PU de recompra/revenda estabelecido na contratação da operação compromissada.

1.6. Recompra/revenda por direito unilateral

O período compreendido entre a Data Início Liquidação Compromisso e a Data Fim Liquidação Compromisso (inclusive) define o prazo para a liquidação do compromisso, no qual a parte interessada pode exercer, unilateralmente, tal direito por meio da transmissão do comando de recompra/revenda.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 2

160

©Banco Central do Brasil, 2015

A revenda deve ser liquidada pela quantidade total,1 por meio do código 1056 ou 1059, conforme o tipo de compromisso (SEL1056 TpRetCompr = 01 ou 02).

A contraparte, por sua vez, deverá efetuar o comando correspondente no prazo de 60 minutos ou até o fechamento do Selic, o que ocorrer primeiro. Caso contrário, há caracterização de compromisso não liquidado.

1.7. Compromisso não liquidado

O Selic considera como compromisso não liquidado, em qualquer tipo de operação compromissada, a recompra/revenda não atualizada até o fechamento do Selic na data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso).2

Nas operações compromissadas tipo 2, além da hipótese citada, o compromisso será considerado não liquidado se na data em que for solicitada a recompra/revenda por direito unilateral (inclusive data de retorno).3

 não houver o comando da contraparte no prazo de 60 minutos ou até o fechamento do Selic, o que ocorrer primeiro; ou

 ocorrer, a qualquer momento do dia, uma das seguintes situações:

a) cancelamento de comandos de operação pendente de liquidação por insuficiência de títulos (PEN);

b) a rejeição da operação por parte do STR (RST);

c) rejeição da operação por falta de limite financeiro (RLF); ou

d) incompatibilidade de dados (INC), em caso de operação associada incompatível.

Não poderão ser feitas novas tentativas de atualização da recompra/revenda (códigos 1056 ou 1059) até o fechamento do Selic nessa data. Contudo, as partes poderão efetuar uma operação definitiva com os mesmos dados da operação, conforme será visto a seguir.

1.8. Operação 1052 posterior à inadimplência

Na operação compromissada tipo 2, em caso de compromisso não liquidado, as partes poderão lançar o retorno não liquidado por meio de operação 1052 (SEL1052), utilizando o número de operação de retorno de compromisso (faixa 900000).

A operação deverá ser lançada no mesmo dia em que o compromisso for caracterizado como não liquidado, até o horário de fechamento do Selic. Devem ser utilizados os seguintes dados da operação de recompra e revenda: cedente, cessionário, título, vencimento e quantidade remanescente, no caso de ter ocorrido antecipação por 1055 (SEL1056 TpRetCompr = 01). Caso o compromisso seja caracterizado como não liquidado na própria data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso), a operação 1052 também poderá ser lançada, desde que até o horário de fechamento do Selic. Nesse caso, o PU dessa operação deverá ser igual ao PU de

1 Ou quantidade remanescente, caso tenha havido antecipações. 2

A mensagem SEL1614 será enviada às partes no momento de caracterização de compromisso não liquidado.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 2

161

©Banco Central do Brasil, 2015

recompra/revenda estabelecido na contratação da operação compromissada (se for operação com PU de retorno definido).1

A operação 1052 lançada constará no extrato de compromissos não liquidados, assim como na

consulta a compromissos não liquidados na IOS, como “Operação 1052 posterior à

inadimplência”.

1.9. Cancelamento por 1400

A operação de retorno lançada por exercício do direito unilateral é passível de cancelamento por 1400 (SEL1400), obedecendo às regras já definidas para essa operação.

O cancelamento de operação de retorno lançada por exercício do direito unilateral reverte o estado de compromisso exigido naquela data.2

O direito unilateral, no entanto, poderá ser exercido em outra oportunidade, durante o prazo admitido, sem que o cancelamento tenha qualquer consequência no curso da operação compromissada.

1.10. Antecipação de recompra/revenda por 1055

Admite-se a antecipação parcial ou total do retorno, com acordo das partes, desde que obedecidas as regras já definidas para a compromissada tipo 1 (1055/SEL1056 TpRetCompr = 03).

1.11. Associações

As operações compromissadas tipo 2 aceitam as associações já previstas para as operações compromissadas tipo 1, exceto intermediação, assim como as respectivas recompras e revendas.3

1.12. Operações conjugadas

A recompra/revenda decorrente de operação compromissada tipo 2 pode ser conjugada com operação compromissada tipo 2 de venda/compra de títulos, ambas contratadas pela mesmas partes.

Mais detalhes sobre essas operações conjugadas são encontrados neste capítulo, na Seção 4, Operações compromissadas – considerações gerais.

1.13. Liquidação financeira

Assim como ocorre na operação compromissada tipo 1, o participante não liquidante pode optar por liquidar a operação com um liquidante que não seja o seu liquidante-padrão,

1 O PU na operação 1052 deverá, no entanto, ser truncado na sexta casa decimal.

2 Exceto se a operação 1400 for lançada na própria data de retorno estabelecida na contratação da operação,

quando o compromisso deve ser honrado até o fechamento do sistema, caso contrário, será considerado não liquidado.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 2

162

©Banco Central do Brasil, 2015

mediante o preenchimento dos campos Liq. Cedente/IFLiqdant ou Liq. Cessionário/IFLiqdant.

1.14. Vedações

As operações compromissadas tipo 2 não admitem:  intermediação;

 registro em data posterior;

 consolidação de operações compromissadas; ou  migração de compromissos entre o Selic e as câmaras.

1.15. Cancelamento por decurso de prazo ou incompatibilidade

Os comandos de recompra/revenda (1056 ou 1059) transmitidos por qualquer das partes estão sujeitos ao prazo de cancelamento de 60 minutos (EXP) previsto em normativo próprio.1 No entanto, os comandos de recompra/revenda (códigos 1056 ou 1059) transmitidos por qualquer das partes não estão sujeitos ao cancelamento por incompatibilidade de dados (INC)2 no período compreendido entre a Data Início Liquidação Compromisso e a Data Fim Liquidação Compromisso (ou data de retorno).

1 De acordo com a Carta Circular nº 3.632, de 3 de fevereiro de 2014, transmitido um comando, todos os demais

requeridos para o registro e a liquidação da operação ou das operações associadas ou conjugadas devem ser transmitidos no prazo de 60 minutos.

2

Exceto em caso de operação associada incompatível, quando os comandos transmitidos permanecem sujeitos ao cancelamento por incompatibilidade de dados (INC).

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 3

163

©Banco Central do Brasil, 2015

2. Operação compromissada tipo 3 (Tipo Unilateralidade = 3, somente cessionário)

No documento MUS. Manual do Usuário do Selic (páginas 158-163)