• Nenhum resultado encontrado

Operação compromissada tipo 3 (Tipo Unilateralidade = 3, somente cessionário)

No documento MUS. Manual do Usuário do Selic (páginas 163-167)

somente o comprador (cessionário da operação compromissada) tem o direito de exigir unilateralmente a liquidação do compromisso, a seu exclusivo critério, em data determinada ou dentro de prazo estabelecido. Também poderá extinguir, a qualquer tempo, esse compromisso (operação 1456/SEL1456).

O comprador exerce o direito de exigir unilateralmente a liquidação do compromisso com a transmissão do comando de revenda (1056 ou 1059/ SEL1056 TpRetCompr = 01 ou 02), durante o período compreendido entre a Data Início Liquidação Compromisso e a Data Fim Liquidação Compromisso (data de retorno).

2.1. Registro

O registro da operação compromissada tipo 3 ocorre da mesma forma que na operação convencional ou tipo 1, ou seja, conforme o tipo de compromisso:

IOS Mensagem

Descrição Código Código Tipo Compromisso

(Domínio)

1054 SEL1054 TpCompr = 01 Compra com PU de retorno definido 1057 SEL1054 TpCompr = 02 Compra com PU em aberto 1044 SEL1054 TpCompr = 03 Compra com livre movimentação e PU de

retorno definido

1047 SEL1054 TpCompr = 04 Compra com livre movimentação e PU em aberto

2.2. Tipo Unilateralidade

O campo Tipo Unilateralidade, tanto na IOS quanto por mensagem SEL1054, define a parte que tem o direito de exigir unilateralmente a liquidação do compromisso (tipo 1, tipo 2, tipo 3

ou tipo 4).

Na operação compromissada tipo 3, esse campo deverá ser preenchido com Tipo de Unilateralidade = 3.

IOS Mensagem

Código Código Descrição Tipo

Unilateralidade

1054 1057 1044 1047

SEL1054 Participante requisita Operação compromissada TpUnilatrdd = 3 (somente cessionário)

2.3. Data Início Liquidação Compromisso

A data informada no campo Data Início Liquidação Compromisso deve estar compreendida entre o primeiro dia útil posterior à data de contratação da operação compromissada e a data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso), inclusive.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 3

164

©Banco Central do Brasil, 2015

2.4. Data de retorno

A definição da data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso) segue, além das regras já estabelecidas para a compromissada tipo 1, as seguintes restrições adicionais:

 a data de retorno não poderá ser igual à data da contratação da operação compromissada (operação intradia); e

 a data do retorno não poderá ser o dia útil subsequente ao da liquidação da respectiva operação compromissada (operação over).

2.5. Preço unitário (PU) de recompra/revenda

O PU da recompra/revenda (códigos 1056 ou 1059) segue as regras já estabelecidas para a compromissada tipo 1. Em caso de operação com PU de retorno definido, deve-se observar ainda o seguinte:

 durante o prazo que vai da Data Início Liquidação Compromisso até a véspera da Data Fim Liquidação Compromisso, o PU de recompra/revenda poderá ser igual, maior ou menor que o PU de recompra/revenda estabelecido na contratação da operação compromissada; e

 na própria Data Fim Liquidação Compromisso, o PU de recompra/revenda deverá ser o PU de recompra/revenda estabelecido na contratação da operação compromissada.

2.6. Revenda por direito unilateral na operação compromissada

O período compreendido entre a Data Início Liquidação Compromisso e a Data Fim Liquidação Compromisso, inclusive, define o prazo para a liquidação do compromisso, no qual, unilateralmente, o comprador pode exercer tal direito por meio da transmissão do comando de revenda.

A revenda deve ser liquidada pela quantidade total,1 por meio do código 1056 ou 1059, conforme o tipo de compromisso (SEL1056 TpRetCompr = 01 ou 02).

A contraparte tem o dever de efetuar o comando correspondente (recompra) até o fechamento do Selic da data em que a revenda for solicitada pela parte que possui o direito unilateral. Caso contrário, há caracterização de compromisso não liquidado.

Observe que o sistema exige que a parte que caracteriza o direito unilateral (no caso, o cessionário) efetue o lançamento do retorno primeiramente.

2.7. Compromisso não liquidado

O Selic considera como compromisso não liquidado, em qualquer tipo de operação compromissada, a recompra/revenda não atualizada até o fechamento do Selic da data de retorno (Data Fim Liquidação Compromisso).2

Nas operações compromissadas tipos 3 e 4, a caracterização de compromisso não liquidado ocorrerá também nas seguintes situações:

1

Ou quantidade remanescente, caso tenha havido antecipações.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 3

165

©Banco Central do Brasil, 2015

 Na data de solicitação da revenda/recompra por direito unilateral, se não houver o comando da contraparte ou se a revenda/recompra não for atualizada até fechamento do Selic; ou

 A partir da data da contratação da operação compromissada até a data de retorno, inclusive, se extinto o compromisso pela operação 1456 (SEL1456) por iniciativa da parte que possui o direito unilateral.

2.8. Extinção do compromisso

O direito do comprador de extinguir o compromisso pode ser exercido a partir do momento da contratação da operação compromissada até a data de retorno, inclusive, por meio da operação de extinção do compromisso 1456 (SEL1456).

A extinção do compromisso deverá abranger a totalidade de títulos registrados no compromisso, ou o total remanescente, caso ele tenha sido antecipado parcialmente por 1055 (SEL1056 TpRetCompr = 03).

A operação 1456 acarreta a extinção do compromisso de recompra/revenda e o acerto nas posições a recomprar e a revender.

É necessário apenas um comando da parte que possui o direito unilateral (no caso, o comprador).

A parte que não comandou a operação 1456 receberá a mensagem SEL1614 informando a atualização da operação. Também poderá verificar a extinção do compromisso por consulta à IOS ou por meio do extrato de compromissos não liquidados.

2.9. Cancelamento por 1400

A operação de retorno lançada por exercício do direito unilateral é passível de cancelamento por 1400 (SEL1400), obedecendo às regras já definidas para essa operação.

O cancelamento de operação de retorno lançada por exercício do direito unilateral reverte o estado de compromisso exigido naquela data.1

Nesse caso, o exercício do direito unilateral poderá ser exercido em outra oportunidade, durante o prazo admitido, sem que o cancelamento tenha qualquer consequência no curso da operação compromissada.

O disposto acima é aplicável nas operações compromissadas tipos 3 e 4, inclusive no caso de ocorrer cancelamento por 1400 após a operação de retorno por direito unilateral ter passado por um dos estados RST, RLF ou PEN (expirada por tempo), ao longo do dia.

2.10. Antecipação de recompra/revenda por 1055

Admite-se a antecipação parcial ou total do retorno, com acordo das partes, desde que obedecidas as regras já definidas para a compromissada tipo 1 (1055/SEL1056 TpRetCompr = 03).

1 Exceto se a operação 1400 for lançada na própria data de retorno estabelecida na contratação da operação,

quando o compromisso deve ser honrado até o fechamento do sistema; caso contrário, o compromisso será considerado não liquidado.

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 3

166

©Banco Central do Brasil, 2015

2.11. Associações

São aceitas as associações já previstas para as operações compromissadas tipo 1, exceto intermediação, e respectivas recompras e revendas.1

2.12. Operações conjugadas

A recompra/revenda decorrente de operação compromissada tipo 3 pode ser conjugada com operação compromissada tipo 3 de venda/compra de títulos, ambas contratadas pela mesmas partes.

Mais detalhes sobre essas operações conjugadas são encontrados neste capítulo, na Seção 4, Operações compromissadas – considerações gerais.

2.13. Liquidação financeira

Assim como ocorre na operação compromissada tipo 1, o participante não liquidante pode optar por liquidar a operação com um liquidante que não seja o seu liquidante-padrão, mediante o preenchimento dos campos Liq. Cedente/IFLiqdant ou Liq. Cessionário/IFLiqdant.

2.14. Vedações

As operações compromissadas tipos 3 e 4 não admitem:  intermediação;

 registro em data posterior;

 consolidação de operações compromissadas; ou  migração de compromissos entre o Selic e câmaras.

2.15. Cancelamento por decurso de prazo ou incompatibilidade

O comando de revenda (1056 ou 1059) transmitido pelo comprador não está sujeito ao prazo de cancelamento de 60 minutos (EXP) previsto em normativo próprio,2 nem ao cancelamento por incompatibilidade de dados (INC).3

1

Ver Capítulo VIII, Seção 1, Tópicos Especiais, Associações, para mais detalhes.

2 De acordo com a Carta Circular nº 3.632, de 3 de fevereiro de 2014, transmitido um comando, todos os demais

requeridos para o registro e a liquidação da operação ou das operações associadas ou conjugadas devem ser transmitidos no prazo de 60 minutos.

3

Exceto em caso de operação associada incompatível, quando a transmissão dos comandos permanece sujeita ao cancelamento por incompatibilidade de dados (INC).

Manual do Usuário do Selic

Compromissada VII. Tipo 4

167

©Banco Central do Brasil, 2015

No documento MUS. Manual do Usuário do Selic (páginas 163-167)