• Nenhum resultado encontrado

OPERACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA

5. OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: INTERESSES E PERSPECTIVAS SOBRE O

6.1. OPERACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA

A presente pesquisa foi desenvolvida inserida no método qualitativo, uma vez que se preocupou com os significados e não com a quantificação dos dados a serem coletados. Ademais, possui caráter exploratório, por dizer respeito a uma pesquisa que busca explorar e desenvolver conceitos e ideias, buscando proporcionar uma visão mais ampla e, ao mesmo tempo, mais aproximada da problemática de pesquisa; e descritivo, por se propor a descrever as características de populações ou fenômenos estudados e estabelecer relações entre opiniões, atitudes, entre outras variáveis (GIL, 2008).

Tendo como base a problemática, o objetivo geral é analisar como o turismo tem

sido25 acionado no discurso dos atores sociais envolvidos no conflito socioambiental

decorrente da territorialização industrial-portuária em Pontal do Paraná (PR). Para responder tal objetivo, foram delineados objetivos específicos, que se apresentam abaixo (QUADRO 1).

25 Cabe ressaltar que o uso do verbo no pretérito perfeito composto é motivado pelo fato de a pesquisa ter sido desenvolvida durante o transcorrer do conflito socioambiental. Embora alguns fatos tenham ocorrido antes mesmo do início da pesquisa, o conflito socioambiental não teve resolução até o término da presente tese doutoral. Além disso, novos documentos e estratégias discursivas foram produzidos até a finalização do presente estudo.

QUADRO 1- OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL

Analisar como o turismo tem sido acionado no discurso dos atores sociais envolvidos no conflito socioambiental decorrente da territorialização industrial-portuária em Pontal do Paraná (PR)

MACRO ABORDAGENS

USOS DO

TERRITÓRIO ATORES SOCIAIS SOCIOAMBIENTALCONFLITO TURISMO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o histórico dos usos industrial-portuário e turístico, bem como o panorama atual dentro do recorte espacial da pesquisa. Identificar os atores sociais, seu posicionamento, seus interesses e estratégias usadas na arena do conflito socioambiental. Descrever a genealogia do conflito socioambiental, identificando fatores que compõem a arena de disputa.

Avaliar qual é o discurso dos atores sociais envolvidos no conflito

socioambiental a respeito do turismo em Pontal do Paraná e Ilha do Mel, com e sem a implantação da Faixa de Infraestrutura e complexo industrial-portuário; Categorizar o discurso dos atores sociais envolvidos no conflito socioambiental, incluindo o uso do turismo como dimensão do discurso argumento. ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS Levantamento bibliográfico; Pesquisa documental Observação não participante; Pesquisa documental; Entrevistas Levantamento bibliográfico; Pesquisa documental; Entrevistas Pesquisa documental; Entrevistas

Fonte: Elaboração própria

A pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a primeira uma etapa de revisão bibliográfica, com vista a aprofundar o debate a respeito dos conceitos e temáticas-chave para entendimento da realidade e da região analisada. Essa revisão resultou em capítulos teórico-analíticos que embasaram a coleta e a análise dos dados. A segunda etapa da pesquisa, por sua vez, diz respeito à pesquisa de campo, na qual se buscou aprofundar em uma realidade específica (GIL, 2008), que, no caso deste estudo, tem como centro o conflito socioambiental relacionado ao complexo industrial-portuário em Pontal do Paraná.

Essa etapa contou com algumas estratégias: a) coleta de materiais e documentos escritos, leitura integral, separação de extratos significativos à pesquisa26; b) coleta de vídeos, seguida de sua transcrição; e c) entrevista e conversas informais com atores sociais envolvidos no conflito socioambiental, seguida da transcrição literal. Os textos escritos dizem respeito a materiais produzidos a priori ou no decorrer da pesquisa por atores sociais envolvidos no conflito socioambiental. Trata-se de uma análise documental, uma vez que os documentos não servem apenas como fonte de dados, mas passaram por uma análise – que, no caso da presente tese, foi parcial, com recortes referentes aos temas pertinentes ao objetivo geral.

Compõem o corpus de análise: a) materiais técnicos (como estudos e pareceres técnicos), documentos elaborados para autoridades (cartas e indicações), documentos legais (planos, decretos); b) transcrições de debates em espaços formais (atas e memorias de audiências, reuniões, entre outros); e c) materiais informais (artigos de opinião, notas públicas, publicações em redes sociais, entre outros). O Quadro 2 apresenta o nome desses documentos, o nome do autor, a que ator social é atribuído o argumento analisado e a data de publicação do material.

Cabe mencionar que a terceira coluna, referente ao argumento, se faz importante pelo fato de haver documentos que são de autoria de um ator social, mas contêm argumentos de outros, como são exemplos os documentos redigidos no decorrer do processo de elaboração do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do litoral do Paraná (PDS Litoral). Nesse caso, há documentos em que foram retirados elementos do discurso do PDS Litoral, mas em outros foram coletados argumentos de atores sociais que participaram das reuniões ou audiências públicas. Em relação aos argumentos identificados como “próprio (indivíduo)”, estes foram coletados de textos em que a autoria é de um sujeito específico, que compõe uma entidade entendida como ator social na presente pesquisa. Este é o caso dos artigos de opinião publicados no jornal Gazeta do Povo.

26 Os extratos significativos dizem respeito às macrotemáticas (categorias) definidas a priori. No entanto, foram excluídos os trechos que apenas reproduziam-se dados técnicos, comuns na temática do turismo, como estatísticas oficiais de turismo.

QUADRO 2 - CORPUS DE ANÁLISE - TEXTOS ESCRITOS

(Continua)

TÍTULO DO DOCUMENTO AUTOR ARGUMENTO DATA

Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado

(PDDI) de Pontal do Paraná 2004 Pref. Mun. Pontal do Paraná Próprio 2004

Processo nº 02001.007335/2005-97 MPPR Diversos 2005

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório

de Impacto Ambiental (Rima) Porto Pontal Porto Pontal Próprio 2007 PDDI de Pontal do Paraná 2007 Pref. Mun. Pontal do

Paraná Próprio 2007

Pedido de complementação do EIA-Rima no que

se refere aos aspectos sócio-econômicos Academia/Coletivo Viva Pontal Próprio 10/10/2008 Decreto Estadual nº 2.647/2011 Estado do Paraná Próprio 14/09/2011 Ata 61ª Reunião Ordinária do Conselho de

Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit)

Estado do Paraná Próprio 09/12/2011 Lei Complementar nº 9/2014 Pref. Mun. Pontal do

Paraná Próprio 20/10/2014

Ata da Reunião Ordinária S. n. Colit Diversos 20/09/2015 Ata 2ª Reunião Extraordinário Colit Colit Diversos 25/11/2015 Termo de Referência (TR) - Elaboração do PDS

Litoral Banco Mundial/Gov. Estado do Paraná Próprio 01/07/2016 Artigo de opinião “O risco ambiental da expansão

de áreas portuárias no Litoral”, Gazeta do Povo SPVS Próprio (indivíduo) 30/07/2016 Eia-Rima Faixa de Infraestrutura Estado Próprio 10/2016 Artigo de opinião “O trágico destino da Ilha do

Mel”, Gazeta do Povo Observatório de Conservação Costeira do Paraná (OC2)

Próprio

(indivíduo) 07/10/2016 Autos do Procedimento Administrativo nº

MPPR-0046.15.040838-6 MPPR Próprio/Diversos 2016

Ata 68ª Reunião Ordinária Colit Colit Diversos 20/12/2016

Pelt 2035 Fórum Permanente Futuro

10 Paraná (F10P) Próprio 2016 ZEE Litoral do Paraná Estado/ Instituto de Terra,

Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG)

Próprio 2016

Decreto Municipal nº 5.980/2017 Pref. Mun. Pontal do

Paraná Próprio 19/01/2017

Anexo a que se refere o Decreto nº 5.980/2017 Estado Do Paraná Próprio 23/01/2017 Artigo de opinião “Faixa de Infraestrutura já!”,

Gazeta do Povo Sec. Mun. Planejamento e de Recursos Naturais de Pontal do Paraná

Próprio

(indivíduo) 06/02/2017 Artigo de opinião “Um Cavalo de Troia para

Pontal do Paraná”, Gazeta do Povo OC2 Próprio (indivíduo) 22/02/2017 Estudo do Componente Indígena (ECI) Faixa de

Infraestrutura Governo do Estado/ Biodinâmica Próprio 02/2017 Artigo de opinião “O futuro de Pontal”, Gazeta

do Povo Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná (Aciapar)

Próprio

(indivíduo) 05/06/2017 Ata 71ª Reunião Ordinária Colit Colit Diversos 20/11/2017 Artigo de opinião “Nova Estrada Em Pontal pode

ser o início da destruição do litoral Paranaense”,

Gazeta do Povo

OJC Próprio

(Continua) Eixo de Pontal: utilidade pública para quem? Academia; OJC; SPVS Próprio

(indivíduos)

30/11/2017 Ata Reunião com a Secretaria de Estado do

Planejamento (Seplan), Consórcio, Programa de Cidades do Pacto Global da ONU, UFPR e OC2

Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR)

Diversos 29/01/2018

Relatoria da Reunião - Plenária e Reuniões

Temáticas - Plenária Geral PDS Diversos 30/01/2018

Relatoria da Reunião Temática 4: Seec PDS Paraná

Turismo 31/01/2018 Relatoria da Reunião Temática 8: Seil PDS Sec. de

Estado de Infraestrutur a e Logística (Seil)

31/01/2018

Comunicado Porto Pontal – Rede Social Porto Pontal Próprio 05/02/2018 Artigo de opinião “Por que aprovar

empreendimentos de impacto negativo no Litoral?”

Gazeta do Povo

OC2 Próprio

(indivíduo) 22/02/2018 Relatoria da Reunião com a Prefeitura Municipal

de Pontal do Paraná

PDS Prefeitura

Municipal

01/03/2018 Comunicado Conjunto das Universidades Sobre a

Criação de Complexo Portuário em Pontal do Paraná

UFPR; UTFPR; PUC-PR; Universidade Positivo

Próprio 05/03/2018 Reunião com a UFPR e Centro de Estudos do Mar

(CEM)/UFPR PDS UFPR 05/03/2018

Ata Reunião entre Moradores da Ilha Do Mel e

ONGs PDS Diversos 14/03/2018

Parecer Técnico Sobre o Licenciamento Ambiental da Faixa de Infraestrutura no Município de Pontal do Paraná

UFPR Próprio 04/04/2018

Artigo de opinião “Uma faixa de

desenvolvimento”, Gazeta do Povo Ex-Secretário Seil Próprio (indivíduo) 10/04/2018 Artigo de opinião “Que futuro queremos para

Pontal do Paraná”, Gazeta do Povo SVPS e OJC Próprio (indivíduos) 10/04/2018 Ata da Oficina Complementar de Engajamento

PDS (Morretes) PDS SPVS 17/04/2018

Ata da 1ª Oficina de Engajamento PDS (Matinhos) PDS Diversos 18/04/2018 Ata da 1ª Oficina de Engajamento PDS

(Guaratuba) PDS Diversos 18/04/2018

Ata da 1ª Oficina de Engajamento PDS (Pontal Do

Paraná) PDS Diversos 18/04/2018

Publicação Facebook Porto Pontal Próprio 11/05/2018

Apresentação Porto Pontal Porto Pontal Próprio 23/05/2018 Ata 7ª Reunião Extraordinária Colit Colit Diversos 11/06/2018 Ata da Audiência Pública de Engajamento PDS

(Pontal do Paraná) PDS Diversos 14/06/2018

Carta em apoio ao investimento no setor portuário G7 Próprio 23/06/2018 Artigo de opinião “Desmatamento em Pontal do

Paraná traz prejuízos incalculáveis”, Gazeta do

Povo

OC2 Próprio

(indivíduos)

(conclusão) Artigo de opinião “Pontal do Paraná quer escrever

sua própria história”, Gazeta do Povo Sec. Mun. Planejamento e Recursos Naturais de Pontal do Paraná

Próprio

(indivíduo) 02/08/2018

Carta de Matinhos UFPR Próprio 16/08/2018

Relatório de Contextualização Consolidado (Ra 02)

Vol. 1 Parte 1 e 2; Vol. 3; Vol. 4; Vol. 5 PDS Próprio, com base nos levantamento s

10/12/2018

Diagnóstico PDS - 5 Relatório de Contextualização

Consolidado (Ra 02) Volume 0––Diagnóstico PDS Próprio, com base nos levantamento s

10/12/2018

Descrição página Salve a Ilha do Mel Salve a Ilha do Mel Próprio 2018-Página eletrônica Campanha Salve a Ilha do Mel Salve a Ilha do Mel Próprio 2018 Postagens Instagram Observatório de Justiça e

Conservação (OJC) OJC Próprio 2018-2019

Carta Agradecimento, posicionamento e pedido de extinção do Colit – Conselho de Desenvolvimento do Litoral

Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Estado do Paraná (Feturismo) Próprio 19/01/2019

Indicação nº 01/2019 Câmara Mun. Pontal do

Paraná Próprio 19/02/2019

Relatório de Contextualização Final Audiências

Públicas de Contextualização PDS Diversos 09/03/2019

Campanha financiamento coletivo ciclorodovia OJC Próprio 2019 Postagens Instagram Salve a Ilha do Mel Salve a Ilha do Mel Próprio 2019

PDS Litoral 2035 PDS Litoral Próprio 2019

Página eletrônica Salve Pontal e a Ilha Fórum de Defesa de Pontal do Paraná e Ilha do Mel

Próprio 2020 Jornal Justiça & Conservação – 1ª edição OJC Próprio/diver

sos 2020

Análise dos impactos sociais, culturais e econômicos da instalação do Empreendimento Terminal de Contêineres de Pontal do Paraná – TCPP.

MPPR - Centro de Apoio Operacional das

Promotorias de Justiça e Proteção aos Direitos Humanos (CaopJDH)

Próprio

201-Fonte: Organizado pela autora

Já os textos falados dizem respeito a quatro tipos de materiais: as falas dos atores sociais em eventos públicos; entrevistas concedidas a programas televisivos; vídeos criados pelos atores sociais; e entrevistas semiestruturadas. Assim, fazem parte do corpus da pesquisa tanto documentos a priori quanto documentos criados no decorrer da pesquisa de campo. Abaixo, podem ser visualizados os documentos, com informação sobre duração do vídeo, autor, o ator social a que se atribui o argumento analisado e a data do documento.

QUADRO 3 - CORPUS DE ANÁLISE - TEXTOS FALADOS

DOCUMENTO AUTOR ARGUMENTO DATA

Vídeo “Pontal do Paraná - a estrada para o futuro” Aciapar Próprio 11/08/2013 Documentário “Aciapar 2015” Aciapar Próprio 05/08/2015 Audiência Pública – Faixa Infraestrutura Estado/

Engemin Diversos + Próprio 17/05/2017 Vídeo “Faixa de Infraestrutura de Pontal do

Paraná” Estado/ Engemin Próprio 17/05/2017

Vídeo “Governo do Paraná violenta processo democrático para aprovar obra no litoral do Paraná”

Salve a Ilha do Mel Próprio 07/02/2018 Entrevista com presidente do Porto Pontal,

Patrício Júnior, programa Band Entrevista Band – com Porto Pontal Próprio (indivíduo) 17/02/2018 Aula Pública Salve a Ilha do Mel Salve a Ilha do Mel Diversos +

Próprio 25/05/2018 Entrevista João Carlos Ribeiro – Programa Band

Entrevista Band – com Porto Pontal Próprio (indivíduo) 23/06/2018 II Fórum de Desenvolvimento Territorial

Sustentável: o Plano de Desenvolvimento Sustentável Litoral em Debate

UFPR Litoral Diversos 16/08/2018 Fonte: Organizado pela autora

As entrevistas realizadas caracterizam-se como semiestruturadas, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista, com perguntas orientadoras. As entrevistas foram realizadas com atores-chave inseridos na arena do conflito. Não obstante, no decorrer da pesquisa de campo, outros atores sociais não elencados inicialmente foram indicados pelos entrevistados e agregados à pesquisa.

Outros foram excluídos porque foi averiguado, no transcorrer da pesquisa de campo, organizações desativadas ou a negativa para a entrevista. São atores sociais que se fazem importante para a conjuntura local e atual de Pontal do Paraná e toda região inserida na pesquisa foram contatados. Em alguns casos, houve predisposição em participar da entrevista; no entanto, em um segundo momento, ocorreu omissão dos contatos realizados (IAP, DER, Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná - Abaline).

Houve ainda os que não aceitaram participar por não ter posicionamento formal (Associação dos Nativos da Ilha do Mel - Animpo) ou não poder se posicionar (Funai Coordenação Técnica Regional, IAP-Escritório Regional Paranaguá), além daqueles que participaram sem emitir opinião quanto ao conflito socioambiental (APPA).

Cabe salientar que o número de entrevista não melhora, necessariamente, os dados obtidos. Isso porque, como explica Gaskell (2008), embora as experiências possam parecer únicas ao indivíduo, as representações são construídas coletivamente, são resultados de

processos sociais. A finalidade real da pesquisa qualitativa não é contar opiniões ou pessoas, mas explorar o espectro de opiniões, as diferentes representações sobre o assunto em questão.

O objetivo é maximizar a oportunidade de compreender diferentes posições dos membros do meio social estudado, nesse caso, dos atores sociais inseridos na arena do conflito. Nesse sentido, destaca-se que foi aplicada uma entrevista teste, no dia 01 de dezembro de 2018, para validação das perguntas-chave, a fim de observar se tais perguntas proporcionariam os dados suficientes para a análise de dados. Após a entrevista e transcrição, as perguntas foram reelaboradas. O roteiro de entrevista encontra-se em anexo. Assim, foram selecionados os atores sociais para a realização das entrevistas explicitados no Quadro 4. As entrevistas foram realizadas entre dezembro de 2018 a junho de 2019 e ocorreram nos municípios de Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá (continente e Ilha do Mel).

QUADRO 4 – ENTREVISTADOS E SETOR REPRESENTATIVO

ENTREVISTADOS SETOR

Diretor-Executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo

Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral) Entidade privada sem fins lucrativo/trade turístico Presidente da Aciapar Entidade representativa de classe

municipal

Presidente da Associação dos Moradores de Pontal do Paraná (AMPP) Organização social Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR)

/G7/ F10P Entidades representativas de classe estadual

Membro do Movimento Salve a Ilha do Mel Organização social

Diretor do OJC Terceiro setor

Coordenadora Executiva do OC2 Terceiro setor

Membro da Mater Natura Terceiro setor

Diretor do Porto Pontal Setor privado

Técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá Poder público Secretário Municipal de Desenvolvimento e turismóloga do

Departamento de Turismo de Pontal do Paraná

Poder público

Técnico da Paraná Turismo Poder público

Diretor-Executivo da SPVS Terceiro Setor

Diretor-Executivo da Associação MarBrasil Terceiro Setor Docente da UFPR Setor Litoral, parte do Movimento Viva Pontal Poder público/ Docente do CEM/UFPR, conselheiro do Colit Poder público Presidente da Associação Comunitária de Pescadores e Aquicultores de

Pontal do Sul (ApapSul) Organização social

Autor/Responsável pelo projeto Faixa de Infraestrutura Poder público Morador de Pontal do Sul/Historiador Sociedade civil

Liderança local Vila de Encantadas/Ilha do Mel Sociedade/setor privado Empresário do turismo Nova Brasília/Ilhado Mel Sociedade/setor privado

Articulador Regional do PDS Litoral Consórcio/financiamento público Representante da Comunidade Tradicional Pesqueira do Maciel Sociedade civil

Foram realizadas conversas informais com o MPPR, com o Diretor de Meio Ambiente da APPA, com o Presidente do Sindicato de Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), com moradora e empresária local Nova Brasília, com morador e empresário local Nova Brasília, com a Animpo e com vendedores ambulantes de Pontal do Paraná. Cabe destacar que foram identificados, na arena de disputa, atores sociais centrais e atores sociais secundários, estes sem uma atuação de grande destaque na arena do conflito no que se refere a ações favoráveis ou contrárias ao complexo industrial-portuário ou à disseminação de informação e manifestos. No entanto, são atores sociais importantes no contexto estudado.

A seleção para a entrevista teve como critério a identificação dos atores-chave inseridos na arena do conflito e outros que têm papel importante no contexto estudado. Essa seleção se deu a partir do contato inicial com o conflito, por meio de uma pesquisa preliminar que ocorreu no ano de 2018. A pesquisadora realizou observação em um evento denominado “Café com conversa”, na comunidade de Encantadas, na Ilha do Mel, promovido pelo OJC em 14 de março de 2018. Também ocorreu a participação em aula pública “Salve a Ilha do Mel”, realizada em Curitiba, no dia 25 de abril 2018, com participação de diversos estudiosos e membros de organizações como universidades, MPPR, organizações do terceiro setor, Porto Pontal, artistas, além de membros das comunidades do Maciel e da Ilha do Mel.

Ademais, também foi assistida à palestra “Ameaças para a biodiversidade do litoral paranaense”, no dia 19 de junho de 2018, organizada pelo Grupo de Estudos de Biologia e Ecologia de Animais Selvagens (UFPR), com enfoque na implantação do complexo portuário em Pontal do Paraná e seus efeitos na região. Palestraram membros de organizações do terceiro setor e da academia. Como pesquisa preliminar, participou-se do “II Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral do Paraná: o Plano de Desenvolvimento Sustentável Litoral em Debate”, que ocorreu em Matinhos, no dia 16 de agosto de 2018, organizado pela UFPR Setor Litoral. O evento teve por objetivo a discussão e

aprofundamento do debate em relação à criação do PDS Litoral27. Esses eventos foram

essenciais para a identificação dos diferentes posicionamentos e atores envolvidos no conflito, bem como para verificar, de forma preliminar, que o turismo é acionado nos debates a fim de validar os argumentos favoráveis ou contrários à implantação do complexo industrial-portuário.

27 Com exceção da palestra “Ameaças para a biodiversidade do litoral paranaense”, os demais eventos, em suas formas de registro, fazem parte do corpus da pesquisa.

Após o início da pesquisa de campo, houve participação, como ouvinte, na “Oficina de construção de cenários e visão do futuro”, em Pontal do Paraná, no dia 22 de fevereiro de 2019, e na “Conferência Regional do PDS Litoral”, em Paranaguá, no dia 14 de novembro de 2019. Esses eventos foram parte do processo de construção do PDS Litoral e se fez importante para a compreensão do fenômeno estudado na tese doutoral e, também, no âmbito do projeto.