• Nenhum resultado encontrado

2.5 O MOVIMENTO REFLEXIVO-COLABORATIVO DA PESQUISA

2.5.1 Os estudos e encontros reflexivos

Os encontros, as conversas e os estudos ocorreram em todos os momentos da pesquisa. De forma sistemática, organizamos quatro planos de estudo conforme os Apêndices D, E, F, G e H. Para o desenvolvimento desse procedimento nos inspiramos no ciclo de estudos reflexivos e nos seminários reflexivos. No âmbito da pesquisa colaborativa, esses procedimentos têm como objetivo evidenciar a importância do conhecimento teórico como fundamental para o exercício de uma prática consciente.

O ciclo de estudos reflexivos parte da necessidade da reconstrução de saberes e de práticas com vistas ao desvelamento e à reconstrução das concepções e dos conceitos que norteiam o fazer educativo. O desenvolvimento do ciclo

reflexivo, como sugerem Aguiar e Ferreira (2007), reúne uma série de etapas, compostas pelos seguintes procedimentos: sondagem das necessidades formativas; apropriação de novos pressupostos teóricos conceptuais e re-elaboração dos conceitos e de sua significação prática.

Os seminários reflexivos, como uma estratégia de formação de professores, conforme observado nos trabalhos de Grillo (1999), envolvem a análise de acidentes críticos (situações de ensino vivenciadas e relatadas pelos professores) como recurso para o estabelecimento da relação teoria-prática com vistas ao entendimento de conceitos envolvidos. Constituem, enfim, momentos de diálogo em que cada participante analisa e descobre os sentidos das experiências analisadas, bem como a necessidade de reconstruir os saberes nelas envolvidos.

Em nosso contexto de pesquisa, preferimos utilizar a denominação de estudos e encontros reflexivos por que: em relação aos ciclos reflexivos, para o nosso objeto de estudo, não necessitávamos abarcar todas as suas etapas; em relação aos seminários, consideramos que não estávamos a analisar situações específicas, mas sim a realidade da prática percebida pelas partícipes, cujos aspectos delineados nas sessões reflexivas contemplaram a perspectiva da reflexão crítica e colaborativa da organização do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, os estudos e encontros reflexivos foram tomados como momentos investigativos e formativos.

O primeiro estudo de fundamentação da pesquisa foi sobre o sentido da colaboração, ocorrido no dia 25 de abril de 2008, na escola campo de pesquisa, em que estiveram presentes, além da partícipe pesquisadora, as três professoras que aderiram à pesquisa8. Ocorreu após o horário de aulas das partícipes e teve duração média de duas horas. Sobre esse tema, realizamos mais um estudo no dia 05 de maio, na escola onde as partícipes trabalham, após as aulas, na sala de professores, no qual estiveram presentes duas partícipes e a partícipe pesquisadora. Utilizamos não só neste estudo, mas também nos demais, uma metodologia que procurou trabalhar com a leitura de textos e a discussão dialogada, conforme podemos observar no Plano de Estudos I (Apêndice D).

Tivemos um encontro com as partícipes para uma aproximação sobre a realidade de trabalho e de sua organização. Conversamos sobre os pontos de

partida para a organização do trabalho pedagógico. Nesse encontro, por iniciativa das próprias partícipes, tivemos acesso aos seus cadernos com os planejamentos. Ainda nesse encontro, solicitamos a escrita de relatos de aula. Esses relatos prévios tiveram como objetivo buscar as indicações para orientação das ações de pesquisa, notadamente quanto ao trabalho da reflexão intra e interpsicológica, bem como perceber previamente aspectos considerados importantes pelas professoras ao narrarem suas práticas. Também orientamos para que as professoras escrevessem seus relatos de vida e formação. Esse encontro aconteceu na escola, no dia 16 de maio de 2008; nele, estiveram presentes as partícipes Débora, Alice e Rita.

No desenvolvimento da pesquisa, percebemos que os objetivos, princípios e papéis das partícipes na pesquisa nem sempre são compreendidos de forma imediata. Os estudos sobre os princípios da pesquisa já discutidos nos primeiros encontros necessitaram ser revisitados à medida que a pesquisa foi avançando. Nesse sentido, realizamos um encontro em que estudamos sobre a reflexão e os papéis das partícipes na pesquisa. Esse estudo aconteceu na escola, no dia 27 de junho de 2008. Participaram, além da partícipe pesquisadora, as professoras Alice e Rita. O estudo foi organizado e desenvolvido conforme Plano de Estudos II (Apêndice E).

Realizamos ainda um encontro para orientação das sessões reflexivas. Achamos que essa orientação era necessária porque queríamos garantir o entendimento do processo, tendo em vista os objetivos da pesquisa. Para esse encontro, trouxemos exemplos do processo reflexivo de uma professora, esclarecendo as dúvidas sobre cada momento do processo reflexivo.

Os estudos de aprofundamento teórico após o diagnóstico foram realizados conforme Plano de Estudos (Apêndice H). Esses estudos tiveram duração média de duas horas e foram realizados na sala do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/CAMEAM/UERN), com as seguintes temáticas: o conceito de ensinar, o conceito de aprendizagem e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Neles, buscamos articular os aspectos evidenciados no diagnóstico, como, por exemplo, o que se entende por construir conhecimento e o entendimento sobre a mediação e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural. Fizemos uma seleção de textos, conforme a bibliografia que consta no plano, porém não foi possível trabalhar todos eles.

Conseguimos trabalhar apenas dois textos9, com algumas dificuldades, em virtude da necessidade de retomar a leitura de partes dos textos durante o estudo. Para a tese, não faremos uma análise específica desses estudos, mas buscaremos, na medida em que formos analisando o diálogo reflexivo, articular alguns desses momentos para demonstrar as dificuldades e os avanços no processo de reconstrução dos sentidos sobre o ensinar e o aprender.