• Nenhum resultado encontrado

INSTITUIÇÃO, SUJEITOS, DESENHO METODOLÓGICO

2.3 Os sujeitos da pesquisa

Tendo em vista os objetivos da pesquisa, foram selecionadas duas professoras de Cursos de Licenciatura e de Pedagogia 59da UPE/Campus Garanhuns, que têm o costume de trabalhar com filmes, juntamente com seus jovens estudantes. Qual seja, a escolha dos/as sujeitos demandava a presença de docentes que, de forma sistemática, realizam práticas pedagógicas com filmes/cinema e que tivessem uma relação mais próxima com a arte cinematográfica no dia-a-dia, dentro e fora da universidade.60

Devido ao conhecimento preliminar que eu já possuía sobre os Cursos de Licenciatura da UEP/Campus Garanhus, meu campo de pesquisa e seu corpo docente, por causa do meu tempo de trabalho na instituição, imaginei que os referidos sujeitos selecionados cumpririam os critérios estabelecidos no projeto da pesquisa.

Mais uma vez respaldado em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004), a

59 Embora a Pedagogia seja considerada uma Licenciatura, em várias partes deste trabalho estarei

escrevendo separadamente, dizendo Cursos de Licenciatura (ou simplesmente Licenciatura) e Pedagogia, para facilitar a visualização e de modo a considerar as diferenças entre um e outro no que concerne aos dados e descobertas da pesquisa.

60 Embora eu tivesse um tempo considerável para fazer uma pesquisa que abrangesse um número maior de

docentes e estudantes, notei, na fase inicial, o desinteresse pela pesquisa de uma parte dos docentes e dos estudantes de Pedagogia, em participar. Essa impressão tomou como base: o tempo dado para a devolução do questionário - cerca de 4 meses; a crítica à extensão do questionário; a informação de que alguns não trabalham com filmes/cinema. Afora isso, problemas de saúde também me impediram de disponibilizar um tempo maior de pesquisa de campo.

escolha dos sujeitos foi feita de forma proposital, em função das suas características, do conhecimento que já possuía sobre eles e das questões de interesse da pesquisa. Optei, portanto, por estudar um grupo de participantes escolhidos intencionalmente e de forma não aleatória. Assim, delimitei como casos a professora Dora e a professora Verônica e seus respectivos estudantes.61

Antes do início da pesquisa de campo, entrei com um processo de autorização de pesquisas com seres humanos na Plataforma Brasil, para obter a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (COEP), da Universidade Federal de Minas Gerais. O mesmo trâmite foi feito na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Antes das entrevistas, todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento de Livre Esclarecido (TCLE) para que pudessem participar da pesquisa. Todos os sujeitos foram informados de que as informações prestadas durante os encontros e no questionário seriam exclusivamente institucionais. Com o objetivo de resguardar as identidades dos participantes, eles foram identificados com pseudônimos, preservando a integridade dos mesmos e garantindo, portanto, o sigilo e a proteção. No TCLE, havia a isenção de ônus e a garantia de não-existência de constrangimentos, coações, prejuízos e violação do termo assinado, danos morais, legais ou físicos. Também foram informados das gravações e de sua devolução caso algum dos sujeitos se sentisse prejudicado.

Tomando como referência as proposições de Minayo (2007), posso dizer que: a) os sujeitos escolhidos possuíam o perfil relacionado ao que se pretendia. Ou seja, eram sujeitos envolvidos na dinâmica da sala de aula universitária, na qual vivenciavam práticas pedagógicas com filmes em Cursos de Licenciatura; b) em se tratando de um estudo sem finalidade de generalização e representatividade estatística, o número dos sujeitos foi considerado suficiente, qual seja, duas professoras e seus respectivos estudantes, constituindo dois estudos de caso. Quanto ao outro vértice da pesquisa que envolveu aplicação de um questionário e realizaram entrevista semi-estruturada, também o número de estudantes participantes foi considerado suficiente.

Ao final, o grupo investigado ficou assim caracterizado: a) quanto aos professores e professoras que responderam ao questionário e/ou concederam entrevistas:

61 Por questões éticas e conforme definido com as duas professoras, os nomes das duas professoras são

fictícios. As duas participantes as denominei como Dora e Verônica, ambas personagens/professoras de dois filmes brasileiros: Dora, em referência à personagem de Fernanda Montenegro no filme “Central do Brasil” (Walter Salles, Brasil, 1998) e Verônica, em alusão à personagem de Andréa Beltrão no filme homônimo ao nome da personagem (Mauricio Farias, Brasil, 2008).

Foram convidados a participar, através de carta/convite/questionário via e-mail, 137 docentes entre efetivos e contratados, que lecionavam nos 07 cursos de licenciaturas do campus-sede Garanhuns. Retornaram apenas 17 questionários de professores/as, dos variados cursos de licenciaturas: Matemática, Ciências Biológicas, História, Letras, Pedagogia e Licenciatura em Computação, totalizando 12,40% dos 100% enviados. Entre os/as docentes que responderam ao questionário, estavam as duas professoras do estudo de caso; b) quanto aos estudantes e as estudantes, o convite aos estudantes foi feito presencialmente, pelo pesquisador, quando da apresentação do projeto, nos dias das observações das aulas das professoras. Naquela ocasião foram explicitados o objetivo da pesquisa, a metodologiae os instrumentos a serem usados para a coleta de dados. Após essa apresentação, houve o consentimento informal por parte de todos e, posteriormente, a assinatura dos TCLE.

Em uma breve caracterização e tomando como base os questionários respondidos e as informações anteriormente coletadas, defini que as duas docentes e um grupo de estudantes de cada uma delas seriam os participantes da pesquisa, ou seja, concederiam entrevistas e seriam observados no contexto da sala de aula, desde que eles tivessem interesse e, voluntariamente, se dispusessem a participar da investigação.

Caso 01: Professora Dora: 50 anos, licenciada em História, com Mestrado em