• Nenhum resultado encontrado

Os tipos de Certificação de Conhecimentos em Investimentos

1. REVISÃO DA LITERATURA

1.2. A Certificação em Investimentos no Brasil

1.2.5. Os tipos de Certificação de Conhecimentos em Investimentos

Sob o selo Anbima, a associação construiu um conjunto de certificações que é ofertado aos seus associados e também ao público em geral. Cada uma delas atende a determinados pres- supostos e objetivos e está destinada, preferencialmente, a um público-alvo. São as seguintes as certificações:

1.2.5.1. CPA-10 – Certificação Profissional Anbima – Série 10

A CPA-10 é aplicada desde novembro de 2003 e se destina a certificar profissionais que de- sempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento direta- mente junto ao público investidor em agências bancárias.

A certificação é considerada de nível básico, destina-se exclusivamente aos profissionais alo- cados em agências bancárias que mantêm contato com os clientes no processo de distribuição dos produtos de investimentos. É considerada distribuição (venda) de produtos de investimen- to a primeira aplicação do investidor nos instrumentos e modalidades operacionais disponí- veis no mercado financeiro e de capitais.

A necessidade de atualização foi instituída em janeiro de 2008, e deve ser observada por todos os profissionais já certificados na CPA-10. Assim, o profissional detentor da CPA 10 deverá atualizar o seu certificado em cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação se manti- ver vínculo empregatício com Instituições participantes do Programa de Certificação mantido pela Associação. Caso o profissional não esteja vinculado, deverá atualizar a sua certificação em três anos a partir da data de obtenção da aprovação.

Para atualizar-se o profissional poderá participar de Programas de Treinamento, oferecidos ou validados pela instituição à qual pertence ou realizar Exame de Atualização.

1.2.5.2. CPA - 20 – Certificação Profissional Anbima – Série 20

A CPA-20 é aplicada desde novembro de 2002 e se destina a certificar profissionais que de- sempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento junto a investidores qualificados, e também aos gerentes de agências que atendam aos segmentos

Private2, Corporate3, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

A certificação é considerada de nível avançado, destina-se a todos os profissionais que têm contato com Investidores Qualificados no processo de distribuição de produtos de investimen- to. Devem obtê-la os profissionais alocados em plataformas de atendimento diferenciado, des- tinadas exclusivamente aos clientes Private, Middle Market4, Corporate e Investidores Insti- tucionais; analistas que fazem apresentações para potenciais investidores e profissionais que têm contatos esporádicos com Investidores Qualificados, mesmo que as vendas não ocorram, independentemente do intervalo em que esses contatos serão estabelecidos.

Da mesma forma, profissionais que atendam exclusivamente a investidores estrangeiros e aqueles que atuam na originação e estruturação de operações de underwriting5, e outras co- muns ao mercado de capital, desde que tenham contato com investidores qualificados, ainda que esporádicos, no processo de distribuição de produtos de investimento.

De acordo com a Instrução CVM n.º 409, e suas últimas atualizações, em seu artigo 109, o conceito de Investidor Qualificado abrange instituições financeiras; companhias seguradoras e sociedades de capitalização; entidades abertas e fechadas de previdência complementar; pes- soas físicas ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e que atestem por escrito sua condição de investidor qualifi- cado; fundos de investimento destinados exclusivamente a investidores qualificados; e admi- nistradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM.

Com a Instrução n.º 450 da mesma entidade, passaram a ser considerados também investido- res qualificados os regimes próprios de previdência social, instituídos pela União, pelos Esta-

2 Segmento de clientes de bancos composto por pessoas físicas de alta renda.

3 Segmento de clientes de bancos composto por pessoas jurídicas classificadas como grandes empresas, grupos ou conglomerados de empresas.

dos, pelo Distrito Federal ou por Municípios.

1.2.5.3. CEA - Certificação de Especialista em Investimentos Anbima

A CEA é aplicada desde setembro de 2009 e se destina a certificar profissionais que assesso- ram investidores em seu planejamento de investimentos, sem possuir carteira de clientes, in- clusive em Plataformas de Atendimento. O especialista de investimento atua diretamente jun- to aos clientes ou aos gerentes de contas, indicando produtos dos mercados financeiros, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.

A CEA se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em seu planejamento de investimentos, po- dendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.

Não são considerados como especialistas de investimento os Profissionais que apenas execu- tam ordens e os Profissionais que distribuem exclusivamente uma única modalidade de produ- to.

Para a obtenção desta certificação não há pré-requisito quanto à formação acadêmica e/ou necessidade de outra certificação.

1.2.5.4. CGA - Certificação de Gestores Anbima

A CGA é aplicada desde junho de 2009 e se destina a certificar o profissional que desempe- nha atividades de gestão de recursos de terceiros, sob remuneração, possuindo poderes para

tomar decisões de investimento.

A atividade de gestão pode ser realizada via veículos coletivos de investimento como fundos e clubes de investimento; ou individualmente como carteiras administradas.

O Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação determinou o prazo até 01/09/2010 para que as instituições participantes possuam exclusivamente profis- sionais cadastrados no banco de dados da Anbima realizando atividade de gestão de recursos de terceiros.

Conforme disposto no Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certifi- cação Continuada, o profissional que obtiver a Certificação ou a Isenção da CGA deverá re- nová-la anualmente.

O Processo de Renovação CGA é online e deve ser realizado pelo profissional certificado ou isento. O procedimento é realizado diretamente no site da Certificação e poderão renovar a CGA, os profissionais que estiverem no período de renovação, que é composto pelos 30 dias que antecedem à data do vencimento até os 30 dias posteriores.