• Nenhum resultado encontrado

Cláudio Emídio-Silva3;

Dorilene Pantoja Melo4;

Georgina Kalife Cordeiro5.

3 Mestre em Ciências Biológicas - Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi. Email: emidiosilva@yahoo. com.br; 4 Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atua no Car- go de Gestora em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará- SE- DUC e de Professora na Secretaria Municipal de Educação. Email: dorileneme- lo@yahoo.com.br; 5 Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universi- dade Federal do Rio Grande do Norte. Professora associada da Faculdade de Educação do Instituto Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e Professora do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia, campus de Bragança/UFPA. Email: ginakalife@gmail.com.

RESUMO

Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as principais abordagens presentes nos artigos apresentados no VI Sim- pósio Internacional de Geografia Agrária, ocorrido em João Pessoa (PB) em 2013. O objeto - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária - foi escolhido pela relação com as questões da educação do campo, do homem do campo em seu espaço e por sua trajetória tratar especialmente do assunto na América Latina bem como por tratar do tema educação em suas mais variadas especificidades. A pesquisa procurou mostrar, dentro do universo de artigos apresentados, quantos e quais deles faziam referência à Educação Superior do Campo. Foram encontrados seis artigos abordando as seguintes temáticas: o PRONERA - experiências com a educação do campo pelo Brasil (2 artigos); a formação de professores (2 artigos); e as experiências com a pós-graduação (2 artigos). As temáticas são atuais e pertinentes às discussões feitas em torno da Educação do/no Campo.

Palavras-chave: Educação Superior do Campo; Formação de Professores do Campo; PRONERA.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é o resultado parcial de pesquisa feita no Observatório de Educação Superior do Campo – OBEDUC (UFPA), sob a orientação da Profª Dra. Georgina N. Kalife Cordeiro e do Profº Dr. Salomão A. M. Hage. O OBEDUC tem por objetivo geral realizar pesquisas no nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado, abordando a temática da formação de profissionais da educação e de ciências agrárias no contexto das políticas de sua formação e da expansão da Educação Superior na área de Educação do Campo.

Nosso objetivo foi investigar as temáticas abordadas nos eventos acadêmicos que dizem respeito à Educação Superior do Campo e verificar como está ocorrendo esse debate na acade- mia, bem como algumas de suas repercussões na educação dos sujeitos do campo. Neste artigo realizamos um levantamento dos trabalhos publicados no VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária que aconteceu em João Pessoa – Paraíba, no período de 22 a 26 de setembro de 2013, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB – campus I. Além do evento princi- pal, aconteceu, concomitantemente, o VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e a I jornada de Geografia das Águas. O tema do simpósio foi “A questão Agrária no século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais”.

A escolha deste evento se deu principalmente por ele ter aspectos de abrangência local e internacional, possibilitando diálogos múltiplos sobre as realidades do campo no Brasil e

América Latina, tratando sempre das questões agrárias do ponto de vista do campesinato e do camponês e suas lutas sociais por uma sociedade mais justa. Além do que, trata-se de um evento consolidado, sendo esta a sua sétima edição nacional e sexta edição internacional.

A investigação revelou 59 artigos apresentados no evento, organizados por eixos temáticos, após a leitura de seus resumos ou do artigo completo quando este não satisfazia a sua classificação imediata. Dos 59 artigos selecionados, 51 foram classificados dentro do eixo EDUCAÇÃO DO CAMPO, 6 dentro do eixo EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO (ESC) e 02 dentro do eixo POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.

Os artigos selecionados dentro da área de ESC foram lidos e relacionados às temáticas que abordavam, bem como suas principais concepções teóricas e/ou conceitos que discutiam, além dos teóricos a que faziam referência. Desta forma foi possível fazer uma discussão acerca desses elementos que estão na pauta da discussão da Educação Superior do Campo na atualidade.

O número de trabalhos selecionados dentro da temáti- ca ESC ainda é muito modesto quando comparado com o universo de trabalhos apresentados. Apesar da discussão da educação do campo não ser recente, iniciada ainda no século passado, as discussões a respeito da ESC e muito conceitos e abordagens ainda precisam ser desenvolvidos. Claro que precisamos investigar outros eventos de magnitude semelhante, mas percebemos que a discussão se dá ainda em um campo do conhecimento muito novo. Isto se justifica especialmente porque é fato recente que os sujeitos do campo estão tendo acesso à educação básica e muito mais recente

ainda é o seu acesso à educação superior e a pós-gradua- ção, embora os movimentos sociais do campo reivindiquem educação de qualidade, em todos os níveis de ensino, há bastante tempo. O quadro 1 mostra as principais temáticas nos artigos selecionados dentro da ESC.

Quadro1 - Quantidade de Artigos de ESC por Temáticas

TEMÁTICAS QUANTIDADE DEARTIGOS

PRONERA 02

FORMAÇÃO DE PROFESSORES 02

EXPERIÊNCIA COM A PÓS-GRADU-

AÇÃO 02

TOTAL 06

Fonte: Elaborado com base no levantamento dos trabalhos publicados no VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.

Dos trabalhos encontrados que se referem à ESC, dois tratam do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, sendo eles ANJOS, GOMES & ALMEIDA (2013), e DI LORENZO (2013). Dentro desta temática os prin- cipais teóricos trabalhados e citados pelos autores foram: FERNANDES & MOLINA (2004) e SANTOS, MOLINA & JESUS (2010) sobre Educação do Campo; ALVES (1995), formação de professores; FREIRE (2006; 2005) pedagogias e educação; GOHN (2000) movimentos sociais.

Quatro trabalhos tratam da formação de professores do campo, sendo eles: MORENO (2013), COSTA, SILVA & CLÁUDIO (2013), GENARO, MENDES & CHELOTTI (2013) E OLIVEIRA (2013). Os principais teóricos que os artigos trazem são: ARROYO, CALDART & MOLINA (2009) SOBRE

EDUCAÇÃO DO CAMPO; FREIRE (1983; 2009) pedagogias e educação; LIBÂNEO (2004) sobre didática; MORIN (2000) sobre a educação.

Dois trabalhos tratam das experiências com a pós-gra- duação do campo, sendo eles: OLIVEIRA et al. (2013) e LIMA (2013). Os principais teóricos abordados por eles são: ALTIERI (2001) e ALTIERI & HECHT (1989) sobre agroecologia; KOLLING, NERY & MOLINA (1999) sobre educação básica do campo; GOHN (2006) sobre movimentos sociais; MOLINA & FERNANDES (2004) sobre educação do campo.

Percebe-se, pelos teóricos abordados, que os temas estão muito imbricados e a questão do campo é abordada por di- ferentes autores ou diferentes autores são referenciados por atenderem às necessidades atuais dos sujeitos do campo, especialmente no que diz respeito à educação.

A seguir cada temática será melhor discutida, para perce- bermos suas principais abordagens e/ou conceitos utilizados.

PRONERA - EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO