• Nenhum resultado encontrado

01 Organização do livro didático Autonomização do aluno +/- Observações:

A organização do Passwort Deutsch 1 permite ao aluno vislumbrar toda a estrutura do livro didático e a identificar os seus componentes e anexos, possibilitando que o aluno utilize estes recursos de forma mais consciente e independente. Exemplo nítido disto é o CD de áudio que, diferente dos demais livros didáticos, disponibiliza aos alunos o áudio de todas as atividades

do livro didático, possibilitando um estudo

individualizado do aluno. Frise-se, contudo, que algumas das medidas tomadas pelo livro didático podem dificultar a autonomização do aluno tais como o fato de o livro didático só apresentar ao aluno as respostas dos exercícios constantes no livro de exercício; as respostas das atividades do livro texto estão presentes apenas no

livro do professor.

02 Conteúdo e objetivos Autonomização

do aluno

+/-

Observações:

A delimitação do conteúdo é enunciada através do índice do livro didático, o qual é exposto em tópicos (Tópicos, Conteúdo e Gramática), possibilitando ao aluno uma visualização dos assuntos e objetivos que serão trabalhados. Contudo, a menção aos objetivos e conteúdos é feita apenas no índice, de modo generalizado, não sendo feita uma especificação na introdução de cada unidade, como é feito por outros livros. 03 Avaliação do conteúdo e dos objetivos Autonomização do aluno - Observações:

O livro texto se utiliza de poucas ferramentas que viabilizam a autoavaliação do aluno em relação aos conteúdos e objetivos estudados. Os únicos pontos que podem ser vislumbrados como possíveis meios para a autoavaliação do aluno são: 1) O encerramento das unidades do livro texto com uma exposição dos principais conteúdos gramaticais trabalhados, o que pode propiciar ao aluno uma oportunidade para revisar os tópicos que estudou e consequentemente verificar se os aprendeu; e 2) Inserção das respostas do livro de exercício. Contudo, algumas observações a estes pontos precisam ser realizadas: a revisão apresentada ao final de cada unidade abarca apenas o conteúdo gramatical, relevando os demais conteúdos; no caso das respostas das atividades, como já explicitado anteriormente, os alunos não terão acesso as respostas do livro texto o que pode dificultar o seu estudo e impossibilita-lo de fazer

uma melhor avaliação do seu processo de aprendizagem. Além disso, nenhum dos anexos ou componentes do livro didático visam explicitamente a autoavaliação por parte do aluno. 04 Recursos textuais, auditivos e visuais Autonomização do aluno +/- Observações:

Os recursos textuais, auditivos e visuais são utilizados pelo livro didático como meios para a apresentação do conteúdo. Entretanto, deve ser pontuado que estes são utilizados abarcando pessoas e situações fictícias, o que dificulta a contextualização do conteúdo pelo aluno. Em relação ao recurso textual, pondera-se o fato de que o livro didático também utiliza seus textos expositivos para introduzir aspectos da cultura alemã, ponderação esta que também pode ser utilizada para os recursos visuais, tendo em vista que em suas figuras e fotos o livro tenta mostrar ao aluno lugares e aspectos típicos dos países falantes de língua alemã. Em relação aos recursos auditivos, essa ponderação não pode ser realizada, pois os áudios apresentados utilizam restritamente situações e pessoas criadas para a exposição do conteúdo desejado. Deve-se, todavia, ressaltar em pertinência aos recursos auditivos que o CD disponibilizado pelo livro didático é o único dos analisados que abrange as atividades do livro texto.

05 Motivação por outros materiais ou fontes de estudo Autonomização do aluno - Observações:

Nas unidades, componentes e anexos do livro didático, o Passwort Deutsch 1 não faz qualquer menção à busca por novos materiais e fontes de estudos, sejam estes materiais da própria editora Klett ou de terceiros. Na

folha de apresentação, os autores apresentam outros materiais que podem ser utilizados para o aprendizado da língua alemã como o site do livro e o livro de vocabulário, mas nenhuma referência a estes é feita ao longo do livro.

06 Expansão do conhecimento linguístico para o contexto social

Autonomização do aluno

-

Observações:

Como evidenciado, o livro didático se utiliza de recursos visuais, auditivos e textuais não-autênticos, dificultando a contextualização dos assuntos pelo aluno. O livro didático aparenta ser moldado para meramente apresentar ao aluno o conteúdo sem levar em consideração as variedades e influências que um contexto social possui. O aluno é posicionado em uma situação ideal na qual não existem interferências e variáveis. Percebe-se, assim, que não há uma busca concreta pela expansão do conteúdo estudado para uma situação social real, mas apenas o estudo do conteúdo em si.

07 Metodologia volta para ação

Autonomização do aluno

-

Observações:

O Passwort Deutsch 1 toma como base para a construção e a apresenta de seus conteúdos o Quadro Europeu Comum. Contudo, não adota como postura a metodologia voltada para a ação, como predispõe o referido quadro. O livro não se preocupa em visualizar o aluno como um ser social que necessita saber se posicionar e atuar em diversas situações da vida em sociedade. Isto ocorre, pois apesar de se utilizar de conteúdos e temas relacionados com o dia-a-dia do aluno, o livro não se preocupa em contextualizá-los e

demonstrar ao aluno as instabilidades e variações que são inerentes as situações verídicas das relações sociais.

08 Uso do material didático pelo aluno de forma independente

Autonomização do aluno

+/-

Observações:

O uso de legendas ao longo do livro texto e do livro didático são fatores positivos para o uso destes de forma independente por parte do aluno. Pontua-se, todavia, que as respostas do livro texto não estão disponíveis ao aluno, dificultando o seu estudo individualizado.

09 Papel do professor Autonomização

do aluno

-

Observações:

O professor é concebido como o responsável pela exposição e desenvolvimento de todo o conteúdo e o norteador de todas as atividades. O livro não indica possibilidades de interação, de troca de informações entre o professor e o aluno. O professor é vislumbrado como o detentor do conhecimento, situação que pode ser exemplificada pelo fato de as respostas das atividades do livro texto (livro responsável pela delimitação e exposição do conteúdo) serem disponibilizadas apenas no livro do professor.

10 Capacidade de reflexão, tomada de decisão e análise por parte dos alunos

Autonomização do aluno

-

Observações:

A exposição do conteúdo e das atividades é feita de determinado modo que não requer que os alunos atuem de forma pro e reativa em relação a estes. Não é apresentado aos alunos meios para que estes desenvolvam as capacidades de reflexão, da tomada de decisão e da análise sobre o que e o por que do que estão estudando.

O livro Berliner Platz 1 foi o penúltimo em desempenho para a fomentação da autonomização do aluno, apresentando apenas um preceito totalmente favorável ao desenvolvimento desta capacidade: a avaliação do conteúdo e dos objetivos. Dois dos preceitos analisados foram considerados parcialmente favoráveis a autonomização do aluno, pois apesar de disponibilizarem e exporem aspectos positivos para que esta ocorresse, não mantiveram a postura para todos os elementos, como ocorre no preceito “uso do material didático pelo aluno de forma autônoma”. Neste quesito material didático se refere a todos os componentes do livro didático analisado. No entanto, ao mesmo tempo que o livro didático expõe legendas para facilitar o uso do livro didático pelo aluno, ele não disponibiliza os áudios do livro texto, inviabilizando o uso independente do material por parte do aluno. Assim como o livro Passwort Deutsch 1, o livro Berliner Platz 1 obteve seis itens considerados desfavoráveis para a autonomização do aluno, pois não desenvolve a sua capacidade de reflexão, concebe o professor como detentor do conteúdo, não utiliza uma metodologia voltada para a ação, etc.

BERLINER PLATZ 1