• Nenhum resultado encontrado

LIVRO DIDÁTICO Preceitos/Diretrizes

10 Capacidade de reflexão, tomada de decisão e análise

6.2.3 O verso e a orelha da contra-capa

Alguns dos livros analisados utilizam-se do verso e da orelha da contra-capa para apresentarem conteúdos aos alunos. Os conteúdos podem ser divididos em dois grupos: 1) conteúdo de auxílio ao aluno para a prática da língua em sala de aula, e 2) gramática. No que se refere ao conteúdo de auxílio para o aluno na a prática da língua alemã em sala de aula, os livros Schritte Plus 1 e 2 e o Berliner Platz 1 fazem uso, respectivamente, do verso da contra- capa e da orelha da contra-capa para trazerem informações úteis, como, por exemplo, frases chave que podem ser utilizadas em sala de aula, bem como, no caso da série Schritte Plus,

nome de alguns objetos que podem ser encontrados na sala de aula e, no caso do Berliner Platz 1, exemplifica informações sobre horas.

Figura 37 – Livro Schritte Plus 1 e 2, verso da contra-capa

No tocante ao conteúdo sobre gramática, apenas o livro Berliner Platz 1 o traz no verso da contra-capa. Os demais livros, como será apresentado em um tópico posterior, apresentam este conteúdo em anexos e/ou ao longo das unidades. No verso da contra-capa, o livro Berliner Platz 1 traz uma revisão do conteúdo gramatical estudado ao longo das unidades, pontuando os principais pontos trabalhados. Observa-se:

Figura 39 – Livro Berliner Platz 1, verso da contra-capa

Os conteúdos inseridos no verso e na orelha da contra-capa da série Schritte Plus e no livro Berliner Platz 1 são de grande importância para o aluno e podem auxiliar, em grande parte, no desenvolvimento de sua autonomização, pois os conteúdos trazem informações que possibilitam ao aluno uma maior liberdade e independência do professor, em virtude do fato de que não precisarão mais ficar sempre a questionar o professor sobre como podem falar ou pedir determinada coisa em sala de aula.

6.2.4 As legendas

Ainda no contexto dos elementos paratextuais, é preciso considerar que as editoras os utilizam também para inserir um elemento que é indispensável para que o processo de autonomização do aluno seja possibilitado: a legenda. Ao longo da exposição do conteúdo, as editoras analisadas se utilizam de símbolos para identificarem as atividades e até mesmo para guiar o aluno em seu aprendizado. Ressalta-se que a explicação sobre esses símbolos é feita em locais distintos e de formas diferentes, mas sempre em um componente paratextual.

O livro Studio D A1 insere as legendas na página de direitos ou “colofon”. Neste caso, estas legendas visam a fazer com que o aluno identifique quando a atividade é referente à audição ou à pronúncia, assim como, evidencia quando é um exercício para a fixação do conteúdo. Nesse contexto, ainda indica que aquele determinado assunto, relacionado à gramática, é explicado no anexo do livro especifico para a gramática. Vale constatar a seguir:

Figura 40 – Livro Studio D A1, Legendas, página 02

Assim como o livro Studio D A1, o livro Berliner Platz 1 também apresenta as suas legendas na página de direitos. Contudo, os objetos das legendas se distinguem, tendo em vista que visam a indicar ao aluno quando é uma atividade de áudio; informar ao aluno que será necessário fazer anotações em um caderno; dar ao aluno sugestões de projetos de trabalho; encaminhar o aluno para uma atividade no livro de exercício que aborde o conteúdo estudado no tópico e apontar, no livro de exercício, o tópico do livro texto ao qual determinada atividade faz referência. A figura a seguir expõe essa realidade:

Figura 41 – Livro Berliner Platz 1, Legendas, página 02

A série Schritte Plus apresenta as suas legendas ao explicar a estrutura do livro e ao apresentar as suas divisões. As legendas, neste caso, são divididas em dois grupos: 1) as legendas do livro texto e 2) as legendas do livro de exercício. Os símbolos, pertinentes ao livro texto, indicam ao aluno quando uma atividade é de áudio; informam quando se trata de conteúdo gramatical; apresentam dicas ao aluno que podem facilitar o seu aprendizado do conteúdo; expõem frases úteis aos alunos e explicitam quando uma atividade faz referência ao

Schritte Übungsgrammatik49.

Quanto às legendas relativas ao livro de exercício, são inseridos símbolos que informam quando se trata de uma atividade de áudio, que indicam quando as atividades se referem aos exercícios de fixação ou de expansão, assim como, advertem quando fazem

referência ao Schritte Plus Portfolio50. A seguir, têm-se um exemplo de legenda presente no

livro Schritte Plus 1:

Figura 42 – Livro Schritte Plus 1, Legendas, página 03

49 O Schritte Übungsgrammatik é um livro vendido separadamente que tem como intuito esclarecer e revisar o

conteúdo gramatical pertinentes aos níveis A1, A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

50 O Schritte Plus Portfolio é um portfólio disponibilizado no site da editora Hueber que tem como principal

intuito o desenvolvimento da autonomia do aluno. Em um tópico posterior, será feita uma análise destas atividades e uma explicação aprofundada da relevância deste elemento para o livro didático.

O livro Passwort Deutsch 1, diferentemente dos demais livros didáticos analisados, inclui em seu livro texto uma seção específica para apresentar ao aluno as informações que ele precisa para utilizar o livro texto e o livro de exercício, explicando os símbolos e formatação utilizados ao longo das unidades. As informações introduzidas nesta seção dão ao aluno os meios para que ele identifique no livro texto quando se trata de uma atividade de áudio, de fala, de leitura ou de escrita, bem como onde ele poderá encontrar exercícios pertinentes aquele conteúdo, ou ainda informar quando será uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula.

Em se tratando do livro de exercício, os autores esclarecem ao aluno como ele pode identificar a qual tópico do livro texto a atividade do livro de exercício faz menção, assim como, evidenciam que, em todas as atividades, será dado um modelo de como esta deve ser feita. A seguir, tem-se exemplo de explicação dos símbolos e da formatação utilizados ao longo das unidades no Livro Passwort Deutsch 1:

É necessário, ainda, levar em consideração o fato de que, na introdução ao livro de exercício, a editora reitera a explicação feita no livro texto e explica, através da legenda, quais os tópicos e pontos das unidades aqueles exercícios fazem referência. Salienta-se, ademais, que esse posicionamento é muito positivo para a autonomização do aluno, pois facilita a sua localização no conteúdo e organiza as informações estudadas.

Figura 44 – Livro Passwort Deutsch 1, Livro de Exercício, página 03

As legendas, de modo geral, viabilizam que o aluno se familiarize mais com o seu material de estudo, assim como vislumbra a possibilidade de o aluno estudar sozinho em casa, pois saberá exatamente o que lhe é solicitado e como pode utilizar o livro ao seu favor. Essa preocupação com a legenda é fato que tende a proporcionar uma melhor relação do aluno com o estudo, pois ele não se sentirá tão dependente do professor e perceberá que possui ferramentas à sua disposição que facilitam e auxiliam no seu processo de ensino-aprendizado, desenvolvendo, desse modo, a sua autonomia.

6.2.5 O índice

O índice é de grande importância, tanto para a construção e estrutura do livro didático quanto para a autonomização do aluno. Esse elemento paratextual é responsável por apresentar a localização de cada um dos componentes textuais dos livros, como o livro texto, o livro de exercício, as unidades de revisão, entre outros. No entanto, a maior relevância do índice encontra-se no fato de ser através dele que o aluno e o professor poderão ter uma apresentação do conteúdo e dos objetivos que serão trabalhados em cada unidade individualmente.

O livro didático Studio D A1 é composto por doze unidades padrão, três unidades de

exercícios – Station – e os anexos51. Em relação às unidades padrão, cada unidade é

introduzida no índice, como pode ser observado nas figuras a seguir, através de cinco pontos distintos: 1) Temas e textos, 2) Habilidade comunicativa, 3) Gramática, 4) Pronúncia e 5) Dicas de aprendizagem:

Figuras 45 e 46 – Livro Studio D A1, Índice, páginas 04 e 05.

O ponto Tema e Textos apresenta aos alunos e ao professor o tema central da unidade, o assunto dos textos que serão trabalhados e o campo semântico que será introduzido na unidade. No campo seguinte são definidas as capacidades linguísticas que serão inicialmente vistas pelo aluno, ou seja, neste caso, as funções comunicativas que serão desenvolvidas. No item 3, Gramática, é exposto o conteúdo gramatical que o aluno terá acesso naquela unidade em decorrência do assunto abordado, assim como no quesito 4 é estipulado qual o foco que será dado à pronúncia em cada unidade. Finalizando, o ponto Aprendendo a

aprender, explicitará os meios, as atividades e as estratégias utilizadas para desenvolver a capacidade de aprender do aluno.

Em relação ao índice no livro Passwort Deutsch 1, é necessário mencionar que a editora utiliza dois índices distintos, um pertinente ao livro texto e outro em referência ao livro de exercício. O livro texto é constituído por 10 unidades padrão e por anexos. O índice deste livro é construído de uma forma não tão expansiva quanto à do livro Studio D A1, sendo dividido em três pontos: 1) Tópicos, 2) Conteúdo e 3) Gramática. Apesar de, aparentemente, mais restrito, esse índice consegue abarcar, como pode ser verificado na figura a seguir, quatro dos pontos utilizados pelo Studio D A1, não incluindo apenas o ponto Aprendendo a aprender:

Figura 47 – Livro texto Passwort Deutsch 1, Índice, página 04.

O ponto Tópicos serve como meio de apresentar aos alunos e ao professor os assuntos que servirão como tema para cada unidade. Em seguida, no item Conteúdos, são explicitados ao aluno os conteúdos linguísticos que serão estudados dentro das unidades. Neste ponto é inserida também a informação sobre o conteúdo de pronuncia que será contemplado na lição. Finalizando, no ponto Gramática são explicitados ao aluno os assuntos gramaticais que a unidade em questão abarcará.

O livro de exercício é composto por 10 unidades de atividades e pelo caderno de respostas. O índice nesta situação, diferentemente do que ocorre no livro texto, é utilizado apenas para indicar a localização de cada unidade, não contendo nenhuma informação extra ou com maiores especificações, como pode ser visto a seguir:

Figura 48 – Livro de exercício Passwort Deutsch 1, Índice, página 03.

O livro Berliner Platz 1, como pode ser observado na próxima figura, apresenta um índice que engloba todos os elementos presentes no livro didático: as 12 (doze) unidades padrão, as 04 (quatro) unidades de revisão, e os anexos. O índice de cada unidade é, então, dividido em seis itens distintos: 1) Assunto, 2) Funções comunicativas, 3) Gramática, 4) Pronúncia, 5) Entendendo o alemão e 6) Livro de exercício.

Figura 49 – Livro Berliner Platz 1, Índice, página 03.

O item “Assunto” salienta os temas que nortearão as aulas, enquanto as Funções comunicativas indicam quais os componentes linguísticos, necessários para o desenvolvimento dos assuntos escolhidos, serão trabalhados. No item “Gramática” são introduzidos os conteúdos gramaticais de mais relevância das unidades, bem como ocorre no ponto “Pronúncia” ao determinar quais os pontos pertinentes à pronúncia serão estudados.

Posteriormente, no item “Entendendo o alemão”, é mencionado o tipo de atividade que será desenvolvida para tentar auxiliar o aluno na compreensão escrita e auditiva da língua alemã. Concluindo, é evidenciada a página pertinente àquela unidade no livro de exercício,

pontuando ainda os tipos de atividades que serão desenvolvidas e os conteúdos que serão trabalhados.

A série Schritte Plus, referente ao nível A1 de referência, é dividida em dois livros, o Schritte Plus 1 e o Schritte Plus 2, cada um composto por sete unidades. Diferente dos demais livros, como pode ser observado na próxima figura, estes apresentam, inicialmente, um índice geral do livro, no qual é apresentada toda a estrutura do livro didático, indicando a localização de cada elemento ao longo deste para, posteriormente, expor um índice especifico do livro texto e do livro de exercício:

Figura 50 – Livro Schritte Plus 1, Índice Geral, página 03.

Assim como ocorre no Passwort Deutsch 1, a editora da série Schritte Plus decidiu por utilizar índices distintos para o livro texto e para o livro de exercício. Os índices dos livros textos fazem referência exclusiva às suas unidades, sendo divididos em quatro quesitos: 1) Foto-Hörgeschichte, 2) Assunto, 3) Gramática e 4) Intermédio. Essa realidade pode ser observada a seguir:

Figura 52 – Livro texto Schritte Plus 1, Índice, página 04.

O tópico Foto-Hörgeschichte indica o tema norteador para o desenvolvimento do conteúdo linguístico que será estudado, o ponto “Assunto” informa ao aluno as funções comunicativas que serão trabalhadas, assim como o item “Gramática” expõe os aspectos gramaticais que serão vistos ao longo da unidade. O índice termina com a indicação do “Intermédio”, tópico utilizado para revisar o conteúdo trabalhado na unidade.

O índice do livro de exercício é composto pela indicação das unidades e suas divisões, pela unidade de revisão e pelas unidades de fixação e expansão. A divisão das unidades padrão de exercício não é feita de modo a expor objetivos ou conteúdos, mas para indicar a distribuição dos exercícios de acordo com o seu tipo de atividade e conexão com a unidade do livro texto. Os índices referidos podem ser vistos a seguir:

Figura 54 – Livro de exercício Schritte Plus 1, Índice, página 85.

Figura 55 – Livro de exercício Schritte Plus 2, Índice, página 85.

A construção de um índice e a exposição detalhada dos pontos que serão trabalhados nas unidades é de grande importância para o desenvolvimento da autonomia do aluno, pois, como evidencia Nunan (1997), o aluno precisa saber o processo e os procedimentos de seu aprendizado, estando inserido na tarefa de ensinar e aprender. A organização e esquematização das unidades possibilita ao aluno uma melhor concepção de como ocorrerá o seu aprendizado, pois lhe é apresentado um macro plano do ensino, o que lhe viabiliza uma melhor compreensão da conexão entre os assuntos e também da elaboração do seu plano de estudo individual.