• Nenhum resultado encontrado

Deutsch 1 Unidades Padrão 12 12 14

6.3.2 Unidades padrão e unidades de exercício

As unidades padrão e as unidades de exercício referem-se, respectivamente, ao livro texto e ao livro de exercício. Ao serem elaborados, estes livros precisam passar por processos de produção e de pesquisa os quais visam estabelecer quais os critérios que serão adotados na construção destes, além de definirem como as unidades serão apresentadas; quais os tipos de atividades e de exercícios a serem inseridos; quais os recursos a serem utilizados nesta produção, entre diversos outros aspectos que precisam ser considerados.

Nesse sentido, as unidades padrão e as unidades de exercício serão analisadas considerando os seguintes pontos: 1) o objetivo de aprendizado das unidades, 2) a apresentação e o desenvolvimento das atividades, visualizando também os recursos implementados, e 3) os elementos de auxílio ao aprendizado do aluno.

6.3.2.1 Objetivo de aprendizado das unidades dos livros didáticos

Como evidenciado ao analisar a unidade introdutória Start auf Deutsch do livro Studio D A 1, a exposição dos objetivos a serem trabalhados nas unidades é de suma relevância para o processo de aprendizado do aluno, bem como para a sua autonomização. A apresentação dos objetivos de cada unidade visa explanar ao aluno e ao professor os aspectos centrais que serão trabalhados e ainda auxiliar o aluno a planejar o seu plano de estudo. A implementação dessa postura, contudo, ainda não é pacífica entre os livros didáticos analisados, tendo em vista que apenas dois destes livros adotam esta conduta: o Studio D A1 e o Berliner Platz 1.

Nestes dois livros, no início de cada unidade do livro texto, é introduzido um quadro no qual são pontuados os objetivos específicos daquela unidade, delimitando, assim, os conteúdos a serem trabalhados. Faz-se conveniente a sua observação:

Figura 69 – Livro Berliner Platz 1, Unidade 1, página 06

Figura 70 – Livro Studio D A1, Unidade 6, página 99

6.3.2.2 A apresentação e o desenvolvimento das unidades

A forma de apresentação e do desenvolvimento das unidades dos livros textos e dos livros de exercício possui semelhança entre os livros didáticos analisados. Contudo, algumas distinções precisam ser previamente pontuadas. Uma das principais diferenças abarca,

principalmente, o livro Studio D A1, pois, no caso deste livro, não existe uma divisão entre o livro texto e o livro de exercício, já que o livro de exercícios está diluído ao longo do livro texto, cada unidade de exercício é apresentada após a exposição do conteúdo referente a esta.

Nos demais livros estudados, contudo, é feita uma separação física entre esses dois livros, de modo que não há conexão entre esses: na série Schritte Plus A1 e no livro Berliner Platz 1, o livro de exercício é localizado após a apresentação de todas as unidades do livro texto; no livro Passwort Deutsch 1 a editora produziu um livro separado para cada função, sendo assim, tem-se dois livros separados que formam o livro didático: o livro texto e o livro de exercício.

Em relação às semelhanças, percebe-se, inicialmente, que todos os livros didáticos seguem o padrão utilizado na unidade Start auf Deutsch do livro Studio A1, isto é, as unidades destes também são divididas em tópicos que auxiliam na sua construção na exposição do conteúdo aos alunos. Essa afirmação se faz válida pois os tópicos são elaborados de forma que a complexidade do assunto seja diluída, sendo apresentados, a priori, os elementos introdutórios para que, então, tais elementos sejam desenvolvidos e chegue a uma complexidade maior, onde não se estudará apenas um dos elementos, mas o conjunto.

As unidades iniciam a explanação do conteúdo com a exibição do tema através de um recurso visual (fotos), mediante o qual o aluno deverá criar uma conexão deste com um recurso textual no intuito de introduzir e estudar o vocabulário relacionado ao conteúdo a ser estudado. Nos pontos seguintes, esse vocabulário será estudado e aprofundado, sendo ainda explicitadas as suas regras e/ou contextualização com o tema.

Verifica-se que, apesar de iniciarem as suas unidades com o uso do recurso visual, algumas inferências devem ser feitas, pois embora se utilizem do mesmo recurso e possuam os mesmos objetivos, o modo como este foi usado se diferencia em alguns livros didáticos. Os livros Berliner Platz 1, Studio D A1 e Passwort Deutsch 1, por exemplo, utilizam este recurso como meio de demonstrar ao aluno situações soltas nas quais determinada função comunicativa pode ser utilizada. A série Schritte Plus A1, de outro modo, faz uso do recurso visual através do Foto-Hörgeschichte, que conta, por meio das fotos, uma estória que servirá como base para o desenvolvimento do tema a ser abordado ao longo da unidade.

Vale ressaltar que, para a exposição de seus conteúdos, os livros didáticos se utilizam de diversos recursos visuais, textuais e auditivos. No entanto, é necessário enfatizar que, em sua maioria, estes são não-autênticos, ou seja, são criados especificamente para o uso em um ambiente educacional, não retratando a realidade em relação ao tema abordado. Os recursos textuais, por exemplo, são utilizados através de diálogos ou de textos expositivos, porém,

poucos são os textos que abordam pessoas e assuntos em seus contextos reais, em sua maioria, os textos utilizam pessoas e situações fictícias que possibilitam uma adequação do tema ao contexto que o livro deseja criar.

Os textos autênticos, como já mencionados, são de grande relevância para o efetivo aprendizado do aluno em seu contexto social, assim como para a sua autonomização. Entretanto, o uso dos textos não autênticos, em alguns dos livros didáticos estudados, pode ser ponderado, pois, mesmo usando textos construídos para este fim, estes livros didáticos tentam, em algum de seus textos e atividades, apresentar ao aluno alguma característica da cultura, dos costumes, da política, etc.

O fato citado ocorre com livro Studio D A1 e com o livro Passwort Deutsch 1, como pode ser exemplificado através das Unidades 01 e 07 do Studio D A1, ao inserirem, respectivamente, um texto sobre o euro (moeda oficial da Alemanha e de outros países membros da União Europeia) e outro, no qual se discorre sobre a Agência de Empregos na Alemanha. A tentativa de apresentar ao aluno alguma característica da cultura, também pode ser observada nas Unidades 02 e 06 do Passwort Deutsch 1, ao introduzirem-se informações sobre diferentes lugares na/da Alemanha.

Referente à discussão sobre os textos autênticos, as próximas figuras ilustram a realidade até aqui apresentada:

Figura 72 – Livro Studio D A1, Unidade 07, texto sobre a Agência de Empregos na Alemanha , p. 117

Figura 74 – Livro Passwort Deutsch 1, Unidade 06, texto sobre locais na Alemanha, página 76.

No mesmo sentido, os recursos visuais utilizados ao longo desses e dos demais livros tentam, mesmo que de forma reduzida, exemplificada, mostrar aspectos, costumes e locais conectados à Alemanha, possibilitando que o aluno se sinta mais próximo desta cultura, pois o permite criar pontos e situações de referência concretos, não apenas meras especulações de como as coisas são neste país.

É importante, porém, explicitar que, apesar de os livros didáticos evidenciarem que se pautam nos preceitos do Quadro Europeu Comum de Referência, pouco é feito em relação a um trabalho intercultural. O livro texto busca sempre, em suas unidades, utilizar como sujeitos de seus textos e atividades pessoas de diversas nacionalidades. No entanto, essa postura não é suficiente para dar ao aluno uma noção do contexto intercultural europeu, de mútuas relações e contato mútuo entre os países.

Nesse contexto, as pessoas aqui referidas servem apenas como sujeitos de um diálogo, texto ou atividade, mas o contexto no qual elas se inserem não é retratado e não existem atividades ou textos que exijam do aluno uma postura intercultural, seja esta unilateral

(apenas em relação à cultura estudada, o que não seria o mais adequado) ou bilateral (atividade na qual o aluno deveria trabalhar não apenas com a cultura alvo, mas também inserir a sua neste processo). Além disso, como pontuado anteriormente, o livro didático fixa- se no uso do alemão padrão, não apresentando, ou ao menos evidenciando, ao aluno a existência de variantes, o que pode induzir ao aluno a crer que a maneira ali disposta é a única correta.

Em relação ao recurso auditivo, os problemas verificados nos recursos visuais e textuais se intensificam, pois, como já evidenciado, com exceção dos CDs do livro Passwort Deutsch 1, os constantes CDs nos livros didáticos abrangem apenas os áudios pertinentes ao caderno de exercício, deixando o aluno dependente do professor para o cumprimento das atividades, ou então à disposição de um ônus financeiro que, muitas vezes, não pode ser concedido. Ademais, abstendo a série Schritte Plus A1, que insere em seus CDs atividades interativas, o recurso auditivo é subutilizado pelos livros, pois o vislumbram apenas como um meio para realização de exercícios e não como forma para fomentar e expandir o conhecimento do aluno, ou até mesmo apresentar novos conteúdos.

Como meio de apresentar o conteúdo, os diversos tópicos de cada unidade são divididos em um conjunto de atividades que possuem, como função, a revisão de um conteúdo anteriormente apresentado, a apresentação de um novo conteúdo e o reforço deste. Nessa perspectiva, as atividades possuem como foco o estudo de vocabulário, de regras gramaticais e de funções comunicativas que visam ao desenvolvimento da oralidade e a compreensão de textos pelos alunos.

Em relação à participação do aluno e ao uso de suas experiências para a concretização desta, as unidades padrões seguem o mesmo procedimento firmado na unidade Star auf Deutsch do livro Studio D A1, isto é, as atividades se pautam em terceiros desconhecidos dos alunos e, em poucos casos, requerem que o aluno se utilize de seus conhecimentos e informações pessoais.

No caso do caderno de exercícios, a situação se repete, pois o cerne das atividades são as estruturas gramaticais e o vocabulário introduzidos em sua respectiva unidade. Os livros de exercício referem-se a um conjunto de atividades de áudio, de escrita e de leitura, que têm como objetivo revisar e reforçar o conteúdo apresentado em sua respectiva unidade padrão. Estas atividades utilizam comandos e exercícios semelhantes aos usados nas unidades padrão, o que facilita a compreensão do aluno e viabiliza a realização destas de forma mais independente da figura do professor.

Negativamente, no entanto, para o desenvolvimento das atividades, são utilizados como sujeitos pessoas desconhecidas dos alunos e em situações fictícias, além de serem criadas para se ajustarem às necessidades do que ali precisa ser trabalhado. As experiências dos alunos são subjugadas, pois: ou nem são requeridas nas atividades ou são em uma quantidade desproporcional ao se ponderar com as demais atividades. Esta situação pode ser exemplificada através dos exercícios da Unidade 06 do livro Studio D A1, nos quais apenas uma, de dez atividades, necessita das informações provenientes do conhecimento pessoal e cultural do aluno para o seu cumprimento, fato que também ocorre nos demais livros.

Em relação às atividades do livro de exercício, devemos salientar, de forma positiva, a atitude da série Schritte Plus A1 ao inserir, em cada uma de suas unidades de exercício, as atividades compreendidas como Portfolio. Como objetivo, essas atividades têm que fazer com que o aluno se torne o responsável pelo desenvolvimento da atividade, além de servirem como meio de o aluno criar a sua própria fonte de estudo, pois são atividades que requerem que o aluno retrate, de forma didática, pontos centrais do trabalhado em sala de aula.

Ressalta-se, ainda, que, como explicitado anteriormente, as atividades que possuam a legenda Portfolio fazem referência ao Schritte Plus Portfolio 1, que é um recurso disponibilizado no site da editora Hueber, o qual possui como um dos objetivos o desenvolvimento da autonomia do aluno pertinente ao nível A1, como postula a editora em

seu site56. O Portfolio e o Schritte Plus Portfolio 1 visam propor atividades nas quais o aluno

possa trabalhar sozinho, desenvolvendo o seu conhecimento e elaborando materiais que irão auxiliar no seu processo de aprendizagem.

Outro ponto que merece destaque no tópico “apresentação e desenvolvimento das unidades” é o fato de que, em todos os livros didáticos, é inserido um encerramento da unidade e/ou unidades. O referido encerramento foi vislumbrado nos livros didáticos de formas distintas, podendo ser encontrado através de um panorama geral da unidade ou de tópicos que realizam uma revisão da gramática trabalhada na unidade.

O livro Passwort Deutsch 1 encerra as suas unidades com um apanhado geral dos conteúdos gramaticais que foram trabalhados em cada uma de suas unidades como observa-se a seguir:

56

Informação contida no site< http://www.hueber.de/seite/pg_info_portfolio_srp>, oficial da editora Hueber. Acesso em: 16 de maio de 2011.

Figura 75 – Livro Passwort Deutsch 1, Unidade 10, , página 129.

O livro Berliner Platz 1 e a série Schritte Plus A1 apresentam, além dos componentes gramaticais, informações complementares, a exemplo das expressões comunicativas mais importantes no caso da série Schritte Plus A1 e, no livro Berliner Platz 1, informações sobre a pronúncia. Este último ainda traz, em seu encerramento, atividades que visam revisar os principais temas e assuntos estudados nas unidades. Por esse motivo, este tópico de encerramento é denominado, neste livro, de Auf einen Blick, fazendo referência ao fato de que, em um só ponto, todos os aspectos mais relevantes da unidade são revisados e enfatizados. As figuras expostas a seguir demonstram os fatos aqui constatados:

Figura 76 – Livro Berliner Platz 1, Unidade 12, páginas 140 e 141.

O livro didático Studio D A1, por sua vez, encerra as suas unidades através da exposição de uma tabela denominada de Das kann ich auf Deutsch, na qual são pontuados todos os conteúdos estudados na unidade e as principais características de cada um destes. Essa tabela se pauta na divisão feita no índice apresentando ao aluno, razão pela qual se encontram disponibilizados os conteúdos e objetivos, de acordo com a sua respectiva área e equivalência: 1) Temas e textos, 2) Habilidade comunicativa, 3) Gramática, 4) Pronúncia e 5) Dicas de aprendizagem (Demonstração através da Figura 77).

Frise-se, entretanto, que, diferentemente dos demais livros didáticos, o encerramento do livro Studio D A1 é feito após a respectiva unidade padrão e unidade de exercício, enquanto, nos demais, a conclusão é feita no término da unidade padrão.

Figura 77 – Livro Studio D A1, Das kann ich auf Deutsch, Unidade 6, página 111

O encerramento das unidades, efetuado por esses livros didáticos, possibilita que o aluno vislumbre os principais pontos das unidades e os revise de forma condensada, o que pode vir a fomentar a sua autonomia, pois viabiliza ao aluno meios para que ele visualize o foco a ser estudado e o auxilie, assim, no seu planejamento de estudo.

Contrário ao que acontece nos livros textos que, na sua maioria, possuem alguma forma de encerramento de suas unidades, em relação aos livros de exercício apenas da série Schritte Plus A1 encerra as suas unidades com algum elemento adicional, o Lernwortschatz. Todas as unidades dos livros de exercício do livro Schritte Plus 1 e do livro Schritte Plus 2 são finalizadas com uma lista de vocabulário que contempla os principais termos estudados

em sala de aula. A lista de vocabulários é criada de modo que os alunos tenham espaços, ao lado de cada palavra apresentada, para fazer suas anotações, tais como o significado em sua língua nativa, uma frase exemplificativa com o uso daquele vocabulário, etc.

Desse modo, da mesma forma como ocorre com os encerramentos efetuados nas unidades padrão dos livros textos, os alunos poderão visualizar os pontos que a editora coloca como mais relevantes para o aprendizado e terão a oportunidade de criar um sistema de estudo no qual eles serão capazes de estipular os modos de aprendizado daquele vocabulário. Para contextualizar o exposto, tem-se a exibição da figura a seguir:

Figura 78 – Livro Schritte Plus 1, Lernwortschatz, Unidade 3, páginas 116 e 117.

6.3.2.3 Elementos de auxílio ao aprendizado do aluno

Apesar de, em certos casos, ter sido demonstrada uma aparente distância do aluno, os livros didáticos em questão utilizam em suas atividades algumas ferramentas muito importantes para a fomentação da autonomização do aluno. Essas ferramentas podem ser

encontradas nas seguintes formas: 1) atividades que induzem o aluno a desvendar as regras gramaticais e de vocabulário, 2) uso de legendas e 3) exposição de dicas para a aprendizagem. Como explicitado, o foco das atividades dos livros didáticos centra-se no estudo de vocabulário, gramática e funções comunicativas. Nos exercícios do livro Studio D A1, pertinentes aos conteúdos gramaticais e de vocabulário, pode-se perceber uma maior iniciativa para o desenvolvimento da autonomização, tendo em vista que, ao longo de todo o livro, são utilizadas atividades nas quais os alunos serão os responsáveis por induzirem as regras gramaticais ou vocabulários inerentes àquelas situações, sem que precisem depender do professor ou de outro suporte didático. Essas atividades selecionam um conteúdo pertinente e já apresentado ao aluno para que ele consiga visualizar por que, quando e/ou como determinado fato ocorre em relação àquela gramática ou àquele vocabulário.

Nesse momento, faz-se pertinente visualizar as figuras que seguem, pois são exemplos de exercícios do livro Studio D A1 que ilustram iniciativas para o desenvolvimento da autonomização:

Figura 79 – Livro Studio D A1, Unidade 02, p. 33

Figura 81 – Livro Studio D A1, Unidade 07, p. 114

Outro ponto relevante para a autonomização encontrado em todos os livros verificados é o emprego de legendas com o intuito de auxiliar o aluno durante o seu estudo, indicando a o tipo de atividade que ele/ela irá efetuar e/ou onde ele pode obter mais informações. Como já mencionado, essa atitude dos autores ajuda o aluno a organizar e elaborar o seu plano de estudo, assim como, pode propiciar um aprendizado mais independente, pois dá ao aluno algumas das ferramentas necessárias para a sua auto-compreensão. É preciso enfatizar que, no caso da série Schritte Plus A 1, os autores se utilizam, em seu livro de exercício de outras legendas e indicativos não inseridos no rol de legenda apresentado junto ao índice geral desses livros didáticos, evidenciado em tópico anterior.

As legendas adicionadas no livro de exercício possuem o condão de indicar ao aluno o tipo de exercício que ele está efetuando e com que seção da respectiva unidade padrão a atividade tem correspondência. Em termos do tipo de exercício, as legendas são utilizadas para explicitar quando a atividade tem foco na escrita, Schreibtraining (Figura 82), na gramática, Grammatik entdecken (Figura 83), ou possuem como intuito a revisão de algum assunto já ministrado em outra unidade ou no livro Schritte Plus 1, Wiederholung (Figura 84). Como legenda para indicar à qual seção da unidade padrão o exercício faz referência, é inserido, ao lado do exercício, o símbolo da respectiva seção no livro texto como demonstram as Figuras 82 e 84.

Figura 83 – Livro Schritte Plus 2, Unidade 12, p. 128.

Figura 84 – Livro Schritte Plus 2, Unidade 12, p. 128.

Um elemento de auxílio ao aprendizado do aluno e também fomentador de sua autonomia, é utilizado quase que exclusivamente pelo livro Studio D A1 que, mantendo o padrão de sua unidade introdutória, Start auf Deutsch, expõe, no livro texto dicas de aprendizagem para os alunos, post it com alguma estratégia ou lembrete que pode ser utilizado pelo aluno e que irá ajudá-lo no seu estudo.

Os post it são separados em três categorias: 1) dicas de aprendizagem (Lerntipp), 2) dicas de internet (Internettipp) e 3) lembretes (Minimemo). As dicas de aprendizagem são utilizadas com o intuito de aprimorar o estudo dos alunos, indicando métodos e estratégias de estudo que visem aperfeiçoar o modo como o aluno aprende. Como se visualiza em um exemplo através do disposto na Unidade 5 (Figura 85), essas dicas expõem ao aluno que o estudo regular, mesmo que pouco a cada dia, é melhor que o estudo de muitas atividades em um único dia. As dicas sugerem ainda que, como pode ser exemplificado da Figura 86, o aluno aprenda as palavras sempre em seus grupos semânticos.

Figura 86 – Livro Studio D A1, Unidade 10, p. 165

Postura semelhante é adotada pelo livro Berliner Platz 1 que insere, em alguns dos seus tópicos de encerramento das unidades referentes aos conteúdos gramaticais e de pronúncia, dicas para o aprendizado da gramática. Como pode ser demonstrado através do Auf