• Nenhum resultado encontrado

4.2 RESULTADOS OBTIDOS COM A PESQUISA PARTICIPANTE

4.2.1 Perfil dos alunos e conhecimento prévio

Inicialmente, faz-se necessário apresentar a configuração das turmas investigadas, a partir de dados coletados com os alunos participantes da pesquisa, de forma que o entendimento dos resultados obtidos possa ser completo. No Quadro 15 apresentam-se os dados de perfil dos estudantes separados por turmas, Projeto Interdisciplinar 1 (PI 1), que corresponde alunos no 3º ano do curso e Projeto Interdisciplinar 2 (PI 2) referente ao 4º ano do curso.

Quadro 15 - Dados do perfil dos estudantes

Turma Projeto Interdisciplinar I Projeto Interdisciplinar II Total de Participantes 25 20 Gênero Feminino 96% (24) 85% (17) Masculino 4% (01) 15% (03) Idade 16 anos 28% (07) - 17 anos 64% (16) 40% (08) 18 anos 8% (02) 50% (10) 19 anos - 10% (02) Renda mensal familiar

até 01 salário mínimo 4% (01) 5% (01)

de 01 a 03 salários mínimos 32% (08) 50% (10)

de 03 a 06 salários mínimos 36% (09) 25% (05) de 06 a 09 salários mínimos 24% (06) 10% (02)

de 09 a 12 salários mínimos 4% (01) -

de 12 a 15 salários mínimos - 10% (02)

Residente em Zona Rural 4% (01) -

Zona Urbana 96% (24) 100% (20) Trabalha? Não 60% (15) 35% (07) Sim 40% (10) 65% (13) Já estudou sustentabilidade? Não - - Sim 100% (25) 100% (20)

Fonte: Elaborado pela autora.

A partir do Quadro 15, pode-se perceber que em ambas as turmas, a maioria dos alunos é do gênero feminino, representando 96% dos estudantes do Projeto Interdisciplinar 1

e 85% do Projeto Interdisciplinar 2. Ademais, no que diz respeito à idade dos participantes, a maioria da turma do Projeto Interdisciplinar 1 tem 17 anos e, na do Projeto Interdisciplinar 2 entre 17 e 18 anos, o que revela um perfil de estudantes bastante jovem em ambas as turmas. Quando analisada a renda familiar mensal, é possível perceber que a maioria dos estudantes do terceiro ano respondeu de “01 a 03 salários mínimos” (32%) e “de 03 a 06 salários mínimos” (36%). Já a maioria dos alunos do Projeto Interdisciplinar 2 diz ter renda mensal familiar de 01 a 03 salários mínimos.

Além disso, nas duas turmas é possível perceber que os alunos, praticamente em sua totalidade, são urbanos. Sendo que na turma Projeto Interdisciplinar 1 60% dos alunos não estão trabalhando atualmente, o que difere um pouco da realidade da turma Projeto Interdisciplinar 2, na qual 65% dos estudantes trabalham, principalmente, em cargos de estagiário e menor aprendiz. No que tange ao contato com sustentabilidade, a totalidade de alunos diz já ter estudado a temática. Ao serem questionados onde e quando estudaram sustentabilidade, a maioria, em ambas as turmas, afirmaram ter sido no 3º ano do ensino médio, no IFRS Campus Canoas na disciplina Projeto Interdisciplinar.

Vislumbrando uma maior compreensão da realidade estudada, apresenta-se os temas escolhidos pelos grupos de discentes para o desenvolvimento de seus dos projetos de pesquisa (PI 1) e planos de negócios (PI 2) no Quadro 16.

Quadro 16 - Temáticas dos projetos

PROJETO DE PESQUISA - PI 1

Grupo Título Objetivo

G1 (PI 1)

A Consciência dos Alunos do Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFRS - Campus Canoas em Relação a sua Alimentação.

O objetivo é compreender o entendimento individual dos estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas em relação à sua alimentação e se há uma consideração pela sua saúde no momento da escolha de seus alimentos diários.

G2 (PI 1)

A Influência da Mídia nos Hábitos Alimentares dos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da mídia na constituição dos hábitos alimentares dos discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

G3 (PI 1)

Como a realização de atividades lúdicas contribui para a qualidade de vida dos residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos: estudo de caso na instituição Lar Vicentino Dr. Décio Rosa.

Analisar a contribuição da efetuação de atividades lúdicas para a qualidade de vida de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s).

G4 (PI 1) Perfeito? Para Quem? A Veiculação da Estética Feminina pela Victoria’s Secret.

Compreender a influência das representações femininas fornecidas pela marca Victoria’s Secret e se existe relação entre a insatisfação das mulheres com o próprio corpo e a beleza das personagens apresentadas.

G5 (PI 1)

“Brincando Com Gêneros”: A Abordagem da Divisão Binária de Gênero na Educação Infantil.

O objetivo da pesquisa é analisar, na visão dos pais/responsáveis de crianças que frequentam creches, se há uma divisão binária de gênero.

G6 (PI 1)

O Impacto da Tecnologia de Informação e Comunicação sobre os Estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Canoas

Identificar o impacto que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), como smartphones, tablets, e notebooks com acesso a internet, traz aos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Canoas.

G7 (PI 1) O Papel dos Critérios no Processo de Adoção.

Esta pesquisa busca entender e explicar de que maneira os critérios impostos pelos pretendentes influenciam no processo de adoção.

PLANO DE NEGÓCIOS - PI 2

Grupo Nome Organização Missão

G1 (PI 2) Cia. Purificaplant Ltda. Purificar o ar de residências garantindo uma saúde melhor para os nossos clientes.

G2 (PI 2) Nutrif Consultoria Alimentar Ltda.

Ampliar o acesso à informação referente à alimentação e nutrição, agindo de forma preventiva com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida do cliente.

G3 (PI 2) S.O.S - Saúde: Organização Solidária (ONG)

Contribuir no atendimento às necessidades da população canoense em relação à saúde, proporcionando melhores condições e qualidade de vida.

G4 (PI 2) Geist Helfer (App) Minimizar o estresse sentido em alunos do ensino médio.

G5 (PI 2) IFit (Associação)

Incentivar a comunidade escolar à prática de exercícios físicos, promovendo a conscientização sobre um estilo de vida mais saudável.

G6 (PI 2) Bonsai (ONG) Promover a educação ambiental dos alunos da

instituição de ensino IFRS – Campus Canoas. Fonte: Elaborado pela autora com base nos projetos dos alunos.

É possível perceber uma diversidade nas temáticas abordadas pelos grupos. Assuntos que se destacam estão relacionados à qualidade de vida, saúde (mental e física) e alimentação. Além disso, temáticas de cunho social são enfatizadas principalmente pelos grupos da disciplina PI 1 que tratam de questões relacionadas ao processo de adoção, identidade de gênero, padronização da estética feminina, entre outros.

No que tange o conhecimento prévio dos estudantes, quando questionados a respeito de o que entendem por sustentabilidade, é possível notar que os alunos da disciplina Projeto Interdisciplinar 1 compreendem o conceito da seguinte maneira: 44% dos estudantes limitam a sua definição com a necessidade de cuidar do meio ambiente, conforme trechos a seguir no Quadro 17.

Quadro 17 - Respostas vinculadas à necessidade de cuidar do meio ambiente

Respostas vinculadas à necessidade de cuidar do meio ambiente

A1 - Para mim sustentabilidade é a tentativa de transformar aquilo que não poderá ser mantido por muito tempo sem consequências desastrosas em processos sustentáveis, ou seja, que podem ser seguidos sem afetar o meio ambiente de formas irreparáveis.

A16 - Para mim, sustentabilidade é cuidado com o meio ambiente, tratando assuntos como sua situação atual de meios de preservar, de reciclar, etc.. Tudo em prol do meio ambiente

A2 - Para mim é cuidar, se preocupar com o planeta, jogando lixo na lixeira, tentando reciclar alguns materiais, não desperdiçando água, etc.

A17 - É pensar no futuro, no presente, no ambiente em que vivemos, buscando não agredir através de algumas ações no cotidiano.

A7 - Ações que tem o intuito de preservar para cuidar do meio ambiente e para não prejudicar a natureza.

A18 - Ser sustentável para mim é viver pensando no futuro do nosso planeta, sem prejudicá-lo.

A10 - Sustentabilidade é como cuidamos do meio ambiente separando o lixo, reciclando e agindo de forma que não prejudique o meio ambiente.

A20 - É a ação de tentar ajudar o planeta com pequenas mudanças aplicadas, Por em prática os R's (reduzir, reutilizar e reciclar) na ordem certa e na maior quantidade de coisas.

A14 - É o ato de não prejudicar ou poluir o meio ambiente, com nossas ações humanas.

A25 - Para mim, é conhecer e agir de forma positiva com o ciclo das coisas no meio ambiente.

A15 - É quando uma coisa ou algo desde seu início, meio e fim não agride o meio ambiente, tem o descarte correto.

Fonte: Elaborado pela autora.

Outros 36% conceituam a sustentabilidade de maneira a atrelar com o que o Relatório Brundtland define como desenvolvimento sustentável. Desta maneira, estes alunos entendem a sustentabilidade como a capacidade de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Conforme pode ser evidenciado nas seguintes respostas expostas no Quadro 18.

Quadro 18 - Respostas vinculadas ao conceito de DS do Relatório Brundtland

Respostas vinculadas ao conceito de DS do Relatório Brundtland

A3 - Conjunto de atitudes que fazem com que a economia se desempenhe sem afetar a sociedade e o meio ambiente, ajudando a preservar o planeta para as gerações futuras.

A19 - Conjunto de ações que realizamos nos preocupando com o meio ambiente e com as gerações futuras.

A5 - Suprir as necessidades humanas atuais, sem que as gerações futuras saiam prejudicadas.

A21 - Ações que realizamos nos preocupando com as gerações futuras e com o meio ambiente. A6 - É usar produtos sustentáveis, ou seja, produtos que

não prejudicam o meio ambiente, é preocupar-se com as gerações futuras.

A22 - Sustentabilidade é um conjunto de práticas que visam a utilização dos recursos sem comprometer as gerações futuras.

A9 - É fazer as coisas respeitando o meio ambiente e não causar danos para as futuras gerações.

A23 - É fazer algo pensando no impacto que esse algo terá no meio ambiente, sempre procurando preservar as gerações futuras.

A13 - Práticas e ações que visam a manutenção e a permanência da vida, preservando o ambiente ao mesmo tempo que beneficia as gerações futuras.

E, por fim, 20% dos alunos da turma PI 1 ampliam o escopo da definição de sustentabilidade, não a limitando à relação com o meio ambiente, muitas vezes, atrelando ao tripé da sustentabilidade, modelo de mudança social que parte da ideia de que as organizações devem medir o valor que geram, ou o que destroem, nas dimensões econômica, social e ambiental (ELKINGTON, 1999). Evidenciam-se as manifestações no Quadro 19.

Quadro 19 - Respostas vinculadas ao tripé da sustentabilidade

Respostas vinculadas aotripé da sustentabilidade

A4 - Sustentabilidade para mim é fazermos as coisas de maneira mais "correta", sem causar danos, mas ao menos tempo com bastante produtividade e eficiência.

A12 - É a maneira de realizar ações necessárias para o desenvolvimento de alguma tecnologia sem que ocorra consequências negativas para o meio ambiente. A8 - Levar em conta os aspectos econômico, social e

ambiental, não prejudicando nenhuma das partes. Sempre pensando no bem de todas as partes e principalmente em não prejudicar o meio ambiente.

A24 - Usar os recursos naturais com consciência de que são finitos, também a preocupação com a sociedade e sua relação com o ambiente.

A11 - Manter o equilíbrio entre o social, econômico e ambiental, dando a devida importância para cada um, sem dar maior importância a um ou outro.

Fonte: Elaborado pela autora.

No que tange às respostas dos alunos da disciplina Projeto Interdisciplinar 2, é possível notar que 50% dos alunos vinculam sustentabilidade à preservação da natureza e do meio ambiente, conforme se pode notar nos trechos a seguir no Quadro 20.

Quadro 20 - Respostas vinculadas à preservação da natureza e do meio ambiente

Respostas vinculadas à preservação da natureza e do meio ambiente

B1 - Realizar atividades de forma autossustentáveis, muitas vezes ecologicamente correta.

B10 - Sustentabilidade são ações e atitudes que tem como objetivo atender as necessidades humanas sem prejudicar a natureza.

B2 - É o assunto moderno que trata da preservação da natureza e do mundo em que vivemos pelo homem. Tenta transformar a relação do homem com o ambiente de forma que essa relação não se torne um transtorno.

B11 - Se trata da preservação do meio ambiente e saber como direcionar operações de maneira que afete o mínimo possível o mesmo.

B5 - Preservar os recursos, utilizando os mesmo de forma consciente.

B16 - São ações que contribuem para um equilíbrio ecológico. Buscam não degradar o meio ambiente, ou degradar o menos possível.

B6 - É uma maneira de pensar como iremos utilizar os recursos disponíveis de forma que não prejudique a natureza.

B18 - Algo que remete ao meio ambiente e sua preservação.

B7 - Ações que prejudiquem o menos possível a natureza.

B19 - É a responsabilidade sobre os possíveis danos causados ao meio.

Ainda, 20% dos alunos ampliam o conceito de sustentabilidade e, além da dimensão ambiental, incluindo aspectos ligados à sociedade e economia, conforme se demonstra no Quadro 21.

Quadro 21 - Respostas que incluem aspectos ligados à sociedade, meio ambiente e economia

Respostas que incluemaspectos ligados à sociedade, meio ambiente e economia

B3 - É o equilíbrio entre o meio ambiente, a sociedade e a economia (ou capital).

B12 - É quando se adota um estilo pensando no que ele irá causar no meio ambiente e comunidade em geral.

B4 - É a capacidade de crescer economicamente em harmonia com o meio ambiente e a sociedade.

B15 - A capacidade de se manter e/ou evoluir sem agredir o meio onde vive.

Fonte: Elaborado pela autora.

Além destas definições, alguns alunos (15%) entendem que a sustentabilidade está relacionada às empresas e ao ambiente organizacional, como se pode observar nos trechos a seguir:

B8 - Na minha opinião sustentabilidade é tudo que é feito para que tenhamos um ambiente adequado, como aprendemos a sustentabilidade ocorre de diversas formas, mas é encontrada geralmente em empresas que se preocupam com o ambiente, descartando de forma correta seus resíduos ou reutilizando.

B13 - É algo que não serve para um setor, mas para outro talvez sirva, assim aproveitando o resto, para a transformação de um produto.

B14 - É algo necessário para se tentar preservar o mundo e trazer uma conscientização e cobrança para as empresas.

As demais respostas obtidas na turma PI 2 (15%) buscaram explicações em outras vertentes, alguns relacionando com o avanço tecnológico, a utilização adequada dos recursos e a necessidade de se pensar nas gerações futuras, a saber:

B9 - Atitudes/medidas adquiridas para tornar o mundo mais limpo e melhor para se viver em conjunto com o avanço tecnológico.

B17 - Usufruir de alguma coisa de forma a não esgotar os recursos para que ela possa sempre ser usada.

B20 - É utilizar os recursos disponíveis de modo consciente, ou seja, pensando nas gerações futuras.

A partir das respostas, é possível perceber que a maioria dos alunos de ambas as disciplinas apresentam uma visão de sustentabilidade bastante atrelada à dimensão ambiental. Desta forma, é interessante buscar alternativas de avanço nesta visão, de modo a incluir as demais dimensões mencionadas por Ignacy Sachs sendo elas: social, ecológica, ambiental,

econômica, política nacional, política internacional, cultural e territorial (SACHS, 1992; SACHS, 2002). E assim, deixar claro que para alcançar a sustentabilidade é preciso valorizar as pessoas, seus costumes e saberes (SACHS, 2002). Ou seja, torna-se necessário um conhecimento integrador e multidisciplinar sobre os mais variados aspectos da vida, de modo a pensar coletivamente sobre o desenvolvimento humano na Terra.

Além do conhecimento acerca do conceito de sustentabilidade, buscou-se investigar o quanto os alunos relacionam sustentabilidade com as áreas da Administração. Desta forma, questionou-se “Qual sua opinião em relação à inserção de temas relacionados com Sustentabilidade em todas as áreas da Administração (Finanças, Marketing, Produção, Gestão de Pessoas)?”. As respostas obtidas podem ser observadas a seguir, na Figura 12.

Figura 12 - Inserção da sustentabilidade em todas as áreas da administração (PI 1)

Fonte: Elaborado pela autora.

É possível perceber, que a maioria dos alunos da disciplina Projeto Interdisciplinar 1 considera “Muito Relevante” a inserção de temas relacionados com sustentabilidade em todas as áreas da Administração. Dentre as dezesseis justificativas escritas no espaço destinado para os respondentes comentarem sobre sua resposta, foi dada ênfase à necessidade de o administrador ter uma visão holística e sistêmica da economia, sociedade e meio ambiente, destaca-se:

A1 - A administração está diretamente ligada a questões econômicas e a economia e a sustentabilidade devem andar juntas. Nos dias atuais é de extrema importância que os gestores tenham um pensamento sustentável voltado para todos os processos do negócio. 0% 0% 32% 68% Irrelevante Pouco relevante Relevante Muito relevante

A3 - Devem ser tratados temas relacionados com sustentabilidade em áreas da Adm, para conscientizar os profissionais sobre as consequências de suas ações no ramo, tanto para o ambiente quanto para a sociedade. E para mostrar a importância da natureza para a vida humana e como preservá-la.

A16 - Penso que o assunto é pertinente, e que se todos tivessem acesso a este conhecimento, tanto de forma obrigatória (no caso da inserção nas áreas de adm) como de maneira opcional, pois muito do que se vê que ocorre de errado neste tema é por falta de instrução.

A seguir, evidenciam-se as respostas obtidas com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos da disciplina Projeto Interdisciplinar 2.

Figura 13 - Inserção da sustentabilidade em todas as áreas da administração (PI 2)

Fonte: Elaborado pela autora.

É possível notar que a maioria dos estudantes da disciplina PI 2 considera “Relevante” a inserção dos temas relacionados com sustentabilidade em todas as áreas da Administração. Para isso, os estudantes justificaram suas respostas afirmando que o tema é mais relevante em algumas áreas específicas, a fim de exemplificar:

B1 - Não há como uma empresa ser completamente sustentável, pois suas atividades não são todas sustentáveis, no entanto, é importante para a empresa realizar suas atividades mesmo com poucos recursos, além de não prejudicar o meio ambiente em que está inserida.

B7 - É mais relevante em algumas áreas do que outras, mas considero um tema muito importante de ser lembrado e relacionado nas matérias.

Já, para aqueles que marcaram a opção “Muito Relevante”, tem-se as seguintes explicações: 0% 0% 60% 40% Irrelevante Pouco relevante Relevante Muito relevante

B4 - Acredito que a sustentabilidade deva estar integrada a todas as áreas da administração para poder ter reflexos positivos no mundo, já que a administração é uma ciência cada vez mais presente e necessária.

B16 - Acho muito importante, pois a sustentabilidade mostra que existem coisas mais importantes do que o lucro.

B19 - Pois como administradores devemos entender nosso papel na sociedade e meio ambiente adequando nossos valores e condutas para a sustentabilidade.

Por fim, o último questionamento feito aos alunos foi “Em relação à sua formação, você acredita que o tema Sustentabilidade é:” as respostas obtidas na turma da disciplina Projeto Interdisciplinar 1são demonstradas na Figura 14.

Figura 14 - Importância do tema sustentabilidade na formação (PI 1)

Fonte: Elaborado pela autora.

Conforme pode-se perceber, 72% dos alunos da PI 1 acreditam ser “Muito Importante” o tema sustentabilidade para sua formação. A escolha foi justificada por considerarem que o ensino da sustentabilidade desenvolve um pensamento crítico, visão de futuro e um senso de responsabilidade com um futuro melhor, conforme evidenciam algumas respostas:

A1 - A parte de cada um é o que forma o todo, e portanto, por menor que seja o impacto que os meus atos causam à Terra, esses atos são influenciadores de vários outros pequenos atos de várias outas pessoas. Ser sustentável não influencia apenas nos impactos ambientais, como também influencia nos impactos à minha própria saúde.

A3 - A sustentabilidade deveria ser tratada em todas as instituições de ensino. Pois a partir dela a sociedade poderá entrar em harmonia com o seu redor. E para ela ser realizada ela precisa ser mais difundida para a sociedade, principalmente para aqueles que estão sendo introduzidos nas atividades de trabalho.

0% 0% 28% 72% Sem importância Pouco importante Importante Muito importante

A8 - Nos dá a visão de que nem tudo é lucro e que precisamos pensar no mundo ao nosso redor e no quanto estamos prejudicando o ambiente e as pessoas que vivem nele.

A12 - Acho que minhas visões sobre o que é realmente importante na vida começam a mudar no momento em que deixamos de ser egoístas e pensar que a cooperação deve estar em primeiro lugar.

A22 - Ao estudar o assunto, pude repensar algumas coisas, bem como ampliei minha visão de mundo e senso crítico. Ainda, tem contribuído para meu crescimento como pessoa e cidadã do mundo.

Já na turma da disciplina Projeto Interdisciplinar 2, para o mesmo questionamento, tem-se as seguintes respostas expostas na Figura 15.

Figura 15 - Importância do tema sustentabilidade na formação (PI 2)

Fonte: Elaborado pela autora.

A partir da Figura 15 é possível perceber que a maioria dos alunos do PI 2 considera “Muito Importante” o tema de sustentabilidade na sua formação. Isto fica ainda mais evidente nas respostas obtidas:

B3 - Ao ser formada como técnica em ADM, devo estar preparada para exercer as funções da área; o mundo dos negócios esquece o lado ambiental algumas vezes, e é importante promover o equilíbrio (sustentabilidade) mesmo, e principalmente, ao exercer essas funções. B4 - É vital para nossa formação como cidadão e pessoa entender as consequências de nossas ações no mundo, e estudar a sustentabilidade é uma forma de pensarmos no futuro e possíveis alternativas para reverter o cenário atual.

B19 - Pois seremos futuros funcionários/chefes, estaremos no mercado de trabalho e usufruindo de bens e serviços que devem ser pensados e fabricados com responsabilidade.

0% 0% 40% 60% Sem importância Pouco importante Importante Muito importante

Diante do exposto, é possível perceber que por mais que os estudantes sejam bastante jovens, com idade entre 17 e 18 anos, já há indícios da incorporação da sustentabilidade em sua formação. Como já afirmavam Wals e Jickling (2002), o ensino da sustentabilidade está