• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – O CURSO DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA – UNEB, SEU PPP, E A

5.2 DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA

5.2.1 Perfil Profissional do Curso

O levantamento realizado sobre o projeto unificado do curso de licenciatura em Matemática da UNEB indica que ele se encontra em conformidade com a resolução CNE/CP 3, de 8 de fevereiro de 2003. Assim, na intenção de proporcionar uma compreensão adequada do perfil profissional do egresso, e mesmo antes de apresentá-lo, consideramos importante a adoção de uma definição para a denominação “Perfil profissional” ou “Perfil do egresso”, de modo a tornar possível estabelecer uma coerência entre o que foi concebido a priori no PPP e possíveis considerações extraídas em seu processo de análise.

Vamos assumir a concepção de Perfil profissional do egresso do curso de licenciatura em Matemática como a “descrição das características profissionais básicas que se espera que o futuro professor de Matemática desenvolva ao longo do curso de licenciatura em Matemática” (MURIEL JUNIOR, 2009, p. 56). Assim, procederemos às análises do material investigado tendo por base a busca por características profissionais básicas a serem incorporadas no estudante de licenciatura em Matemática.

Embora concentremos nossa atenção em partes do PPP do curso, em particular na seção denominada “Perfil do egresso” ou ‘Perfil profissional do curso’, estamos considerando outros aspectos, como a concepção, os objetivos, as competências e as habilidades, de modo a contextualizar informações que possam contribuir para favorecer nossa compreensão, descrição e análise.

A revelação das características profissionais desejadas passa pela adoção de uma concepção de formação em que:

▪ o aluno tenha uma autonomia intelectual e seja sujeito do seu processo de aprendizagem. Para tanto, busca desenvolver uma visão histórica e social da Matemática, privilegiando os processos e não apenas as sínteses do conhecimento matemático formal em que a Matemática é considerada uma ciência viva, aberta, com ampla inserção na sociedade contemporânea.

▪ a identidade do curso vai sendo construída com base em elementos do processo de construção do conhecimento, numa vinculação da formação acadêmica com a prática profissional, investigativa, que corrobora a unidade entre a teoria e a prática.

▪ a construção do conhecimento torna-se, portanto, um pressuposto do processo formativo, em que os elementos apresentados pelo contexto local, regional e global, associados às bases teórico-metodológicas desenvolvidas pelo curso, possam possibilitar a superação da fragmentação dos conteúdos e fortalecer a unidade entre teoria e a prática, a interdisciplinaridade e o diálogo com a pesquisa. (UNEB, 2011, p. 119)

Com base nesses princípios, o PPP estabelece os seguintes objetivos:

▪ Desenvolver atividades acadêmicas numa perspectiva interdisciplinar, articulando ensino, pesquisa e extensão;

▪ Possibilitar a construção de um conhecimento local, regional e global, mediante um processo de contextualização, de forma a abolir a fragmentação dos conteúdos expressos nos componentes curriculares;

▪ Criar situações práticas, através do adequado conhecimento do exercício profissional, de suas problemáticas e responsabilidades, dando ênfase ao aspecto ético nelas envolvidas; ▪ Estimular práticas de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia

profissional e intelectual do aluno (UNEB, 2011, p. 120).

Portanto, a efetivação dos princípios de um PPP não estará restrita apenas à descrição de seus objetivos, muito menos na constatação de suas concepções, mas residirá nas respostas por ela produzidas sobre o tipo de conhecimento considerado importante, justamente a partir das descrições sobre o tipo de professor que o PPP considerou como ideal (SILVA, 2004).

Para a descrição do perfil profissional do futuro professor no curso de licenciatura em Matemática, o Projeto propõe estimular no licenciando o desenvolvimento de características como:

130

1 – postura ético-profissional; 2 – domínio do conhecimento matemático específico tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência; 3 – capacidade de trabalhar de forma integrada com os profissionais de sua área e de outras, no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da escola, favorecendo uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os alunos; 4 – compreensão das características peculiares de cada um dos raciocínios típicos da matemática: o lógico, o aritmético, o algébrico e o geométrico; 5 – compreensão da contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania e consciência de seu papel na superação dos preconceitos trazidos pela angustia, inércia ou rejeição que muitas vezes ainda estão presentes no ensino aprendizagem da Matemática. (UNEB, 2011, p. 120)

É preciso ressaltar que as informações constantes no projeto pedagógico não nos permitem assegurar que as características associadas ao perfil do egresso tenham sido consideradas como ponto de partida pelo grupo responsável por sua organização. No entanto, o compromisso assumido no momento em que se define esse perfil, deve estar em consonância com uma concepção política mais geral, em que a competência esteja articulada ao compromisso com os processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação básica.

Na pretensão de formar profissionais para o ensino de Matemática com o perfil desejado, a proposta do curso vai buscar desenvolver no estudante da licenciatura habilidades e competências a serem agregadas ao conjunto de conhecimentos constituídos ao longo de sua trajetória de formação. Nesse contexto, assumimos as competências como um conjunto de ferramentas de ação que vão se materializar por meio da relação entre diversos conhecimentos ou saberes, e, como tal, não podem ficar restritas a uma listagem de procedimentos previamente estabelecidos, sob pena de fragilizar seu potencial de mobilização e renovação de conhecimentos ou saberes.

Assim, ao estabelecer as características profissionais que se espera que o estudante da licenciatura desenvolva, é imprescindível considerar que o professor em atividade de prática não utiliza apenas o domínio de um conhecimento próprio da área, ou seja, no desenvolvimento da ação docente são mobilizados outros domínios de natureza específica, pessoais, sociais, saber fazer, entre outros.

Portanto, apoiados nesse entendimento, na análise do documento e do diálogo com a literatura, selecionamos quatro características profissionais que se espera que ao final do curso o licenciando em Matemática tenha desenvolvido:

▪ Conhecimento específico de Matemática; ▪ Conhecimento sobre o ensino de Matemática; ▪ Compromisso profissional;

Associamos a estas características as competências e habilidades extraídas do PPP, e que, ao final do curso, o licenciando precisa ser capaz de executar. O Quadro 12 apresenta as características esperadas relacionadas aos atributos que vão dar visibilidade à ação do futuro professor.

Quadro 12. Síntese geral do perfil profissional do egresso.

Características profissionais desenvolvidas Atributos profissionais esperados Conhecimento específico de Matemática Conhecer conteúdos básicos de Matemática

Dominar conteúdos matemáticos

Identificar e formular problemas matemáticos Resolver problemas matemáticos

Conhecimento sobre o ensino de Matemática Elaborar propostas pedagógicas Analisar propostas curriculares

Dominar conhecimentos teóricos específicos para o ensino Reconhecer a prática como espaço de recriação

Desenvolver estratégias de ensino Desenvolver a interdisciplinaridade

Articular a prática com outras áreas do conhecimento Contextualizar os conteúdos básicos da Matemática com a atualidade

Avaliar os estudantes

Compromisso profissional Capacidade de aprendizagem continuada

Conhecer os processos de construção do conhecimento dos alunos

Uso de tecnologias para resolver problemas

Compromisso social Considerar a dimensão pessoal, social e profissional dos alunos

Fonte: dados da pesquisa

Ao inferir a capacidade de mobilização das competências profissionais esperadas do futuro professor, entendemos ser possível estabelecer relações entre um atributo e mais de uma característica, porém optamos por associá-la a uma única característica desejada para favorecer a compreensão geral desse perfil.

Para tanto, procederemos à análise das características especificadas com o registro dos trechos do PPP em que constam tanto os atributos como as características por ele especificados.

5.2.1.1 Conhecimento Específico de Matemática

Na característica profissional Conhecimento Específico de Matemática agrupamos quatro competências esperadas do futuro professor: Conhecer conteúdos básicos de

132

Matemática; Dominar conteúdos matemáticos; Identificar e formular problemas matemáticos e Resolver problemas matemáticos.

Conhecer os conteúdos básicos da Matemática faz parte do perfil desejado e se revela no domínio de conteúdos matemáticos necessários para o ensino, tanto no campo da educação básica, como para além dela, pois o rigor científico envolve a compreensão de demonstrações, teoremas e proposições. Resolver problemas matemáticos vai envolver a capacidade de elaborar, compreender e testar a situação-problema, validada pelo potencial de se comunicar matematicamente.

Todos esses atributos profissionais estão vinculados ao Conhecimento Específico de Matemática e estão enfatizados nos trechos do PPP do curso em síntese no Quadro 13.

Quadro 13. Atributos profissionais associados ao conhecimento específico de Matemática com o seu desenvolvimento profissional.

Conhecimento Específico de

Matemática

Perfil Profissional do egresso

(UNEB, p. 120)

Atributos profissionais

(UNEB, p. 121)

Domínio do conhecimento matemático específico tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência.

▪ Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, dando mais ênfase aos conceitos do que às técnicas, fórmulas e algoritmos. Compreensão das características

peculiares de cada um dos

raciocínios típicos da Matemática: o lógico, o aritmético, o algébrico e o geométrico

▪ Capacidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação- problema.

Fonte: PPP da UNEB

5.2.1.2 Conhecimento sobre o Ensino de Matemática

Conforme explicitamos no Quadro 13, os atributos profissionais que associamos ao Conhecimento específico de Matemática fazem referência à capacidade de o egresso: Elaborar propostas pedagógicas; analisar propostas curriculares; Dominar conhecimentos teóricos específicos para o ensino; Reconhecer a prática como espaço de recriação; Desenvolver estratégias de ensino; Desenvolver a interdisciplinaridade; Articular a prática com outras áreas do conhecimento; Contextualizar os conteúdos básicos da matemática com a atualidade; Avaliar os estudantes.

Na composição dos conhecimentos voltados para o ensino de Matemática encontramos no PPP o registro de características que se materializam em ações de análise de propostas pedagógicas para a educação básica com ênfase na aprendizagem dos alunos.

Reconhecemos também, nos atributos projetados, uma preocupação com o desenvolvimento de conteúdos específicos para o ensino da Matemática por meio de uma condução didática e metodológica. Estes e outros atributos concorrem para o reconhecimento da prática como espaço de recriação, utilizando e desenvolvendo estratégias de ensino que vão canalizar as ações interdisciplinares e articulando a prática com outras áreas de ensino. A capacidade para avaliar as situações dos alunos implica na necessidade de estabelecer critérios para demarcar as extensões do campo teórico e prático. Em continuidade, o quadro a seguir apresenta características e atributos conforme registros no PPP do curso.

Quadro 14. Atributos profissionais associados ao conhecimento sobre o ensino de Matemática.

Conhecimento sobre o ensino de

Matemática

Perfil Profissional do egresso (UNEB, p. 120)

Atributos profissionais (UNEB, p. 121)

Capacidade de trabalhar de forma integrada com os profissionais de sua área e de outras, no sentido de contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da escola, favorecendo uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os alunos.

▪ Desenvolver a interdisciplinaridade, articulando sua prática como professor de Matemática com as diversas áreas do conhecimento

▪ Perceber a prática docente de Matemática como espaço de constante recriação

▪ Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações dos alunos, fazendo uso não apenas do

conhecimento específico matemático, como também de temas sociais transversais ao currículo escolar, contextos sociais relevantes para a aprendizagem escolar e especificidades didáticas envolvidas

▪ Ser capaz de contextualizar os conteúdos básicos de Matemática inserindo-os e relacionando-os com a atualidade,

considerando, ainda, as dimensões pessoal, social e profissional dos alunos.

▪ Elaborar e analisar propostas de ensino- aprendizagem de Matemática para a educação básica

Fonte: PPP da UNEB

5.2.1.3 Compromisso Profissional

Para caracterizar o Compromisso profissional incluímos os atributos emergentes do PPP e que estão vinculados às necessidades do egresso: Capacidade de aprendizagem continuada; Conhecer os processos de construção do conhecimento dos alunos; Uso de tecnologias para resolver problemas.

O compromisso profissional traz para o perfil do egresso algumas exigências que consideramos essenciais: Primeiro, a compreensão do seu papel como professor, seguido da capacidade de analisar a própria prática e de aprender continuadamente. Apoiados nessas

134

premissas, foi possível identificar a necessidade de aprender continuadamente, uma procura pelo novo em comunhão com o uso de tecnologia. A esses atributos incluímos a capacidade de analisar a própria prática e, desse modo, reconhecemos nestes atributos aspectos relativos à identidade profissional. Os Quadros 15 e 16 mostram os atributos segundo estas características.

Quadro 15. Atributos profissionais associados ao conhecimento profissional.

Conhecimento

profissional Perfil Profissional do egresso (UNEB, p. 120) Atributos profissionais (UNEB, p. 121) Compreensão da contribuição que a

aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania e consciência de seu papel na superação dos preconceitos trazidos pela angustia, inércia ou rejeição que muitas vezes ainda estão presentes no ensino aprendizagem da Matemática

▪ Conhecer os processos de construção dos conhecimentos matemáticos próprio da criança e do adolescente. (UNEB, p. 121)

▪ Capacidade de aprendizagem

continuada e da aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas, sendo sua prática profissional também fonte de conhecimento.

Fonte: PPP da UNEB

5.2.1.4 Compromisso Social

Na caracterização do item Compromisso social, o projeto traz o indicativo associado ao compromisso social, que agrega uma percepção de mundo em que atua como agente modificador com sensibilidade para as questões de ordem social, reconhecendo a necessidade de intervir e transformar a realidade, além de compreender o papel social da escola.

Quadro 16. Atributos profissionais associados ao conhecimento profissional.

Compromisso

social Perfil Profissional do egresso (UNEB, p. 120)

Atributos profissionais

Postura ético-profissional ▪ Ter consciência do seu papel social na superação dos preconceitos.

▪ Compreender a contribuição que a aprendizagem da matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania.

Fonte: PPP da UNEB

O balanço apresentado nesta seção, por meio da análise do PPP, caminha no sentido de revelar as características profissionais que se deseja que ao final do curso o licenciando em Matemática tenha adquirido, e os respectivos atributos profissionais esperados que os licenciandos em Matemática precisam ser capazes de executar. Nessa conjuntura de

pretensões, associadas ao desenvolvimento de um potencial para o saber fazer, reconhecemos a constituição de saberes que vão compor um repertório de percepções, reconhecimentos, análise, posicionamentos, capacidades, reflexões, domínio e articulações a serviço da prática profissional.

Na busca de respostas à nossa pergunta de investigação, descreveremos a organização curricular presente no PPP do curso de licenciatura em Matemática da UNEB.