• Nenhum resultado encontrado

7. Atores domésticos e políticas sobre drogas na Bolívia e na Colômbia

7.1. A Pesquisa dos Especialistas

Não há uma base consolidada de dados comparáveis sobre as variáveis do modelo de análise da eficácia do sistema de controle internacional de drogas nos países andinos (grupos armados, movimentos cocaleiros, políticas de erradicação e desenvolvimento alternativo, adequação ao estado de direito e nível de militarização) que cubra os dois países estudados e todos os anos entre 1990 a 2010. Para suprir essa deficiência, optou-se por aplicar um questionário para colher informações de pesquisadores acadêmicos e técnicos com experiência em alguns dos temas abordados em nossa investigação.

Pesquisas para obtenção de juízos de especialistas são aplicadas há décadas em uma grande variedade de campos. Os exemplos vão desde relatórios sobre segurança em usinas de

energia nuclear78 até estudos para alocação ótima de investimentos em pesquisa e desenvolvimento79. Essas pesquisas têm os mais diversos objetivos: desde soluções para problemas técnicos, até previsões de eventos futuros80 passando pela estimativa de fenômenos pouco compreendidos por sua complexidade, raridade ou novidade. Consultas com especialistas constituem uma alternativa legítima quando outras fontes de dados (mensurações, observações, experimentações ou simulações) não estão disponíveis ou ainda, quando se pretende suplementar dados existentes que se encontram dispersos, são questionáveis ou apenas indiretamente aplicáveis (MEYER e BROOKER, 2001, p. 4-5).

No campo da Ciência Política, o emprego de questionários e entrevistas com especialistas para obtenção de dados não constitui novidade. Avaliações de especialistas sobre a preservação de liberdades civis e de direitos políticos em regimes políticos também são a base dos relatórios anuais publicados desde 1972 pela fundação Freedom House, amplamente usados como medidas de democratização dos regimes políticos em países independentes, apesar de sérias críticas e limitações81. Há pesquisadores que utilizaram essa técnica como alternativa à análise documental ou a pesquisas de opinião pública para definir o posicionamento de partidos políticos em um espectro ideológico multidimensional de direita - esquerda (BENOIT e LAVER, 2007) ou em questões específicas como a integração europeia (RAY, 1999; STEENBERGEN e MARKS, 2007).

78 Pode-se considerar pioneiro no emprego sistemático da técnica o relatório The Reactor Safety Study

(WASH-1400), produzido em 1975 por uma equipe de especialistas e técnicos sob coordenação do físico Norman Rasmussen, sobre a segurança de usinas de energia nuclear. O relatório empregava a técnico da análise de risco probabilístico para estimar eventos que poderiam decorrer de um acidente em usinas de reatores de água leve. Concluía-se que os riscos para os indivíduos apresentados por usinas atômicas era aceitavelmente pequenos em comparação com outros riscos toleráveis. Ver UNITED STATES OF AMERICA (1975).

79 A agregação de juízos de especialistas traduzidos em probabilidades subjetivas é uma alternativa a

análise histórica de custos, patentes e produtividade de programas de pesquisa e desenvolvimento ATHANASSOGLOU, BOSETTI e D'AERTRYCKE (2012, p. 2).

80 Especificamente sobre o desempenho de especialistas na previsão de eventos, ver TETLOCK

(2005). O autor emprega métodos da psicologia para analisar não apenas a correspondência e precisão das predições de analistas políticos, mas também mensurar procedimentos lógicos empregados por eles para lidar com evidências contraditórias e atualizar crenças.

81 Os relatórios da Freedom House são alvo de sérias objeções quanto à ausência de critérios

consistentes de codificação e à presença de viés político contra governos de esquerda. Para uma crítica metodológica sobre medidas de democracia da Freedom House, ver MAINWARING, BRINKS e PÉREZ-LIÑAN (2001, pp. 667-671). Não obstante apresentarem alto grau de correlação com outras medidas (p. 668), essas deficiências produzem distorções sistemáticas em seus índices, o que lhes reduz a confiabilidade e validade, especialmente em comparações temporais (p. 671).

O julgamento de especialistas é um recurso empregado para estimar parâmetros82 e testar de modelos de escolha racional em que, numa interação estratégica, as preferências iniciais de atores racionais são modificadas por regras e instituições. O cientista político Bruce Bueno de Mesquita, da Universidade de Rochester, por exemplo, emprega intensivamente entrevistas com pesquisadores especializados em temas específicos para obter os dados sobre variáveis-chave de seu modelo de utilidade esperada com o qual faz previsões sobre o resultado de interações estratégicas de líderes políticos. Segundo Bueno de Mesquita:

“This model depends on expert inputs based on an intensive interview process that elicits who the stakeholders are, who will try to influence an outcome, what outcome they currently argue for, how much persuasive clout they could bring to bear, and how salient the issue is to them compared to other issues on their plate” (SCHOUTEN, 2009, p. 5).

Mais recentemente, o professor Bear BRAUMOELLER (2012), da Universidade de Ohio, realizou uma pesquisa com historiadores para obter dados comparáveis em um longo período temporal que abrange três sistemas internacionais (1815 a 1990) sobre a importância que grandes potências internacionais atribuíam a uma dimensão sistêmica e suas preferências sobre estados do mundo nessa dimensão (p. 86-89). Para BRAUMOELLER (2012), a principal vantagem em empregar dados gerados por especialistas consiste no fato de que eles são idealizados para mensurar exatamente o conceito ou quantidade de interesse, enquanto dados observacionais costumam se relacionar de forma indireta ou imperfeita com eles. A relação entre os dados observacionais e seu conceito de referência é, portanto, altamente contextual, dependendo do período o do objeto em questão (p. 88).

Nossa pesquisa de especialistas foi realizada em três etapas. A primeira, uma fase preliminar para construção e teste do instrumento de pesquisa, definição dos critérios de qualificação de uma pessoa como “especialista”, levantamento de contatos e informações curriculares e, por fim, avaliação de nomes de possíveis respondentes. Na segunda etapa, o questionário de pesquisa foi enviado e respondido pelos especialistas escolhidos. Na terceira,

82 O termo parâmetro é aqui empregado para denominar uma característica de determinada população

(no caso, a população de líderes políticos). Em acepção mais ampla, inclui quase todas as descrições das características de uma população.

as respostas foram tratadas, consolidadas em uma base de dados, tabuladas, agregadas e, por fim, submetidas à análise de consistência e validade83.