• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA ESTADUAL DE TURISMO – AÇÕES DA SANTUR

2008, e válido para os anos subseqüentes de 2009 e 2010, consta, entre os objetivos e metas do Conselho: “apoio e promoção e divulgação do produto turístico do estado; [...] adoção e padronização dos roteiros estabelecidos e das regiões turísticas em comum com a política pública do estado” (CONSERRA, 2008, p. 3). Em virtude dessas assertivas e do fato de que o processo de regionalização, embora conceda relativa autonomia dos municípios, está pautado em deliberações de ordem macroestrutural, por meio de políticas públicas, procede-se a uma breve exposição de algumas atividades desempenhadas pelo Órgão Oficial de Turismo do Estado para promoção do turismo da Serra Catarinense. São, principalmente, atividades que foram encaminhadas entre os anos de 2007 e 200951.

Em geral, nesse período de três anos, a SANTUR esteve envolvida com atividades de captação de mercado estrangeiro, em que empresários e representantes de outros países aparecem na Serra, ou na própria SANTUR, a fim de conhecê-la e estimular tanto a vinda de turistas estrangeiros para a Serra quanto as Fam Tripps52, atividades nas

50 No Projeto da Diretoria do CONSERRA consta, como meta para os anos 2008, 2009 e 2010, o incentivo à participação da população local na prestação de serviços turísticos.

51 A fonte para essas informações foram os Relatórios de Atividades do Convention & Visitors Bureau, disponíveis somente para os anos citados.

52 Boa parte dessas reportagens está disponível no sítio da SANTUR, página: http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=41&Itemid =19.

quais jornalistas visitam a Serra a fim de produzir matérias jornalísticas em meios televisivos ou escritos de divulgação; ainda, realizar reuniões e encontros que promovam e estruturem o turismo e a participação em eventos da Serra.

5.4.1 Captação de mercado estrangeiro.

Em fevereiro de 2007, aconteceu uma reunião na SANTUR para tratar da continuidade do trabalho desenvolvido por ela junto aos mercados Americano, Canadense, Português. O objetivo fora firmar a Serra Catarinense como destino turístico.

Em abril de 2007, especificamente entre os dias 17 e 19, a SANTUR foi recebida pelo Convention juntamente com o Ministério do Turismo, a empresa “Cavalgadas Brasil”, operadoras de turismo de Portugal e a TAP (Transportes Aéreos Portugueses) em uma “Missão Portuguesa”. A reunião no Rio do Rastro Eco Resort teve o objetivo de conhecer a região serrana a fim de desenvolver pacotes para Turismo Equestre.

No dia 04 de abril de 2008, ocorre o encontro promovido pela SANTUR e uma de suas contratadas a IBI Ásia - Pacific Consultoria Ltda, em Florianópolis. Foram recebidos representantes de dezessete grandes operadoras de turismo dos Estados Unidos, ocasião em que deram prosseguimento a um trabalho que a SANTUR já vinha fazendo para atrair turistas americanos. As despesas foram patrocinadas pela SANTUR e Convention & Visitors Bureau de Florianópolis.

O presidente do Convention juntamente com a SANTUR, em 22 de agosto de 2008, recebeu a visita de um jornalista e cinegrafista da Lanchile, para a realização de um documentário sobre a Serra Catarinense, para que fosse exibido nos aviões da Lanchile no Chile.

Em 11 de maio de 2009, o presidente recebeu a jornalista da TV RECORD de Portugal, Sarah Albrecht com a finalidade de gravar cenas da Serra Catarinense para programa a ser veiculado para a Europa, Ásia e África. A rede em que o programa será distribuído abrangerá 152 países. O evento faz parte da parceria entre SANTUR, Empresa de Marketing Internacional IBI ÁSIA e trade turístico da Serra Catarinense.

Oito agências de turismo da França, em 06 de junho de 2009, foram recebidas no Hotel Rio do Rastro Eco Resort. Essa recepção foi uma parceria da SANTUR com a operadora Sur du Brazil a fim de debater um roteiro turístico da Serra Catarinense.

5.4.2 Fams Tripps.

Entre os dias 10 e 15 de março de 2008, realizou-se um Fam Tripp, recepção de jornalistas na Serra Catarinense. A visita teve em vista a coleta de material para desenvolver matérias sobre o destino catarinense. Estiveram presentes os seguintes veículos de comunicação: Revista Terra/Portal Ig Turismo/ Revista Viaje Mais/ Revista da Tam. A SANTUR ofereceu apoio, cedendo o traslado. O jantar foi oferecido na FENAHORT, em Urubici53.

Nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2008 aconteceu um Fam Tripp de 6 jornalistas americanos, conduzidos pelo titular da IBI Ásia - Pacific Consultoria Ltda, empresa vencedora da concorrência para o desenvolvimento do turismo, de Santa Catarina, nos seguintes países: Estados Unidos, Portugal, Canadá, França e Itália.

O Fam Trip português da revista "Todo Terreno" aconteceu em 15 de julho de 2008. Os jornalistas vieram pela SANTUR conhecer a região da Serra Catarinense para atrair turistas portugueses. O trabalho de Fam Trip, de acordo com o SCC&VB, faz parte do Planejamento Estratégico da SANTUR. É uma promoção SANTUR e Hotéis de Santa Catarina que fazem parte do Roteiro definido pela SANTUR.

5.4.3 Formações de redes internacionais para o desenvolvimento do turismo.

Em 02 de julho de 2008, houve a participação do presidente do Convention em reunião em Florianópolis com um grupo de empresários, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do Estado e SANTUR. O intuito era a criação de uma rede brasileira de turismo responsável. A ideia da rede é inspirada em uma entidade existente na comunidade europeia teria vistas a facilitar a vinda de turistas europeus para Santa Catarina e para o restante do país.

No dia 04 de setembro de 2009, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do Estado viabilizou projeto de visita à Itália. Uma comitiva de cinco lideranças da Serra Catarinense fez esta viagem em visita técnica à Itália, numa região geograficamente muito parecida com a Serra Catarinense. Tiveram a oportunidade de trazer experiências e ideias que poderiam ser desenvolvidas na região.

53 O fam trip não ficou restrito a Urubici. Esteve em outros municípios, os quais ofereceram lanches e jantar.

5.4.4 Apoio na Promoção de Eventos Realizados na Serra Catarinense.

Em janeiro de 2007, ocorreu a 1ª Exposição da Serra Catarinense na Casa de Santa Catarina, em São Paulo. A exposição foi organizada pela SANTUR e pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina. Lá, a SANTUR ofereceu duas palestras sobre a Serra Catarinense dirigidas a agências, operadoras de turismo e imprensa. Produtos de alguns associados ao Convention foram mostrados e distribuídos. Os associados presentes foram a Secretaria de Turismo de São Joaquim (três produtos), a Secretaria de Turismo de Lages (quatro produtos), a Secretaria de Turismo de Urubici (26 produtos), a Secretaria de Turismo de Urupema (um produto), a Secretaria de Turismo de Bom Retiro (um produto), a Secretaria de Turismo de Bom Jardim da Serra (três produtos), a Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina (um produto). A SANTUR esteve presente e levou cinco produtos.

No dia 12 junho de 2007, houve reunião na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado, com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte juntamente com o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina. A reunião tratou da subsistência do Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau.

Em 5 de maço de 2008, o Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau promoveu, em parceria com a Federação de Conventions de Santa Catarina, o Coquetel de Lançamento do “Show Case da Serra Catarinense”, na Casa do Turista, em São Joaquim. Estiveram presentes o Secretário de Estado da SOL, que era o Secretario de Cultura, Esporte e Turismo e também Deputado Estadual; Federação de Conventions & Visitors Bureaux de Santa Catarina; SANTUR; Sra. Solange Pagani – Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim; Prefeitos de São Joaquim e Urubici; Secretaria de Turismo de Urupema, representando a prefeitura; Secretaria de Turismo de Bom Retiro, representando a Prefeitura; Secretaria de Turismo de Lages representando a prefeitura; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Termas de Piratuba; demais autoridades e convidados.

Em 10 de fevereiro de 2009, foi realizado contato com o presidente da SANTUR, Sr Valdir Walendowski, no qual o presidente do Convention solicitou o apoio da entidade junto ao Governador do Estado Sr Luiz Henrique da Silveira, para o ‘1º Festival de Inverno da Serra Catarinense’ e para o ‘Rally Internacional dos Campos da Serra’.

Neste contato, o Convention teve o apoio integral do presidente da SANTUR, não só para os assuntos citados, mas para tudo que estivesse ao seu alcance a respeito do turismo na Serra.

Em 14 de junho de 2009, aconteceu uma reunião entre o presidente do Convention e o presidente da SANTUR para que este noticiasse que a SANTUR iria atender ao pedido do SCC&VB, quanto à reimpressão do Guia Turístico “Descubra a Serra Catarinense”.

As atividades da SANTUR, nas passagens trazidas acima, não tratam especificamente de ações conjuntas com o CONSERRA, mas com o SCC&VB e outras organizações tais como empresas aéreas, agências de turismo, agências de marketing, emissoras de televisão, periódicos jornalísticos escritos. O relatório dessas atividades foi realizado por dois motivos: a relação proximal que o Convention e o CONSERRA possuem, como já foi citado; e porque, independente das ações pontuais do CONSERRA, a SANTUR tem ações bem definidas, como Órgão Oficial do Turismo, e que precisam ser encaminhadas. Estas passagens foram somente alguns exemplos. A partir desses dados, pode-se observar como é desempenhada a política de turismo encaminhada pelo estado para os municípios e regiões turísticos de Santa Catarina.

Um modo de abordar o trabalho da SANTUR, a partir do que foi exposto, é considerar que ele se divide em ações voltadas para o desenvolvimento do marketing de “produtos turísticos” (um destino turístico é um produto) em território nacional e internacional, e ações que estimulem a promoção do turismo por parte de outras instâncias no território da Serra Catarinense. Estas atribuições, identificadas junto à região da Serra, são convergentes com o que a Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura propõe como função do Órgão Oficial de Turismo do Estado, a saber: promover e divulgar os produtos turísticos catarinenses, “de acordo com a política estadual do lazer” (SANTA CATARINA, 2010a).

Na visão da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, a SANTUR parte de temas especializados, desempenha seu trabalho por meio de elaboração de circuitos turísticos integrados, além de realizar um “contínuo exercício junto aos principais mercados emissores do Brasil e do Cone Sul” (SANTA CATARINA, 2010b). Encontravam-se, entre as estratégias necessárias para o desenvolvimento das propostas, ações com jornalistas especializados em turismo e economia, visita aos agentes de viagens e participação nos principais eventos da atividade, distribuição do material promocional; encontros comerciais.

Para a política de estado, talvez o foco principal seja quais os meios necessários para trazer o turista ao destino e não tanto à construção de uma destinação turística. Para esse trabalho, o órgão de turismo aparece vinculado à Associação das empresas turísticas e às instâncias públicas municipais e regionais. A política de estado para o turismo estaria relacionada à produção de um marketing de lazer a fim de atrair turistas nacionais e internacionais.

O produto turístico que caberia ao CONSERRA difundir, junto aos municípios que constituem a Serra Catarinense, é o produto turístico de mercado e, no caso específico, principalmente o mercado internacional. Os investimentos direcionados ao turista estrangeiro são grandes. Além de receptivo de agências e empresas para composição de roteiros específicos para determinadas nacionalidades, ainda existem convênios a fim de que se pratique no país o tipo de turismo que acontece no exterior.

5.5 RELAÇÃO ENTRE URUBICI E A REGIÃO “SERRA