• Nenhum resultado encontrado

3 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A AGRICULTURA NA REGIÃO DE TRÊS DE MAIO E ESPECIFICIDADES DA AGRICULTURA DE DOUTOR MAURÍCIO MAIO E ESPECIFICIDADES DA AGRICULTURA DE DOUTOR MAURÍCIO

4 DESEMPENHO ECONÔMICO E PRÁTICAS DE GESTÃO EM ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS NO MUNICÍPIO DE DOUTOR

4.1 Propriedades analisadas

4.1.1 Primeira propriedade analisada

A primeira propriedade possui área de terra superior à média da região, de área própria e também trabalha com áreas grande quantidade arrendada de terceiros. Produz grãos de soja, milho e trigo, mas a sua principal receita é a produção de leite, sendo uma das maiores produtoras da região. Utiliza tecnologia de manejo de plantas e solo com técnicas adequadas e modernas, com sistema de plantio direto já realizado há vários anos; realiza o sistema de rotação de culturas e tem grande número de maquinaria, utilizando máquinas próprias para todas as atividades, desde o preparo, plantio, tratos culturais, colheita e transporte da produção.

Utiliza, além da mão-de-obra da família com auxilio dos filhos, mão-de-obra de terceiros, contratados de forma permanente em sistema de percentual sobre a participação. Para reduzir os custos e ter amparo da seguridade social esses contratados têm cedência de área de terras para enquadramento como segurado especial, também com a presença dos filhos. Um desses empregados é casado e reside na mesma sede da propriedade com um filho menor de idade, porém já emancipado para que possa utilizar os limites de financiamento.

A atividade leiteira encontra-se em ascensão, com produção superior a 1.100 litros por dia, com utilização de produção amplamente mecanizada em todos as etapas, desde a produção de silagem, que é a base de alimentação, ordenhas e resfriamento plenamente

mecanizados com sala de ordenha, galpão de alimentação, com genética animal da raça holandesa, animais de grande potencial produtivo, bons padrões genéticos, realizando inseminação total no rebanho com sistema de acasalamento dos animais. Possui acompanhamento técnico de profissionais de agronomia e veterinária para realização de orientação de lavouras e da atividade leiteira, recendo informações por parte das empresas que comercializam os insumos utilizados na agropecuária.

Nas áreas arrendadas, uma prática comum na região, visto que muitas famílias, já não tendo jovens para realizar as atividades e os pais com idade avançada e aposentados, preferem arrendar para terceiros, fato que acontece nessa propriedade que cultiva áreas de três famílias que não mais cultivam as áreas, cobrando altos valores de aluguel das terras, com taxas fixas de arrendamento que chegam, muitas vezes, a valores próximos a 20 sc de soja/ha, fazendo com que o custo seja elevado. Mas, como possuem grande número de máquinas com tempo ocioso, podem cultivar mais áreas, associados ao fato de que as terras possuem valores elevados para aquisição, chegando a mais de 600 sc de soja por hectare, o que dificulta a compra de novas áreas.

Experiências de associação e cooperação são realizadas junto a propriedade e região, inicialmente pelo grupo familiar que tem a realização coletiva de varias atividades com os filhos e irmãos. Na comunidade, também há diversas experiências desde itens básicos, como redes de água, até sistemas de conservação de solo em sistema de microbacias hidrográficas, com terraços passando por varias propriedades, ou secagem de grãos, e no cooperativismo forte ligação com as cooperativas agropecuárias realizando a maior parte dos negócios com as mesmas.

Quanto ao sistema gerencial que a propriedade utiliza, há acompanhamentos da assistência técnica que orienta para a necessidade principalmente dos controles e anotações de fichas de utilização de produtos e aplicação de insumos, bem como os controles leiteiros para utilizar a decisão da melhor forma de fornecer ração às vacas, época de inseminações, datas de parições entre outros controles indispensáveis à condução das atividades. O produtor possui computador e acesso à internet e com isso tem acesso a informações, porém ainda pouco utilizado como instrumento gerencial.

Quanto ao controle de custos, o maior direcionamento está nos custos variáveis. São apurados efetivamente os desembolsos da atividade, não aprofundando em apurações mais detalhadas de custos fixos e custo de oportunidade, dos juros que paga para os custeios agrícolas e os investimentos.

Constatam-se problemas de utilização de recursos de terceiros nas operações de fluxo normal da caixa, necessitando muitas vezes aportes de limites de crédito com taxas de juro mais elevadas, como cheque especial ou negociações de pagamentos a prazo. Grande é também a necessidade e utilização de crédito para investimentos, praticamente todos os equipamentos e os animais são financiados em linhas de créditos com subsídios públicos. Realizam operações de crédito em nome dos filhos que ainda tomam linhas do PRONAF, tendo todos os limites de crédito já utilizados e do proprietário que se encaixa em outra linhas a exemplo do PRONAMP e linhas dos demais produtores. O gráfico 4 demonstra renda da primeira propriedade.

Gráfico 4: Participação das atividades na composição da Renda Agrícola da Propriedade 1 – 2012.

Fonte: Elaboração própria a partir da pesquisa de campo (2012).

Na análise dessa propriedade, a que possui maior área por unidade de trabalho em torno de 50 ha, identifica-se uma grande renda por unidade de trabalho familiar, valores bem superiores à renda de um salário mínimo por unidade. O nível de renda é alcançado somente com a produção de soja, associado ao fato de a propriedade utilizar, de forma efetiva, a

estrutura disponível, exemplo do cultivo da cultura de soja safrinha, que é realizado na mesma área de plantio do milho.

Por possuir leite em grandes volumes de produção diária, também ocorre a intensificação dos fatores de produção, como terras e máquinas. O leite tem, na propriedade, grande importância e representa grande renda por área, maior que todas as demais atividades, aumentando significativamente a receita agrícola, chegando a mais de onze mil por ha, a maior renda das atividades exploradas.

Documentos relacionados