• Nenhum resultado encontrado

Principais ferramentas pedagógicas utilizadas nos cursos

No documento Download/Open (páginas 60-65)

2 Métodos e Estratégias Pedagógicas

2.1 Principais ferramentas pedagógicas utilizadas nos cursos

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Ambiente virtuais são softwares utilizados para a montagem e oferta de cursos e aulas via internet.

São utilizados para a realização de atividades e interação entre os membros de uma comunidade virtual de aprendizagem, durante a realização de cursos on-line e podem ser mantidos após os mesmos, para que a interação conquistada durante o curso permaneça e possam ser realizadas novas trocas e novas aprendizagens.

Também são frequentemente utilizados para discussões virtuais e complementação pedagógica em cursos presenciais.

Este espaço pode contar com diferentes ferramentas interativas: fóruns, chats, listas de discussão, caixa de mensagens, link para postagem de tarefas, conteúdos disponibilizados em diferentes mídias, animações em flash, etc. Através desta plataforma, ocorrerão as discussões do grupo e a comunicação com os

colegas e com o professor-tutor56, além do acesso à materiais complementares e bibliotecas digitais.

Materiais impressos

Os materiais podem ser oferecidos no ambiente virtual para que o aluno imprima, ou em apostilas já impressas e CDs que são entregues na aula inaugural ou enviados pelo correio, dependendo do projeto e da necessidade de cada público e de cada curso.

Existem instituições, por exemplo, que oferecem para os alunos que não dispõem de internet, o envio de materiais pelo correio ou fax e atendimento de tutoria por telefone.

Teleaulas

São aulas transmitidas ao vivo, via satélite, diretamente de um estúdio aos pólos de apoio presencial. As dúvidas dos alunos poderão ser enviadas pelos monitores57 dos pólos via internet, para que sejam respondidas pelo professor que está ao vivo no estúdio. Caso não seja possível responder a todas as perguntas durante a aula, em tempo real, as respostas são disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, para que possam ser visualizadas pelos alunos posteriormente.

56 Na página 70 explicamos algumas das diferentes funções existentes para os professores que atuam em EAD. 57

Videoaulas

São aulas previamente gravadas em estúdio ou em simulações de situações cotidianas para serem assistidas pelos alunos posteriormente. Algumas instituições exigem que os alunos assistam às aulas nos pólos de apoio presencial, para que em seguida possam realizar uma atividade colaborativa. Em outros casos, a aula pode ser disponibilizada no ambiente virtual ou gravada em CD para que o aluno assista quando quiser, de acordo com o seu ritmo de estudo. Esta decisão fica a cargo da instituição, de acordo com a necessidade do curso oferecido.

Encontros presenciais

São encontros previamente marcados, nos pólos de apoio presencial ou outro local determinado pela instituição.

Os cursos de graduação a distância costumam ter de um a dois encontros presenciais por semana, enquanto nos cursos de especialização lato-sensu, os encontros podem acontecer com menor freqüência, variando de dois a cinco encontros durante o curso.

Estes momentos são propícios à socialização com o grupo de estudo e utilizados também para a realização de atividades presenciais ou plantões para o esclarecimento dúvidas. Estes encontros também costumam ser usados para que os alunos assistam às teleaulas ou videoaulas e para a realização das avaliações oficiais e apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Diferentes mídias

Temos uma imensa gama de tecnologias e recursos midiáticos à nossa disposição, entre eles, CDs, DVDs, Material Impresso, Internet, TV, rádio, animações, computador, vídeos, podcasts58, etc.

Estes recursos podem ser utilizados para inúmeros e diferentes tipos de cursos em EAD. A escolha deverá ser adequada ao planejamento do projeto e ao seu público-alvo, visando atingir aos objetivos propostos e atendendo às necessidades dos alunos da melhor maneira possível, visando promover uma aprendizagem eficaz e significativa.

Moran (2009) afirma que no Brasil, depois de muita experimentação, temos hoje três modelos fundamentais de Educação a Distância, que resultam da combinação das ferramentas pedagógicas, citadas neste tópico.

Depois de uma fase de experimentação, em que houve uma aprendizagem intensa e busca de modelos mais adequados para cada instituição,

encontramo-nos em uma fase de amadurecimento, de maior regulação governamental, de maior cuidado com o crescimento, infraestrutura,

metodologia de ensino e avaliação (...)

Fundamentalmente, temos três modelos principais de EAD no Ensino

Superior no Brasil, com algumas variáveis e combinações: o modelo teleaula, o modelo videoaula e o modelo WEB. 59

Realizamos uma pesquisa nos sites das quarenta IES credenciadas no Ministério da Educação, para a oferta de cursos em EAD no Estado de São Paulo, a fim de obtermos informações sobre as metodologias utilizadas, e o resultado obtido está expresso no gráfico abaixo:

58 Podcasts são arquivos de áudio que podem ser transferidos e ouvidos no computador ou em tocadores de

MP3/MP4 portáteis. O nome vem de uma referência ao iPod, um player portátil da Apple, e à palavra broadcast, que significa transmissão de conteúdo.

59 O texto na íntegra encontra-se em: http://www.sumare.edu.br/raes/edicoes/ed01/raesed01_artigo06.pdf -

Gráfico 3 – Metodologia utilizada pelas IES credenciadas para a oferta de EAD no Estado de São Paulo.

0

5

10

15

20

25

30

35

40

AVA

Encontros

Presenciais

Tutoria

Videoaulas

Teleaulas

Fonte: E-MEC - Agosto de 2009.

Podemos observar que todas as IES pesquisadas, 40 no total, fazem uso do

ambiente virtual de aprendizagem, oferecem encontros presenciais e

acompanhamento on-line, realizado por professores-tutores. Destas Instituições, dezoito utilizam videoaulas e apenas 10 transmitem teleaulas via satélite.

Acreditamos que número mais baixo de IES que utilizam teleaulas possa ser justificado pelo ao alto custo de manutenção e transmissão das aulas via satélite, bem como dos recursos tecnológicos necessários aos estúdios de gravação e à capacitação de funcionários e professores envolvidos no projeto. É um alto investimento, que se paga a longo prazo, com um trabalho de boa qualidade, mas muitas IES não podem ou não estão dispostas a investir tanto.

Atualmente, há uma possibilidade de transmissão de aulas via internet com um custo menor que o satélite, através da utilização de tecnologia streaming60. Entretanto, esta tecnologia precisa de uma banda larga de boa qualidade para funcionar adequadamente e atende a um número limitado de usuários.

60

Streaming é uma tecnologia de fornecimento de mídias de áudio e vídeo pela internet, que permite que o usuário visualize o conteúdo durante a transferência de dados, o que torna o processo mais rápido.

Quanto às videoaulas, as IES podem ter um espaço e uma equipe de gravação, mas pode ainda, comprar os direitos de uso de aulas já gravadas por empresas especializadas ou outras IES que comercializem este produto.

No caso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, ferramenta indispensável ao bom andamento dos projetos em EAD on-line, temos inúmeras opções de plataformas LMS (Learning Management Systems), com os mais variados custos, e também o Moodle, plataforma gratuita e bastante adequada ao ensino acadêmico, devido à sua flexibilidade de programação.

A plataforma Moodle é um programa livre e facilmente customizável, adequando-se a vários tipos de projetos e permitindo a utilização de diversos recursos interativos. O custo mais baixo para a sua implementação e manutenção, permite que ele seja amplamente utilizado em projetos de EAD, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.

No documento Download/Open (páginas 60-65)