• Nenhum resultado encontrado

Com vistas a investigar os impactos da heterogeneidade linguístico-cultural no agir docente nas turmas de PLE/PEC-G da UFPA, a presente pesquisa adotou, como objeto de análise, as práticas de ensino de sete professores desta turma, apresentados em 3.1.5. Analisamos, portanto, o trabalho do professor com base nas observações de sala de aula e nas respostas dadas nas entrevistas. Para a interpretação dos dados, utilizamos, principalmente, algumas das categorias de análise elaboradas por Cicurel (2011; 2013) acerca do agir docente de professores de LE. Especificamente, analisamos o trabalho dos docentes de nossa investigação

com vistas a delinear e explicitar tanto os seus perfis de práticas de transmissão quanto os seus repertórios didáticos.

Para isso, procedemos à análise do trabalho docente à luz dos pressupostos da Ergonomia (FERREIRA, 2008), de modo particular, baseando-nos nas dimensões da análise do trabalho provenientes da ergonomia de linha francesa, propostas por Daniellou, Laville e Teiger (1983), quais sejam: trabalho prescrito, trabalho real e trabalho representado. Inicialmente, analisamos todos os documentos coletados durante a pesquisa que continham prescrições diretas ou indiretas do agir dos professores da nossa pesquisa, tais como o manual didático adotado no curso de PLE/PEC-G da UFPA (os três volumes do Novo Avenida Brasil), os planejamentos das coordenações de curso e, ainda, o manual do examinador do exame Celpe- Bras. Observamos, particularmente, a natureza das orientações didático- metodológicas que subjazem a esses documentos e os efeitos que tais prescrições tiveram sobre o agir dos docentes investigados.

Na sequência, analisamos o trabalho real dos professores. Primeiramente fizemos descrições de aulas que consideramos representativas do agir docente de cada um deles. Depois, analisamos o trabalho docente com base, principalmente, nos pressupostos de Bronckart (2006), Cicurel (2007; 2011; 2013), Conselho da Europa (2001), Puren (2009) e Tato (2014). A análise dessa dimensão do trabalho docente nos levou a classificar as práticas de ensino observadas em dois grandes perfis: as práticas comunicativo-gramaticais e as práticas comunicativo-acionais. Assim, organizamos essa seção de modo a, primeiramente, analisar o trabalho real dos docentes P1, P2, P3 e P4, cujas práticas consideramos enquadrar-se no primeiro perfil e, em seguida, as dos docentes P5, P6 e P7 que apresentaram práticas mais alinhadas ao segundo perfil. De modo geral, observamos na análise dessa dimensão: a) a influência dos documentos prescritivos no agir docente; b) a congruência entre o projeto, a planificação e o que acontece efetivamente no curso das ações de ensino (CICUREL, 2011); c) a utilidade das ações cumpridas (CICUREL, 2011) para uma turma de PLE heterogênea do ponto de vista linguístico- cultural e que prestará o exame Celpe-Bras.

Concluindo esta primeira etapa, procedemos à análise do trabalho representado de cada docente. Para isso nos valemos das informações obtidas nas respostas dadas à entrevista sobre prática de ensino na sala de aula de PLE plurilíngue e pluricultural. Na entrevista, concentramo-nos nas respostas dadas às

seguintes perguntas: Como você prepara suas aulas para as turmas PEC-G?; Como

você estabelece os objetivos para sua aula?; O perfil do público (plurilíngue e pluricultural) influencia o seu trabalho docente? Explique.; O perfil desse público facilita ou dificulta suas práticas de ensino? Por quê?; O perfil do público influencia na elaboração e/ou seleção dos materiais didáticos utilizados em sala? Justifique.; O perfil do público influencia na escolha dos instrumentos de ensino utilizados por você em suas aulas? Explique.; Você acha que há uma metodologia de ensino mais eficaz que as outras no trabalho com esse grupo? Justifique a sua resposta.

Depois de delinear a representação que cada docente tem de seu agir nas turmas de PLE/PEC-G, cruzamos as conclusões suscitadas ao longo da análise das três dimensões do trabalho docente com vistas, principalmente, a elucidar as congruências e incongruências nas ações de ensino dos professores de nossa pesquisa.

A partir dessa análise do trabalho docente, em suas diferentes dimensões, partimos para a segunda etapa de nossa análise. Primeiramente, realizamos um trabalho de descrição, análise e categorização dos repertórios didáticos de nossos professores. Para tanto, baseamo-nos, principalmente nos postulados de Cicurel (2011), Cadet (2005) e Causa (2012) sobre Repertórios didáticos. Nossa análise do agir docente dos professores das turmas de PLE plurilíngues e pluriculturais nos levou a estabelecer, de modo geral, três categorias de repertórios didáticos em nosso contexto de pesquisa, a saber: repertório didático tradicional, repertório

didático comunicativo-tradicional e repertório didático acional-comunicativo. Em

seguida, analisamos os impactos da pluralidade linguístico-cultural no agir docente em função de cada um desses repertórios didáticos e, para isso, nos apoiamos sobretudo nos modelos, saberes e representações que emergiram de cada um deles.

A partir dos principais resultados dessa análise, elaboramos algumas proposições para uma formação docente (dirigida principalmente aos professores- estagiários que atuam ou pretendem atuar no ensino de PLE/PEC-G da UFPA) com o intuito de ampliar o repertório didático destes e, assim, favorecer um agir docente mais concatenado com as necessidades e objetivos de aprendizagem de um público plurilíngue e pluricultural como o de nossa pesquisa.

O capítulo subsequente servirá, pois, para o desenvolvimento da análise dos dados.

CAPÍTULO 4

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

No presente capítulo, descrevemos e analisamos os dados que geramos por meio das observações e registro das práticas de ensino dos professores que atuaram nas turmas de PLE/PEC-G da UFPA nos anos de 2013, 2014 e 2015, com vistas à preparação para o exame Celpe-Bras e, também, a partir de entrevistas que realizamos com os referidos docentes.

Para isso, procedemos a uma triangulação dos dois conjuntos de dados supramencionados intencionando, primeiramente, estabelecer os repertórios

didáticos (CICUREL, 2011; CAUSA, 2012) dos professores participantes de nossa

pesquisa. Para essa tarefa, recorremos às dimensões da análise do trabalho oriundas da ergonomia de linha francesa (Ver Cap. 1), propostas por Daniellou, Laville e Teiger (1983).

Em seguida, voltamo-nos, mais precisamente, para a questão-chave que orienta a presente investigação: os impactos que a pluralidade linguístico-cultural dos aprendentes pode ter sobre o agir dos professores de PLE. Para tanto, fizemos uma análise de nossos dados de modo a evidenciar a relação existente entre o grau e a natureza desses impactos com os repertórios didáticos identificados em nosso contexto de pesquisa.

4.1 AS PRÁTICAS DE ENSINO NAS TURMAS DE PLE/PEC-G DA UFPA: AS