• Nenhum resultado encontrado

Como os procedimentos adotados pelo pesquisador para a coleta de dados devem ser cuidadosamente definidos, com vistas à obtenção de resultados coerentes com os objetivos traçados para a pesquisa, optou-se por efetuar a coleta de dados de modo criterioso, no contexto de cada caso investigado, tanto no que se refere à pesquisa documental como à realização de entrevistas. A coleta de dados no caso da Universidade de Brasília foi iniciada em setembro de 2010 e se estendeu até janeiro de 2012, enquanto que a coleta de dados no caso da Universidade Aberta portuguesa ocorreu entre dezembro de 2010 e agosto de 2011.

Remete-se, aqui, ao quarto passo indicado por Eisenhardt (1989) conforme o Quadro 12, por meio do qual a autora faz referência à coleta de dados em campo, e salienta a relevância de que haja anotações de campo – o que foi realizado ao longo de toda a investigação, sob a forma de notas decorrentes de reflexões e esquemas ilustrativos – e de que os dados sejam obtidos por meio de métodos oportunos e flexíveis.

Eisenhardt (1989) salienta a importância da realização de notas de campo, as quais envolvem o registro de impressões do pesquisador e possibilitam que haja oportuna sobreposição entre coleta e análise de dados – de modo que a tal análise pode produzir ajustes e aprimoramentos em relação ao instrumento e/ou aos procedimentos ainda durante a fase de coleta. A respeito das anotações ao longo da entrevista, Zanelli (2002, p.83) também argumenta favoravelmente a respeito dessa prática, afirmando que:

(...) o caderno de notas é indispensável, pois as anotações são feitas em abundância (...). A observação atenta dos detalhes põe o pesquisador dentro do cenário, para que possa compreender a complexidade dos ambientes psicossociais, ao mesmo tempo em que lhe permite uma interlocução mais competente (ZANELLI, 2002, p.83).

Cabe ressaltar que as anotações de campo realizadas no transcorrer das entrevistas foram particularmente úteis para registrar aspectos de dimensões internas, externas e/ou efetividade, verbalizados pelos respondentes em diversos trechos ao longo de sua fala, de modo que tais aspectos puderam ser retomados posteriormente, ainda durante aquela entrevista, ou num próximo encontro, conforme o caso. O caráter útil das anotações de campo também pôde ser percebido em decorrência da possibilidade de registrar e associar, rapidamente, quaisquer menções a documentos internos ou à atuação de indivíduos, percebidos como relevantes, e que ainda não haviam sido identificados. Dois entrevistados no Caso UAb foram selecionados dessa forma, ao passo que foram três no Caso UnB. E as anotações também permitiram registrar meios para contatá-los.

No âmbito desta investigação, a decisão pela realização de anotações de campo ao longo das entrevistas semi-estruturadas denota a atenção ao que foi sugerido por Eisenhardt (1989) em relação a essa etapa, bem como à oportunidade, sempre que pertinente, de ampliar a coleta de dados por meio de entrevistas e documentos internos, das seguintes maneiras: registro de documentos mencionados pelos entrevistados, indagando a respeito e/ou solicitando-os ao final da entrevista; identificação de atores relevantes mencionados pelos entrevistados e da necessidade de contatá-los no ensejo de realizar coletar dados adicionais; exame do material coletado e, diante da menção a novas fontes de dados relevantes e, sempre que possível, incorporá-las ao corpo de dados coletados.

Como mencionado anteriormente, os procedimentos de coleta de dados adotados neste estudo envolveram a realização de contatos e entrevista preliminares com um gestor em cada um dos sistemas de educação a distância. Tal entrevista preliminar possibilitou, conforme indicado no primeiro roteiro, reunir informações acerca do sistema de educação a distância, e identificar iniciativas apontadas como inovações, sujeitos para participar da pesquisa e documentos internos pertinentes.

Desse modo, diante da relação de informações a ser coletadas, e considerando que o segundo roteiro também lhe foi aplicado, a quantidade de encontros com esse gestor foi maior do que em relação aos demais entrevistados – sete encontros com o primeiro entrevistado no caso UAB/UnB; e seis encontros com o primeiro entrevistado no caso UAb.

Os documentos internos identificados como relevantes, tanto pelo primeiro entrevistado em cada caso como pelos demais participantes, foram obtidos de diversas maneiras: acesso a expedientes, arquivos e outros materiais impressos em bibliotecas ou outras unidades organizacionais na universidade; obtenção de relatórios, regimentos,

estatutos, planos, demonstrativos e outros documentos públicos, de cunho institucional, estratégico e/ou estatístico, disponíveis em formato eletrônico no portal da organização na

internet; acesso como visitante ao ambiente virtual de aprendizagem de cada um dos

sistemas de EaD e consulta a manuais, tutoriais e registros de interações entre participantes; materiais adicionais encaminhados pelos entrevistados por meio de correio eletrônico, tais como atas, esquematizações, e correspondências trocadas com outros indivíduos inseridos no contexto organizacional.

Adicionalmente, como o segundo roteiro de entrevista foi aplicado a esse gestor antes de ser aplicado aos demais participantes da pesquisa, foi considerada a oportunidade para averiguar, em cada caso investigado, se haveria a necessidade de efetuar novos ajustes, em termos de adaptações específicas àquele contexto. Como não foi confirmada essa necessidade em nenhum dos casos investigados, o roteiro foi, assim, aplicado aos demais indivíduos selecionados para participar das entrevistas, sem novas alterações.

Tais indivíduos foram identificados e inicialmente contatados por meio de correio eletrônico, oportunidade na qual o pesquisador pôde apresentar-se brevemente, e foi agendado encontro inicial para a realização da entrevista. Em algumas ocasiões nas quais não houve retorno para o contato por meio de correio eletrônico, foi efetuado contato telefônico, com o mesmo propósito. Ao início de cada entrevista, houve a identificação do pesquisador, bem como o objeto de estudo e os objetivos da pesquisa. Foi assegurado que as informações fornecidas seriam utilizadas exclusivamente para fins de pesquisa.

Em seguida, foi requerida a autorização do participante para que a conversa fosse gravada para transcrição posterior. Como nenhuma objeção foi apresentada, todas as entrevistas foram gravadas. A consecução das entrevistas, conforme consta no segundo roteiro, envolveu a apresentação aos participantes dos conceitos adotados para a inovação e o processo de inovação, bem como conceitos para dimensões internas, dimensões externas e efetividade percebida da inovação. Assim, ao longo da entrevista, buscou-se apontar o modo como são compreendidos tais construtos, de forma clara e baseando-se na literatura.

No decorrer das entrevistas, foi solicitado aos entrevistados que caracterizassem o sistema de educação a distância e sua gestão, bem como o processo de inovação investigado, discorrendo acerca de origens, evolução, problemas, facilitadores e dificultadores, e indicando qual a sua participação na implementação e também a de outros indivíduos e grupos apontados que julgasse relevantes.

Em seguida, os entrevistados responderam questões referentes às dimensões internas e externas, e à efetividade da inovação, de modo que o pesquisador inquiriu e incitou, sempre que oportuno, suas percepções acerca da relevância dessas dimensões e/ou do modo como se associam com a efetividade. Tal iniciativa para instigar os entrevistados alinha-se ao que Zanelli (2002, p.83) afirma a respeito do uso da entrevista, salientando que “o manejo da coleta é fundamental” e que “quando o recurso da coleta é a entrevista, o pesquisador está atento e facilita para que os conteúdos de interesse na pesquisa venham à tona”.

Após a realização das entrevistas, foi encaminhada uma carta de agradecimento a cada um dos participantes, reafirmando a relevância de suas contribuições. Coube mencionar, ainda, a possibilidade de encaminhar ao entrevistado um sumário com as principais conclusões no contexto investigado, caso o participante tivesse interesse.

Em média, cada entrevista durou cerca de uma hora e meia. Como extremos, houve uma entrevista que durou aproximadamente 35 minutos, e outra entrevista que durou cerca de três horas e nove minutos. Ao final da coleta de dados por meio de entrevistas, o pesquisador contava com cerca de 23 horas de gravações para ser analisadas no Caso UAb, e cerca de 30 horas de gravação no Caso UnB, conforme pode ser vislumbrado em rol de entrevistas que consta no Apêndice B desta tese. Todas as entrevistadas gravadas foram transcritas, com vistas à análise dos dados.

Por fim, em termos de procedimentos para coleta de dados, cabe tecer alguns comentários a respeito dos momentos informais alinhados a experiências vivenciadas pelo pesquisador em virtude de sua inserção, ao longo de alguns meses, em cada contexto considerado. Tais oportunidades converteram-se em obtenção de dados complementares, as quais, embora não tenham sido obtidas de forma sistemática, corroboravam algumas das evidências apontadas por meio de documentos internos e de entrevistas.

Foram efetuadas visitas a diversas unidades das organizações pesquisadas. Na UnB, o pesquisador esteve presente em instalações de todas as unidades acadêmicas que ofertam cursos de graduação (licenciaturas) a distância do Programa UAB, bem como transitou por unidades centrais para gestão dos cursos de licenciatura a distância, ligadas ao Decanato de Graduação. Na UAb, diariamente o pesquisador transitava pela unidade situada no ‘Palácio da Ceia’, em Lisboa, e esporadicamente se deslocava às novas instalações da universidade no distrito de Oeiras, nos arredores de Lisboa, bem como efetuou visita à Delegação da UAb em Coimbra.

Em todas essas ocasiões, seja no Brasil, seja em Portugal, foi possível interagir com alguns colaboradores e observar brevemente suas interações, visualizar limitações de espaço físico ou recursos materiais, captar ligeiramente alguns elementos característicos do clima e da cultura organizacional. Assim, por meio desses momentos informais, caracterizados por impressões de cunho indutivo decorrentes de conversas, observações e percepções do pesquisador, foram obtidas informações que, embora não possibilitassem a triangulação com os demais dados obtidos, contribuíram para que o pesquisador pudesse ampliar seu entendimento sobre o fenômeno e o contexto investigados.

A seguir, são descritas as estratégias definidas para análise dos dados obtidos em relação a cada um dos casos investigados.