• Nenhum resultado encontrado

3.6.1 De seleção dos participantes

A seleção dos participantes dessa pesquisa ocorreu a partir de sua população alvo. Utilizou-se uma amostra de 29 (vinte e nove) participantes, considerando o critério dos mesmos, serem estudantes do curso de Psicologia de uma universidade privada do estado de Santa Catarina, matriculados nas quinta, nona e décima fases do curso. Não houve restrições quanto à idade e sexo dos participantes, assim como, o fato dos mesmos cursarem o primeiro curso de graduação, ou já terem concluído um curso neste nível, ou ainda possuírem ou não, alguma formação específica no tema de pesquisa não se caracterizou como critérios de exclusão. Para se proceder à seleção dos alunos definiu-se previamente o número de participantes que se pretendia aplicar o questionário por turma. Deste modo, aplicou-se o instrumento de pesquisa em 9 (nove) alunos matriculados na quinta fase e 10 (dez) alunos matriculados nas nona e décimas fase do curso de psicologia. Optou-se por alunos matriculados nestas fases, com o intuito de se estabelecer um comparativo entre as compreensões dos mesmos, em relação a estas etapas de sua formação.

Após a devida apresentação da acadêmica responsável pela pesquisa e da explanação dos objetivos do estudo, a acadêmica informou que a definição do número de participantes por turma tratava-se apenas de uma organização didática e que a partir dos critérios de inclusão citados anteriormente foi solicitado que os alunos que tivessem interesse em contribuir com a pesquisa se manifestassem voluntariamente e espontaneamente para que a partir disto, respondessem ao questionário.

3.6.2 De contato com os participantes

O contato com os entrevistados foi realizado diretamente nas salas de aula dos alunos do curso de Psicologia das quinta, nona e décima fases, regularmente matriculados no segundo semestre do decorrente ano, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNISUL (CEP-UNISUL). Nesta oportunidade foram apresentados e esclarecidos os objetivos da pesquisa, assim como, as questões referentes ao sigilo das informações, e ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), conforme instrumento em anexo. Após esta explanação direcionada aos alunos, dez voluntários matriculados na nona fase do curso e dez matriculados na décima fase manifestaram o seu interesse em responder ao questionário e contribuir com a esta pesquisa.

3.6.3 De coleta e registro dos dados

A aplicação do questionário ocorreu de forma presencial, nas próprias salas de aula dos alunos do curso de Psicologia. Após a etapa de apresentação e esclarecimento sobre a proposta da pesquisa para os participantes, foi solicitado que os mesmos assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e com isto, autorizassem a utilização das informações para a análise.

Após a obtenção dos questionários, os dados organizados, categorizados e tratados com o intuito de verificar a compreensão dos alunos do curso de psicologia acerca da cirurgia Bariátrica. A análise das respostas do questionário se encontra em construção e será atrelada aos fundamentos teóricos apresentados previamente na pesquisa, com a finalidade de responder aos objetivos específicos da mesma.

3.6.4 Organização, tratamento e análise de dados

A etapa de organização, tratamento e análise dos dados é categórica em uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa. Os dados obtidos através do instrumento de coleta de dados foram analisados, categorizados e relacionados aos objetivos específicos deste estudo, sendo enfocadas as ocorrências mais significativas para a pesquisa.

De acordo com Gil (1999), a análise dos dados viabilizará o fornecimento de respostas ao problema de pesquisa proposto, através da organização dos dados coletados; a interpretação tem por objetivo a procura no sentido mais amplo em relação às respostas,

mediante a ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos, neste caso específico, ao referencial teórico apresentado.

O tratamento e análise de dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdos, que proporcionou a correlação das respostas entre as categorias e subcategorias elaboradas.

Gomes (1994) define que a análise de conteúdo é necessária para se realizar uma análise e interpretação dos dados da pesquisa. Minayo (1999) apresenta três finalidades deste tipo de análise: a compreensão dos dados, a confirmação ou não das hipóteses e /ou questionamentos da pesquisa e a ampliação do conhecimento sobre o assunto pesquisado.

3.6.5 Quadro de objetivos e categorias

O quadro 4 apresenta a relação entre as categorias e subcategorias que buscaram atender objetivos específicos deste estudo.

Quadro 4: Objetivos e categorias.

OBJETIVO ESPECÍFICO CATEGORIA SUBCATEGORIAS / Nº DA QUESTÃO

Investigar qual é o conhecimento dos alunos da graduação do curso de psicologia sobre a obesidade e cirurgia Bariátrica

Formação acadêmica dos estudantes de psicologia.

1. Curso(s) de graduação realizado(s). 2. Conteúdos curriculares associados à

obesidade.

3. Conteúdos curriculares associados à cirurgia Bariátrica.

A obesidade em foco.

Cirurgia Bariátrica e seus desdobramentos.

1. A obesidade relacionada ao IMC. 2. Fatores que contribuem para a

manutenção da obesidade.

3. Consequências oriundas da obesidade. 1. Conhecimento sobre a cirurgia Bariátrica. 2. Finalidades da Cirurgia.

3. Critérios para a indicação da CB. 4. A Cirurgia na atualidade números que

demonstram esta realidade. Verificar a compreensão dos

alunos da graduação do curso de psicologia acerca do papel desenvolvido pelo psicólogo

inserido nas equipes

multidisciplinares que atuam com a cirurgia Bariátrica.

O trabalho do

psicólogo relacionado

ao processo da

cirurgia Bariátrica.

1. A atuação do psicólogo nos estágios pré e pós-operatórios.

2. Conscientização e preparo do paciente sobre as consequências da cirurgia. 3. Verificar o preparo psicológico do

paciente para a cirurgia.

4. Verificar se o paciente é clinicamente indicado para a cirurgia.

Investigar qual é o significado atribuído à Cirurgia bariátrica pelos alunos da graduação do curso de psicologia.

Posicionamento sobre a Cirurgia Bariátrica.

1. Acompanhamento e avaliação por uma equipe de saúde multidisciplinar.

2. Alternativa para pessoas que mesmo com a reeducação alimentar não conseguiram emagrecer.

3. Banalização da Cirurgia Bariátrica. 4. Cirurgia como uma alternativa mágica para

a resolução da obesidade. 5. Benefícios da cirurgia. Identificar se os alunos da

graduação do curso de psicologia percebem o campo da cirurgia Bariátrica como uma possível área de atuação profissional.

Atuação Profissional 1. A Cirurgia Bariátrica como uma possível área de atuação profissional.

Fonte: Elaboração da autora, 2011.

Conforme apresentado buscou associar cada um dos objetivos específicos a categorias e posteriormente dividi-las em subcategorias específicas, visando deste modo, ampliar as discussões sobre as temáticas relacionadas à cirurgia Bariátrica e a obesidade, sendo que cada um destes aspectos serão desenvolvidos a seguir:

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Neste capítulo será apresentada a descrição, análise e por fim a discussão dos dados coletados por meio dos questionários respondidos pelos participantes, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa. O objetivo geral propôs analisar a compreensão dos alunos do curso de psicologia acerca da cirurgia Bariátrica.

Os dados serão discutidos a partir dos objetivos específicos, que foram atrelados às categorias construídas, sendo eles: I) Investigar qual é o conhecimento dos alunos do curso de psicologia sobre a obesidade e cirurgia Bariátrica; II) verificar a compreensão dos alunos do curso de psicologia acerca do papel desenvolvido pelo psicólogo inserido nas equipes multidisciplinares que atuam com a cirurgia Bariátrica; III) investigar qual é o significado atribuído à Cirurgia bariátrica pelos alunos do curso de psicologia e IV) identificar se os alunos do curso de psicologia percebem o campo da cirurgia Bariátrica como uma possível área de atuação profissional.

A descrição e análise de dados ocorreu através de categorias, que foram relacionadas aos objetivos específicos (I, II, III e IV) da pesquisa, bem como a partir das respostas emitidas por cada um dos participantes conforme as ocorrências mais significativas. As categorias foram organizadas através de quadros e tabelas temáticas, enfocando o conteúdo trazido pelos pesquisados, conforme demonstrado na tabela abaixo, visando estabelecer uma relação entre os resultados obtidos com a pesquisa, o referencial teórico e as articulações e argumentação desenvolvidas pela pesquisadora.

Os subcapítulos que seguem estão divididos a partir dos objetivos específicos da pesquisa.

4.1 CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA SOBRE A