• Nenhum resultado encontrado

Como já indicado anteriormente, as fontes básicas constitutivas da pesquisa foram as Leis e Resoluções aprovadas pela Assembléia Provincial da Bahia e sancionadas pelos respectivos Presidentes da Província Baiana , aliadas aos Regulamentos editados em decorrência desses atos legais , referentes ao ensino secundário, durante o período de 1860 a 1890.

Consideramos , para tanto , todas as Leis e Regulamentos que , no período indicado , interferiram, direta ou indiretamente , no desenvolvimento do ensino secundário na Bahia. Dessas fontes , puderam ser extraídos os dados documentais essenciais ao estudo das políticas públicas para o ensino secundário.

Complementando os dados contidos nas Leis ,Resoluções e Regulamentos, outra fonte básica está expressa nos discursos oficiais das Falas dos presidentes da Província baiana , proferidos durante o período estudado , a cada abertura ou encerramento dos trabalhos da Assembléia Provincial . O conteúdo de tais Falas abrange os mais diversos aspectos da vida da Província , tornando-se uma espécie de relatório da situação em que ela se encontrava , possibilitando uma visão ampla dos problemas e das ações realizadas , com enfoque particular para aqueles relativos ao ensino secundário.

Ao lado dos documentos mencionados , foram, também, usados como fonte os Relatórios elaborados por órgãos oficiais encarregados de implementar ou fiscalizar o cumprimento das normas legais , como o Conselho de Instrução Pública , Diretoria Geral de Instrução Pública ou mesmo Direção do Liceu Provincial , no período de 1860 a 1890. Os dados fornecidos por esses documentos constituíram-se em suporte essencial para expressar a implementação das políticas públicas para o ensino secundário na Bahia do século XIX.

Essas fontes , por si , já podem dar conta do desenvolvimento do tema proposto para esta pesquisa. No entanto , consideramos que seria interessante , a título de complementação , uma incursão pelos discursos proferidos na Assembléia Provincial , por ocasião das discussões das Leis e Reformas para Instrução Pública . Essas fontes são mais restritas em termos de período , vez que somente estão disponíveis a partir de 1874, assim mesmo com muita dificuldade, pela forma de editoração com seqüências de discursos que não tratam necessariamente sobre o mesmo tema.

Todos esses dados, no entanto , não poderiam deixar de estar acompanhados por uma visão da sociedade da época e , para tanto , recorremos à literatura disponível que caracteriza a sociedade baiana do século XIX.

A partir do quadro de referência traçado , procuramos empreender uma análise sobre o desenvolvimento das políticas públicas para o ensino secundário na Bahia , no século XIX , para o período de 1860 - 1890. Nesse sentido , adotamos os seguintes procedimentos metodológicos:

1 - Levantamento das fontes primárias do período demarcado entre o Regulamento Orgânico de 1860/62 e a Reforma de 1890;

2 - Elaboração de um quadro geral da legislação , a fim de obter a compreensão das políticas públicas do Estado para o período considerado , em relação ao ensino secundário da Bahia ;

3 - Ampliação das fontes secundárias que caracterizem o processo social do período onde se inserem as políticas públicas para o ensino secundário , no período proposto para a pesquisa;

4 - Estudo das fontes secundárias , com o objetivo de analisar o movimento entre a caracterização das políticas públicas em relação ao ensino secundário na Bahia e o processo social no período considerado ;

5 - Análise do movimento do processo social ( totalidade ) e das políticas públicas de educação do Estado para o período proposto ( parte ) , tomando como referencial teórico as análises e concepção de História , explicitadas no item anterior .

O desenvolvimento desses procedimentos metodológicos obedeceu às seguintes etapas :

10. Localização e coleta de dados dos documentos

oficiais - fontes primárias.

Com o objeto de pesquisa e período delimitado , partimos para a coleta do material , integrado basicamente por fontes primárias , a partir das Falas , Relatórios e Leis . Esses documentos foram localizados no Arquivo Público do Estado da Bahia e na Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

A coleta constou, basicamente, de localização e fichamento das Falas dos Presidentes da Província baiana , no período proposto, por ocasião da abertura ou encerramento dos trabalhos legislativos , ou mesmo na passagem do cargo por motivo de afastamento , momento em que tais Falas têm o caráter de relatórios sobre todas as questões que envolvem a Província, sendo ricas em dados . Por tratarem-se de documentos gerais, além das questões que envolvem nosso objeto de estudo - ensino secundário - , tivemos a oportunidade de coletar dados amplos sobre a província , dentro da visão de seu presidente.

Foram , ainda , coletados e fichados os dados referentes ao período de 1860 a 1890 , constantes dos Relatórios de Instrução Pública , apresentados pela Diretoria Geral da Instrução Pública da Bahia aos Presidentes da Província . Nesses Relatórios, podemos apreciar as diversas análises sobre o ensino secundário no período , assim como as concepções variadas sobre os objetivos do ensino secundário e o ensino no Liceu

Ao lado das Falas e Relatórios , foi realizado o levantamento de toda legislação pertinente ao período, com destaque para aquelas que afetaram diretamente o ensino secundário e o Liceu Provincial. Tal legislação vem traduzir em ação , as discussões constantes nas Falas e Relatórios.

Outro aspecto importante que deve ser considerado é a discussão travada na Assembléia Provincial . Nas discussões sobre questões e projetos relacionados à educação e ao ensino na província, podemos verificar a possibilidade de um outro lado do discurso oficial, com posições relacionadas ao pagamento ou gratuidade do ensino , ou mesmo sobre a obrigatoriedade do ensino , esta última debatida durante todo o período estudado. A documentação relativa às fontes primárias foi coletada e fichada, passando por um processo de seleção , análise e síntese , sendo que, em relação aos debates da Assembléia Provincial , além de não abranger todo o período estudado , houve grande dificuldade na sua organização, com a finalidade de possibilitar a compreensão das políticas públicas para o ensino secundário na Bahia do século XIX.

20. - Elaboração de quadro geral da Legislação

A partir do levantamento das fontes primárias , elaboramos um quadro geral da legislação . Assim, podemos visualizar melhor a legislação para o período estudado. Esse quadro nos permite , ainda , dar bases para uma análise do seu conteúdo , bem como estabelecer relações com a sua aplicação.

No que diz respeito à legislação referente à Instrução de forma mais geral e ao ensino secundário, particularmente , no período de 1860 a 1890 , selecionamos as seguintes que compõem os quadros n.. 1,2,3 e 4 .

Esses quadros contribuíram para melhor compreensão da composição , elaboração e aplicação das políticas públicas para o ensino secundário na Bahia , durante o período estudado.

Com o quadro 1 , procuramos listar as principais iniciativas de legislação que afetaram diretamente o desenvolvimento do ensino secundário na província baiana, durante o período estudado desde 1860 com o Regulamento Orgânico , passando pela sua regulamentação em 1862 , assim como as diversas reformas para a instrução pública do período , até a reforma de 1890 , quando a denominação de Liceu Provincial é substituída por Instituto Oficial de Ensino Secundário da Bahia, já no primeiro ano da República

QUADRO 1