• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – OBJETIVOS E METODOLOGIA

3.5 Perspectivas de análise

3.5.2 Procedimentos para a análise quantitativa

Nas seções seguintes, tratamos dos procedimentos de análise do banco de dados socioeconômico dos alunos. Especificamos os universos do estudo, a definição de variáveis e a técnica de análise de dados.

3.5.2.1 Universos

Os universos da pesquisa foram integrados por estudantes de todos os cursos dos novos campi e de cursos análogos na UnB sede. Por existirem poucas situações em que há o mesmo curso na UnB sede e nos novos campi, houve a necessidade de escolher, na maioria dos casos, cursos semelhantes para efetuar a comparação entre o Campus Darcy Ribeiro e o novo campus implantado, a exemplo do que foi realizado na pesquisa de mestrado, quando utilizamos o par de cursos Biologia e Física na sede para comparar com Ciências Naturais na FUP e Administração e Agronomia (sede) para comparar com Gestão do Agronegócio (FUP). Para definir os cursos análogos, balizamo-nos, principalmente, pelos seguintes critérios: similaridades na composição do currículo dos cursos e quanto aos objetivos na carreira, conforme informações divulgadas no site da UnB e nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos. Também, consultamos os gestores sobre a pertinência dos cursos

59

Nos termos de Franco (2005), a unidade de registro é a menor parte do conteúdo, cuja ocorrência é registrada de acordo com as categorias levantadas, podendo ser em forma de palavra, tema, personagem ou item. As unidades de contexto são “o pano de fundo” que imprime significado às unidades de análise.

escolhidos para efetuar as comparações. Nos quadros seguintes, explicitamos os agrupamentos de cursos utilizados, cujos alunos compõem os universos da pesquisa.

Durante o mestrado, escolhemos os cursos de Ciências Biológicas e Física para efetuar a comparação com o curso de Ciências Naturais (FUP) porque, na ocasião, não havia dados de perfil social dos estudantes; portanto a coleta de dados socioeconômicos foi realizada pela pesquisadora, de modo que não era possível entrevistar um quantitativo de alunos de vários cursos. Na presente pesquisa, consideramos as demais áreas constantes no currículo do curso de Ciências Naturais, que possui disciplinas de formação docente (Pedagogia) e da área de ciências (Química, Física, Biologia, Matemática e Geologia) (UnB, 2010).

Tanto no curso de Ciências Naturais diurno quanto no noturno, excluímos o curso de Geologia, pois forma somente bacharéis, e os alunos desses cursos costumam ter perfil social mais elevado em relação às licenciaturas. Pelo mesmo motivo, o curso de Química (diurno) foi excluído da comparação no conjunto de cursos ofertados no período diurno. Cabe enfatizar que todos os cursos noturnos são licenciaturas, tanto na sede quanto na FUP.

Quanto ao período diurno, há que se fazer uma ressalva: os cursos na UnB sede neste turno oferecem as duas opções – bacharelado e licenciatura – o que poderia modificar o perfil dos alunos, tendo em vista haver diferenças relevantes entre os alunos desses dois tipos de graduação. Mas não foi possível distinguir entre os alunos de um e de outro curso na análise, pois eles optam pelo bacharelado ou pela licenciatura apenas durante o curso.

Quadro 1 – Cursos da FUP e seus análogos na UnB sede

Faculdade UnB Planaltina Campus Darcy Ribeiro

Ciências Naturais (lic./diurno) 1. Ciências Biológicas (bach./lic./diurno) 2. Física (bach./lic./Fís. comp./diurno) 3. Matemática (bach./lic./diurno) 4. Pedagogia (diurno)

Ciências Naturais (lic./not.) 1. Ciências Biológicas (lic./not.) 2. Física (lic./not.)

3. Química (lic./not.) 4. Matemática (lic./not.) 5. Pedagogia (not.) Gestão do Agronegócio (bach./diurno) 1. Agronomia (diurno)

2.Administração (diurno) 3. Ciências Econômicas (diurno) Gestão Ambiental (bach./not.) Ciências Ambientais (bach./not.)

Para o curso de Gestão do Agronegócio, procedemos à mesma lógica adotada em Ciências Naturais: segundo informações publicadas no sítio da FUP, a grade curricular do curso combina disciplinas dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção; utilizamos apenas os três primeiros cursos, pois Engenharia de Produção é ofertado somente no período noturno. Pelo mesmo motivo, não foi utilizado o curso de Gestão do Agronegócio ofertado na sede, a partir do segundo semestre de 2010. Na FUP esse curso é diurno, e na sede, noturno, inviabilizando a comparação entre os alunos.

Os alunos do curso de Gestão Ambiental foram comparados com os de Ciências Ambientais, na UnB sede. Os dois cursos têm currículos semelhantes.

Na Faculdade Ceilândia, foi fácil agrupar os cursos de Enfermagem e Farmácia, pois existem similares na UnB sede: Enfermagem e Ciências Farmacêuticas. Para o curso de Fisioterapia, escolhemos Educação Física (na sede), pois ambos estudam o movimento humano, e Enfermagem (na sede), pois o curso de Fisioterapia tem como base várias disciplinas do curso de Enfermagem.

Quadro 2 – Cursos da FCE e seus análogos na UnB sede

Faculdade UnB Ceilândia Campus Darcy Ribeiro

Enfermagem Enfermagem

Farmácia Ciências Farmacêuticas

Terapia Ocupacional Enfermagem, Serviço Social e Psicologia

Fisioterapia Educação Física (lic./diurno) e Enfermagem

Saúde Coletiva (diurno)60 Administração, Enfermagem, Ciências Sociais e Estatística

O curso de Terapia Ocupacional foi relacionado aos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, levando em consideração a proposta pedagógica do curso, a área de atuação do Terapeuta Ocupacional61 e as considerações do coordenador do curso. Quanto ao curso de

60

Na página da UnB sede (http://www.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/gestao_em_saude) esse curso foi denominado como “Gestão em Saúde”. No entanto, no site da UnB Ceilândia (http://fce.unb.br/index.php/saude- coletiva) o referido curso denomina-se “Saúde Coletiva”, assim como no seu Projeto Político Pedagógico.

61

Conforme informações obtidas no site da UnB, o terapeuta ocupacional atua nas seguintes áreas: - saúde mental e psiquiatria; - saúde do trabalhador; - saúde do idoso; - saúde da criança e desenvolvimento infantil; - saúde física do adulto. Nos últimos anos tem ocorrido uma ampliação do campo de atuação da terapia ocupacional de forma a ultrapassar os limites da reabilitação inserindo-se no contexto do agente promotor de saúde, atuando nos segmentos da área clínica, social e na prestação de serviços de consultoria, dentre outros.

Saúde Coletiva, primeiramente pensamos em Gestão de Saúde Coletiva, ofertado na UnB sede, mas os turnos são diferentes – enquanto o primeiro é ofertado no diurno na FCE, o segundo ocorre no noturno na UnB sede. Consultamos, então, a proposta pedagógica do curso e selecionamos os cursos mais relevantes na composição de Saúde Coletiva. Também consultamos o coordenador do curso na FCE a esse respeito. De nossa pesquisa, resultou este conjunto de cursos: Administração, Enfermagem, Ciências Sociais e Estatística.

Por último, selecionamos cinco cursos de Engenharia na UnB sede para comparar com o grupo de Engenharias ofertadas na UnB Gama. Explicamos que, na UnB Gama, a entrada para os cinco cursos de Engenharia é comum a todos os candidatos, de modo que todos se inscrevem para Engenharias e somente ao longo do curso optam por uma das cinco especialidades oferecidas: Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica e Engenharia Aeroespacial. Na UnB sede, o processo é diferente: os alunos optam pelo curso específico no momento da inscrição no vestibular. Por haver essa diferenciação, selecionamos, na sede, os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia das Redes de Comunicação e Engenharia Elétrica para comparar com o grupo de alunos de Engenharias da UnB Gama.

Quadro 3 – Cursos da UnB Gama e seus análogos na UnB sede

Faculdade UnB Gama Campus Darcy Ribeiro

Engenharias – Automotiva, de Energia, de Software, Eletrônica, Aeroespacial.

Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia das Redes de Comunicação.

Os questionários aplicados eletronicamente pelo CESPE, no segundo vestibular do ano de 2010, somam 3.808 candidatos aprovados, dos quais selecionamos apenas os alunos dos cursos desejados. Para todos os alunos ingressantes por meio desse vestibular, as taxas de não resposta aos quesitos do questionário variam de 1,2% (tipo de escola do ensino médio) e 3% (escolaridade da mãe) – bons índices – a 18% (renda familiar) – um índice muito elevado, que desaconselha o uso dessa variável para fins analíticos. A maioria dos itens do questionário selecionados obtiveram 98,8% de respostas, fato que permite a utilização dos dados de forma plenamente confiável.

No entanto, foi necessário retirar os casos sem resposta para a construção de árvores, como será detalhado na operacionalização das variáveis. Desse modo, foram eliminados 71 respondentes. Após essas modificações, os alunos dos cursos selecionados somam 1.775 (Tabela 1).

Tabela 1 – Matrícula inicial nos cursos analisados da UnB sede e dos novos campi

Cursos Frequência

Administração – Diurno 59

Administração – Noturno 59

Agronomia 79

Ciências Ambientais – Noturno 40

Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) – Diurno 40 Ciências Biológicas (Licenciatura) – Noturno 37

Ciências Econômicas 49

Ciências Farmacêuticas 40

Ciências Naturais (Licenciatura) 20

Ciências Naturais (Licenciatura) – Noturno 15

Ciências Sociais 86

Educação Física 49

Enfermagem (Campus UnB – Ceilândia) 44

Enfermagem (Campus UnB – Darcy Ribeiro) 38

Engenharia da Computação 38

Engenharia de Redes de Comunicação 39

Engenharia Elétrica 39

Engenharia Mecânica 40

Engenharias 237

Estatística 38

Farmácia 45

Física (Bacharelado/Licenciatura/Física Computacional) – Diurno 36

Física (Licenciatura) – Noturno 31

Fisioterapia 43

Gestão Ambiental – Noturno 24

Saúde Coletiva 55

Gestão do Agronegócio – Diurno 25

Gestão do Agronegócio – Noturno 25

Gestão em Saúde Coletiva – Noturno 37

Matemática (Bacharelado/Licenciatura) – Diurno 35

Matemática (Licenciatura) – Noturno 31

Pedagogia – Diurno 74

Pedagogia – Noturno 39

Psicologia 50

Química (Bacharelado) – Diurno 30

Química (Licenciatura) – Noturno 29

Serviço Social – Diurno 37

Terapia Ocupacional 43

Total 1.775

Fonte: Banco de dados CESPE/2010.

Nas próximas seções, apresentamos as definições conceituais das variáveis, bem como a sua operacionalização.