• Nenhum resultado encontrado

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

RIO GRANDE DO NORTE

3.2. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SIGEDUC

A Secretaria de Educação do Estado, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) é uma rede de ensino que possui 221 mil alunos, 608 escolas, 30 mil servidores e 167 municípios. Considerando os estudantes, os técnicos, os professores e gestores, trata-se de uma comunidade com cerca de 300 mil pessoas. Atualmente, a quase totalidade da gestão da educação da

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 50

rede estadual é informatizada, iniciando uma importante fase na qual está sendo possível acompanhar os indicadores educacionais (FIGURA 01), o monitoramento da evolução dos estudantes (FIGURA 02) e a atuação de professores (FIGURA 03). Estes avanços só estão sendo possíveis devido à implantação do SIGEDUC (APÊNDICE A).

Figura 01: Indicadores de todas as escolas por DIREC ou município Fonte: SIGEDUC

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 51

Figura 02 – Indicadores de todas as escolas por DIREC ou município Fonte: SIGEDUC

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 52

Figura 03 – Dados gerais dos estudantes – 2012 a 2019 Fonte: SIGEDUC

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 53

Figura 03: Dados gerais dos estudantes – 2012 a 2019 Fonte: SIGEDUC

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 54

Figura 04: Dados gerais dos professores – 2012 a 2019 Fonte: SIGEDUC

A implantação do SIGEDUC, na rede estadual de educação, tem se materializado nas ações de gestão administrativa da SEEC, das DIREC e das escolas. Porém, reconhecemos que é preciso potencializá-la como ferramenta pedagógica para que o professor compreenda e faça uso de todas as possibilidades que são oferecidas, porque até o momento tem se reduzido apenas à publicação de notas, marcação da presença dos alunos nas aulas e listagem de conteúdo.

O SIGEDUC surgiu a partir de uma necessidade da SEEC de gerenciar a gestão escolar de todas as 604 escolas, nas 16 DIREC, nos 167 municípios, monitorando e avaliando todas as ações pedagógicas da escola. A SEEC não possuía sistema informatizado na rede até então.

Toda matrícula ocorria de forma manual, sem controle, sem gestão, sem resultados. Iniciamos em 2011 uma pesquisa nos estados brasileiros para descobrir alguma solução que pudesse atender ao RN. Durante esse mesmo

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 55

ano, a Secretária de Educação do Estado, recém convidada ao cargo, professora Betânia Ramalho, oriunda da UFRN, apresenta-nos o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - Sistema da Universidade Federal do RN - que já estava em 15 Estados no Brasil, por 15 Universidades Federais. Assim, iniciamos uma tratativa com o professor Ivonildo Rego – ex-reitor da UFRN para a realização da doação desse sistema para educação básica e, assim, foi feito.

O SIGAA é um sistema desenvolvido com tecnologia de última geração, com interface amigável e possui cerca de 90% de aprovação da UFRN. É um projeto iniciado pela UFRN, em 2005, e possui uma maturidade tecnológica com vários anos de utilização. Desenvolvido sob uma arquitetura baseada em componentes, o sistema possui uma alta modularidade, divisão em camadas, baixo acoplamento, padronização de base de dados e a aplicação de diversos padrões de projetos consolidados pela indústria de software.

O sistema já era testado e demonstrava ser robusto e otimizado para acesso por grande quantidade de usuários, além de ser homologado para funcionar sobre uma infraestrutura de servidores com software livre, não sendo necessário nenhum componente de terceiros que necessite de custos adicionais de licenciamento.

Na pesquisa realizada pela SEEC, em 2011, não foram encontradas soluções disponíveis no portal de software público brasileiro, nem como software livre, nem que sejam similares ao SIGAA nos aspectos técnicos e de abrangência de funcionalidades. Por fim, a SEEC enxergou os benefícios obtidos pelo SIGAA na educação pública de ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte e por isso fez a adoção desse Sistema. Após algumas reuniões com a UFRN, a SEEC considerou este sistema como o único que poderia atender aos anseios.

O sistema é desenvolvido com tecnologias de software livre que atende às recomendações do governo eletrônico e isenta o Estado de custos de licenciamento de software para executar o sistema. Foi disponibilizado com os códigos fontes, permitindo que a SEEC possa ter domínio sobre as alterações e não depender de licenças restritivas.

A aquisição deu-se através de doação por parte da UFRN e as adaptações necessárias para que o sistema não apresente bugs e não tenha seu funcionamento comprometido, que veio a ser monitorado pela empresa Sig

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 56

Software, licenciada pela UFRN, através da lei de inovação tecnológica, incubada no Instituto Metrópole Digital, nos termos do oficio nº 10/2011-NIT. Vale salientar que o software não é livre. Ele é de propriedade da UFRN, que é detentora dos direitos patrimoniais do sistema e, por isso, foi quem licenciou esta empresa, dando a ela direito de explorar o sistema.

Foi dessa forma que se deu o processo de construção do SIGEDUC: inicialmente, uma customização do SIGAA, porém, posteriormente, a equipe de TI da SEEC passou a inserir novos módulos, produtos diversos, configurando- se em um sistema totalmente diferente do SIGAA.

A melhoria da educação pública estadual dependia de uma série de ações de outras administrativas, pedagógicas e de gestão de pessoas. No entanto, a falta de informação para a tomada das decisões tornava essa tarefa ainda mais difícil. A implantação do SIGEDUC permitiu-nos um avanço significativo na qualidade da gestão da educação do trabalho na SEEC por permitir a modernização de processos e o rápido acesso às informações.

A construção de uma mudança dessa natureza não ocorre de forma imediatista. A efetiva implantação de um sistema de gestão envolveu alterações de procedimentos e processos que estavam enraizados na cultura dos técnicos e professores da rede, devendo existir um intenso trabalho de criação de tecnologia e um considerável esforço para a absorção dos novos procedimentos utilizando a informatização.

Assim, em outubro de 2012, foi implantada a matrícula on-line – primeira atividade realizada no SIGEDUC - para as diversas fases que compõem o preenchimento de vagas das escolas da rede estadual. Nesse processo, houve o envolvimento do Grupo de Processamento de Dados (GPD) e Subcoordenadoria de Inspeção Escolar (SOINSPE) nas pessoas de Ana Paula Flor e Auxiliadora Albano. Esse mecanismo informatizado automatizou o calendário de matrícula 2013 com sua abrangência de implantação na cidade de Natal, composta por 112 escolas. O motivo da implantação da capital foi por razões estratégicas de projeto e por envolver forte mudança estrutural e cultural, ainda não alcançando em toda a rede estadual de educação composta por 604 escolas.

Foram necessários, mais tarde, realizar os procedimentos de expansão para toda a rede estadual, permitindo que os procedimentos da matrícula, para

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 57

o calendário do ano de 2014, ocorressem a toda escolas estaduais. Para tanto, foi preciso contar com o apoio tecnológico especializado para realização dessa desafiadora tarefa.

O Diário de Classe foi implantado em escolas pilotos em 2013. Durante este ano, o módulo teve sua implantação efetiva na rede estadual. Suas operações incluíram toda a gestão de notas e frequências feitas pelos professores, bem como os demais procedimentos de gestão de turmas e estudantes pelas escolas, além do monitoramento, gestão e acompanhamento por parte das DIREC e da SEEC, além do aplicativo Diário de Classe, construído para os tablets.

Todas essas ações foram coordenadas por Ana Paula Flor com a participação ativa da inspeção escolar e dois analistas de sistemas da empresa ESIG, contratada para dar suporte técnico em toda essa operação, necessária a vivificação desse macro projeto e, para isso, é mister uma empresa especializada na área de Tecnologia da Informação, com comprovada capacidade e conhecimento técnico tanto no SIGEDUC quanto no SIGAA para prestação de serviços em TI.

A informatização dos procedimentos para a gestão da rede pública de ensino do RN tem trazido enormes ganhos na execução das atividades de gestão da educação, uma vez que tem sido possível extrair um dos aspectos mais estratégicos para a gestão: a informação.

Com todos os dados registrados no SIGEDUC, é viável ao gestor monitorar, em tempo real, a previsão de sucesso na conclusão do ano escolar, a evasão, a alocação de turmas, a real informação dos estudantes da rede e onde estão distribuídas as condições das escolas e a melhoria da prática pedagógica através da informatização dentre diversos outros benefícios. É sabido, entretanto, que esta transformação não se deu de forma imediata, pois se tratava de uma cultura instalada de décadas e, em função disso, a mudança ocorreu através de um trabalho árduo a longo prazo e planejado.

Com o SIGEDUC, implantado em toda rede estadual, as demandas começaram a surgir a partir da necessidade de se utilizar a tecnologia como ferramenta nas operações diárias de gestão da SEEC.

Hoje, o SIGEDUC é um sistema de alta complexidade, com cerca de 1.300 (mil e trezentas) funcionalidades existentes, 60.000 (sessenta mil) usuários

A IMPLANTAÇÃO DO SIGEDUC NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL DO

RIO GRANDE DO NORTE 58

cadastrados até o momento, 325.000 (trezentos e vinte e cinco mil) logins por mês e 9 (nove) milhões de requisições/mês.

3.3 DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SEEC NA IMPLEMENTAÇÃO DO