• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1. ANÁLISE CONTEXTUAL

4.1.2 Processo de publicação (Publishing process)

Esse documento disponibiliza um passo a passo sobre como o processo de publicação do JoVE funciona. A equipe do JoVE realiza toda a produção em vídeo, incluindo filmagem e edição nas localidades de sua rede de cobertura (Figura 23 adiante). Quem deseja publicar no JoVE e não pertence às localidades mencionadas na Figura 23 deve produzir sua própria filmagem e edição (JOVE, 2017b).

O primeiro passo do processo é submeter um manuscrito original de acordo com as diretrizes do periódico. Tal manuscrito passa por uma revisão editorial interna, seguida de uma revisão externa de um par. Após a aceitação do manuscrito, os roteiristas do JoVE transformam o manuscrito em um roteiro de vídeo, e o periódico envia um profissional para realizar a filmagem no laboratório em um único dia. Em seguida, o JoVE realiza a edição do vídeo e adiciona um voice-over para narrar o procedimento (JOVE, 2017b).

Figura 23 – Localidades da rede de cobertura do JoVE

Resumidamente, o processo de publicação consiste em: a. Preparação de um manuscrito;

b. Revisão editorial e de um par; c. Realização do roteiro e filmagem; d. Edição do vídeo;

e. Revisão e publicação (JOVE, 2017b). 4.1.3 Políticas Editoriais (Editorial policies)

Esse documento traz inúmeras informações sobre os seguintes pontos: objetivos e critérios de publicação do JoVE, submissão de trabalhos previamente publicados, decisão final sobre publicação, pesquisas com animais e seres humanos, processo de revisão de manuscrito, autoria, tempo de publicação, custo de publicação, políticas de direitos autorais e licença e patrocínio corporativo e uso comercial (JOVE, 2017c). Por limitações de tempo e espaço, detemo-nos às informações que julgamos mais relevantes (Quadro 11).

Quadro 11 – Informações principais sobre as políticas editoriais do JOVE

Objetivos

“O JoVE serve a comunidade de pesquisa como um periódico de métodos científicos para disseminação eficiente, reprodução e discussão de abordagens experimentais em pesquisas biológicas, médicas, químicas e físicas. O vídeo online é utilizado como um novo e eficiente formato de publicação uma vez que ele assegura uma transferência de informações mais eficiente do que os artigos em texto tradicionais. O JoVE publica métodos novos aplicações inovadoras de técnicas existentes e protocolos de ponta. Texto detalhado e resultados representativos acompanham cada descrição de vídeo da técnica experimental” (JOVE, 2017c).

Critérios

“Como um periódico de métodos, o JoVE aceita artigos baseados em validade científica e grau de utilidade para a comunidade científica com ênfase na habilidade de fornecer informações detalhadas sobre como realizar procedimento de pesquisa particular efetivamente” (JOVE, 2017c).

Decisão final sobre publicação

“Os editores do JoVE trabalham com autores, revisores pares externos e membros de conselhos editoriais para publicar as melhores práticas científicas no periódico. Apesar de nós valorizarmos imensamente as contribuições dos revisores pares e conselho editoriais, as decisões editoriais finais são feitas pelos editores do próprio periódico e equipe de produção. Nossa taxa de aceitação é de aproximadamente 70%. Quando a filmagem e edição dos vídeos é realizada pelos próprios autores, o índice de aceitação cai para menos de 50% devido à baixa qualidade de produção.” (JOVE, 2017c). Seleção de

revisores

“Ao submeter um manuscrito, os autores poderão deverão sugerir 6 revisores pares e fornecer suas informações de contato. Os autores são encorajados a

selecionar revisores que têm competência no tópico do estudo e sejam bem versados nos aspectos dos métodos apresentados. Os autores não devem recomendar revisores pares com quem eles trabalhem diretamente, mas a recomendação de colegas dentro de mesmo campo de pesquisa é encorajada.” (JOVE, 2017c).

Autoria

“O JoVE exige que a autoria seja atribuída àqueles que contribuíram com o

conteúdo do artigo. Contribuições podem ser conceituais, de

desenvolvimento e físicas. A autoria pode ser atribuída com base nas convenções dos campos específicos. O JoVE não exige que todos os autores apareçam no vídeo, mas todos os que aparecem devem receber agradecimentos.” (JOVE, 2017c).

Custo de publicação

Vídeo produzido pelo JoVE:

Acesso somente para assinantes: 2,400 dólares. Acesso livre: 4,200 dólares

Vídeo produzido pelos próprios autores: Acesso somente para assinantes: 1,200 dólares Acesso livre: 3,000 dólares (JOVE, 2017c). Políticas de

direitos autorais e licença

“De maneira geral, os autores detêm os direitos autorais da parte escrita (que acompanha o vídeo), mas dão ao JoVE o uso perpétuo do artigo com exclusividade e gratuidade, independentemente do tipo de acesso.” (JOVE, 2017c).

Patrocínio corporativo e uso comercial

“O JoVE permite a publicação de artigos patrocinados por corporações com a inclusão das divulgações necessárias. Cada manuscrito, independentemente de patrocínio, passa pelo mesmo processo de revisão rigorosa.” (JOVE, 2017c).

Fonte: Organizado pelo autor com base em JOVE, 2017c. 4.1.4 Recomendar a bibliotecário (Recommend to librarian)

Este documento encoraja o público em geral a recomendar a assinatura do JoVE para bibliotecários com o intuito de estes pedirem assinatura do periódico para as universidades. Na voz do próprio periódico, encontramos:

JoVE trabalhará de perto com o seu bibliotecário acadêmico ou médico para trazer nossos recursos de vídeos para a sua instituições, mas, finalmente, você é a voz que o seu bibliotecário quer ouvir. Uma recomendação de um docente do curso, um estudante ou um pesquisador tem um imenso peso ao ajudar bibliotecários a compreenderem o quão valioso JoVE pode ser dentro de um laboratório ou sala de aula. (JOVE, 2017d)

Dessa forma, percebemos o apelo do periódico ao seu público para a sua divulgação bem como uma autopromoção de seus possíveis benefícios.