• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – ESTUDO DE CASO REFRIANGO

2.7. Produto e valores da marca

2.7.1. Produto

Nas ruas de Luanda não há quem não conheça a Blue. Seja nas festas de quintal dos musseques (periferia) ou nos painéis de publicidade exterior de grande formato, que trazem à cidade de asfalto essa bebida – parte integrante do estilo de vida angolano.

Conforme demonstram os dados, o mercado angolano de refrigerantes nunca mais foi o mesmo após o lançamento de uma nova gama de refrigerantes a base de sumo de frutas pela Refriango em 2005. A fim de para satisfazer as reais necessidades dos consumidores locais, a marca Blue vem demonstrando originalidade através da variedade de sabores nunca antes comercializados no mercado de refrigerantes com gás. A aposta dessa produção foi na qualidade na seleção dos ingredientes e frutas e no processo de fabricação, o que têm determinado o sucesso da marca até os dias de hoje (PORTAL REFRIANGO).

A marca de refrigerantes está disponível nos formatos lata 33cl, Pet 0,5L, Pet 1,5L e em tara retornável de 350 ml. Sempre atenta às preferências dos seus consumidores, a marca aposta fortemente em produtos inovadores.

O ritmo elevado de lançamentos da marca culminou em 13 novas referências, e a apresentação em escala de sabores tem permitido à empresa a distinção internacional dos seus produtos e o reconhecimento das suas marcas (ibid.). Essas 13 referências estão agrupadas em duas categorias Blue e a Blue polpa, sendo que a Blue é refrigerante com suco de frutas e vitaminas disponível em dez sabores refrescantes dentre eles maracujá, laranja, ananás, lima- limão, coco-ananás, maçã, tamarindo, guaraná, tropical morango e limão-gengibre; ao passo que a Blue polpa é uma nova linha com suco e polpa de fruta, disponível em três sabores laranja, ananás e maracujá, conforme ilustrado nas figuras 10, 11 e 12, que se seguem.

Figura 10 – Sabores Blue (A).

Fonte: Disponível em <www.facebook.com/festablue>. Acesso em: 2015.

Figura 11 – Sabores Blue (B).

Fonte: Disponível em <www.facebook.com/festablue>. Acesso em: 2015

Figura 12 – Blue polpa

2.7.2. Valores da marca

De acordo com o Portal Angolabela (2015), é possível estabelecer, em Angola, um período AB (antes de Blue) e DB (depois de Blue), pois, segundo o portal, essa marca revolucionou por completo o mercado angolano. Além disso, trata-se de uma marca jovem, irreverente e divertida, cujas campanhas de publicidade marcam também uma ruptura na forma de se relacionar e se comunicar com o seu público, por meio de slogans, como: “a vida é uma festa” ou “tá tudo numa Blue!”. Desse modo, caracterizando a marca em uma palavra: festa. Ou seja, a Blue é festa, é alegria, música e diversão. Blue é saber viver intensamente os momentos e aproveitar o lado bom da vida. Não importa o dia ou a hora, é uma energia positiva que contagia todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene.

Cabe ainda ressaltar sua consolidação global, já que ela vem se assumindo como o ícone da nova geração angolana, símbolo do crescimento e da evolução do país e bandeira da difusão angolana pelo mundo, conforme declarado no Portal Refriango.

2.8. Praça

O refrigerante Blue é produzido nas fábricas da Refriango em Angola, num mercado assente na importação de produtos, e tem sido o verdadeiro refrigerante dos angolanos. A marca de refrigerantes continua a superar a concorrência internacional sendo a marca mais vendida da Refriango e tendo uma taxa de reconhecimento dos consumidores superior a 80%.

Está presente em mais de 150 mil pontos de venda por todo o país. Está, também, presente em outros dez países e, pela sua procura no mercado externo, é considerada a alavanca da estratégia de expansão da empresa Refriango (PORTAL REFRIANGO).

2.9. Comunicação

“Tá tudo numa Blue!” é um dos seus slogans9

mais conhecidos em Angola. Dificilmente se encontrará um angolano, seja qual for a sua idade, que não reconheça essa frase. As campanhas publicitárias da Blue ficaram famosas pela sua estética moderna, pelo ritmo hip-hop, pelos jingles e refrãos que não saem do ouvido, pelas coreografias que todos dançam. As bolas de espelhos e os DJs são presença obrigatória quer nos anúncios de televisão, quer nos outdoors que embelezam as cidades de Angola. Mas o orgulho angolano

9

não se limita apenas ao seu território como já foi mencionado. Há outras iniciativas: como o “Blue Festival”, um evento no qual figuram DJs internacionais e que acolhe anualmente 2500 pessoas; ou ainda o “Road Show Blue”, um evento que pretende levar às províncias as grandes revelações da música angolana.

A Refriango tem feito investimentos em estratégia de comunicação, desde o lançamento do refrigerante Blue. Em 2012 a marca manteve presença no panorama da comunicação, apostando em conteúdos inovadores e lançando algumas das campanhas mais queridas e recordadas pelos consumidores. Desde latas que se formam a partir dos sucos, grandes festas animadas com ritmos angolanos às produções feitas com o equipamento mais moderno. A marca fez de tudo para marcar a diferença, garantido assim a sua posição como marca de referência no panorama publicitário angolano. (PORTAL REFRIANGO)

A criatividade e a inovação são duas competências que, segundo o administrador, estão impregnadas nos processos da organização. “A capacidade de inovar ao nível dos produtos e dos sabores é um fator de sucesso. Concebemos produtos de qualidade, direcionados e adaptados ao gosto dos consumidores, o que está na base da liderança das nossas marcas em alguns segmentos do mercado”, afirma o responsável de marketing, Eurico Feliciano (PORTAL ANGOLABELA, 2015).

2.10. Responsabilidade social

A competitividade e a geração de valor econômico são resultantes da agregação de forças maiores como o capital humano. Ciente do impacto das suas atividades nas comunidades em que se insere, há muito que a Refriango assumiu a responsabilidade social como um valor orientador das suas práticas.

Ter um impacto relevante em nível social, junto dos seus colaboradores e das comunidades em que se insere, tem se traduzido no desenvolvimento de parcerias e atividades que visam estreitar relações com diversas entidades relevantes do panorama social, desportivo, econômico e cultural, em Angola, tais como:

Instituto Nacional da Criança – apoiando e promovendo a inclusão social das crianças mais desfavorecidas;

Comité Olímpico Angolano – patrocinando e apoiando os atletas olímpicos, promovendo a disseminação da prática desportiva;

Das parcerias da Refriango com o Instituto Nacional da Criança e Comité Olímpico Angolano resultaram projetos como:

Canta com Blue nas Escolas – proporciona a descoberta de novos talentos musicais e facilita o acesso ao panorama cultural. O concurso percorre 28 escolas (18 em Luanda, dez em Benguela, Lubango e Huambo) e,

Taça Palanquinhas Super Cuia – promove a formação das camadas mais jovens e acesso ao desporto (futebol de salão).

VoleiBlue – conta com a participação de crianças e jovens praticantes do voleibol. Em agosto de 2015, ocorreram dois grandes eventos que reafirmaram o êxito do VoleiBlue entre os jovens. O 11º encontro interescolas contou com a participação de 184 crianças de 11 escolas e foram realizados 162 jogos (PORTALREFRIANGO).

Esses projetos visam oferecer um espaço interativo entre as escolas para que as crianças e jovens possam se relacionar entre si com muita festa, sorrisos e a prática saudável de esportes e também com a marca de refrigerantes.

Os projetos de responsabilidade social da Refriango não se esgotam aqui e têm incidido noutras áreas, nomeadamente na saúde, formação profissional e benefícios sociais para os seus colaboradores. O centro de atendimento médico tem ao dispor, de forma gratuita, uma médica e um enfermeiro em permanência, serviços de enfermagem, primeiros-socorros e consultas de rotina (PORTAL REFRIANGO).

De acordo com o portal da empresa, na área da formação, todos os colaboradores têm à disposição ações formativas gratuitas. Muitos se encontram em formação em Angola e alguns, pelo cargo que ocupam, são enviados para o exterior para formações mais técnicas. Ainda em nível social, diariamente são servidas cerca de 2 mil refeições na Refriango e o transporte dos colaboradores da empresa para casa, e vice-versa, é oferecido pela empresa. Finalmente, foi ainda constituído um Acordo de Cooperação e Desenvolvimento de Políticas de Auxilio Económico-Cultural que prevê, entre outros aspectos, o apoio aos colaboradores em situações de assistência médica, emergência sociofamiliares e outras.

2.10.1. Recursos humanos

A gestão eficiente de recursos humanos é fator determinante do sucesso de uma organização, e a Refriango é uma das empresas em Angola que mais aposta no recrutamento, na valorização e satisfação dos seus colaboradores.

Atualmente, são cerca de 2400 colaboradores que diariamente contribuem para o crescimento da empresa e do seu portfólio de marcas. Solidez, inovação, ambição e liderança

são os atributos que posicionam a Refriango no topo das empresas angolanas, e como uma das maiores referências do continente africano. Diante do seu empreendedorismo, que a caracteriza, e a dinâmica do mercado, podemos considerar que a política de recursos humanos na Refriango está sustentada em três grandes pilares:

Recrutamento – ambiciona ter colaboradores talentosos capazes de abraçar os constantes desafios que lhes são colocados, por isso são muito exigentes quanto a seleção. Utilizam diversas fontes de recrutamento, que passam pela colocação de anúncios na internet ou nos jornais, através de sua equipe interna ou recorrendo, sempre que necessário, a empresas especialistas na área.

Formação – a preocupação com a formação profissional leva-os a desenvolver planos de especialização, sobretudo no nível dos quadros técnicos laboratoriais e industriais. Formações em Angola e no estrangeiro, realizadas por uma bolsa de formadores internos, têm permitido alcançar níveis de especialização superiores, tais como: formação em segurança e higiene alimentar, segurança rodoviária, sistemas de informação, técnicas de venda, entre muitas outras formações adequadas às necessidades de cada negócio. Acima de tudo privilegiam o desenvolvimento de carreira, a promoção e a evolução profissional.

Trabalho em equipe – o componente humano é outro fator crítico de sucesso. Em primeira instância, é fundamental a construção de equipes estáveis, com muita experiência nas funções desempenhadas e com uma clara orientação para resultados. Nesse âmbito, a empresa aposta na formação contínua e na constituição de equipes mistas, de nacionais e expatriados, para que haja simbiose de conhecimento e experiências, resultando em liderança de mercado.

Documentos relacionados