• Nenhum resultado encontrado

3 CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE GESTÃO AMBIENTAL

PROGRAMA(S) DE GESTÃO AMBIENTAL

A

D

C

P

POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA AMBIENTAL ANÁLISE CRÍTICA

tipo de organização. A seguir são resumidas características básicas e objetivos de cada um dos elementos do sistema de gestão ambiental ISO 14001:

a) Requisitos gerais

Estabelecer a existência e a abrangência de um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma.

b) Política ambiental

Declarar a clientes, acionistas, autoridades governamentais, comunidade afetada pelas atividades da empresa, bem como aos empregados de todos os níveis, e demais partes interessadas, suas intenções e compromissos com relação ao meio ambiente. A empresa pode definir seus compromissos ambientais como quiser, desde que sejam adequados a natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, e que incluam no mínimo os seguintes compromissos obrigatórios:

• Cumprimento de requisitos legais e normas aplicáveis; • Prevenção da poluição;

• Melhoria contínua. c) Aspectos e impactos

Identificar os elementos das atividades, produtos e serviços (resíduos, efluentes, emissões, insumos) que possam causar impactos ambientais e classificá-los, determinando quais deles causam ou podem causar impactos significativos.

d) Requisitos legais e outros requisitos

Identificação, análise e implementação dos requisitos legais, normativos e voluntários assumidos pela própria Empresa.

e) Objetivos e metas

Estabelecimento e implementação de objetivos e metas que suportem os princípios da Política e que conduzam à melhoria contínua do desempenho e à prevenção de riscos e à prevenção da poluição

f) Programas de gestão ambiental

Definir e implementar planos de ação para o atendimento aos objetivos e metas, e para aplicar os princípios da gestão ambiental aos novos projetos.

g) Estrutura e responsabilidade

Definir atribuições, responsabilidades e autoridades para desempenhar as atividades planejadas; prover recursos humanos e materiais para operar o sistema de gestão ambiental e definir responsáveis.

h) Treinamento, conscientização e competência

Identificar necessidades de treinamento e de ações de conscientização para assegurar a efetiva implementação e manutenção do sistema de gestão ambiental.

i) Comunicação

Estabelecer e manter processos e canais de comunicação com partes interessadas internas e externas, com a finalidade de conhecer a sua visão, e que elas conheçam as ações e resultados da gestão ambiental da empresa.

j) Documentação

Descrever os elementos do Sistema de Gestão, definindo a interface dos mesmos com os elementos de outros sistemas gerenciais da empresa, bem como orientar a localização dos documentos integrantes do Sistema.

k) Controle de documentos

Estabelecer a sistemática a ser utilizada para o controle dos documentos pertinentes ao Sistema de Gestão, sejam estes internos à empresa ou não. Este controle se aplicará às atividades de elaboração, emissão, aprovação, distribuição, re-análise, revisão e atualização, de acordo com a origem do documento.

l) Controle operacional

Assegurar que as atividades ou serviços realizados pela Empresa, com potencial de causar danos de segurança ou saúde ocupacional/impactos ambientais, ou comprometer algum item da política, ou ainda associados aos objetivos e metas estabelecidos, sejam conduzidos sob condições controladas.

m) Preparação e atendimento a emergências

Identificar situações de emergência, e estabelecer e manter planos para o seu combate, de modo a minimizar seus efeitos sobre os funcionários.

n) Monitoramento

Medir, com confiabilidade, as características e indicadores chave dos processos ou tarefas que possam vir a causar danos significativos sobre a segurança e saúde dos trabalhadores ou impactos ambientais significativos. Avaliar periodicamente o atendimento à legislação e outros regulamentos ambientais.

o) Não-conformidades e ação corretiva e preventiva

Detectar, prevenir, corrigir e evitar a recorrência de desvios/acidentes reais ou potenciais do SGA, de modo a garantir a conformidade com os requisitos especificados.

p) Registros

Controlar os registros do Sistema de Gestão, de modo a demonstrar sua conformidade com as exigências do Modelo Normativo, e avaliar a eficácia no cumprimento da Política, objetivos e metas.

q) Auditoria do sistema de gestão

Verificar o grau de adequação e conformidade do Sistema de Gestão, fornecendo subsídios para a melhoria contínua do sistema de gestão e desempenho.

r) Análise crítica

Avaliar e reorientar o Sistema de Gestão, quanto ao cumprimento de sua finalidade e dos resultados esperados pela Organização.

5.2.4. A implementação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001

Uma vez que uma empresa tenha identificado a necessidade ou a oportunidade de implementação de um sistema de gestão ambiental, ela deve tomar uma série de providências para obter êxito, não necessariamente nesta ordem:

a) Realizar um diagnóstico a fim de identificar a que distância se encontram as práticas atuais do modelo de gestão pretendido.

b) Definir um ou mais responsáveis e prover a capacitação necessária à equipe. Essa capacitação pode ser obtida com a contratação de profissionais experientes,

propiciando acesso a treinamentos de curta ou longa duração, ou com a contratação de consultores.

c) Planejar física e financeiramente a implantação de melhorias nas práticas operacionais e para elaboração e implantação da documentação necessária.

d) Executar as ações planejadas.

Essas etapas são esquematizadas na figura 5.7.

Figura 5.7. Esquema de implantação de sistemas de gestão ambiental.

Tipicamente, para um sistema de gestão ambiental ISO 14001, o período histórico da decisão até a certificação varia de dez a vinte e quatro meses. Para o Atuação Responsável®, que inclui uma gama maior de assuntos tais como segurança e saúde

ocupacional, o período de implantação previsto é de cinco anos.

Uma vez implantado um sistema de gestão, é esperado, mas não garantido que o desempenho ambiental da organização evolua com o tempo de uma maneira positiva, de modo que indicadores de desempenho vão demonstrar as situações mostradas na tabela 5.6.

Uma vez que a aplicação de um modelo de gestão por si só não é garantia suficiente de melhoria do desempenho ambiental, pergunta-se quais seriam os fatores de sucesso para que, além da conformidade com o modelo, sejam obtidos benefícios ambientais reais.

Dentre os fatores que influenciam o desempenho, podemos citar:

a) Os motivos que levaram a empresa a implantar o sistema. Sistemas implantados por exigências específicas de clientes tendem a ser menos ousados que sistemas

DECISÃO DE