• Nenhum resultado encontrado

PARTE II OS PROCESSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA

SEÇÃO 2 RENUNCIAR PARA ENCONTRAR

2.2 O PROJETO DE VIDA: AS PARTES E O TODO

O processo de organização dos projetos de vida tomou como foco a estrutura dos projetos. São 15 projetos de vida com produções em momentos diferentes do LAQVi, em geral, ao final de cada componente curricular.

Assim como com os quadros de escuta, a tabulação dos dados foi organizada em dois momentos: A) Tabulação do conteúdo do projeto por partes (título, introdução/justificativa, objetivos, percurso metodológico e conclusão), uma de cada vez; e B) Síntese e interseção dos projetos de vida a partir da indicação do projeto (PV1, PV2 e PV3).

No momento (A), realizou-se a organização dos dados a partir das partes isoladas em cada projeto de vida, transcrevendo, na íntegra, aquilo que os participantes da pesquisa registraram. O momento (B) é um desdobramento do momento (A) e corresponde à união dos registros realizados no primeiro momento, possibilitando os registros por cada participante e, por conseguinte, a visão do todo em relação às produções autobiográficas.

O quadro de projetos abaixo apresenta um exemplo no que se refere ao trabalho desenvolvido no primeiro momento (A) da organização dos dados relativos aos projetos de vida. Ele tomou como referência a primeira parte do projeto – o título.

Quadro 23 - Quadro de projetos TÍTULO

Pessoa que narra Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3

Franqueza “A vida no meio do caminho”.

“?” “A vida no meio do caminho”.

Audácia “Mas, acima de tudo quero estar vivendo”. .

“Um passo para o futuro”.

“Um passo para o futuro”.

Erudição “Ser autor e ser protagonista”.

“Plano 2029 – as letras de uma história”.

“Ser plural de certa forma e singular à minha maneira”.

Abnegação “Oi, Abne”. “Até 2029” “Revendo meu

projeto de vida”.

Amizade “A vida que eu

quero”.

“?” “A vida que eu quero – parte 2”.

Divergente “O plano dos dez anos”.

“?” “O plano dos dez anos”.

Fonte: elaborado pela autora a partir dos dados da pesquisa.

A tabulação dos dados do momento (A) conta com mais quatro quadros de projeto (título, introdução/justificativa, objetivos, percurso teórico-metodológico e conclusão), entretanto, a ideia é apenas demonstrar o trabalho desenvolvido, daí a decisão de apresentar o quadro que diz respeito aos títulos do projeto. O momento (B) também gerou um quadro-síntese que permite visualizar a totalidade do projeto por participante.

Quadro 24 – Quadro-síntese de projetos Participante: Erudição

Parte do projeto Projeto1 Projeto 2 Projeto 3

TÍTULO “Ser autor e ser

protagonista”

“Plano 2029 – as letras de uma história”

“Ser plural de certa forma e singular à minha maneira”

INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

“O planejamento é fundamental para a obtenção daquilo que se deseja. Se imaginar, se projetar e definir algumas metas futuras é normal e necessário para saber em

“É importante para fazer um balanço das maiores aspirações e no futuro observar o que mudou, quais ideias se firmaram com o tempo e quais se

“Construir metas é importante para que tudo contribua ainda que inconscientemente para a conquista;

A clareza do que se quer dar substância às oportunidades que se deseja aproveitar”.

que direção se está indo. ‘Quem não sabe onde estar indo talvez não chegue a lugar nenhum’. Essa frase pode resumir o que talvez aconteça e, portanto, é válido até mesmo para analisar futuramente fatores pessoais e a própria capacidade de alcançar o que se planeja”. diluíram, além de determinar metas”.

OBJETIVOS “1. Ter estabilidade financeira, emocional e social; 2. Concluir a Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa; 3. Ingressar no Mestrado; 4. Ter uma carreira

consolidada (uma boa relação com os alunos e na relação ensino- aprendizagem); 5. Escrever, ao

menos, uma obra literária;

6. Viajar, ao menos uma vez, para o exterior;

7. Ter casa própria; 8. Casar (sem filhos

nesses 10 anos); 9. Saber administrar o meu tempo entre o que eu quero e o que eu preciso fazer; 10. Quero possuir, ainda, no mínimo três amigos próximos; 11. Dedicar-me mais as atividades religiosas e sociais; Acima de tudo: inspirar pessoas”. “GERAIS 1. Ser um bom profissional; 2. Estudar algo relacionado a música, fotografia e psicologia; 3. Terminar a minha Graduação 4. Ter melhores relações entre amigos, família e religião. ESPECÍFICOS 1. Ser Mestre (cursando ou concluir); 2. Ter a casa própria; 3. Ter o próprio carro; 4. Ter escrito um livro; 5. Ter um relacionamento”. “1. Estabilidade financeira; 2. Carreira consolidada;

2. Boa relação familiar, profissional e social;

3. Relacionamento afetivo; 4. Melhor religiosidade; estudar Inglês, fotografia, música e Psicologia”.

METODOLOGIA “Pretendo concluir o Ensino Médio aos 19 anos e ingressar na faculdade com a mesma idade. Conclui-la até os 25. Me organizar mais financeiramente para comprar ou vivenciar certas experiências.  “Ingresso na Universidade em 2019;  Absorção de maturidade através de experiências compartilhadas;  “Iniciar a faculdade em 2019;  Permanecer atento às oportunidades;  Observar as oportunidades e experiências;

 Me dar mais tempo;  Respeitar os meus limites;

Dedicar meu tempo livre a atividades que me realizam pessoalmente”.

 Dar mais tempo e dedicar a tarefas de interesse;  Aproveitar o máximo de oportunidades;  Buscar o máximo de experiências”.  Me autoconhecer”.

CONCLUSÃO “Em linhas gerais, nessa idade já quero estar no início da minha realização completa”.

“?” “Objetivos sempre existirão, mas pretendo encontrar a minha estabilidade e felicidade no intervalo entre um sonho e outro. Amar tudo o que terei e serei”. Fonte: elaborado pela autora a partir dos dados da pesquisa.

A tabulação dos dados do momento (B) conta com mais cinco quadros-síntese de projetos, relativos aos outros participantes - Franqueza, Audácia, Abnegação, Divergente e Amizade. No entanto, manteve-se a perspectiva de demonstrar o trabalho desenvolvido, então optou-se por não apresentar os outros quadros. Os dados serão problematizados na “Parte III”, oportunizando a apresentação de conteúdos considerados relevantes e que foram observados mediante esse trabalho de organização e sistematização.