• Nenhum resultado encontrado

Enquadramento

A promoção do envelhecimento ativo afigura-se central nos nossos dias perante o progressivo envelhecimento da população e aumento da esperança média de vida, sendo fundamental ser acompanhada pela melhoria ou manutenção da saúde e da qualidade de vida. É neste contexto que surge a importância de políticas sociais que promovam modos de vida mais saudáveis em todas as etapas da vida, favorecendo a prática de atividades físicas e cognitivas e a participação social.

O termo “envelhecimento ativo” surge no final dos anos 90, definido pela OMS como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento. O envelhecimento ativo permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do seu percurso de vida.

Programas e projetos de envelhecimento ativo são necessários para permitir que as pessoas continuem a trabalhar de acordo com as suas capacidades e preferências, à medida que envelhecem e para prevenir e retardar incapacidades e doenças crónicas que são caras para os indivíduos, para as famílias e para o sistema de saúde.

Em suma, o envelhecimento ativo é determinado por vários aspetos: por questões relacionadas com os sistemas de saúde e serviços de ação social, pelas relações interpessoais; pelos estilos de vida; pelo ambiente físico; pelo ambiente social e pela situação económica.

Diagnóstico de Necessidades

Em termos de diagnóstico de necessidades, a escolha a realizar um projeto sobre envelhecimento ativo resulta essencialmente da combinação de três fatores/razões:

1º. As necessidades de intervenção sentidas pelas entidades que intervêm diretamente com este público, procurando dinamizar parcerias e metodologias de participação dos destinatários. A Instituição X apoia 105 idosos no âmbito das valências da terceira idade em Braga e Guimarães, apoia 20 pessoas com mais de 55 anos de idade no âmbito do projeto “Envelhecer com Qualidade”, dos quais 49 apresentam autonomia e referem vontade e necessidade de aceder a programas no âmbito do envelhecimento ativo. A Junta de Freguesia Y após trabalho desenvolvido em diversas atividades temáticas pontuais sentiu a necessidade de apoiar neste âmbito os idosos da freguesia. As cidades de Braga e Guimarães refletem a mesma problemática.

157

2º. O apoio aos idosos, associado ao progressivo envelhecimento da população é uma prioridade do Distrito de Braga, como referem os documentos produzidos pelas Rede Social e é uma preocupação dos municípios de Braga e Guimarães.

3º. O envelhecimento ativo é também uma linha estratégica priorizada pelo PNAI 2006-2008 e pelo Plano Nacional de Saúde 2004-2010.

Objetivos do projeto Objetivos gerais:

Promover a saúde e o bem-estar físico, social e mental dos cidadãos seniores Promover o envelhecimento ativo dos cidadãos seniores

Sensibilizar para a alimentação saudável

Incentivar a prática de exercício físico na Terceira Idade Combater a solidão na Terceira Idade

Incentivar a participação cívica ao longo da vida através do voluntariado Fomentar as vivências em grupo como formas de integração social Promover a capacidade criadora e o espírito de iniciativa

Dinamizar o trabalho em rede.

Objetivos específicos:

Dinamizar atividades a 1200 cidadãos seniores de Braga e Guimarães

Promover a saúde através da informação e sensibilização para a necessidade da alimentação saudável e prática de exercício físico

Formar 60 técnicos de instituições de Braga e Guimarães para a temática da promoção da saúde

Desenvolver parcerias com entidades, públicas e privadas Desenvolver oficinas temáticas para seniores

Diversificar os serviços prestados à terceira idade pela Instituição X.

Público-alvo /Destinatários

1200 Seniores autónomos, independentes e beneficiários/clientes da Rede Solidária de respostas sociais promovidas pelas entidades parceiras. Seniores, pertencentes a grupos de

158

risco e vulneráveis, residentes em zonas degradadas ou deprimidas das cidades de Braga e Guimarães. Cada entidade parceira encaminhará um grupo de participantes por atividade. Ser autónomo, isto é ter a capacidade de tomar e executar decisões deliberadas (controlo) para

satisfazer necessidades e atingir objetivos, de forma consistente com os valores individuais. Ser independente, ou seja ser capaz de satisfazer/ exercer autonomamente as atividades da

vida diária. Diz respeito à autonomia funcional da pessoa nos planos psicológico, físico e social. Neste projeto, são tidos em conta a capacidade de exercer “Atividades Básicas da Vida Diária” (ABVD) e “Atividades Instrumentais da Vida Diária” (AIVD) – conceitos de contexto Geriátrico e Gerontológico.

60 Técnicos colaboradores em instituições de Braga e Guimarães que desenvolvam a sua atividade em valências ou projeto para seniores

Descrição sumária do Projeto - identificação das fases principais de desenvolvimento

Procurando levar a cabo os propósitos da OMS e do PNS, a Instituição X pretende desenvolver um projeto de promoção do envelhecimento ativo nas populações mais idosas. Esta ideia surgiu, por uma lado, na sequência do trabalho desenvolvido pela instituição na área da Terceira Idade, e por outro lado, na sequência do trabalho e reflexão conjunta com a Junta de Freguesia Y e outros parceiros sobre as necessidades desta população das cidades de Braga e Guimarães.

O projeto +SaúdArte pretende promover o envelhecimento ativo junto de 1200 seniores das cidades de Braga e Guimarães, num período de 12 meses, perspetivando-se posteriormente a eventual continuidade das ações. Pretende também formar 60 técnicos de instituições que desenvolvam atividade na área da terceira idade.

O projeto está dividido em seis fases:

1ª Fase – Reunião com parceiros e planeamento de implementação do projeto

A reunião de parceiros tem como objetivo principal planear detalhadamente a implementação do projeto e os seus interlocutores. Permite também apresentar a equipa de trabalho do projeto +SaúdArte.

2ª Fase – Planeamento da divulgação do projeto

Reunião de parceiros onde se planeia a divulgação, meios e ferramentas necessárias.

3ª Fase – Divulgação do projeto

159

Conceber um folheto de sensibilização “Hábitos de vida saudável” na Terceira idade, com imagem apelativa e de fácil entendimento para a mensagem poder chegar ao maior número de seniores. Convidar o Programa “Portugal no Coração” da RTP ou outro programa equivalente de estação televisiva, para cobrir os Dias da Ginástica em Braga / Guimarães e dar destaque ao exercício físico e alimentação saudável como promoção de saúde.

Divulgar o projeto e as suas atividades nas agendas culturais de Braga e Guimarães, rádios e imprensa local.

Divulgar o projeto e atividades nos Boletins informativos e sites de Internet dos parceiros envolvidos.

4ª Fase – Organização/ execução das ações

a) Dia da Ginástica com oferta de lanche saudável para 400 seniores

Esta atividade será realizada duas vezes por ano em cada cidade e no verão por se tratar de uma atividade de grande grupo, para abranger 100 seniores em cada atividade, ao ar livre no centro da cidade.

b) Workshop Alimentação Saudável e Nutrição para 160 seniores

Serão realizados 4 workshops por ano, em Braga e em Guimarães. O local definido será em espaços centrais nos Bairros Sociais ou noutros locais definidos, em conjunto com os parceiros, para ir ao encontro da população.

Cada Workshop abrange 20 seniores e será dinamizado através de sessão de informação, dinâmicas de grupo e metodologia participativa. Alargaremos convite a outras instituições que apoiem seniores com as mesmas características.

c) Ação de Formação formar 60 técnicos, num volume de formação de 2700 horas.

Composta por 3 módulos, 2 módulos a realizar em Braga e 1 módulo a realizar em Guimarães, para 60 técnicos de instituições que trabalhem em valências ou projetos para seniores:

Psicogerontologia – 50 horas

Promoção de hábitos de vida saudável – 50 horas Alimentação e Nutrição na Terceira Idade – 35 horas

d) Rastreios de Saúde para 400 seniores

No início e final do projeto pretendemos realizar a 100 seniores em cada rastreio, 2 em Braga e 2 em Guimarães, com prestação de informação preventiva ao sénior. Pretende-se efetuar registo do sénior que efetuou o rastreio e comparar os dados recolhidos no início e fim do projeto de

160

modo a realizar estudos quantitativos sobre o sucesso da informação e sensibilização na mudança de comportamentos e hábitos de vida.

Rastreio de Saúde a realizar em simultâneo: Saúde Oral, Glicose, Colesterol, Triglicéridos, Tensão Arterial, e Podologia.

e) Oficinas temáticas para 240 seniores

Pretendemos criar Oficinas Temáticas que funcionarão em Braga e Guimarães, com a periodicidade de 1 vez por semana:

Ginástica: 15 seniores em Braga e 15 em Guimarães Natação: 15 seniores em Braga e 15 em Guimarães Caminhadas: 20 seniores em Braga e 20 em Guimarães Música: 10 seniores em Braga e 10 em Guimarães Pintura: 10 seniores em Braga e 10 em Guimarães

Bordados e Tecelagem: 15 seniores em Braga e 15 em Guimarães Inglês: 10 seniores em Braga e 10 em Guimarães

TIC’s: 15 seniores em Braga e 15 em Guimarães

Voluntariado Sénior: 10 seniores em Braga e 10 em Guimarães que ingressarão projetos de voluntariado em instituições.

5ª Fase – Avaliação e divulgação dos resultados

Avaliação intercalar realizada através de entrevistas e questionários aos seniores no sentido de averiguar a satisfação, impacto e possíveis ajustamentos do projeto.

Trabalho de investigação realizado em parceria com a cooperativa de ensino superior CESPU onde serão analisados dados qualitativos sobre a perceção da qualidade de vida e dados quantitativos relativos às medições de indicadores de saúde recolhidos nos rastreios e noutras atividades, numa amostra aleatória representativa de 240 seniores inscritos nas Oficinas Temáticas e Workshops de Alimentação Saudável e Nutrição.

Apresentação de resultados do projeto +SaúdArte e do trabalho de Investigação num Seminário que pretendemos realizar no final do projeto.

161