• Nenhum resultado encontrado

Pronunciamento de autoridades, em ordem inversa de hierarquia Todos poderão, ou não fazer uso da palavra.

4.2 A UFF E SEU CERIMONIAL

2. Pronunciamento de autoridades, em ordem inversa de hierarquia Todos poderão, ou não fazer uso da palavra.

Encerramento da solenidade - 1. Pelo Reitor ou representante.

*Em vermelho quando houve divergência ou opções a mais nas fontes utilizadas.

Figura 3: Roteiro para análise das Cerimônias Universitárias da UFF – Outorga do Título de Professor Emérito.

Fonte: MEIRELES, 2011; Miranda, 2001, Unesp, 2008, Uerj, 2011, Unipampa,[s/d] , IFES,2010.

 Preparação do espaço

As primeiras providências que foram tomadas pelos funcionários da Divisão de Relações Públicas ao chegarem ao evento, foram organizar as bandeiras e colocá-las no lugar mais adequado. As bandeiras foram colocadas à direita da Mesa Diretora e de acordo com a Lei Nº 5700/ 71, à direita dela, a bandeira do Estado do Rio de Janeiro e à esquerda a da UFF, de acordo com a ordem de precedência das bandeiras.

 Abertura protocolar/Abertura da Cerimônia

A cerimônia teve início 30 minutos após o horário marcado. O mestre de cerimônias iniciou o evento em nome do Prof. Roberto de Souza Salles, Magnífico Reitor da UFF e fez algumas considerações. De acordo com as normas protocolares, há a possibilidade de o mestre de cerimônias iniciar a cerimônia em nome do Reitor, caso este a autorize.

Em seguida, o vídeo do Hino Nacional com imagens da UFF foi projetado. Na Universidade Federal Fluminense, como já dito anteriormente, por determinação do Reitor, o Hino Nacional utilizado nas cerimônias é projetado com imagens da UFF. Como o telão para projeção do Hino fica ao lado da Mesa Diretora, voltado para a plateia, há uma mudança no protocolo da solenidade e a mesa só é composta após o Hino Nacional, para que as autoridades possam assistir ao vídeo da plateia. Com isso, a abertura protocolar e a abertura da cerimônia são realizadas uma após a outra, respectivamente.

Na opinião do autor deste trabalho, a ideia de se fazer um vídeo do Hino Nacional com imagens da UFF, apesar de ser interessante, atrapalha o momento solene que deve acontecer nas aberturas das cerimônias ao ser executado o hino, pois tira o foco do Hino Nacional e coloca na UFF.

 Assentos

 Ex-Reitor e Proponente da Criação do FOPROP, Professor José Raymundo Martins Romêo.

 Presidente do FOPROP, Professor Paulo César Duque Estrada;

 Pró-Reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação e Coordenador da região sudeste do FOPROP, Professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega;

 Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Professor Jerson Lima;

 Subsecretário de Ciência e Tecnologia da cidade de Niterói, Professor Luiz Antônio Botelho Andrade.

A composição da Mesa Diretora deste evento foi elaborada conforme disposto no Protocolo e sua presidência por ordem de precedência foi de um Ex-Reitor da UFF, maior autoridade presente no evento. Em seguida, à direita da presidência da mesa, sentou-se o Presidente do FOPROP, e à esquerda o Coordenador da região sudeste e coordenador do evento, que por precedência vem após o presidente. As próximas duas autoridades não tinham cargos relacionados ao Fórum, nem são da UFF e por isso foram as duas últimas na ordem de precedência. Optou-se por dar a precedência ao Diretor da FAPERJ, pois é um órgão estadual. Em seguida, sentou- se a autoridade municipal, o Subsecretário de Ciência e Tecnologia de Niterói.

Após a composição da Mesa Diretora, o mestre de cerimônias registrou e agradeceu a presença de todos os Pró-reitores participantes da solenidade. O que deveria ocorrer, de acordo com o protocolo, após a execução do Hino.

 Pronunciamentos

Em seguida, os pronunciamentos são realizados, em ordem inversa de precedência, de acordo com o protocolo estabelecido para essa ocasião.

 Encerramento da Solenidade

O pronunciamento final foi realizado pela autoridade máxima da mesa. Após o pronunciamento a solenidade foi encerrada.

 Considerações acerca da solenidade

A Solenidade de Abertura do Encontro da Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa 2013 é um exemplo de cerimônia elaborada e executada de acordo com o protocolo da ocasião, pela Divisão de Relações Públicas, com a ressalva da inversão que ocorreu no protocolo no que diz respeito à Execução do Hino Nacional e composição de Mesa Diretora.

Com relação aos demais documentos já citados (Normas do Cerimonial da UFF, Lei regulamentadora dos Símbolos Nacionais e Decreto regulamentador do Cerimonial Público) a cerimônia está de acordo com o protocolo referente à ocasião. Apesar de ter sido uma cerimônia de pequeno porte, todos os participantes eram autoridades de Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste, por isso houve a necessidade de realizar um planejamento minucioso para que o Cerimonial da UFF não cometa nenhuma quebra de protocolo e prejudique a imagem da instituição perante às demais. É importante enfatizar que as cerimônias contribuem para construir a imagem da instituição.

4.3.3 Cerimônia de Outorga do Título de Professor Emérito

A Cerimônia de Outorga do Título de Professor Emérito analisada concedeu o título ao Professor Jorge Almeida Guimarães, atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, realizada no dia 5 de setembro de 2012, às 16h, no Auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação, Bloco D no Campus do Gragoatá.

A proposta da concessão do título partiu do Instituto de Biologia da UFF, no qual o Professor Jorge Almeida Guimarães lecionou. A homenagem surgiu levando em consideração toda a contribuição do Professor Jorge Almeida Guimarães para a Pesquisa, Pós-Graduação e para as Instituições de Ensino Superior. Após a aprovação da outorga do título de Professor Emérito pelo Conselho Universitário da UFF, a Divisão de Relações Públicas começou a planejar a cerimônia em conjunto com o Instituto de Biologia.

O quadro a seguir, contempla o roteiro que será utilizado como base para a análise dessa cerimônia.

Roteiro da Solenidade de Outorga do Título de Professor Emérito Preparação do Espaço – Precedência entre bandeiras lei nº 5.700

Abertura Protocolar - Recepção aos convidados, Saudações, Cumprimentos e apresentação da cerimônia que se inicia.

Entrada do Cortejo – Congregação/Conselho e demais autoridades acadêmicas, na ordem inversa de precedência, tomando assento nas primeiras fileiras da plateia, previamente reservadas.

Assentos -

1. Composição da Mesa Diretora – composta por ordem de precedência, com o organizador