• Nenhum resultado encontrado

LIMITAÇÕES Sangue na

KIT DE COLHEITA

4.4.2. Proposta final

A forma do produto considerado foi resultado do desenvolvimento dos primeiros esboços e maquetes de estudo, sendo este o

caminho encontrado que melhor responde às necessidades do mercado (fig. 143). A proposta final assenta na projeção de um único instrumento salivar cuja forma se assemelha a uma colher, este mesmo instrumento integra: a solução oral depositada no corpo principal do mesmo e a tira de teste, que será humidificada e lida pelo dispositivo de leitura de análise salivar.

A sua forma geral bem como o seu mecanismo de funcionamento foram projetados de modo a que a pessoa realize todo o

procedimento de colheita salivar usando unicamente um instrumento, sem necessitar de técnicas ou profissionais devidamente formados para o fazer, uma vez que o produto foi pensado ao pormenor para que pudesse ser utilizado de forma segura e descomplicada.

O produto em evidência foi delineado com o intuito de evitar etapas minuciosas que necessitem a recorrência de métodos e instrumentos secundários ou grande destreza por parte do paciente. Em momento algum a pessoa terá contacto direto com a saliva, fator este que permite o seu manuseamento de forma livre e segura.

A sua aparência inovadora consente que não sejam atribuídas conotações negativas, contrariamente ao cenário que predomina em grande parte dos produtos disponíveis atualmente no mercado. A colher, enquanto forma predominante, é a que melhor responde às necessidade exigidas.

Compartimento da solução oral (3mm) e depósito salivar (selados)

Componentes

Embora o produto tenha sido projetado como uma única ferramenta de colheita, este é segmentado em diferentes partes com diferentes funções (fig. 141).

O kit de colheita salivar, quando adquirido, é composto por uma colher que contém no seu interior uma solução oral de 3 ml (valor este já previamente estipulado pela companhia ARKRAY)

devidamente selada; por uma tira de teste com os respetivos marcadores que determinarão a presença ou ausência de doença ou risco da mesma e por fim, o kit é complementado por um manual de boas práticas, responsável por suportar todo o processo de colheita e análise salivar (ver secção 4.4.5. Instruções de uso).

O corpo principal deste produto foi projetado com o objetivo de suportar o compartimento da solução oral e posteriormente o depósito salivar, sendo que, a sua função primordial passa por guiar a saliva até que esta humidifique todos os marcadores.

A sua forma irreverente para além de identitária do produto, facilita o processo do bochecho, visto que a abertura identificada na fig. 140 torna o processo intuitivo da mesma forma que facilita a posição da boca. Esta mesma abertura pode ser fabricada para o lado esquerdo ou direito consoante a necessidade do utilizador. O produto em questão, contrariamente aos produtos já existentes, foi idealizado com o objetivo de poder ser concretizado em qualquer lugar. Tal como se pode observar na fig. 157 da página 174. A estrutura de ambas as peças foi pensada de forma a que não haja fuga de saliva durante e após o processo de humidificação.

fig. 141 Segmentação do produto nas várias partes que o compõem.

Tampa Corpo principal Tira de teste

Atendendo ao produto existente no mercado, também o dispositivo idealizado para o projeto em questão faz uso da mesma tecnologia. A empregabilidade dessa mesma tecnologia permitirá de igual forma avaliar os mesmos parâmetros de doença, ou seja sete parâmetros em simultâneo. Porém, o que difere neste dispositivo é que embora possibilite a análise de várias patologias orais em simultâneo, o utilizador poderá optar por realizar a leitura de uma só doença se assim o desejar. Com base em marcadores específicos para cada uma das patologias orais, fica ao critério do paciente decidir qual a avaliação que este pretende efetuar.

Os resultados são também eles obtidos de forma imediata e em tempo real. Por outro lado, além destes poderem ser impressos, podem ainda ser descarregados para o cartão de utilizador pessoal e/ou para o smartphone.

A sua forma geral, contrariamente aos dispositivos de análise médica atualmente disponíveis no mercado, apresenta linhas simples e ergonómicas permitindo a facilidade de adaptação à mão do utilizador. Essas mesmas linhas evidenciam o local destinado à leitura do marcador, fator determinante no desenvolvimento do produto em causa.

O dispositivo é ainda complementado por um suporte que, tal como o nome indica tem como principal função suportar o aparelho quando usado em farmácias ou por exemplo quando estiver

inutilizado ou em carregamento num consultório médico (fig. 142). Este produto foi projetado à semelhança do kit de colheita salivar transmitindo aos seus utilizadores a ideia de que ambos integram o mesmo produto-serviço.

IV. Projeto Desenvolvimento de produto

fig. 142 Imagem representativa do produto sem e com suporte visto de frente e em perspetiva.

Componentes

É ponto assente que o dispositivo, quando adquirido, é complementado por um suporte, que deverá ser utilizado consoante o seu contexto de uso (fig. 143).

Durante o desenvolvimento do mesmo, foi tido o cuidado de projetar um suporte intuitivo com a finalidade de facilitar o manuseamento do dispositivo de leitura sem que este tenha de ser retirado obrigatoriamente do seu suporte, por outras palavras poderá recorrer-se a todas as etapas exigidas durante o processo de análise salivar: conetar o cabo USB ao computador ou proceder ao carregamento de bateria da máquina (fig. 146) e introduzir o cartão de utilizador no local facilmente identificado para uma posterior leitura de RFID (fig. 147).

No que concerne ao dispositivo de análise salivar são identificadas duas zonas distintas: a zona do ecrã - que reproduzirá a interface do produto, desenhada exclusivamente para o projeto e que permitirá a leitura do sistema RFID, e a zona eletrónica - integra o espaço concebido à leitura das tiras de teste prontas para avaliação.

Zona de leitura RFID

fig. 143 Segmentação do produto nas várias partes que o compõem: dispositivo e suporte.

Aberturas para

leitura do cartão de utilizador

Entrada USB Zona de leitura tira de teste Dispositivo de análise Suporte

fig. 144 Instrumento de colheita salivar no momento da aquisição.

fig. 145 Variação do produto: quando adquirido e após a sua utilização.