• Nenhum resultado encontrado

3.2 Publicidade e/ou Propaganda

3.2.3 Publicidade (propaganda) na mídia on-line

Diversos motivos foram os que despertaram o interesse da publicidade na internet. Mesmo que o meio seja virtual a internet permite uma maior aproximação da marca ao consumidor. O alcance do meio online torna-se cada vez mais ilimitado, se levarmos em consideração a portabilidade dos meios digitais em diversas plataformas, como celulares, tablets, notebooks. Outro fator de relevância é que os valores do investimento em mídia on-line são geralmente mais baixos ou, até mesmo, gratuitos.

(...) O ambiente da mídia é, em geral, dessa natureza: os aumentos das despesas de marketing com a televisão geralmente resultam na diminuição

com outras mídias, como revista ou rádio. Hoje, o fator dominante no mundo da mídia é a propaganda on-line. Forrester Resarch, uma empresa independente de pesquisa tecnológica, relatou há pouco tempo que quase metade de todos os profissionais de marketing aumentou os investimentos em propaganda on-line, ao mesmo tempo que diminuíram os gastos com a mídia tradicional, com revistas, jornais e mala direta. Além disso, a Forrester Resarch previu que em 2010 a propaganda on-line e os gastos promocionais alcançariam as despesas combinadas alocadas para a TV a cabo e satélite e rádio. De fato as despesas com propaganda on-line nos Estados Unidos totalizaram cerca de US$ 28 bilhões em 2008 e esperava-se que fossem chegar a US$ 442 bilhões em 2011. No Brasil, o investimento de comunicação interativa na internet ultrapassou a casa do 1 bilhão em 2010, com crescimento de 28% em relação a 2009 (CRESCITELLI, SHIMP, 2012 p.332).

Assim como a mídia off-line possui seus meios tradicionais, a mídia on-line tem os seus mais utilizados, porém, cabe ressaltar que o meio digital está em constante evolução e aquilo que era um recurso bastante utilizado quando a internet começou a popularizar-se, hoje já não é uma mídia tão efetiva. Um exemplo são os pop-ups, as abas promocionais que surgem diante da tela do internauta quando se acessa um website, tornaram-se objetos de ódio de grande parte dos usuários dos meios digitais.

O mesmo aconteceu com o banner, o skycraper e o intertistial. Para Ribeiro (2010) ambos assemelham-se a cartazes, a diferença é que o banner possui formato horizontal, o skycraper formato vertical e posiciona-se no canto direito da tela, por fim o intertistial é um link que simula um anúncio em tela cheia por alguns segundos e em seguida direciona o usuário para o endereço desejado.

E-mail marketing e o link patrocinado são bastante utilizados até hoje. O e- mail marketing foi a primeira ferramenta de contato direto com o consumidor no meio digital e continua a garantir resultados efetivos. Da mesma forma, o link patrocinado que, segundo Ribeiro (2010), quando o usuário faz sua busca são encontrados de acordo com a palavra-chave que esse digitou. Os primeiros resultados nessas buscas são os links patrocinados.

Atualmente espera-se que qualquer negócio tenha um website, é através dele que muitos clientes buscam um produto ou um serviço antes de sacar o telefone. Para Jantsch (2007), o site deve estar alinhado às demais estratégias de marketing, pois ele também pode educar, persuadir e motivar os clientes em potencial para que os mesmos façam alguma determinada ação.

Hoje, todas as empresas precisam de um site na Web que reflita a qualidade da organização. Uma advertência: não permita que seu site seja projetado por um tecnólogo excêntrico que pretenda ostentar sua capacidade técnica. Os clientes não podem perder tempo com o download de todas aquelas imagens em movimento. Precisam de informações, mas não estão interessados em espetáculos pirotécnicos. Querem downloads rápidos, tela inicial clara e desobstruída, facilidade de transferência para outras telas, informações objetivas, procedimentos simples e propaganda não invasiva (KOTLER, 2003, p. 109).

Muitas empresas acabaram virtualizando seus serviços e encontrando formas de apresentá-los aos consumidores através de seus sites, tornando possível a venda, a troca e o pagamento de seus produtos. Seguindo esta ideia, alguns negócios existem somente no contexto virtual. Uma das grandes vantagens dos sites é que eles operam 24h por dia, sem a necessidade de um profissional para operacionalizar este funcionamento.

Algumas mídias online ganharam uma visibilidade tão grande, que de certa forma, estão substituindo algumas mídias tradicionais. Segundo Guimarães (2014), nos EUA o Youtube alcançou um público maior do que a TV, 68% dos entrevistados alegaram utilizar o serviço on-line, enquanto 51% fazem uso da televisão. A rede social possui espaços diversificados para inserção de anúncios, desde a página inicial, até antes do vídeo assistido.

A inserção das empresas nas redes sociais, passou a ser segmento de utilização de mídia que mais cresce em todo mundo. O marketing digital encontrou nas redes sociais um meio de se aproximar do consumidor e criar laços de relacionamento. No Brasil as redes sociais que mais se destacam são: o facebook, youtube, twitter, linkedin, instagran, foursquare.

No Brasil a rede social mais tem chamado atenção e que a maioria das empresas sente necessidade de estar é o Facebook. Com 1 bilhão de usuários cadastrados ao redor do mundo, e 63 milhões no Brasil a rede é cada vez mais popular. Para as empresas utilizarem basta criar uma página onde é possível através de postagens que podem ser programadas colocar imagens e textos de novos produtos e outros serviços. Os usuários têm a opção de comentar e curtir, além de compartilhar se tornando um viral (SABUGO, 2014).

Outra ferramenta que tem ganhado representatividade quando o assunto é redes sociais, é a ferramenta Google AdSense, que segundo o site e-commerce16

16 Site: www.e-commerce.org.br

(2013) é uma ferramenta para a publicação e gerenciamento de anúncios no sistema Links Patrocinados. Por meio do Google AdSense, qualquer editor pode tornar-se parceiro do Google e passar a gerar receitas a partir de um site ou blog. Além disso, a ferramenta é capaz de rastrear as pesquisas do usuário de internet e oferecer a elas produtos relacionados com o que o usuário pesquisou.

Um detalhe importante da propaganda na internet é que ela facilita a mensuração. Uma página no facebook, por exemplo, gera gráficos de resultados das postagens com maior visualização, curtidas e compartilhamentos. Para Quintanilha (2014) a mensuração na propaganda virtual é a parte mais importante e que traz os melhores resultados em termos de custo-benefício e retorno sobre seu investimento, por isso, aprender técnicas de mensuração é fundamental para que seu negócio se desenvolva.