• Nenhum resultado encontrado

qualificados para trabalhar com as crianças

1

A construção da UMEI com sustentabilidade

A própria construção da UMEI de forma sustentável e com boa estrutura física

3 Fonte: A autora.

Na análise das categorias e de suas unidades de significação, chama a atenção o fato de que, das cinco categorias, apenas uma se refere à questão educativa e quatro se referem a questões de cuidados, segurança, alimentação e infraestrutura. Este fato possivelmente indica que, embora a UMEI não esteja localizada em bairro com situação de vulnerabilidade social, atende a crianças de comunidades carentes do entorno e que, por isso, tais aspectos podem ser percebidos pelas gestoras como mais relevantes para aquela comunidade escolar.

Entretanto, a presença da unidade de significação Garantir profissionais qualificados para trabalhar com as crianças mostra que as gestoras não deixaram de perceber a importância da formação de professores para ter práticas mais adequadas ao desenvolvimento das crianças. Questionadas sobre quais sugestões poderiam dar para melhorar o Programa Mais Infância, apenas uma categoria sugere algo ainda não presente no programa. As demais referem-se a ações já presentes no Mais Infância, o que demonstra que, para as gestoras entrevistadas, o programa deve potencializar ainda mais aquilo a que se propôs, ou seja, construir novas UMEIs e investir ainda mais em formação continuada de professores. Essa percepção das gestoras coaduna com as orientações legais e os princípios pedagógicos da Educação Infantil, visto que a ampliação de oferta para essa etapa não deve ser dar apenas em

quantidade, mas também em qualidade – e para isso a formação de professores é condição prévia. Entretanto, devemos enfatizar que a unidade de significação Buscar outros tipos de atendimento à criança para além do número de vagas alerta o poder público para a necessidade de procurar mais integração entre as políticas para a infância, tais como políticas da saúde e assistência, pois a superação das dificuldades encontradas para a plena garantia dos direitos das crianças não se dará por meio de uma única instituição, e sim pela ação integrada de todas as ponderações feitas.

Quadro 16: Sugestões das gestoras escolares para melhorar o Mais Infância

Categorias Unidades de significação Frequência de

unidades de registro

D1 D2

Integrar o Mais Infância à rede de proteção à criança

Buscar outros tipos de atendimento à criança, para

além do número de vagas 2 Promover a integração do Mais

Infância com outros atores da rede de proteção à criança

5

Construir mais UMEIs para atender toda a demanda

Construir mais UMEIs 2

Aumentar a formação continuada para professores e que eles sejam efetivos

Investir mais em formação de professores e que estes sejam efetivos da rede municipal

2

Fonte: A autora.

4.3 ENTREVISTAS COM AS PROFESSORAS

As entrevistas realizadas com as professoras também demonstraram que elas reconhecem o Mais Infância como um Programa que, para além da ampliação da rede física, promove formação continuada e investe em reformas necessárias nas UMEIs. As professoras entrevistadas, por seus discursos, afirmaram que o Programa potencializou a qualidade da Educação Infantil com prioridade em comunidades carentes. Além disso, as entrevistas mostraram resultados bastante coerentes com os dos gestores entrevistados.

Quando perguntadas se conheciam as diretrizes do Programa Mais Infância e quais seriam essas diretrizes, as respostas resultaram nas categorias apresentadas no Quadro 17.

Quadro 17: Diretrizes do Mais Infância, segundo as professoras

Categorias Unidades de significação Frequência de unidades de

registro/discursos

P1 P2

Aumentar o número de UMEIs

Os professores não tiveram acesso às diretrizes do Programa 1 Aumentar o número de UMEIs 2 Garantir acesso à Educação Infantil de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade Garantir o acesso à Educação Infantil para as crianças de 0 a 5 anos 1 Promover a educação pública de qualidade 1 Fonte: A autora.

Os discursos das professoras também demonstraram que elas reconhecem o Mais Infância como um Programa de ampliação da oferta do número de vagas, entretanto preocupado com a oferta de Educação de qualidade para crianças de 0 a 5 anos. Nesse sentido, podemos inferir que o Programa de fato colaborou para a universalização da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos e contribuiu significativamente para o atendimento às crianças de 0 a 3 anos.

Quando questionadas se perceberam mudanças na Rede Municipal de Educação a partir da implementação do Programa Mais Infância, os discursos das entrevistadas enfatizaram novamente a contribuição do Programa para o que está estabelecido no Plano Nacional de Educação no que se refere ao número de vagas e que o Programa colaborou diretamente com as famílias cujas mães puderam entrar no mercado de trabalho, o que nos remete à dupla função da Educação Infantil presente na Constituição Federal de 1988, já citada. Essa análise pode ser verificada nos dados apresentados no Quadro 18.

Quadro 18: Avaliação do Mais Infância pelas professoras

Categorias Unidades de significação Frequência de unidades de

registro/discursos

P1 P2

Construção de novas UMEIs privilegia as áreas carentes

Ampliação do número de UMEIs para atender a demanda da Educação Infantil com foco nas comunidades carentes

3

Ampliação do número de

vagas O número de vagas foi ampliado devido às construções de novas UMEIs

2

As mães puderam entrar

no mercado do trabalho Deu às mães a oportunidade de trabalhar fora 1 A Educação Infantil

superou o caráter assistencialista

A Educação Infantil deixou de ter caráter assistencialista e passou a ter caráter educativo

2

Fonte: A autora.

Dentre as mudanças percebidas na Rede Municipal de Educação desde a implementação do Programa Mais Infância, as professoras as classificaram por ordem de importância; assim, seus discursos deram origem às categorias e unidades de significação que podem ser vistas no Quadro 19.

Quadro 19: Ordem de importância das mudanças promovidas pelo Mais Infância

Categorias Unidades de significação Frequência de unidades

de registro/discursos

P1 P2

Ampliação do número de

vagas A ampliação do número e vagas para que as crianças possam aprender num ambiente

adequado para a infância

1

Formação de professores Formação de professores para que possam atender com qualidade os seus alunos

1