• Nenhum resultado encontrado

A EDUCAÇÃO? 228 5.3 A MÍDIA-EDUCAÇÃO, A LEITURA E A ARTE LITERÁRIA

1. A BUSCA PELA CASA DAS CHAVES

1.3 QUESTÕES, OBJETIVOS E DELIMITAÇÕES DA PESQUISA

Tomando como eixos desta investigação os aspectos constituintes da leitura e do ensino de literatura, mediante a tecnologia do computador, isto é, o texto, o mediador e o leitor, consideramos como norteadoras da pesquisa as seguintes questões:

 Quais as contribuições do computador, com suas multimídias integradas, para a formação do leitor de literatura?

 Como se apresentam os textos de literatura no suporte computador?  O que é literatura eletrônica?

 Como se dá a interação do leitor com o texto literário, em diferentes suportes computacionais multimidiáticos e em diferentes gêneros?  Quais as especificidades da mediação do professor na leitura literária

realizada nos suportes computacionais multimidiáticos?

Orientando-nos por tais questionamentos, privilegiamos como objeto de estudo a contribuição multimidiática do computador para a formação literária de crianças escolares, partindo da tese inicial de que o computador, por meio de suas multimídias disponíveis e integradas, pode contribuir para a formação literária desses aprendizes, em situação escolarizada. No tratamento desse objeto, delimitamos algumas circunstâncias nas quais a pesquisa deve ser considerada.

De modo específico, aprofundamos os estudos sobre a teoria da literatura e da leitura, na intenção de analisarmos os textos que se apresentam como literatura, no computador, e de confrontar o conceito de literatura que assumimos com o conceito de literatura eletrônica. Com essa pretensão, buscamos compreender as formas de recriação e/ou transposição desse texto para a mídia computador, assim como as características desse novo texto que foi constituído, principalmente no que se refere à relevância de seu plano de expressão, à sua integridade linguística e artística, e às mudanças que essas características imprimem no processo de leitura. Nesse enfoque, serão especificados os traços de recepção do leitor e observadas as contribuições pedagógicas dos novos ambientes e recursos de ensino literário.

Frente a essa possibilidade de conceber o computador como um caminho para a construção de habilidades leitoras (e sendo ele uma das tecnologias que compõem o ciberespaço), julgamos necessária uma imersão nos estudos sobre as novas tecnologias. Além desse aprofundamento teórico, realizamos uma intervenção pedagógica numa turma de 5º ano de escola pública municipal, da cidade de Natal– RN, com sessões de leitura que exploraram diferentes textos nos suportes computador e livro, assinalando as recepções dos leitores e as possibilidades de mediação pedagógica. Nessa intervenção, implementamos oito sessões de leitura, nas quais foram lidos textos de literatura eletrônica, textos em flipalbum/flipbook e em livro impresso, com a mediação da professora titular da turma.

O objetivo que nos propúnhamos era o de experimentar e sugerir alternativas de trabalho com a literatura, de tal modo a potencializar a atuação de professores que lidam com o desafio de formar leitores na era digital, ampliando, suas

possibilidades no ensino de leitura e literatura e, em deriva, facilitar o uso das tecnologias educacionais constituintes do computador. Mas vale enfatizar que o foco é a formação literária na escola por uma nova via midiática, diretamente relacionada à formação de habilidades para o uso da mídia computador, uma vez que a leitura nessa mídia exige outras habilidades do leitor que passam por funções cognitivas específicas.

O alcance desse saber, sem dúvida, auxiliará o professor no atendimento à diversidade de leitores que estão imersos na era digital; consequentemente, já bastante identificados com as multimídias. Esta abordagem, portanto, poderá ser a fonte subsidiária para impulsionar o desempenho do professor em seu papel de mediador da literatura e das novas tecnologias, respeitando o seu estatuto de arte literária e os interesses, os sentimentos, os anseios, a habilidade leitora e o modo de aprender do leitor que surge nessa nova era.

Decerto, não alimentamos a pretensão de ver estabelecida a articulação entre esses dois campos por uma ação imediata do trabalho pedagógico; mas visamos sugerir caminhos apoiados no valor formativo da leitura de literatura e no potencial educativo das novas tecnologias.

Além do mais, julgamos importante esclarecer que nos opomos, com este trabalho, a qualquer abordagem pragmática, técnica e utilitária da literatura, justamente por compreendermos que esta, em sua natureza complexa, artística e simbólica, possui um fim educativo em si mesma. E muito embora saibamos que os suportes e os recursos modificam as práticas e os modos de ler, enxergamos a literatura como uma construção artística que tem força social e cultural, o que justifica sua presença na educação do sujeito e a revela como fundamental para o seu desenvolvimento.

Em contrapartida, o computador também assume sua força midiática, cultural, social e educacional, de modo que não será minimizado por nós como um meio utilitário para um fim de formação literária, mas enxergado em sua potencialidade formativa, experiencial e comunicativa, em função do próprio ensino midiático.

Nos limites do circunscrito, objetivamos, conhecer as contribuições das multimídias integradas ao computador para o ensino de literatura, em uma escola de Natal-RN. Desse objetivo maior, desdobram-se os seguintes específicos:

 refletir sobre os textos de literatura que se apresentam no computador;  conhecer o conceito de literatura eletrônica;

 compreender a recepção do leitor ao texto literário na mídia computador, comparando-a com a recepção ao texto literário no meio impresso;

 perceber as especificidades da mediação do professor na leitura literária via computador.