• Nenhum resultado encontrado

Questionário final sobre as oficinas desenvolvidas na Escola B

4.1. Atividades desenvolvidas na escola B e seus desdobramentos

4.1.7. Questionário final sobre as oficinas desenvolvidas na Escola B

Na finalização das atividades na escola B, foi aplicado um questionário retomando questões acerca da percepção do patrimônio cultural e das oficinas, tais como:

1. O que você entendeu por patrimônio cultural?

2. O que você entendeu por Conservação e Restauração de bens culturais? 3. Qual a relação da Química com a Conservação e Restauração de bens

culturais?

4. Qual a relação que se pode fazer da Química com outras áreas de conhecimento?

5. O que você contaria sobre as oficinas realizadas? Qual o seu aprendizado? Este questionário foi respondido por 46 estudantes. Nas respostas das questões 1 e 2 observei mudança em relação às ideias prévias dos estudantes ou ampliação dos conhecimentos sobre o conceito de patrimônio cultural e conservação e restauração.

A atribuição de patrimônio cultural somente a objetos (coisas) ou lugares quase não apareceu (houve uma junção, ou seja, objetos e lugares e manifestações

40

DEPUTADOS do ES aprovam uso de celular em sala de aula. G1 Espírito Santo, 31 março 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/03/deputados-do-es-aprovam-uso-de- celular-em-sala-de-aula.html> acesso em 23/08/2016.

culturais foram reunidos na definição de patrimônio cultural). Por outro lado apareceram as concepções de patrimônio imaterial, móvel e imóvel. Um exemplo é o Estudante B4, que, anteriormente, na oficina sobre patrimônio cultural, respondeu:

“Entendo que é uma coisa histórica, antiga, que é aberto para varias pessoas visitarem”, mas ao final das atividades, respondeu: “Eu entendi que patrimônio cultural coonpreende lugares, objetos e manifestações culturais diversas que valorizamos por serem provenientes dos nossos ancestrais”. O Estudante B12

respondeu anteriormente com exemplos: “Festa Junina, Ação global, Festa de São

Pedro, quadrilha”. Já neste questionário colocou “Patrimônio Cultural é tudo aquilo que é considerado histórico ou importante, pode ser imovel ou movel”. O Estudante

B17 anteriormente havia respondido “Entendo que é tudo aquilo que envolva a

cultura de cada lugar do mundo”, depois: “Eu entendo por patrimônio cultural que é um conjunto de todos os bens materiais e imateriais”. Outras respostas foram:

Estudante B1: “Entendi que é todo fazer humano que tem caráter memorial e de pertencimento para uma sociedade”.

Estudante B13: “Patrimônio cultural, pelo o que eu entendi, seria um objeto, um bem antigo ou até novo, que contribui para a cultura da cidade e/ou Estado”.

Nas respostas da questão 2 apareceu a menção à manutenção o máximo possível das informações iniciais (originais) do bem cultural, conforme Medeiros (2012) “[...] buscando aproximar, o mais possível, a obra, estrutural e esteticamente, da “quantidade inicial de informações””. No quadro 7 são apresentados fragmentos de respostas de alguns estudantes, comparando-os com as suas respostas no início da pesquisa.

- Estudante B1: RI: “Não entendo nada”

RF: “[...] Restauração: é consertar aquilo que está estragado mais deixado da forma original” - Estudante B12:

RI: “É muito importante conservar para que quando venha pessoas de fora falar bem”

RF: “Conservação e restauração são métodos para deixar a obra em um bom estado

chegando ao original mas deixando visível que foi restaurado”. - Estudante B23:

RI: “Restauração- o que está estragado arrumar”

RF: “Restauração: não é exatamente reformar, mas é reparar algo que está se desfasendo,

porém mantendo o original”.

Quadro 8. Fragmentos de respostas de estudantes da escola B sobre o conceito de Conservação e restauração de bens culturais no início da pesquisa (RI= resposta inicial) e ao final (RF).

A questão 3 foi discutida em todas as atividades realizadas e os estudantes enfatizaram em suas respostas a importância da Química para conhecer as propriedades dos materiais utilizados no tratamento de bens culturais e seus processos de degradação, através de exames e análises, além do estudo e escolha dos materiais para conservação e restauração.

Estudante B1: “Pois a química estuda os materiais e a composição deles, então saberá

como manter determinado material apresentavel”.

Estudante B2: “[...] com ajuda da química eles conseguem descubrir como a peça é

formada, do que ela formada”.

Estudante B3: “[...] através da química eles podem descobrir com que tipo de tinta a

peça foi pintada e assim ter os cuidados necessários para a restauração”.

Estudante B4: “[...] Para conservar e restaura, os objetos passam por processos

químicos, por isso a química é tão importante”

Estudante B6: “A química ajuda em alguns fatores como o raio ultravioleta, infra

vermelhos. São espécies de radiações que podem indicar se a problemas em alguns livros ou quadros históricos.”

Estudante B11: “A Química explica o que acontece com os materiais durante o tempo, seja curto ou longo, como por exemplo a ferrugem”.

Estudante B46: “Ela vai nos ajudar a conhecer a limpeza deles, e qual a tinta que nós

podemos usar e quando eles raspam qual o tipo de tinta que podemos usar”.

Estudante B41: “A Química esta presente em muitas coisas na conservação e uma delas na hora da limpeza com produtos químicos e também quando eles vão restaurar quando eles raspam para descobrir qual a tinta e até saber a estrutura de uma escultura”.

Estudante B43: “A química influencia na restauração de bens, através da química é

possível detectar problemas e causas do material que será restaurado”.

Nas respostas dos estudantes também foram mencionados pesquisa de novos materiais para a área, efeitos positivos e negativos da radiação eletromagnética (“luz”) e referência pelo Estudante B12 a um caso específico de restauração, relatado na aula expositiva, em que a informação sobre a intervenção anterior em uma obra estava dentro da mesma. Alguns estudantes se limitaram a descrever partes de experimentos realizados em alguma oficina.

Estudante B37: “A química e fundamental, pois é através dela que se cria os materiais,

para utilizar. [...] como a tinta, e os produtos que se usam, no experimento”.

Estudante B42: “A química pode ser muito usada tanto na conservação quanto na restauração de bens culturais. Os componentes químicos estão por todos os processos desde o objeto em si, até a tinta usada pra restaurar, o material que for usado pra limpar... entre outros”.

Estudante B24: “A química é uma forma encontrada também para fazer conservamento e

restauração de objetos e bens culturais. É possível ver a química presente no experimento feito pelos alunos da turma do (...)41 da escola (...) em (...), onde foi feito a tecnica da Cianotipia, para a revelação de fotografias. É possível ver também nesse experimento a importancia e os benefícios da luz para conservação e restauração de bens culturais”.

Estudante B44: “O efeito da luz as veses pode ser positivos e a mesmo tempo negativo,

na Quimica são feitas analises. ajuda a entender os elementos que podem ajudar e danifica a obra”.

Estudante B12: “O bem cultural vai para o lugar de restauração assim ele e raspado até

chegar a cor que era antes assim pintam ele denovo e colocam a carta de quando ele foi restaurado”

A questão 4 foi colocada porque, nas respostas à ficha de percepção acerca dos patrimônios da primeira oficina, a maioria dos estudantes reconheceu a relação da Química com outras áreas, mas principalmente com disciplinas da área de Ciências da Natureza. Além disso, no percurso de realização das atividades foram discutidas questões como a linguagem da química, a importância da quantidade (expressa em concentração), o estudo de materiais em áreas como geografia, de processos na biologia, estimativa de tempo pelos estudos arqueológicos e no caso dos bens culturais, a necessária relação de diversas áreas, principalmente entre arte e história.

Nas respostas apresentadas, apesar das menções ao “lugar” da Química e a esta como “coisa”, discutidas por Rosa e Tosta (2005), observei que os estudantes apresentaram algumas mudanças sobre a percepção da relação da Química com outras áreas, não se restringindo somente a disciplinas da área de Ciências da Natureza. As menções a cálculos e fórmulas pouco apareceram. Algumas das respostas apresentadas foram:

Estudante B3: “A química esta relacionada com áreas tais como Artes, historia,

Geografia e até o Portugues. É possível ver também o uso de substancias químicas em estudos, construções, obras e em nosso experimento para a revelação de fotografias”.

Estudante B5: “A química está presente em outras áreas, como no português, pelo fato

de toda exerce uma linguagem, na matemática usando números nos experimentos, dentre outras”.

Estudante B9: “A química e ultilizadas em varias como na física, matemática, geografia e até mesmo em casa tem a existência da química como na ciência e nos bens culturais”.

41

Estudante B10: “A química e relacionada com a ciencia a cultura aos patrimônios

culturais e a restaurações de Bens Culturais”.

Estudante B27: “A Química se relaciona com artes, física, biologia e outras áreas”. Estudante B31: “A química se relaciona com todas as outras materia, química esta

relacionada em tudo do nosso dia a dia, em varías obras de artes, em alimentos e em calçados etc”.

Estudante B33: “A Química está em praticamente todas as áreas, porque ela ajuda a

compreender os processos químicos, ou saber sobre substâncias”.

Estudante B40: “A química está relacionada á diversas matérias como por exemplo a

matemática com os cálculos, as fórmulas, a biologia pois ela estuda os seres vivos e o nosso corpo tem diversas reações químicas e também a arte, pois através de processos químicos consegue-se restaurar bens culturais”.

Estudante B41: “A química está presente em muitas coisas e lugares, desde de uma

estrutura histórica até um alimento. No hospital, em outras matérias sem ser a química (na historia quando você vai descobrir fosseis) e entre outros varios lugares”.

Estudante B42: “A quimica pode estar relacionada a outras áreas de estudo como por

exemplo a Medicina, os remédios, anestesias e etc... são manipulados com ajuda da química. A história por exemplo pode usar a quimica para estudar fosseis, lugares, pessoas e até formas de política”.

Estudante B4: “A Química é uma ciência que não está limitada somente ás pesquisas de

laboratório e á produção industrial. A química explica diversos fenômenos da natureza, está presente na medicina, em medicamentos e métodos de tratamento, no desenvolvimento da agricultura, na produção de combustíveis, entre outros aspectos mais importantes”.

Já nas respostas dos estudantes da questão 5, sobre o que contariam sobre as oficinas e seu aprendizado, foram mencionados a valorização dos bens culturais, o desenvolvimento da aula, o preparo de tintas (relacionado ao fato de ser mais econômico), etc. Ainda apareceram menções à Química como coisa ou ao seu lugar.

Por exemplo, no fragmento “Eu aprendi que a Química está presente em tudo

Até nas nossas fotos em tudo que nos fasemos e tentamos fazer a Química tá presente”, o Estudante B1 apresentou a Química como coisa e ao mesmo tempo fez

referência ao seu lugar ao colocar que “tá presente”. Porém chamou a atenção quando colocou que a Química está presente “Até nas nossas fotos”, em que a palavra “Até” foi utilizada como partícula de realce (ênfase) e pareceu indicar que esta foi uma informação nova para ele.

As referências à Química como coisa também apareceram nos dois fragmentos a seguir, mas nestes também houve menção a um fato aparentemente novo para os estudantes, destacado em negrito.

Estudante B10: “Todos os experimentos foram legais e participativos, e percebi que a

Química não é apenas usada em laboratório, mas também no dia-a-dia”.

Estudante B16: “Na minha opinião os experimentos nos ajudaram a perceber que a

química influencia em tudo na nossa vida”.

Outros estudantes apontaram a valorização dos bens culturais como aprendizado.

Estudante B12: “Na minha opinião os experimentos realizados foi uma experiência interessante pois aprendi o valor de dos experimentos e dos bens culturais”.

Estudante B: “É um projeto muito legal que você aprende sobre a história e os

antepassados da sua história quando a gente pegou pra tirar fotos de coisa que fizeram parte da familia e do bairro e do estado”

O Estudante B12 destacou também a importância dos experimentos, o que pode indicar que os estudantes não tinham aulas experimentais. Durante as aulas os estudantes ficavam ansiosos para realizar os experimentos e alguns testavam várias combinações de materiais para “ver no que resultava”. Alguns estudantes apresentavam uma concepção de experimentação como realização de um “show”, com a presença de reações com explosões, pois sempre surgia a pergunta “alguma

coisa vai explodir?”. Por isso, além de tentar desconstruir esta concepção, o

professor de Química e eu precisávamos ficar muito atentos a estes estudantes, o que nos levou a usar a estratégia de trazê-los para perto de nós e convidá-los a realizar algumas demonstrações conosco. Além disso, nesta oficina os experimentos não ofereciam riscos, pois os materiais nocivos foram utilizados apenas para estudo dos rótulos.

No fragmento “Foi importante, pois nós ensinou a saber mais como e com o

que se pode fazer para conservar os quadros. Na química o aprendizado é essencial, porque é atravez da química que se pode fazer os elementos necessários para a tinta como os pigmentos, às tintas etc, e outros elementos necessários”, o

Estudante B28 destacou a importância da Química na conservação de bens culturais e no estudo de seus materiais constituintes, inclusive obtenção de novos materiais.

Dos estudantes que destacaram o preparo de tintas, alguns dos fragmentos foram os seguintes:

Estudante B40: “Boa, é uma aula interativa com dinâmicas e curiosidades. Esse

experimento, trouxe economia na composição das tintas e nos mostrou aspectos importantes para a formação da mesma”.

Estudante B44: “Minha opinião é boa, aprende um pouco como se prepara uma tinta”. Estudante B45: “Eu gostei muito Bom aprendemos muitas coisas eu aprendi sobre as

cores e etc”.

Estudante B46: “Eu achei muito legal, e posso tirar como aprendizado que muitas vezes

o dinheiro que gastamos comprando tinta podemos economizar fazendo as tintas caseiras”.

De acordo com as respostas, pudemos perceber que diferentes conhecimentos foram assimilados conforme a percepção dos estudantes e houve mudanças em relação às suas ideias prévias.