• Nenhum resultado encontrado

ANEXO IV – RESPOSTAS DA QUESTÃO 11

158

11. Na sua opinião, a leitura é importante na vida sócio-política dos educandos?

Professora Justificativas das professoras do GRUPO 1

G1-OPB A leitura é a porta para observar, analisar e superar a realidade em que vivemos.

G1-AKM Quando se faz leitura seja de livros ou jornais, os educandos passam a conhecer a realidade e também sabem fazer uma idéia do que deveria acontecer e que muitas vezes não acontece, ele torna-se crítico e também mais convicto nos seus argumentos e além de tudo é um ótimo exercício para o cérebro

G1-SAP Penso que o ato de ler amplia as possibilidades de reflexão sobre a vida do indivíduo, o que acarreta em maior posicionamento político.

G1-ECN Ajuda na formação e desenvolvimento do senso crítico, formar opiniões, idéias. O hábito da leitura dá uma visão de mundo de forma abrangente, consistente.

G1-EMZ Muito, pois a leitura abre as portas e janelas para questionar, dar ampla visão.

G1-CCS As pessoas devem estar bem informadas e consciente, para exercer um bom trabalho devem estar atualizadas na leitura para ter argumentos.

G1-AMC Pelo fato de ler abre-se a cabeça, muda-se ou aperfeiçoa-se conceitos.

G1-AGM Porque a leitura é a porta para a formação do educando. Através da leitura se aprende a pensar sobre as questões políticas que estão no dia a dia, e tirar a conclusão que lhe for melhor no seu desenvolvimento.

G1-JGA Para exercer a cidadania é necessário, compreender interpretar e conhecer (através da leitura).

G1-DATM Sim, através da leitura é que teremos bons cidadãos. As pessoas passam a entender mais sobre as coisas que a gente vê na televisão e ficam mais informadas. Daí podem exercer melhor um bom trabalho, porque tem mais argumentos.

G1-AE Por que por meio da leitura obtém-se uma visão maior (mais ampla) de mundo. E assim alternativas para a transformação, a mudança na sociedade.

G1-JLN Sim, pessoas bem informadas são mais críticas, não aceitam facilmente qualquer coisa sem argumentar.

G1-ASO Acho que se todos se empenhassem na realização de projetos e bibliotecas públicas, se todos tivessem acesso, melhoraria muito.

G1-VIO É fundamental porque a leitura abre novos horizontes, novas perspectivas, deixa o educando mais crítico e com maior poder de argumentação.

G1-VJCR Porque é através das informações que se forma o senso crítico de cada um, cultura e comportamento.

G1-NMY Lendo, a pessoa conhece melhor a vida e o que está acontecendo ao seu redor e em outros lugares, ela pode conhecer o ponto de vista de pessoas conhecedoras do assunto, enfim, desenvolve o senso crítico, e começa a avaliar o seu pensamento com os demais e pode discutir com fundamentações.

G1-APAA Para formar um educando capaz de transformar a sociedade é necessário levar a leitura e reflexão. Onde se reflete e pode ter uma consciência crítica e não se deixar ser manipulável.

G1-FC Pois é através da leitura que nos tornamos cada vez mais racionais, capazes de agirmos sozinhos, ter opiniões próprias, sem ser manipulados por pessoas que se dizem ser mais inteligentes.

G1-RSF Pois todos precisam estar ligados a tudo que acontece em nosso país. A leitura ajuda a eles entenderem melhor as coisas que acontecem.

G1-ECSF Pois, hoje em dia muitas pessoas na vida política não lêem e não se interagem do meio. Não estando a par do que está acontecendo a sua volta.

159

Professora Justificativas das Respostas “SIM” do GRUPO 2

G2-RLBS É através da leitura que eles poderão aprimorar seu desempenho em inúmeras atividades na vida social, política, acadêmica, profissional, afinal tudo gira em torno da língua escrita.

G2-ESB Pois o estudante participará ativamente no processo crescendo com mais desenvoltura e espírito crítico, preparando-se para sua autonomia como ser pensante, que sabe discernir e fazer opções, enfim, um pleno cidadão.

G2-LGC No espaço em que vivemos, técnico-científico e informacional, quem não adquirir conhecimento, não poderá transformar a realidade de forma consciente e nem tornar a sociedade mais justa.

G2-LBM Na sociedade em que vivemos, competitiva, tecnológica e completamente dinâmica, a leitura não só de textos, como do mundo é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual e profissional do cidadão. O indivíduo que não lê no mundo de hoje, é um forte candidato à exclusão.

G2-EFO A leitura é um instrumento que possibilita ao leitor uma participação e inclusão satisfatória na sociedade.

G2-CBO Sim. O educando que aprende a ler com precisão estará apto a desenvolver um bom papel na sociedade que está inserido, uma vez que poderão interferir, contribuir e analisar os aspectos políticos presentes no seu cotidiano.

G2-AVM Os educandos que têm oportunidade de convivência com a leitura têm muitas chances de realizações profissionais desejadas. Além, do bom comportamento em sociedade, mas, vale salientar que o número de pessoas que desviam-se para o crime, porém tem contato com a leitura é menor que aqueles que não tiveram oportunidade nem para folhear um livro didático da escola pública.

G2-DMAO Os direitos e deveres políticos e sociais precisam ser praticados partindo de uma consciência formada com base em conhecimentos de sua sociedade e de outras, o que faz da leitura de mundo indispensável.

G2-LCFS A leitura cotidiana seja ela a de textos informativos, literários ou científicos, oferece a possibilidade ao educando de participar de maneira mais ativa e consciente da vida sócio-política do ambiente em que está inserido e de sujeito passivo torna-se sujeito ativo, reflexivo, crítico e atuante, bem como transformador da sociedade em que vive.

G2-MAH A leitura é o objeto social do conhecimento. Dessa forma se faz muito importante a sua prática para os educandos que aprende sobre o contexto social em que estão inseridos, cativando-os para o exercício da cidadania, posicionamento crítico e reflexivo diante das situações, das problemáticas sociais e/ou políticas, sobretudo.

G2-ADL A leitura é um forte instrumento de poder que permite ao educando uma maior intervenção, envolvimento e participação política em seu convívio social.

G2-JSC Pois a leitura enquanto forma de participação permite que o indivíduo compreenda o mundo, respeitando e transformando-o.

G2-TFC Ler é importante pois propicia ao educando a compreensão do mundo que o cerca, fazendo-o participar ativamente, opinando, questionando, formando conceitos...

G2-MSS Se o educando não souber ler, ele também não vai saber se comunicar. Para isso o professor tem que estar incentivando-o a ler bons livros, assim ele vai enriquecendo o seu vocabulário.

G2-TBC A partir do momento que os educandos lêem e criam opiniões diante do que leu, não fazendo apenas uma leitura mecânica, melhor será sua compreensão do mundo. Desta forma, terá mais consciência dos seus direitos e deveres.

G2-IMRS O hábito de leitura é fundamental para os educandos, pois proporciona uma visão de mundo diferente, mais ampla, rica em informação, permite maior criticidade, para que estes cidadãos não sejam manipulados.

G2-DPLE Concordo com alguns posicionamentos de Paulo Freire referentes à Educação. O seu principal objetivo ao educar a massa popular era o de ajudar aquelas pessoas a fazer a leitura de mundo. Isso quer dizer que eles conseguiriam ler o que estava nas entrelinhas, além de se posicionarem criticamente diante dos fatos. Os resultados disso são cidadãos com uma vida sócio-política ativa.

G2-RMSA A leitura oferece ao educando os aparatos básicos para que se relacionem satisfatoriamente com a sociedade e com seu mundo.

G2-CDM Por que ler é fundamental para o entendimento da realidade desde quando isso propõe conhecimentos úteis para viver melhor.

G2-IRS A leitura é, em última instância, não só uma ponte para a tomada de consciência mas também um modo de existir dos homens podendo assim interpretar e expressar pensamentos.

Documentos relacionados