• Nenhum resultado encontrado

QUADRO 02: SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS/ATRIBUIÇÕES DAS ESFERAS DE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL NO ÂMBITO DO SISTEMA LEI 8080/

ITEM UNIÃO (Art. 16) ESTADOS (Art. 17) MUNICÍPIOS (Art. 18)

PLANEJAMENTO EM SAÚDE

Elaborar o planejamento estra- tégico nacional no âmbito do SUS, em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal. (XVIII)

Participar da elaboração do pla- nejamento estratégico nacional e elaborar o planejamento esta- dual no âmbito do SUS, em co- operação técnica com a União, Municípios e Distrito Federal.

Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os servi- ços públicos de saúde. (I)

REDE DE AÇÕES E SERVIÇOS

REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA

Definir e coordenar sistemas: a) de redes integradas de assis- tência de alta complexidade, e b) de rede de laboratórios de saúde pública, c) de vigilância epidemiológica, d) vigilância sa- nitária. (III)

Elaborar normas para regular as relações entre o SUS e os ser- viços e ações de saúde, res- pectivamente de abrangência estadual e municipal. (XIV)

Participar da organização, do planejamento e programação das redes regionalizadas e hie- rarquizadas do SUS (II) bem como estabelecer mecanismos de acompanhamento, controle e avaliação.

Identificar estabelecimentos hospitalares de referência e ge- rir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional (IX)

Participar da organização, do pla- nejamento e programação das re- des regionalizadas e hierarquiza- das do SUS em articulação com sua direção estadual. (II)

Formar consórcios administrativos intermunicipais (VII)

DESCENTRALIZAÇÃO

Promover a descentralização, para as unidades federadas e para os municípios, dos servi- ços e ações, respectivamente, de abrangência estadual e mu- nicipal.(XV)

Promover a descentralização, para os municípios, dos servi- ços e das ações de saúde. (I)

Gerir e executar os serviços pú- blicos de saúde. (I)

Observado o disposto no artigo 26 desta Lei, celebrar contratos e convênios com entidades presta- doras de serviços privados de sa- úde, bem como controlar e avaliar sua execução. (X)

Normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação. (XII)

ITEM UNIÃO (Art. 16) ESTADOS (Art. 17) MUNICÍPIOS (Art. 18)

RECURSOS HUMANOS

Promover a articulação com os órgãos educacionais e de fiscali- zação do exercício profissional, bem como com entidades repre- sentativas de formação de recur- sos humanos na área da saúde. (IX)

MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO.

Participar na formulação e im- plementação das políticas. (II "a" e "b")

Participar da definição de me- canismos de controle, com ór- gãos afins, de agravos sobre o meio ambiente, ou dele decor- rentes, que tenham repercussão na saúde humana. (IV)

Participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham re- percussão na saúde humana. (V) Participar da formulação da polí- tica e da execução de ações de saneamento básico. (VI)

Colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana, e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las. (VI)

SAÚDE DO TRBALHADOR

Participar na formulação e na implementação das políticas re- lativas às condições e aos ambi- entes de trabalho. (II "c") Partici- par da definição de normas, crité- rios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho e coordenar a política de saúde do trabalhador. (V)

Coordenar e, em caráter com- plementar, executar ações e ser- viços (IV)

Participar das ações de controle e avaliação das condições e dos ambientes de trabalho. (VII)

Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de tra- balho. (III)

Executar serviços (IV "e")

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Definir e coordenar os sistemas. (III)

Participar na execução de ações. (VI)

Executar ações em circunstân- cias especiais, como na ocorrên- cia de agravos inusitados à sa- úde, que possam escapar do

Coordenar sistema no seu âm- bito, e em caráter complementar executar ações e serviços. (IV "a")

O acompanhamento, a avaliação e divulgação dos indicadores de morbidade e mortalidade no âm- bito da unidade federada. (XIV)

Executar ações e serviços , em arti- culação com a direção estadual.

de disseminação nacional. (XIX. Parágrafo único)

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Definir e coordenar os sistemas. (VII)

Estabelecer critérios, parâmetros e métodos para o controle da qualidade sanitária de produtos, substâncias e serviços de con- sumo e uso humano. (VIII) Controlar e fiscalizar procedi- mentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde. (XII) Executar ações em circunstân- cias especiais, como na ocorrên- cia de agravos inusitados à sa- úde, que possam escapar do controle da direção estadual do SUS ou que representem risco de disseminação nacional. (XIX. Parágrafo único)

Coordenar, e em caráter com- plementar executar ações e ser- viços. (IV "b")

Formular Normas estabelecer padrões, em caráter suplemen- tar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo hu- mano. (XII)

Colaborar com a União na exe- cução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras. (XIII)

Executar ações e serviços, em arti- culação com a direção estadual. (IV "b")

Colaborar com a União e os Esta- dos na execução da vigilância sa- nitária de portos, aeroportos e fronteiras. (IX)

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Formular, avaliar e apoiar po- líticas. (I)

Coordenar, e em caráter com- plementar executar ações e ser- viços. (IV "c")

Executar ações e serviços, em arti- culação com a direção estadual. (IV "c")

INSUMOS E EQUIPAMENTOS

Formular, avaliar, elaborar nor- mas e participar na execução da política nacional de produção de insumos e equipamentos para a saúde, em articulação com os demais órgãos governamentais. (X)

Em caráter suplementar formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipa- mentos para saúde. (VIII)

Dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipa- mentos para a saúde. (V)

ITEM UNIÃO (Art. 16) ESTADOS (Art. 17) MUNICÍPIOS (Art. 18)

SISTEMA NACIONAL DE SANGUE,

COMPONENTES E DERI- VADOS

Normatizar e coordenar nacio- nalmente o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Deriva- dos. (XVI)

Coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública e hemocentros e gerir as unidades que permaneçam em sua organi- zação administrativa. (X)

Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros. (VIII)

Normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Identificar serviços estaduais e municipais de referência nacional para o estabelecimento de pa- drões técnicos de assistência à saúde. (XI)

SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA

Estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria e coordenar a avali- ação técnica e financeira do SUS, em todo o Território Nacio- nal, em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal. (XIX)

Estabelecer o Sistema Estadual de Auditoria e coordenar a avali- ação técnica e financeira do SUS, no âmbito de sua atuação, em cooperação técnica com os Municípios e Distrito Federal, em consonância com o SNA.

Estabelecer o Sistema Municipal de Auditoria e coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS, no âmbito de sua atuação, em coope- ração técnica entre o Estado, Dis- trito Federal e União, em conso- nância com o Sistema Nacional de Auditoria - SNA.

ATIVIDADES DE CONTROLE E AVALIAÇÃO

Acompanhar, controlar e avaliar as ações e serviços de saúde, respeitadas as competências estaduais e municipais. (XVII)

Estabelecer normas, em caráter suplementar, para controle e avaliação das ações e serviços de saúde. (XI)

Prestar apoio técnico aos mu- nicípios e complementarmente executar atividades de Controle e Avaliação, em articulação com os Municípios. (III)

Estabelecer normas, em caráter suplementar e executar ações de Controle e Avaliação dos serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação, em articulação com a dire- ção estadual.

Controlar e fiscalizar os procedi- mentos dos serviços privados de saúde (XI)

QUADRO 03: AS FUNÇÕES DE GESTÃO NAS ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL