• Nenhum resultado encontrado

4. Metodologia da Pesquisa

4.2. Caracterização dos participantes da pesquisa

4.2.2. Estudantes com AH/SD

4.2.2.2. Sala de SRM-AH/SD turno vespertino (Sala 2)

Esta SRM-AH/SD tem quatorze alunos matriculados, dos quais seis participaram das oficinas. Estes estudantes, chamados de (Ei) em que i = 6, 7,..,11, são caracterizados a seguir. E6: Estuda no 7º ano e tem 11 anos. No que se refere às habilidades acima da média, demonstra grande interesse em robótica, informática e ciências naturais. Possui elevada

capacidade de articular o pensamento abstrato, a aquisição de novos conhecimentos e facilidade em atividades de áreas específicas (Física, Matemática, Robótica e Informática). No que se refere ao envolvimento com a tarefa, E6 estabeleceu um alto desempenho, demonstrando perseverança, dedicação, esforços e autoconfiança no que executa. No que se refere à criatividade, demonstra alto nível de produtividade criativa, flexibilidade, originalidade de pensamento e sensibilidade aos detalhes. Vale salientar ainda que demonstra ansiedade, facilidade e autonomia para desenvolver as tarefas que lhes são solicitadas. Também conta com senso de humor refinado, pois suas piadas sempre envolvem conhecimentos específicos de alguma área do conhecimento. Como fruto da avaliação psicoeducacional, apresentou desempenho intelectual superior ao esperado para sua idade cronológica e experiência, apresentando características comportamentais de um aluno com AH/SD do tipo acadêmico, com destaque em Matemática, Ciências, Robótica e Informática. Isso foi contatado mediante os testes e avaliações as quais o aluno foi submetido, no entanto, devido ao ótimo desempenho acadêmico, bem como nos testes psicométricos formais, acredita-se que o aluno possa manifestar o interesse e engajar-se em atividades também em outras áreas do conhecimento. Desta forma foi diagnosticado com AH/SD do tipo acadêmico. De acordo com o aluno, suas áreas de interesse são: Matemática, Ciências e História. No futuro pretende seguir a carreira de medicina, engenharia mecânica ou civil.

E7: Estuda no 2º ano do Ensino Médio e tem 17 anos. No que se refere às habilidades acima da média, fica evidenciado aspectos com relações espaciais, memória, abstração, fluência verbal e, compreende e processa com facilidade as informações recebidas. Sobre o envolvimento com a tarefa, percebe-se pelo expressivo interesse em realizar produções de texto com riqueza de vocabulário e ideias, leitura realizada com ritmo, fluência e entonação, escrita, pesquisas na internet e abstração. Quanto à criatividade, demonstra singularidade de pensamento, curiosidade, facilidade para produzir textos originais após leitura e situação problema, criar poesias com expressividade e motivação, além de possuir grande conhecimento sobre cinema, futebol americano, quadrinhos e música. Demonstrou tranquilidade, autonomia, perfeccionismo ao desenvolver as tarefas solicitadas, sensibilidade aos detalhes, e senso de humor refinado. Como fruto da avaliação psicoeducacional, demonstrou AH/SD nas áreas de Expressão Verbal, Produções Escritas, Cultura, Cinema e Esporte, sendo inserido no público alvo das AH/SD do tipo produtivo-criativo, devido também a seu elevado QI. De acordo com o aluno, suas áreas de interesse são: Português, Inglês, Cinema e Futebol Americano. No futuro pretende seguir a carreira de advogado, juiz, cineasta ou jogador de futebol americano.

30

demonstra desempenho superior ao esperado para sua faixa etária e experiências, na área verbal e raciocínio lógico-matemático. Ao que tange o envolvimento com a tarefa, o estudante demonstra independência na resolução de situações problemas, compreende e resolve facilmente o que lhe é apresentado. Ao que se refere à criatividade, o estudante demonstra originalidade de pensamento, flexibilidades de ideias, curiosidade e ausência de medo em correr riscos. Porém, possui dificuldades de concentração, está frequentemente inquieto e agitado. Tem dificuldade para se relacionar com colegas, resiste a registrar conteúdos, e necessita de motivação constante. Na avaliação psicoeducacional, demonstrou AH/SD na área acadêmica, com destaque na área da Matemática.

E9: Estuda no 2º ano do Ensino Médio e tem 15 anos. No que diz respeito às habilidades acima da média, a aluna apresentou desempenho superior sobre relações espaciais, raciocínio lógico-matemático, memória, abstração, fluência verbal, automatização do processamento de informações. O comprometimento com a tarefa evidencia seu interesse em ciências exatas, apresentando raciocínio lógico com resoluções incomuns aliadas à abstração. A criatividade é outro fator observado na sua singularidade de pensamento, curiosidade, autonomia, facilidade para expressar suas ideias, perfeccionismo, a atenção aos detalhes. É uma aluna calma, observadora, disciplinada, sempre solidária com os colegas, gosta de ajudá-los quando não conseguem, sozinhos, desenvolver as atividades propostas, e possui um senso crítico bem desenvolvido. De acordo com a aluna, suas áreas de interesse são: Matemática e Física. Ainda não tem certeza sobre qual carreira pretende seguir no futuro, podendo ser Engenharia Civil.

E10: Estuda no 7º ano e tem 12 anos. No que diz respeito às habilidades acima da média, a aluna apresentou pensamento abstrato aguçado, velocidade no pensamento, facilidade para fazer associações, raciocínio lógico matemático, numérico, relações espaciais memória e abstração bem desenvolvidos, se comparada aos seus pares. Ao que se refere ao envolvimento com a tarefa, demonstrou grande interesse em desenhar, pintar e jogos de estratégias, destacando-se a originalidade do pensamento, resolução de situações problemas de forma incomum, alto nível de sensibilidade e empatia com os outros. Ao que se refere à criatividade, a aluna demonstra curiosidade, perfeccionismo e autonomia ao realizar as atividades propostas. De acordo com a avaliação psicoeducacional, E10, apresenta desempenho muito acima da média para sua idade cronológica e experiência, demonstrando AH/SD do tipo produtivo-criativo. Entretanto, E10 possui laudo médico neurológico com histórico de Transtorno Dissociativo, além de agitação motora com agressividade. Ainda consta no referido laudo, incoordenação motora e disfasia como sequela da hipóxia neonatal. Tal sequela é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por falha na aquisição da

linguagem, decorrente de disfunções encefálica envolvendo circuitos relacionados à compreensão, desenvolvimento e programação da linguagem oral, por este motivo, a aluna necessitou de intervenção fonoaudiológica. Outro fator que deve ser ressaltado, é que a aluna sofreu bulling na escola, e desenvolveu quadro depressivo, estando em acompanhamento psicológico. Esses fatores podem momentaneamente interferir no seu processo de ensino e aprendizagem, ocultando suas habilidades e áreas de interesse. De acordo com a aluna, suas áreas de interesse são: Português e Matemática, e ainda não tem clareza de qual carreira pretende seguir.

E11: Estuda no 2º ano do Ensino Médio e tem 16 anos. No que se refere às habilidades acima da média, demonstra desempenho superior ao esperado em aspectos com relações espaciais, memória, abstração, fluência verbal, automatização do processamento de informações. O comprometimento com a tarefa evidencia-se no interesse em ciências exatas, com grande expansividade de ideias e argumentos, raciocínio lógico com resoluções incomuns aliadas à abstração. A criatividade é outro fator observado na sua singularidade de pensamento, curiosidade, facilidade para expressar suas ideias, agindo com senso de humor desenvolvido, e criticidade a diversos contextos. Demonstra ansiedade e necessidade em estabelecer vínculos com as pessoas, após isso demonstra facilidade, criticidade e autonomia para desenvolver as atividades solicitadas, além de aprender rapidamente coisas que lhe interessam usando o que aprendeu em outras áreas. É extremamente observador, percebendo coisas que os demais não percebem, e executa com maestria funções de liderança, conseguindo convencer seus colegas com facilidade. Segundo a avaliação psicoeducacional, apresenta desempenho intelectual acima da média para sua idade cronológica e experiência, demonstrando Altas Habilidades/Superdotação do tipo acadêmico, com enfoque nas áreas de Matemática, Química, Física e interesse em áreas de Astronomia e Informática. De acordo com o aluno ainda não sabe qual carreira pretende seguir.

Na Tabela 2, consta um resumo dos tipos de AH/SD de cada estudante, evidenciando os que possuem AH/SD em Matemática.

O aluno E2, não é enquadrado em nenhum tipo de AH/SD, pois sua avaliação não deixa claro onde deve ser inserido.

32

Estudantes Tipo Acadêmico Tipo Produtivo- Criativo AH/SD em Matemática

E1 X X E2 ? ? E3 X X X E4 X E5 X X E6 X X E7 X E8 X X E9 X X E10 X E11 X X

Tabela 2: Classificação dos estudantes segundo o tipo de AH/SD