• Nenhum resultado encontrado

SUPERVISÃO COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Área Temática: Supervisão e Desenvolvimento Profissional

SUPERVISÃO COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Pinheiro, G.

Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, E.P.E. germanapinheiro@sapo.pt

RESUMO

O desenvolvimento profissional contínuo possibilita ao enfermeiro adaptar-se ao contexto clínico em constante mutação. Neste âmbito, emerge a supervisão colaborativa, enquanto alicerce essencial à permanente transformação dos conhecimentos e práticas profissionais, numa perspetiva coformativa e desenvolvimentista. Neste estudo foi nossa intenção compreender as conceções dos enfermeiros sobre a supervisão colaborativa e o desenvolvimento profissional na prática de cuidados. Assim, optámos por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa e o estudo de caso, especificamente uma equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna de um centro hospitalar da região norte do país. Na recolha de informação recorremos à análise documental, à observação não participante e à entrevista semiestruturada. O estudo demonstra que colaborar se aproxima de partilhar, trabalhar em equipa e ajudar o Outro, existindo privilegiados momentos colaborativos na prática de cuidados, nomeadamente: as passagens de turno, as reuniões e a formação em serviço. A supervisão emerge, ainda, como uma realidade longe da prática de cuidados e os enfermeiros tendem a possuir uma visão verticalizada da prática supervisiva. Foram identificados diversos fatores propiciadores e constrangedores à colaboração, que devem ser tidos em consideração na implementação do trabalho colaborativo na prática de cuidados. Os enfermeiros manifestam que, apesar das atuais adversidades, continuam a investir na formação contínua, enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida. Neste desenvolvimento profissional contínuo, para além das potencialidades da colaboração, é englobado um processo tripolar, no qual se relacionam a Pessoa, o meio e os outros. Apesar dos conceitos de supervisão e colaboração tenderem a despontar de modo espontâneo e informal na prática de cuidados, encontram-se intimamente relacionados com o contínuo desenvolvimento profissional em Enfermagem. Assim, torna-se essencial um esforço conjugado para que a supervisão colaborativa se torne uma realidade inquestionável na prática de cuidados.

Palavras-chave: supervisão; colaboração; desenvolvimento profissional; enfermagem.

ABSTRACT

Continuous professional development allows nurses to adapt to a clinical context which is in constant mutation. In this context emerges the collaborative supervision as an essential foundation to a permanent transformation of knowledge and practices, in a perspective of supervisory co-formative and developmental. In this study, our intention was to understand the perspective of nurses on the collaborative supervision and professional development in practice of care. So, we chose a qualitative and interpretative research, the case study, specifically a team of Nursing Internal Medicine Service of a hospital in the northern region of Portugal. For data collection we used the documentary analysis, non-participant observation and semi-structured interview. The study demonstrates that collaboration is approaching to share, work in teams or help the others, improve collaborative moments in practice of care, namely the shift report, meetings into service and training in service. Supervision emerges also as a reality away from care practice and nurses tend to have a vertical view of the practice of supervision. We identified several factors which constrains and enables the collaboration. They should be taken into account in the implementation of collaborative work in practice of care. The nurses expressed that, despite the current adversities, continue to invest in training, as a process of throughout life learning. I. In this continuous professional development, beyond the potentialities of collaboration, is comprised a process three poles, related to person, environment and others. Although the concepts of supervision and collaboration tend to emerge so spontaneous and informally in practice of care, are intimately related to the continuous professional development in Nursing. Thus, it is essential a combined effort in order to turn collaborative supervision into an unquestionable reality in the practice of care.

Keywords: supervision, collaboration, professional development, nursing.

INTRODUÇÃO

O contínuo desenvolvimento profissional passou a constituir uma realidade inquestionável na sociedade atual. Este conceito engloba processos de

autorreflexão, de colaboração e de interação com o meio envolvente, com vista à permanente renovação pessoal e profissional. Nesta linha de pensamento, a supervisão colaborativa pode constituir-se como essencial para que cada profissional partilhe as suas dificuldades e trabalhe em conjunto numa atitude transformadora das práticas. Estamos conscientes de que o Conselho de Enfermagem (2010) tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos a construção do modelo de desenvolvimento profissional, no qual reconhece a importância da “criação” de “pontes” de colaboração entre os enfermeiros, de modo a estimular a (des/re)construção das práticas e o desenvolvimento profissional contínuo. Todavia, de acordo com a nossa experiência percebemos que o trabalho colaborativo desenvolvido pelos enfermeiros encontra barreiras e constrangimentos capazes de pôr em causa uma prática de supervisão dentro de uma perspetiva desenvolvimentista. Por conseguinte, promover uma “verdadeira” supervisão colaborativa, que tenha por base a interação e a mediação entre supervisor e supervisionado, que integre a partilha de saberes, experiências e objetivos, é fundamental no atual contexto da formação contínua em Enfermagem.

OBJETIVOS

Das questões orientadoras foram definidos os seguintes objetivos, que norteiam o processo investigativo: i) Caraterizar as conceções dos enfermeiros sobre a colaboração e a supervisão na prática de cuidados; ii) Identificar os fatores propiciadores e constrangedores para a implementação do trabalho colaborativo na prática de cuidados; iii) Compreender os contributos das práticas de colaboração para o desenvolvimento profissional.

METODOLOGIA

A complexidade do objeto de estudo conduziu-nos a uma investigação interpretativa e qualitativa, onde optámos pelo método do estudo de caso, de modo a ampliar a profundidade interpretativa do fenómeno em estudo.

Realizámos um estudo empírico em contexto hospitalar, no qual estudamos uma equipa de Enfermagem constituída por 29 enfermeiros de um serviço de

Medicina Interna de um centro hospitalar da região norte do país. Numa primeira fase, analisámos documentos referentes à formação em serviço e seis atas das reuniões em serviço. Numa fase posterior, efetuámos sete observações de passagens de turno e uma observação direta de uma sessão de formação em serviço, inserida numa reunião em serviço. Esporadicamente, ocorreram observações ocasionais ou conversas informais. Durante o período das observações utilizámos uma grelha de observação, constituída por dois comportamentos/discursos observáveis, designadamente: i) dinâmica do grupo; ii) práticas colaborativas entre os enfermeiros. Para uma compreensão mais abrangente do objeto de estudo foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas. Durante as quais, tivemos por base um guião de entrevista composto por: i) caraterização dos entrevistados; ii) conceções dos enfermeiros quanto à formação contínua e ao desenvolvimento profissional; iii) conceções dos enfermeiros quanto à supervisão; iv) conceções dos enfermeiros quanto às práticas colaborativas em contexto profissional.

Após a leitura geral dos documentos escritos consultados, das anotações recolhidas e das transcrições das entrevistas, recorremos à técnica de análise

de conteúdo, de modo a aceder ao significado da informação recolhida. Assim,

foi construído um sistema categorial de modo progressivo (Vala, 1986), durante o qual optámos por utilizar o software de análise qualitativa WebQDA (Web

Qualitative Data Analysis).

Outline

Documentos relacionados