• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Análise e Tratamento de Resultados 80

4.3. Tarefas implementadas em sala de aula à posteriori do projeto 115

Após a ida ao Parque Infante D. Pedro, as professoras estagiárias decidiram realizar uma ficha de trabalho (Apêndice 9) com as questões que levantaram maiores dificuldades aos alunos. Assim, a ficha foi realizada por todos os alunos individualmente em sala de aula no dia seguinte à implementação do projeto no Parque Infante D. Pedro.

A elaboração desta ficha de trabalho teve como principal objetivo compreender de forma mais pormenorizada quais as dificuldades dos alunos face às questões desenvolvidas no GD no âmbito do Projeto EduPARK e a consolidação dos conteúdos abordados.

As questões selecionadas para resolver em sala de aula foram, essencialmente, as relacionadas com a área de Matemática, das quais apenas serão apresentadas as resoluções referentes à etapa Casa de Chá.

Relativamente à etapa Casa de Chá foram selecionadas as questões apresentadas de seguida:

Tabela 15 - Etapa Casa de Chá: questões ficha de trabalho 1. Observem a planta da Casa de Chá.

Sabe-se que a planta se encontra a uma escala de 1/100, ou seja, 1 cm na planta corresponde a 100 cm na realidade.

Imaginem que pretendem colocar um rodapé de madeira na sala A. atenção que a porta tem 1 cm de largura na planta! Quantos metros de madeira devem comprar?

2. Imaginem que pretendem pavimentar um dos pátios da Casa de Chá com azulejos de 20 cm de lado. Sabe-se que o pátio tem de comprimento 2,15 m e de largura 2,48 m. Quantos azulejos são necessários para o pavimentar?

Relativamente à questão 1, “Quantos metros de madeira devem comprar?”, os alunos utilizaram as mesmas possibilidades utilizadas durante a implementação da atividade no Parque Infante D. Pedro, bem como as mesmas estratégias de cálculo.

A questão 1 da ficha de trabalho foi resolvida pelos 19 alunos e foram registas apenas três respostas totalmente corretas (Tabela 16). O registo de doze alunos tendo a resposta como parcialmente correta foi, essencialmente, por não estabelecer a ligação de que 1 cm na planta corresponde a 100 cm na realidade considerando a escala de 1/100.

Tabela 16 - Avaliação da resolução - Questão 1

Resolução Correta Parcialmente correta Incorreta

N.º de alunos 3 12 4

No exemplo apresentado (Figura 57), o aluno utilizou cálculos para a resolução do problema e a tabela que auxilia nas conversões. Este aluno não demonstrou dificuldades na compreensão da relação entre as medidas apresentadas na planta e a sua correspondência na realidade. Após resolvidos os cálculos necessários para a resolução do problema, o aluno redigiu uma resposta para a situação-problema apresentada.

Figura 57 - Resolução e resposta correta de um aluno

Outra possível resolução diferente das apresentadas no capítulo III foi o cálculo do rodapé com as medidas indicadas na planta. Após este cálculo, o aluno calculou as dimensões reais e, de seguida, a conversão para metros. O aluno resolveu o problema por completo indicando a resposta para o mesmo (Figura 58).

Figura 58 - Resolução correta de um aluno

No entanto, algumas das dificuldades demonstradas pelos alunos persistiram, essencialmente, na compreensão de que 1 cm na planta correspondia a 100 cm na realidade considerando a planta da Casa de Chá à escala de 1/100. Neste sentido, alguns alunos estimaram que as medidas apresentadas na planta se encontravam em metros (Figura 59). Este aluno, para além de indicar os cálculos incorretos, redigiu uma resposta correta para a situação-problema apresentada.

Figura 59 - Resolução incorreta de um aluno da questão 1

Para além das resoluções apresentadas, outro aluno resolveu o problema usando como estratégia de resolução um esquema representativo da sala A com as respetivas medidas de cada lado

(Figura 60).

No esquema apresentado pelo aluno verifica-se que este demonstrou algumas dificuldades na compreensão das unidades de medida na planta e a sua correspondência na realidade. O aluno considerou que as unidades de medida apresentadas na planta e na realidade se mantinham. Pode-se verificar que este aluno não identificou que 1 cm na planta corresponde a 100 cm na realidade.

Relativamente à questão 2, “Quantos azulejos são necessários para o pavimentar?”, algumas das dificuldades sentidas na implementação da atividade persistiram. Com a análise das resoluções dos alunos concluiu-se que quatro alunos não responderam à questão e apenas dois alunos deram a resposta correta ao problema (Tabela 17).

Tabela 17 - Avaliação da resolução - Questão 2

N.º de alunos Aplica a fórmula e calcula corretamente. 2 Aplica a fórmula, mas apresenta erros de

cálculo ou de conversões. 6

Resolve de forma incorreta 7

Não resolve o exercício. 4

Na figura 61 apresenta-se a resolução de um aluno de forma correta, em que utilizou como estratégia de resolução, essencialmente, cálculos.

Figura 61 - Resolução correta de um aluno da questão 2

Em relação às restantes resoluções dos alunos, as principais dificuldades demonstradas foram na compreensão do problema e no cálculo da divisão, uma vez que, alguns alunos referiram “Já não sei fazer divisões”.

Assim, os alunos calcularam a área do pátio e dos azulejos corretamente, contudo, não terminaram o problema por terem dificuldades no cálculo da divisão da área do pátio pela área dos azulejos (Figura 62).

Figura 62 - Resolução incompleta de um aluno - dificuldade em efetuar a divisão

Neste exemplo os alunos não conseguiram chegar à resposta correta do problema. Contudo, considero que se os alunos tivessem retirado a dúvida em relação ao cálculo das divisões teriam determinado a resposta correta à situação-problema colocada.

Outra dificuldade demonstrada pelos alunos foi na compreensão do conceito de área quando as medidas não estão explicitas como comprimento e largura, ou seja, alguns alunos consideram que 20 cm de lado de cada azulejo correspondia à área ocupada por um azulejo (Figura 63).

Figura 63 - Cálculos incompletos na resolução do exercício por um aluno

Com a análise das resoluções dos alunos a estas questões após a implementação da atividade no Parque Infante D. Pedro concluo que algumas das dificuldades demonstradas persistiram devido à incompreensão dos enunciados e ao erro nos cálculos necessários para a resolução dos

problemas. Conclui-se também que os alunos não se mostraram motivados na resolução das questões, uma vez que, já as tinham resolvido na atividade do Projeto EduPARK.

4.4. As respostas dos participantes do estudo – inquéritos por questionário