• Nenhum resultado encontrado

TecMinho como interface da Universidade do Minho

Capítulo 4 – Metodologia

4.4. TecMinho como interface da Universidade do Minho

A Universidade do Minho é uma das denominadas “Novas Universidades”, tendo sido fundada em 1973 na cidade de Braga. Esta universidade pública possui dois campi, um em Braga, onde está localizada a administração da academia, e outra em Guimarães. Os cursos nas áreas das Ciências, Ciências Sociais, Economia e Gestão, Letras, Direito e Ciências da Saúde encontram-se maioritariamente no campus de Gualtar, Braga. Por sua vez, os cursos de Arquitectura, Geografia e Estatística Aplicada, bem como a maior parte dos cursos de

48

Engenharia estão sedeados no campus de Azurém, Guimarães. A Universidade do Minho possui uma população com quase 16 000 estudantes, entre os quais cerca de 3 900 são alunos de pós-gradução (mestrado e doutoramento), contando com cerca de 1200 docentes e 600 funcionários. A organização das suas actividades é realizada de acordo com o “modelo de gestão matricial”, baseado na interacção entre projectos de ensino, de investigação e de serviços especializados à comunidade, e as unidades orgânicas e de recursos – Escolas, Unidades Culturais e Serviços de Apoio. A Universidade do Minho organiza as suas áreas do saber em Escolas/Institutos, possuindo estas, por sua vezes, vários departamentos internos.

Como local de produção de conhecimento que é, a Universidade do Minho possui estruturas que dão apoio na protecção de conhecimento técnico, incrementando a ligação Universidade – Empresas através da colaboração em projectos e construção de redes de contactos e parcerias. Por outro lado, a universidade incentiva a transferência de conhecimentos e o empreendedorismo académico, possuindo estruturas próprias de interface. Este interface da Universidade do Minho chama-se TecMinho. A TecMinho é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que tem como promotores a Universidade do Minho e a Associação dos Municípios do Vale do Ave. Fundada em 1990, esta associação tem como missão promover a ligação entre a universidade e a sociedade, dando o seu contributo a nível regional através da melhoria da competitividade entre as organizações e do aumento das competências individuais. Para concretizar tal missão a estratégia de intervenção da TecMinho baseia-se na promoção da inovação e desenvolvimento de novas tecnologias/ produtos/ processos, incrementando respectivamente a sua transferência para empresas; concebe actividades de formação contínua (presencial e e-learning), de desenvolvimento organizacional e de mobilidade transnacional de recursos; apoia a criação de novas empresas, com especial relevo nas spin-offs académicas; impulsiona projectos de investigação, orientando a sua execução. Neste sentido, a TecMinho pretende ser um interface entre a Universidade do Minho e o seu mundo externo principalmente na área da ciência e da tecnologia, procurando fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico através de três linhas de actuação: formação contínua, transferência de tecnologia e empreendedorismo universitário.

Tendo como ponto de partida que a ideia de que os recursos humanos são o factor decisor no sucesso de uma empresa/instituição, o Departamento de Formação Contínua da TecMinho é uma estrutura vocacionada para a prestação de serviços no âmbito da formação

49

para os recursos humanos das instituições. Por seu lado, o departamento de Transferência de Tecnologia tem como objectivo fundamental apoiar empresas e investigadores no desenvolvimento e comercialização de ideais/tecnologia. Este Departamento orienta a sua acção para a protecção da Propriedade Intelectual, para a criação e gestão de parcerias estratégicas de I&D e para o licenciamento de patentes/know-how. Por fim, o Departamento de Empreendedorismo da TecMinho tem como missão promover uma cultura empreendedora no seio académico, apoiando o lançamento de projectos empresariais de base tecnológica e de conhecimento intensivo gerados dentro da universidade.

Deste modo, o Departamento de Empreendedorismo tem como objectivos estimular o espírito empreendedor da comunidade académica; valorizar o conhecimento desenvolvido na Universidade do Minho através do apoio à criação de spin-offs universitárias; promover a criação de negócios que contribuam para o desenvolvimento económico-social da região; procurando também desenvolver estudos em conjunto com outras organizações nacionais e estrangeiras que ajudem a compreender melhor o fenómeno do empreendedorismo.

Para concretizar esses objectivos o Departamento de Empreendedorismo organiza acções de formação para o desenvolvimento de competências empreendedoras e eventos de sensibilização e motivação para o empreendedorismo. Acrescenta-se ainda a promoção de redes de contactos entre empreendedores e organizações, facilitando a detecção e avaliação de ideias de negócio com elevado potencial de mercado, o que por sua vez torna viável o programa de criação de spin-offs da Universidade do Minho. Estas spin-offs têm ainda a oportunidade de adquirir a marca de “Spin-off da Universidade do Minho”, sendo que assumem o compromisso de a dignificar, agindo sempre com ética e de forma clara nos seus negócios.

A TecMinho tem ao dispor de todos os estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento; investigadores; docentes e titulares de cursos de graduação e pós-graduação o gabinete de apoio ao empreendedorismo: Start@TecMinho. Este gabinete dá o primeiro apoio a todos os que têm uma ideia de negócio e procuram investir num projecto empresarial. O aconselhamento sobre a viabilidade da ideia de negócio, a informação sobre aspectos relacionados com criação de empresas, tais como a sua incubação e financiamento, o acesso a estudos de mercado são alguns dos serviços que a Start@TecMinho presta a toda a comunidade académica. O Departamento de Empreendedorismo da TecMinho conta ainda

50

com um Laboratório de Ideias de Negócio –IdeaLab- onde auxilia todos que procuram desenvolver as suas ideias de negócio, realizando também o Concurso de Ideias de Negócio (SpinUM) onde são premiadas ideias de negócio com maior potencial no mercado e possível concretização.

A actividade da TecMinho tem impulsionado o surgimento de várias spin-offs académicas nas diversas áreas. A Universidade do Minho possui actualmente 34 spin-offs com estatuto definido, estando estas ligadas à área da Engenharia Mecânica, Física, Sistemas de Informação, assim como em grande número à Biotecnologia. Realça-se o facto de apesar de ser menos comum, a Universidade Minho contém spin-offs na área das Ciências Sociais (Comunicação Social e Sociologia).