• Nenhum resultado encontrado

Tempos de transição

No documento Gestação da Terra (Robson Pinheiro) - PDF (páginas 151-155)

"É toda uma revolução moral que se realiza neste momento, sob a ação dos Espíritos. (...) São fáceis de prever as suas conse- qüências: ela deve produzir inevitáveis modificações nas relações

sociais, contra o que ninguém poderá opor-se, porque elas estão nos desígnios de Deus e são o resultado da lei do progresso, que é uma lei de Deus." Allan Kardec, em O Evangelho segundo o Espi-

ritismo, cap. l, item 8

COM A SEGUNDA Guerra Mundial e a destruição veri- ficada pelos desmandos dos homens nas nações envolvidas, a psicosfera do planeta Terra foi afetada. O clamor de mi- lhões de vítimas consideradas inocentes subiu do plano eté- rico, como se fosse um pedido de vingança contra aqueles que promoveram a carnificina.

Nas dimensões mais próximas à Crosta, vastas legiões de espíritos desequilibrados investiam vibratoriamente contra as almas infelizes que desencadearam a guerra ou que dela participaram, produzindo os assassinatos em massa. Dramas dolorosos infelicitaram as vidas daqueles que direta ou indi- retamente estavam envolvidos com o acontecimento.

Não fosse o amor e a dedicação de iluminados espíritos que se ofereceram para auxiliar nessas regiões tenebrosas do astral, talvez os resultados tivessem sido mais drásticos.

As experiências difíceis provocadas pela Segunda Guerra foram vistas em outros planos da vida e presenciadas por outros povos de outros mundos como um atestado da inferio- ridade humana.

Estrelas espirituais que brilharam na história do mundo serviram de farol para iluminar a noite negra das realidades humanas.

Após essa noite de trevas morais, Jesus e seus prepostos inspiraram os governantes a formar a Organização das Na- ções Unidas (ONU), visando auxiliar a humanidade na rees-

truturação das coletividades terrestres. No futuro, quando o homem tiver ciência mais precisa do papel que lhe cabe no contexto cósmico e a humanidade compreender melhor sua destinação espiritual, a própria ONU será um espaço de en- contro e reunião entre todos os povos, com base na fraterni- dade legítima.

Os governantes do vosso mundo, no futuro, em um mo- mento de maior maturidade espiritual na Terra, serão esco- lhidos de acordo com as inspirações do governo espiritual do planeta.

As questões espirituais relativas ao progresso do vosso planeta não ficaram a cargo de um só homem, mas foram inspirados diretamente pelo plano dos espíritos. Assim se deu com o advento da mensagem espírita, que não teve em Kardec seu único apóstolo — foi ele o intérprete da voz dos Imortais através de médiuns diversos. Da mesma forma, a unificação dos governos terrestres não repousaria mais nas mãos de um homem apenas, como com Napoleão ou Hitler. Diversos homens, representantes das nações do planeta, se reuniriam, sob a inspiração do Mundo Maior, para tentar a aproximação de culturas e a união dos povos.

Muitos outros métodos foram utilizados pelo mundo es- piritual para encorajar os homens no estabelecimento da verdadeira fraternidade Tratados comerciais130, concílios ecumênicos, invenções e experimentos científicos foram inspirados à humanidade para que ela despertasse para a necessidade da união. Esta época de transição em que viveis ainda será visitada pelas idéias e inspirações que o Plano Superior enviará à Terra para preparar o advento da Nova Era.

130

Tratados comerciais. Os mercados comuns, como o Mercosul, a CEI, que advém da extinta União Soviética, ou o Mercado Comum Europeu, são iniciativas que refletem a inspiração dos dirigentes espirituais do planeta, em prol da união dos povos. O euro, que pretende unir os países da Europa em torno de uma só moeda, vem sendo implantado desde janeiro de 2002, e é um dos projetos modernos mais audaciosos no sentido de diminuir fronteiras entre os povos.

27. O Mahatma

"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza." Allan Kar-

dec, em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 17, item 3

FORÇAS ESPIRITUAIS sempre estiveram por detrás dos acontecimentos sociais. Movendo os fios das manifesta- ções da discórdia através das guerras, inteligências espiritu- ais sombrias manipulam muitas vezes as mentes dos gover- nantes, dos generais e das multidões em desequilíbrio, esta- belecendo o intercâmbio doentio com as mentes de desen- carnados infelizes. Os homens que se sintonizam com tais correntes mentais colhem o fruto de seus desmandos em experiências de dor e sofrimento.

As energias liberadas pela Segunda Guerra Mundial ain- da prosseguiam com seu rastro de destruição. Fez-se neces- sário que a vivência do amor, de uma forma mais intensa, viesse amenizar a vibração de um mundo em conflito e re- construir, sobre as cinzas da violência, o ideal de um mundo melhor.

Diante da força desgovernada dos habitantes da Terra e da fúria das nações em guerra, fez-se necessária a mensagem da não-violência e do amor pleno de Mahatma Gandhi.

Somente um amor tão intenso, vivido sob o céu do mes- mo planeta, pôde preservar a Terra de um futuro sombrio. Como disse o próprio Mahatma: "O amor de um único ho- mem poderá anular o ódio de milhões".

Através da vivência do amor e sem utilizar a força bruta ou as armas da destruição, o Mahatma irradiou uma aura tão intensa e luminosa que envolveu toda a humanidade numa esfera espiritual que equilibrou o sistema energético planetá- rio.

Os espíritos endividados com as leis soberanas da vida, que incentivaram a guerra, ainda se lamentam entre a paisa-

gem lamacenta dos planos inferiores do mundo astral. Mas a figura veneranda e iluminada de Gandhi permanece orando sobre o precipício das zonas umbralinas, esperando o mo- mento em que essas almas culpadas possam retornar às sen- das luminosas do amor.

A presença de Gandhi no momento histórico em que vi- veu entre os terrícolas foi a maior prova, para toda a huma- nidade, do poder que tem o amor, a paz e a filosofia da não- violência. Gandhi foi e continua sendo a estrela polar que luariza as noites tristes das almas falidas, que não aprende- ram a divina mensagem do amor incondicional.

O século XX foi iluminado com a presença, no cenário do mundo, das almas grandiosas de Gandhi, Tereza de Cal- cutá, Francisco Cândido Xavier, Irmã Dulce, Swami Sathya Sai Baba e várias outras estrelas, que desceram do céu à Terra para deixar um rastro de luz imorredoura, mostrando como o homem terrestre poderá se iluminar e dedilhar, nas cordas da caridade, o hino do amor, da paz e da verdadeira fraternidade. A presença de tais astros da imensidade, aman- do os filhos da Terra, é prova de que o Criador não desistiu de seus filhos, alunos repetentes da escola terrestre.

O próprio Hitler tem em Gandhi, no plano espiritual, o mentor amoroso que o envolve em suas vibrações dulcifi- cantes, à espera do momento de seu retorno aos caminhos da consciência plena, do equilíbrio.

A mensagem da não-violência deveria ser mais estudada e compreendida por todos os povos, mas principalmente por aqueles que se dizem mais espiritualizados, pois ela é a es- sência mesma da espiritualidade interior.

No documento Gestação da Terra (Robson Pinheiro) - PDF (páginas 151-155)