• Nenhum resultado encontrado

“Como estão as coisas em casa?”

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA: análise sociotécnica de uma política que conecta produção e consumo na cidade de Limeira, SP.

Bárbara Lellis de Sá Frizo

Número do CAAE: 64438316.5.0000.5404

Você está sendo convidado a participar como voluntário de uma pesquisa. Este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, visa assegurar seus direitos como participante e é elaborado em duas vias, uma que deverá ficar com você e outra com o pesquisador.

Por favor, leia com atenção e calma, aproveitando para esclarecer suas dúvidas. Se houver perguntas antes ou mesmo depois de assiná-lo, você poderá esclarecê-las com o pesquisador. Se preferir, pode levar este Termo para casa e consultar seus familiares ou outras pessoas antes de decidir participar. Não haverá nenhum tipo de penalização ou prejuízo se você não aceitar participar ou retirar sua autorização em qualquer momento.

Justificativa e objetivos: Este projeto tem como objetivo fazer uma análise da

política pública municipal de distribuição de Cestas Verdes às famílias já mapeadas por equipamentos da área de Assistência Social na cidade de Limeira vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos. A ideia é percorrer o caminho feito pelos alimentos desde sua produção, passando pela gestão de técnicos municipais até o momento de entrega às famílias. Assim, pretende-se também compreender como esses alimentos são recebidos, como as famílias incorporam ou não em sua rotina e se podem contribuir ou não para a implantação de hábitos alimentares tidos como saudáveis.

Procedimentos: A pesquisadora irá de encontro com o (a) produtor (a) diretamente no acampamento. Após explicar do que se trata a pesquisa, será conduzida uma entrevista sobre a experiência de participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); será gravada em áudio a partir da sua autorização. A entrevista tem a duração calculada de 30 minutos, a depender da extensão das respostas às perguntas feitas. Após a realização da pesquisa, os áudios das entrevistas serão armazenados em plataformas digitais privadas por cinco (cinco) anos.

( ) Concordo em participar do presente estudo, porém NÃO AUTORIZO o armazenamento da gravação da minha entrevista, devendo a mesma ser descartada ao final desta pesquisa.

( ) Concordo em participar do presente estudo e AUTORIZO o armazenamento da gravação da minha entrevista, sendo necessário meu consentimento a cada nova pesquisa, que deverá ser aprovada pelo CEP institucional.

Desconfortos e riscos: Você não deve participar deste estudo caso não se

sinta confortável com algumas perguntas feitas durante a entrevista, a respeito da relação do (a) produtor (a) vinculado (a) à cooperativa e ao Programa de Aquisição de Alimentos, mediado pela prefeitura. Um risco possível é você se sentir desconfortável em responder a entrevista, pois pode tomar um pouco de tempo. A duração da entrevista pode ser desconfortável, a depender da extensão das respostas dadas. Possíveis constrangimentos também podem acontecer em perguntas sobre a alimentação dos produtores da cooperativa.

É importante ressaltar o anonimato na participação da pesquisa e a não vinculação da pesquisadora com nenhum dos órgãos responsáveis pela operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos.

Benefícios: Não há benefícios diretos ao participante da pesquisa, mas sua

colaboração pode trazer o benefício de ajudar a melhorar as compras estatais, a gestão local pode aprimorar as relações com os produtores e o canal de comunicação com a prefeitura pode ficar muito mais claro, com os problemas encontrados pelo senhor produtor ou a senhora produtora explicitados.

Acompanhamento e assistência: Após sua participação com essa entrevista, os resultados encontrados na pesquisa serão disponibilizados diretamente a você, na melhor e mais eficiente maneira, para que tenha acesso irrestrito e imediato, especialmente com relação às dificuldades encontradas na produção dos alimentos comercializados ao Programa de Aquisição de Alimentos e o que mais afetaria o seu trabalho.

Você receberá assistência integral e imediata, de forma gratuita, pelo tempo que for necessário em caso de danos decorrentes da pesquisa.

Sigilo e privacidade: Devido ao pequeno número de participantes na

pesquisa, uma possível identificação pode ocorrer, mesmo que de maneira indireta, mas você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação será dada a outras pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Na divulgação dos resultados desse estudo, seu nome não será citado. Os resultados referentes à pesquisa serão apresentados no texto da redação de dissertação de mestrado da pesquisadora.

Ressarcimento e Indenização: A participação no projeto é voluntária,

ninguém será obrigada a participar, e se participar, receberá apenas o agradecimento da equipe. Você terá a garantia ao direito à indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.

Contato: Em caso de dúvidas sobre o estudo, você poderá entrar em contato

com Bárbara Lellis de Sá Frizo, aluna do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, integrante do Laboratório de Promoção e Educação em Saúde (LAPES), na sala UL17, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA/Unicamp: Rua Pedro Zaccaria, 1300; Caixa Postal 1068; Cep 13484-350; Limeira, SP; Tel.: (19) 3701-6720; Celular: (11) 9-8332- 2476; e-mail: barbara.frizo@gmail.com.

Em caso de denúncias ou reclamações sobre sua participação no estudo, o senhor ou a senhora pode entrar em contato com a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126; CEP 13083-887 Campinas – SP; telefone (19) 3521-8936; fax (19) 3521-7187;

e-mail: cep@fcm.unicamp.br. Horário de atendimento: Segunda à Sexta Feira 08h30 às 11h30 - 13h00 às 17h00.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) O papel do CEP é avaliar e acompanhar os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) tem por objetivo desenvolver a regulamentação sobre proteção dos seres humanos envolvidos nas pesquisas. Desempenha um papel coordenador da rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) das instituições, além de assumir a função de órgão consultor na área de ética em pesquisas.

Consentimento livre e esclarecido: Após ter recebido esclarecimentos

sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, aceito participar e declaro estar recebendo uma via original deste documento assinada pelo pesquisador e por mim, tendo todas as folhas por nós rubricadas:

Nome do (a) participante:

_______________________________________________________________ __________________________________________________Data:__/___/__.

(Assinatura do participante ou nome e assinatura do responsável)

Responsabilidade do Pesquisador: Asseguro ter cumprido as

exigências da resolução 466/2012 CNS/MS e complementares na elaboração do protocolo e na obtenção deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Asseguro, também, ter explicado e fornecido uma via deste documento ao participante. Informo que o estudo foi aprovado pelo CEP perante o qual o projeto foi apresentado e pela CONEP, quando pertinente. Comprometo-me a utilizar o material e os dados obtidos nesta pesquisa exclusivamente para as finalidades previstas neste documento ou conforme o consentimento dado pelo participante.

_______________________________________________ Data: ___/___/___. Bárbara Lellis de Sá Frizo