• Nenhum resultado encontrado

TESTES DE ADMINISTRAÇÃO

No documento Administracao (páginas 95-99)

01. Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Dentro deste conceito que relatamos, é CORRETO afirmar sobre uma Organização que

I. os objetivos e recursos são as palavras-chaves no processo de ges- tão.

II. ela fornece os meios de subsistência para muitas pessoas.

III. o seu desempenho é importante para clientes, usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a

comunidade em geral.

IV. através do seu processo de gestão, ela passa a ser capaz de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus

objetivos.

Assinale a alternativa CORRETA. A) Apenas os itens I e IV estão corretos. B) Apenas os itens I, II e III estão corretos. D) Todos os itens estão corretos. C) Apenas os itens II e IV estão corretos. E) Apenas o item IV está correto.

02. Os desafios da administração moderna residem na quebra de para- digmas que se impõem ao longo deste novo século. Neste sentido, podemos citar como paradigmas tradicionais o emprego e carreiras estáveis e grandes estruturas organizacionais. Diante do exposto, é correto afirmar, em contraposição aos paradigmas tradicionais, que os paradigmas do terceiro milênio correspondem, respectivamente, aos citados acima, como sendo

A) ênfase na competitividade e Ética e responsabilidade social, cidada- nia empresarial.

B) desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo e estruturas organizacionais enxutas.

C) grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes com educação superior e ênfase na competitividade.

D) ênfase na eficiência e ênfase na competitividade.

E) classe operária em conflito com uma classe de patrões e gerentes e trabalhadores em serviços e do conhecimento e

profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. 03. Henry Fayol (1841 – 1925), engenheiro francês, um dos integrantes da Escola Clássica da Administração, diz que a Administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos e que sempre exige algum grau de planejamento, organização, comando, coordena- ção e controle. Para tanto, é CORRETO afirmar que a atividade de planejamento é

A) algo a ser previsto. É o exame do futuro com vistas a traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

B) buscar inovação com vistas, apenas, ao atingimento das necessida- des de manutenção das organizações.

C) a análise da rentabilidade das Organizações, visando fundamental- mente ao pagamento de suas dívidas.

D) a recepção das informações através de pesquisa, para tratar, ape- nas, das ameaças que circulam ao redor das Organizações.

E) algo que necessita ser realizado, apenas, nas Organizações de grande porte.

04. Na divisão do trabalho, temos o processo através do qual uma tarefa é dividida em partes ou unidades. As unidades de trabalho são chama- das genericamente de departamentos. O modo mais simples de depar- tamentalização é o que se baseia no critério funcional. Acerca desse critério, é CORRETO afirmar que é

A) um critério de natureza geográfica em que cada unidade de trabalho corresponde a um território.

B) caracterizado pelo fato de que as funções organizacionais são um conjunto de tarefas interdependentes, orientadas para um objetivo singular.

C) quando uma empresa atende a diferentes tipos de clientes, com necessidades muito diferentes.

D) quando as atividades temporárias são realizadas por estruturas organizacionais temporárias.

E) quando a empresa trabalha com vários produtos ou serviços que apresentam diferenças importantes entre si.

05. A Administração possui cinco funções em seu processo de execu- ção. Assinale a alternativa que corresponde a essas funções.

A) Planejamento, organização, execução, controle e gestão de pessoas. B) Planejamento, funcionalidade, gestão de pessoas, atitude e feed- back.

C) Funcionalidade, atitude, rentabilidade, ética e responsabilidade. D) Rentabilidade, planejamento, execução, ética e gestão de pessoas. E) Responsabilidade, execução, atitude, rentabilidade e controle. 06. Segundo OLIVEIRA (1997, p. 33), “O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”. A partir deste conceito, podemos identificar que a atividade de planejar está dividida em três tipos:

A) estratégico, comportamental e funcional. B) estratégico, tático e operacional.

C) circunstancial, funcional e comportamental. D) analítico, tático e funcional.

E) estratégico, operacional e comportamental.

07. Na gestão administrativa de uma empresa, a atividade de liderança compreende atividades e competências dos

administradores, tais como:

A) coordenação, direção, motivação, comunicação e participação. B) motivação, delegação, subordinação, estagnação e comunicação. C) coordenação, delegação, insubordinação, coerência e inflexibilidade. D) comunicação, coerência, motivação, autoafirmação, autoritarismo. E) delegação, estagnação, comunicação, inflexibilidade e participação. 08. Segundo Maria Alice P. Moura, “Já faz tempo que a área de Recur- sos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação das mesmas”. Nesse sentido, vemos que a autora retrata a visão do RH, atendendo um novo papel na organização. Assim, qual das alternativas abaixo NÃO condiz com esse novo papel do RH?

A) Um órgão de parceria e comprometimento com a organização. B) Um órgão com uma visão em longo prazo.

C) Um órgão consultivo.

D) Um órgão que tem foco nas atividades e nos meios. E) Um órgão estratégico.

09. Considerando o processo de recrutamento interno, observe os itens abaixo.

I. Dados básicos do funcionário.

II. Resultados das avaliações de desempenho.

III. Resultados de programas de treinamento e aperfeiçoamento. IV. Exames das análises e descrições de cargos.

Assinale a alternativa CORRETA. A) Somente os itens I e II estão corretos. B) Somente os itens I, III e IV estão corretos. C) Somente o item II está correto.

D) Todos os itens estão corretos. E) Somente os itens II e III estão corretos.

10. Considerando a cultura de uma organização, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os valores culturais são pressupostos básicos, organizados aleatori- amente.

B) O conceito de cultura concebido por Shein se refere a um modelo dinâmico, que é apreendido, transmitido e perpetuado.

C) Os pressupostos básicos, normalmente inconscientes, determinam como os membros do grupo percebem, pensam e sentem.

D) Para compreender a cultura de uma organização, é necessário investigar a natureza e os relacionamentos humanos da organização. E) Os artefatos visíveis da cultura de uma organização, como crenças, comportamento das pessoas, rituais, mitos organizacionais expressados em documentos, não são difíceis de serem percebidos e interpretados pelos membros.

11. Ana Maria foi contratada como gestora de pessoas pela empresa SB Soluções Empresariais. Logo que chegou, precisou fazer a análise de todos os cargos existentes na organização. Nesse caso, para Ana Maria realizar a análise

de todos os cargos existentes na empresa, é necessária a observação de alguns requisitos. Das alternativas abaixo,

qual a que Ana Maria deve seguir para analisar os cargos da SB Solu- ções?

A) Requisitos mentais e físicos. B) Requisitos mentais físicos e sociais.

C) Responsabilidades e atribuições requeridas pelo cargo. D) Conhecimento do grau de responsabilidade do cargo. E) Requisitos mentais, físicos e responsabilidades envolvidas. 12. Segundo a teoria de liderança situacional, o líder deve A) ser voltado para a tarefa.

B) selecionar o estilo de atuação mais adequada a cada situação. C) ser centralizador.

D) envolver o grupo nas decisões e incentivar a participação. E) deixar o grupo atuar como desejar.

13. Existem dois tipos de recrutamento, o interno e o externo, e cada uma deles tem as suas vantagens. O recrutamento interno pressupõe que o gestor acredite que a pessoa com as características que ele deseja esteja na própria

organização; já o externo, é necessário que o gestor busque candidatos no mercado. Sobre as vantagens do recrutamento interno, qual das alternativas abaixo NÃO condiz com a prática?

A) Menor custo.

B) Conhecimento prévio do perfil de desempenho do candidato. C) Inovação da composição das equipes de trabalho.

D) Melhora do moral interno.

E) Demonstração de valorização do pessoal que já compõe a empresa. 14. No processo seletivo, há uma margem de erros; por isso, deve-se adotar técnicas diferenciadas. Sobre as técnicas usadas em processos seletivos, assinale a alternativa que NÃO está CORRETA.

A) Provas de conhecimentos. B) Análise de currículos. D) Testes psicológicos. C) Entrevistas.

E) Técnicas motivacionais.

15. Com as mudanças no mercado de trabalho, a partir da globalização, os profissionais precisam de requisitos que são valorizados pelo merca- do de trabalho. Dos itens abaixo, qual o que NÃO condiz com essas mudanças?

A) Manter-se sempre atualizado.

B) Estar aberto a novas oportunidades no mercado. C) Ser aberto a mudanças.

D) Ter bastante dinamismo.

16. Na abordagem sistêmica da organização, o equilíbrio dinâmico obtido através da autorregulação, mantendo certas variáveis dentro de limites, refere-se ao conceito de:

A) Entropia B) Cibernética C) Negentropia D) Homeostasia E) Retroalimentação

17. No estudo do processo decisório, destaca-se a criação da “Teoria X” e “Teoria Y”, de McGregor, que explica o comportamento dos gerentes em função de suas expectativas com relação aos empregados. Conside- rando que o administrador adota a “Teoria X”, é correto afirmar que ele espera que cada um dos seus subordinados tenha como característica: A) perceber o trabalho como uma atividade prazeirosa

B) evitar o trabalho quando possível C) ser automotivado

D) ser esforçado E) ser criativo

18. O tipo de comportamento de liderança em que o gerente toma a decisão e tenta ganhar a aceitação por meio da persuasão,no conti- nuum de liderança de Tannenbaum e Schmidt, está indicado em: A) Toma a decisão e a anuncia.

B) Apresenta ideias e estimula perguntas. C) “Vende” a decisão e aguarda mudanças.

D) Apresenta uma decisão possível e aceita discussão. E) Define o limite e solicita ao grupo a tomada de decisões.

19. A capacidade que tem uma pessoa de influenciar outras para o cumprimento de suas ordens é chamada de:

A) poder B) valência C) hierarquia D) autoridade E) expectativa

20. Quando se deseja resolver problemas que envolvem questões importantes da empresa, como missão, novos produtos e

sobrevivência a longo prazo, utiliza-se o seguinte tipo de sistema de informação: A) tático B) básico C) estratégico D) operacional E) de conhecimento

21. O planejamento organizacional é uma das principais responsabilida- des dos gerentes. As declarações amplas sobre onde a organização quer estar no futuro definem

A) seus planos estratégicos B) seus planos táticos C) suas metas operacionais D) suas metas estratégicas E) sua missão

22. O estabelecimento de padrões e a medida de desempenho corres- pondem a duas etapas de que função administrativa?

A) Planejamento. B) Controle. C) Execução. D) Organização. E) Liderança.

23. A obrigação da administração organizacional de tomar decisões e medidas que realcem o bem-estar e os interesses da sociedade tanto quanto os da organização é uma definição de

A) Ética.

B) Código de Ética. C) Responsabilidade Social. D) Desempenho Social Corporativo. E) Dilema Ético.

24. A responsabilidade social corporativa pode ser subdividida em quatro categorias. Aquela que é orientada pelo desejo da

organização de fazer contribuições sociais é a Responsabilidade A) Ética.

B) Econômica. C) Discricionária. D) Legal. E) Formal.

25. O treinamento em que um funcionário mais experiente é emparelha- do com funcionário recém-chegado, ou menos experiente, para fornecer diretrizes, apoio e oportunidades de trabalho é chamado de:

A) Instrução Programada. B) “Mentoring”.

C) Treinamento em Sala de Aula. D) Treinamento por Computador. E) Treinamento de Orientação.

26. Entre as críticas feitas à Teoria das Relações Humanas, NÃO po- demos apontar:

A) concepção ingênua e romântica do operário. B) limitação do campo experimental.

C) parcialidade das conclusões e ênfase nos grupos informais. D) inadequada visualização dos problemas das relações industriais. E) extremo racionalismo e pragmatismo na concepção da administra- ção.

27. Entre as ferramentas de planejamento à disposição do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relação entre as atividades/decisões mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/áreas/funções envolvidas (as colunas), é A) o organograma linear B) o cronograma C) o funcionograma D) o fluxograma. E) a matriz funcional

28. Segundo Darryl F. Zanuck, fundador da 20th Century Fox,”se dois homens num mesmo trabalho concordam todo o tempo, então um deles não serve. Se eles discordam todo o tempo,então os dois não servem”. Para que o administrador selecione as pessoas certas, ele precisa: A) atender a três desafios, que se referem à ética, à oferta de mão-de- obra e a imposições organizacionais.

B) diminuir o quociente de seleção para atrair mais candidatos. C) utilizar testes que avaliem a combinação provável entre os conheci- mentos dos candidatos e os requisitos do cargo.

D) elaborar roteiros estruturados e não estruturados para a condução de entrevistas de seleção.

E) criar um relacionamento relaxado com o candidato a emprego para facilitar o clima de comunicação.

29. Você é responsável pela execução de um programa de treinamento de uma organização e aprendeu que, quanto às técnicas a serem usa- das neste treinamento, não existe uma que seja sempre a melhor. O melhor método depende da combinação de alguns fatores que precisam ser avaliados em cada situação, e entre os quais citam-se:

I - efetividade em termos de custo; II - princípios de aprendizagem; III - medições subjetivas; IV - escalas de comportamento; V - adequação das instalações; VI - conteúdo desejado do programa;

VII - preferências e capacidades do treinando e do treinador. Os fatores corretos são:

A) I, IV, V e VI apenas. B) II, III, IV e VII apenas. C) II, III, VI e VII apenas. D) I, II, III, VI e VII apenas. E) I, II, V, VI e VII apenas.

30. O Diretor geral do HOSPITAL MUNICIPAL DE UMA DETERMINADA CIDADE descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. "Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem ... Gosto muito da idéia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático."

Este chefe defende a abordagem situacional da liderança. A justificativa correta para defender essa

abordagem é a seguinte:

A) o líder que tem poder de competência é respeitado porque possui conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam. B) não existem traços e comportamentos universalmente importan- tes,pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer. C) a liderança através do poder de referência e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas.

D) as características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são consideradas mais importantes que o seu real comportamento na tomada de decisão.

E) as características de personalidade de fato distinguem os líderes eficazes das outras pessoas pelo seu empenho, motivação, integridade, autoconfiança e conhecimento do negócio.

31. O Programa Zero Defeitos tem como filosofia básica fazer certo o trabalho na primeira vez. Esta técnica foi desenvolvida em que etapa da evolução da Qualidade?

A) Era da Inspeção.

B) Era do Controle Estatístico do Processo. C) Era da Gestão da Qualidade Total. D) Era dos Custos da Qualidade. E) Era da Garantia da Qualidade.

32. Essencialmente no último século, a Qualidade experimentou uma grande evolução. Corresponde a uma característica da Era da Gestão da Qualidade Total

A) aplicação progressiva da Qualidade em todos os aspectos do negó- cio.

B) exame, medida e teste de atributos de um produto para assegurar a sua Qualidade.

C) reconhecimento da variabilidade dos processos industriais e utiliza- ção de técnicas estatísticas para o seu controle.

D) ênfase na prevenção e a utilização de procedimentos que incluem conceitos, habilidades e técnicas gerencias.

E) controle preventivo do produto, desde o inicio do projeto até o seu fornecimento aos clientes.

33. Todos os conceitos sobre Qualidade podem ser agrupados em cinco tipos de Enfoque. O enfoque onde a Qualidade é absoluta e universal- mente reconhecida, sendo sinônimo de “excelência nata”, denomina-se Enfoque

A) baseado no produto. B) transcendental. C) baseado no usuário. D) baseado na fabricação. E) baseado no valor agregado.

34. A função administrativa de organizar envolve

A) controle de limites de responsabilidades por indivíduos e departa- mentos visando melhor alocação de recursos.

B) controle de recursos pelos departamentos com o objetivo de alcance das metas estratégicas da organização.

C) atribuição de tarefas, agrupamento de tarefas em departamentos, e a alocação de recursos para os departamentos.

D) melhor uso de máquinas pelos departamentos visando maior atuali- zação dos recursos de parte da organização.

E) escolha otimizada de pessoas para os departamentos de uma orga- nização com o objetivo de alcançar suas metas financeiras.

35. Proporcionar liderança está se tornando uma função administrativa cada vez mais importante. O conceito de liderança é definido como a função

A) da diretoria que busca estimular o alcance dos objetivos da organiza- ção por meio da persuasão ou não.

B) de um determinado funcionário no gerenciamento dos recursos humanos visando o alcance das metas de um determinado departamen- to.

C) de um grupo de funcionários na busca para desenvolver as ações proativas dos funcionários com o objetivo de alcance das metas organi- zacionais.

D) administrativa que envolve o uso da influência pra motivar os funcio- nários a alcançarem as metas da organização.

E) de parte da direção da empresa que busca desenvolver ações estra- tégicas junto aos funcionários com o objetivo do crescimento humano organizacional.

36. A característica da Entropia na Administração é definida como sendo A) a tendência de um sistema esgotar algumas de suas potencialidades, porém sem se regenerar.

B) capacidade da empresa de realizar ajustes no processo de regenera- ção de suas potencialidades.

C) habilidade da empresa para renovar seus processos administrativos estratégicos.

D) capacidade da empresa em trabalhar seu sistema de feedback visando melhor seus processos administrativos.

E) a tendência de um sistema exaurir-se e morrer.

37. Uma extensão contemporânea ao pensamento administrativo é a abordagem contingencial e que é definida como sendo

A) conceito humanístico que envolve a capacidade da empresa em resolver problemas no seu dia-a-dia.

B) uma extensão da perspectiva humanística em que a resolução bem- sucedida dos problemas organizacionais é vista como dependentes da identificação, pelo administrador, das variações importantes em cada caso.

C) abordagem humanística dos processos de resolução de problemas no dia-a-dia das empresas.

D) abordagem humanística da resolução de problemas administrativos emergenciais.

E) conceito administrativo, segundo uma perspectiva humanística, de resolução das situações críticas das organizações.

38. Quais os componentes do ambiente geral das organizações? A) Interno / Externo / Operacional / Tático / Estratégico. B) Operacional / Tático / Estratégico / Cultural / Tecnológico.

C) Internacional / Tecnológico / Sociocultural / Econômico / Político- legal.

D) Interno / Externo / Cultural / Estratégico / Político-legal. E) Interno / Externo / Sociocultural / Político-legal / Tecnológico. 39. O que é Cultura?

A) Um conjunto de valores, crenças, normas e leis nacionais que os membros de uma organização compartilham.

B) Uma teia de relacionamentos entre alguns componentes de uma organização.

C) Uma rede de relacionamentos regidos por valores por determinados componentes de uma organização.

D) Um conjunto de valores, crenças, entendimentos e normas importan- tes que os membros de uma organização compartilham.

E) Um conjunto de relacionamentos pessoais e profissionais entre alguns níveis de uma organização.

40. O que é uma joint venture?

A) Parceria abrangendo os níveis operacional, tático e estratégico entre duas organizações.

B) Relacionamento comercial estratégico entre duas organizações. C) Abordagem operacional, tática e estratégica na forma de condução dos negócios de uma organização.

D) Conceito contemporâneo de realização de negócios internacionais entre grupos de empresas concorrentes.

E) Envolve uma aliança ou um programa estratégico realizados por duas ou mais organizações.

41. Um líder cultural define e usa

A) os sinais e símbolos para influenciar a cultura corporativa. B) os valores e as normas para influenciar a cultura corporativa. C) os valores, as normas e procedimentos na construção da cultura corporativa.

D) a ética e os valores morais na construção da cultura corporativa. E) a ética, os valores morais e as normas no processo de construção da cultura corporativa.

42. O risco político de uma empresa é definido como sendo:

A) O risco de perda do controle administrativo e financeiro devido a eventos e ações, com bases políticas partidárias, patrocinadas pelos governos concorrentes.

B) O risco de perda dos ativos, de poder de ganhos ou do controle administrativo de uma empresa devido a eventos e ações, com bases políticas, patrocinadas pelos governos anfitriões.

C) Situação de perda de parte do controle administrativo e financeiro devido a eventos não previstos de origem política partidária.

D) Situação de dificuldade em controlar o processo de administração de uma empresa por conta de questões políticas as mais diversas. E) Situação de perca de controle do processo de gerenciamento da empresa por conta de situações não previstas e que tenham origem em questões de política do governo vigente.

43. No estudo das características culturais que influenciam as organiza- ções internacionais tem a atitude denominada de

etnocentrismo que é definida como uma

A) atitude marcada pela tendência de considerar a sua própria cultura como capaz de eliminar definitivamente à dos outros.

B) visão marcada pela consciência da centralidade de sua cultura no mundo atual.

C) atitude marcada pela tendência de considerar a sua própria cultura como sendo superior à dos outros.

D) visão de mundo marcada pela consciência da eterna desigualdade

No documento Administracao (páginas 95-99)