• Nenhum resultado encontrado

Texto 1 Aproveitamento Hidrelétrico Ferreira Gomes: contrastes

CAPÍTULO 3 – REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DA OLIMPÍADA DE

3.1. Texto 1 Aproveitamento Hidrelétrico Ferreira Gomes: contrastes

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Considerando o objetivo desta pesquisa de indicar de que estratégias se valem os autores dos textos classificados na Olimpíada de Língua Portuguesa, procederemos neste capítulo à análise do corpus descrito no primeiro capítulo.

Respaldados no estudo teórico que compõe o capítulo 2, analisaremos nos textos selecionados estratégias de ativação e de reativação de referentes. Diante da plurilinearidade que é constitutiva do texto, indicamos, em cada uma das sete produções classificadas na Olimpíada 2010 no Estado do Amapá que compõem o nosso corpus, apenas os referentes que assumem papel principal no desenvolvimento do texto, quer porque possibilitam a construção de cadeias referenciais, quer porque servem de âncora para a introdução de outros referentes. Para essa indicação, levamos em conta a orientação do concurso da Olimpíada de que os alunos do ensino médio deveriam produzir textos em que revelassem um posicionamento crítico sobre o lugar onde vivem.

3.1. Texto 1  

Aproveitamento Hidrelétrico Ferreira Gomes: contrastes sociais, ambientais e políticos (L1)Ao que tudo indica o Aproveitamento Hidrelétrico Ferreira Gomes, nome dado ao projeto que criará uma nova usina no estado, resultará na geração de centenas de novos empregos no decorrer da construção. Entretanto, pode-se afirmar que os desastres ambientais, ou que as águas irão causar, são incalculáveis. Exemplo disso é o que resultará na perda de (L5)terras de agricultores que hão de deixar de produzir mantimentos para consumo da população da sede, peixes que sobem o rio Araguari vão morrer, pois não poderão fazer a desova visto que as águas da usina os impedirão de fazê-la e consequentemente a diminuição e até mesmo a extinção das espécies de peixes, entre outras consequências que aparecerão no decorrer do tempo.

(L10)Essa construção trará “desenvolvimento” ao município, o que não quer dizer que a educação vai melhorar, a saúde, a segurança. A renda de empresários aumentará

gradativamente, pois com a vinda de pessoas de fora, crescerá o lucro do comércio local. Mas, sabe-se que, com o desenvolvimento surgirão problemas sociais, tais como: aumento do índice

de gravidez precoce, uma vez de mais de 90% da composição da empresa será de homens, (L15)riscos de contaminação por DST, o crescimento da população incidirá nos casos de

violência, tendo em vista que bandidos estarão à margem da sociedade, onde esta última terá temor à ações de marginais.

Mas, autoridades em conjunto, poderão reduzir ou até mesmo impedir tais acontecimentos, se derem assistência à população e ao município como um todo e tudo ficará (L20) como está

O texto 1 desenvolve-se em relação a problemas gerados pela usina hidrelétrica em Ferreira Gomes, município do Amapá. Em seu desenvolvimento, o texto apresenta como referente central uma nova usina hidrelétrica em Ferreira Gomes (L1, L2). O referente é introduzido no texto e mantido em foco por meio das estratégias de repetição e expressões nominais acompanhadas de artigo ou pronome.

A retomada do referente ocorre por meio da repetição parcial como observamos em a usina (L7) e das expressões nominais a construção (L 3), essa construção (L 10). Tanto o uso do artigo definido quanto o do pronome demonstrativo nas duas últimas expressões funcionam como indicador de que o referente é conhecido do interlocutor/leitor. Particularmente, em essa construção (L 10) o demonstrativo solicita do interlocutor/leitor que mantenha a atenção no referente localizado no segmento textual antecedente.

Além disso, observamos a composição de dois rótulos prospectivos. O primeiro composto pela expressão os desastres ambientais (L 3) resume o trecho

a perda de terras de agricultores que hão de deixar de produzir mantimentos para consumo da população da sede, peixes que sobem o rio Araguari vão morrer, pois não poderão fazer a desova visto que as águas da usina os impedirão de fazê-la e consequentemente a diminuição e até mesmo a extinção das espécies de peixes, entre outras consequências que aparecerão no decorrer do tempo.

O segundo rótulo prospectivo é composto pela expressão problemas sociais ( L13) que resume o trecho

aumento do índice de gravidez precoce, uma vez de mais de 90% da composição da empresa será de homens, riscos de contaminação por DST, o crescimento da população incidirá nos casos de

violência, tendo em vista que bandidos estarão à margem da sociedade, onde esta última terá temor à ações de marginais.

Nessas expressões rotuladoras, os núcleos desastres e problemas apresentam carga avaliativa negativa, servindo como sinalizadores da orientação argumentativa que o autor imprime ao texto.

Diferentemente desses rótulos marcadamente avaliativos, o rótulo retrospectivo

tais acontecimentos (L 18) apresenta uma orientação argumentativa menos marcada.

No texto, a expressão se refere de forma resumitiva tanto aos problemas ambientais quanto aos problemas sociais gerados pela nova usina.

Do ponto de vista do núcleo dessas expressões referenciais rotuladoras, observamos que o núcleo das duas primeiras (desastres – problemas )revela em grau maior a avaliação do autor sobre o assunto em questão, se comparado com o núcleo da última expressão acontecimentos. No entanto, este núcleo, como os outros dois, são escolhas do autor que levam em conta o seu projeto de dizer, razão pela qual todas as escolhas, à sua maneira, contribuem para orientar o leitor no sentido de determinadas conclusões. Portanto, a escolha do rótulo aponta para a orientação argumentativa do texto, tendo em vista que o autor seleciona um léxico que dá ênfase à instalação do empreendimento.

 

3.2. Texto 2  

Crianças que geram bebês

(L1)Tartarugalzinho, uma cidade pequena com aproximadamente 13.769 mil habitantes;

O grande índice de natalidade do meu município vem aumentando, e grande parte desse fator deve-se a adolescentes entre 12 e 17 anos, que estão dando a luz à crianças, deixando assim sua adolescência passar sem que seja aproveitada de forma sadia.