• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS DA OLIMPÍADA DE

3.2. Texto 2 Crianças que geram bebês

ações de marginais.

Nessas expressões rotuladoras, os núcleos desastres e problemas apresentam carga avaliativa negativa, servindo como sinalizadores da orientação argumentativa que o autor imprime ao texto.

Diferentemente desses rótulos marcadamente avaliativos, o rótulo retrospectivo

tais acontecimentos (L 18) apresenta uma orientação argumentativa menos marcada.

No texto, a expressão se refere de forma resumitiva tanto aos problemas ambientais quanto aos problemas sociais gerados pela nova usina.

Do ponto de vista do núcleo dessas expressões referenciais rotuladoras, observamos que o núcleo das duas primeiras (desastres – problemas )revela em grau maior a avaliação do autor sobre o assunto em questão, se comparado com o núcleo da última expressão acontecimentos. No entanto, este núcleo, como os outros dois, são escolhas do autor que levam em conta o seu projeto de dizer, razão pela qual todas as escolhas, à sua maneira, contribuem para orientar o leitor no sentido de determinadas conclusões. Portanto, a escolha do rótulo aponta para a orientação argumentativa do texto, tendo em vista que o autor seleciona um léxico que dá ênfase à instalação do empreendimento.

 

3.2. Texto 2  

Crianças que geram bebês

(L1)Tartarugalzinho, uma cidade pequena com aproximadamente 13.769 mil habitantes;

O grande índice de natalidade do meu município vem aumentando, e grande parte desse fator deve-se a adolescentes entre 12 e 17 anos, que estão dando a luz à crianças, deixando assim sua adolescência passar sem que seja aproveitada de forma sadia.

(L5) Hoje já houve casos de crianças de 11 anos, estarem dando a luz a outras. Agora me pergunto: como? Por que? Quais os motivos que levam essas adolescentes a colaborarem para que esse índice seja tão alto? Seria a falta de preservativos? (o que não deixa de ter nos postos de saúde) ou seria a omissão de diálogos dos pais? Ou até mesmo o descaso no acompanhamento do crescimento de seus filhos? Creio que sim, tais fatores parecem que são determinantes para essa infeliz realidade.

(L10) Em meados de 2004 à 2005, foi exibida uma reportagem no programa televisivo “Fantástico”, que falava sobre o lugar mais fértil do Brasil, fato que surpreendeu muitas pessoas. Neste momento nossa cidade torna-se notícia por um motivo bastante preocupante, pois grande parte dessa fertilidade vinha de um perfil que teria que estar vivendo outra realidade – a adolescência.

Foram mostrados os mais variados meios de prevenção, que pelo visto não é muito utilizado pela (L15) população, em especial pelos adolescentes.

Com este índice, aumentam as desigualdades, o sofrimento, pois a maioria das adolescentes não possuem uma estrutura financeira estabilizada, por isso vemos muitos casos de crianças sendo maltratadas, se envolvendo em drogas, prostituição, entre outros absurdos.

No meu ponto de vista se aqui existissem mais projetos sociais, palestras e acompanhamento dos (L20) pais, esses números não seriam tão elevados, vejo isso como possíveis soluções.

Portanto, vamos lutar para que algo de concreto seja feito e que a juventude e a adolescência não passem por despercebida pela vida de uma criança.

Em seu desenvolvimento, o texto 2 trata de um problema na cidade de Tartarugalzinho (a gravidez precoce) e apresenta sugestão para a solução desse problema (mais projetos sociais, palestras e acompanhamento dos pais).

Do ponto de vista da referenciação, no texto destacamos dois referentes:

Tartarugalzinho (L1) e o grande índice de natalidade (L2).

● Sobre o referente Tartarugalzinho (L1):

No início do texto, é introduzido o referente Tartarugalzinho retomado em seguida pela expressão nominal indefinida uma cidade com aproximadamente

13.769 habitantes (L1) e pelas expressões nominais definidas o meu município(L2), o lugar mais fértil do Brasil(11), nossa cidade (L 11,12).

Essas expressões anafóricas revelam quatro estratégias utilizadas pelo autor do texto para manter o referente em evidência:

1º) o uso de expressão nominal indefinida para reativação do referente; 2º) o uso de quase sinônimos na retomada do referente (município – cidade); 3º) o uso de pronomes possessivos acompanhando o núcleo dessas expressões anafóricas (o meu município, a nossa cidade).

4º ) o uso de expressão nominal definida em o lugar mais fértil do Brasil (L11).

A retomada do referente pela expressão nominal indefinida uma cidade com

aproximadamente 13.769 habitantes (L1) indica a intenção do autor de explicar o

conteúdo de um substantivo supostamente desconhecido pelo interlocutor.

A retomada do referente Tartarugalzinho (L1) pelo uso de quase sinônimos

município – cidade indica que a questão da escolha do léxico deve ser ajustada ao

cotexto e ao propósito interacional . O uso do artigo definido nas expressões indica que se trata de um referente já introduzido no texto e, portanto, de conhecimento do interlocutor.

Quanto às expressões nominais anafóricas o meu município(L2) e nossa cidade (L11,12), chama a atenção o fato de o núcleo das expressões anafóricas estar acompanhado, respectivamente, do pronome possessivo na primeira pessoa do singular (meu) e na primeira pessoa do plural (nosso).

Esses pronomes expressam um vínculo entre o objeto ou assunto de que se fala e as pessoas do discurso, no caso primeira pessoa do singular e primeira pessoa do plural, respectivamente. Ainda observamos que o uso dos pronomes possessivos informam que o objeto designado pelo substantivo é conhecido do interlocutor, bem como indicam vínculo de participação, envolvimento.

O uso do pronome possessivo meu sinaliza que o autor, como morador do lugar, está implicado na problemática do contexto local. Em particular, o uso do nossa expressa vínculo de origem (nossa cidade = cidade em que nós vivemos). Para Mondada e Dubois (2003) o uso da língua em prática social está relacionado a sujeito

real que constrói seus referentes na intersubjetividade das negociações e concepções individuais e públicas do mundo.

Por sua vez, a expressão nominal definida o lugar mais fértil do Brasil acrescenta informações que particularizam o referente e expõe um posicionamento do autor sobre Tartarugalzinho.

Pode-se dizer ainda que essa expressão entra na composição de modo intertextual:

Em meados de 2004 à 2005, foi exibida uma reportagem no programa televisivo “Fantástico”, que falava sobre o lugar mais fértil do Brasil

e assume de acordo com o desenvolvimento do texto uma conotação negativa

fato que surpreendeu muitas pessoas. Neste momento nossa cidade torna-se notícia por um motivo bastante preocupante, pois grande parte dessa fertilidade vinha de um perfil que teria que estar vivendo outra realidade – a adolescência.

● Sobre o referente o grande índice de natalidade (L2).

Levando em conta o propósito do autor de abordar como um dos problemas da cidade a gravidez precoce, foi introduzido o referente o grande índice de natalidade (L2) e mantido em foco por meio de sua repetição parcial, como podemos observar em

esse índice (L6), este índice (L16).

Além disso, as expressões nominais tais fatores (L 9)¸essa infeliz realidade (L9), essa fertilidade (L12) são rótulos retrospectivos. Tais fatores resume e rotula trecho antecedente que diz respeito aos motivos que levam adolescentes a colaborar para o alto índice de natalidade: falta de preservativo, omissão de diálogos dos pais, descaso no acompanhamento do crescimento de seus filhos. Na expressão, o pronome demonstrativo tais funciona como um “operador de verificação”, indicando que o referente expresso pelo substantivo (no caso, fatores) é conhecido dos interlocutores (Castilho e Elias, 2012).

Nos rótulos essa infeliz realidade (L9), essa fertilidade (L12), também o pronome demonstrativo funciona como operador de verificação. Destaca-se, contudo, o uso do adjetivo em essa infeliz realidade (L9) que explicita uma avaliação do sujeito autor sobre o assunto em discussão, constituindo-se em uma importante orientação

argumentativa, assim como o nome núcleo em essa fertilidade (L12) que, no projeto de dizer do autor, assume valoração negativa.

Ancorado em o grande índice de natalidade foi constituída a anáfora indireta

os mais variados meios de prevenção (L14) cuja especificação depende do

conhecimento partilhado entre autor-leitor.

Na finalização do texto, a expressão nominal o meu ponto de vista (L19) é um rótulo prospectivo que, enunciado no início do parágrafo, provoca expectativa no sentido de sua explicitação, no caso do texto, de uma solução para o problema de alto índice de natalidade entre adolescentes em Tartarugalzinho: existência de projetos sociais, palestras e acompanhamento dos pais.

A expressão nominal possíveis soluções (L20) funciona como um rótulo retrospectivo, com nome núcleo relacionado a processo cognitivo. O rótulo encapsula o conteúdo do trecho que chama a atenção para a importância da existência de projetos sociais e palestras para a solução da problemática local (alto índice de natalidade).