• Nenhum resultado encontrado

1. Trajetória na música

1.1. Relação com a música enquanto consumidor:

Excertos relativos à trajetória do entrevistado enquanto consumidor de música e à importância do consumo de música na sua identidade e vivência.

1.2. Funções na música

Excertos relativos às funções que o entrevistado desempenha ou desempenhou no campo da música e ao contributo dessas funções na integração do entrevistado no campo musical.

1.3. Redes

Excertos relativos à formação de redes de contato ligadas à música e à importância desses contatos na integração do entrevistado no campo musical.

2. Atividade editorial 2.1. Fundação da editora

Excertos relativos às narrativas do processo de fundação da editora representada, incluindo os motivos apontandos para a fundação da editora.

2.1.2. Influências

Excertos relativos à influência de pessoas ou editoras específicas na decisão de fundar a editora.

2.2. Formalização

Excertos relativos ao estatuto jurídico da editora, incluindo a evolução desse estatuto ao longo do tempo, incluindo argumentos para a formalização (ou não) da editora.

2.3. Funções e recursos humanos

Excertos relativos ao número de recursos humanos existentes na editora, à sua evolução ao longo do tempo, aos motivos da sua evolução, e à organização e distribuição de funções.

2.4. Amadorismo e Profissionalismo

Excertos relativos à profissionalização ou não do editor, à viabilidade de fazer da edição uma profissão, à identidade profissional, e às consequências da edição como prática profissional ou amadora.

2.5. Caraterização das edições 2.5.1. Primeiras edições

Excertos relativos à caraterização e descrição das primeiras edições lançadas e ao processo e critérios de seleção das obras a editar.

2.5.2. Evolução das edições

Excertos relativos às mudanças identificadas no volume de edições e no processo e critérios de seleção das obras a editar.

2.5.3. Importância da edição

Excertos relativos ao papel concedido à obra editada, e às visões da edição como uma obra em si com valor e da edição como forma de promover os artistas.

2.6. Acordo com os artistas

Excertos relativos ao tipo de acordos realizados com os artistas no âmbito da edição das suas obras, à existência de um acordo base e aos fatores que fazem variar o tipo de acordo

Excertos relativos às fases da edição da obra. 2.7.1. Gravação, produção e pós-produção

Excertos relativos aos processos de gravação, produção e pós-produção, ao modo como as editoras participam neste processo, e às justificações para participação ou não da editora nestes processos.

2.7.2. Promoção

Excertos relativos ao processo de divulgação da obra, aos canais de divulgação utilizados, aos motivos para a utilização de cada canal, e à importância e alcance destes.

2.7.3. Distribuição e Canais de Venda

Excertos relativos aos processos de comercialização das edições, aos canais de venda próprios da editora, à importância dos canais de distribuição e venda e à justificação para as opções tomadas.

2.7.3.1. Internacionalização

Excertos relativos à importância de utilizar canais de distribuição e venda internacionais, ao volume de exportações, e aos fatores que facilitam ou dificultam as vendas internacionais.

2.8. Formatos de edição

Excertos relativos às edições em diferentes formatos. 2.8.1. Edições de discos em vinil

Excertos relativos à edição de discos em vinil, aos motivos da edição, à existência de um público específico, aos custos associados e às vantagens e desvantagens do formato.

2.8.2. Edições em cassete

Excertos relativos à edição em cassete, aos motivos da edição, à existência de um público específico, aos custos associados e às vantagens e desvantagens do formato.

2.8.3. Edições em CD

Excertos relativos à edição em CDs, aos motivos da edição, à existência de um público específico, aos custos associados e às vantagens e desvantagens do formato.

2.8.4.1. Edições digitais

Excertos relativos à edição em formatos digitais, aos motivos da edição, à existência de um público específico, aos custos associados e às vantagens e desvantagens do formato.

2.8.4.2. Netlabels

Excertos relativos a editoras especializadas na edição digital, ao seu modo de funcionamento, às vantagens, desvantagens e especificidade do modelo.

2.9. Internet

Excertos relativos ao impacto da internet no mercado editorial e às vantagens, desvantagens e consequências da partilha de ficheiros online e do potencial da internet.

2.10. Público

Excertos relativos à definição e descrição do público alvo da editora e à existência ou não de um público fidelizado.

2.11. Atividades associadas à editora

Excertos relativos a outras atividades associadas à edição, tais como o management, o agenciamento e a promoção de eventos, aos fatores que levam a esta associação, e aos fatores necessários para uma conjugação eficaz de atividades.

2.12. Gestão Financeira

Excertos relativos à gestão financeira da editora e ao balanço de custos e receitas.

2.13. Dificuldades, aprendizagem e evolução

Excertos relativos a dificuldades identificadas no processo de edição, assim como à identificação de momentos de aprendizagem de competências específicas e de evolução de competências.

2.14. Balanço do trabalho realizado

Excertos relativos ao balanço da atividade, aos argumentos para uma avaliação positiva ou negativa e, se aplicável, aos motivos que levaram à extinção da editora.

2.14.1. Perspetivas de futuro

Excertos relativos às perspetivas de futuro da editora e à identificação de objetivos futuros específicos.

3. Representações sobre o universo musical português 3.1. Caraterização do campo musical ou cena

Excertos relativos à caraterização do campo musical português ou de cenas musicais específicas onde o entrevistado se integra, à avaliação qualitativa dos artistas que os integram, das suas obras, do seu reconhecimento por parte do campo e do público em geral.

3.2. Mainstream e Underground

Excertos relativos à identificação ou não de um mainstream e underground no campo musical, às tensões inerentes e caraterísticas específicas e à existência ou não de espaços e circuitos alternativos específicos.

3.3 Significados e valores associados à música