• Nenhum resultado encontrado

4. Realização da Prática Profissional

4.2 Área 2 Participação na Escola e Relação com a Comunidade

4.2.5 Os Torneios: Basquetebol 3x3 e Futsal

A nossa participação e envolvimento na escola também passou por proporcionar aos alunos momentos de competição saudável e também promover desportos coletivos. Com efeito, organizamos dois torneios: o Basquetebol 3x3 e o de Futsal. Ambos os torneios foram divulgados aos alunos através da afixação de cartazes (Figura 10) contendo toda a informação necessária. As fichas de inscrição foram entregues aos professores de EF para cada uma das suas turmas.

106

Figura 10 – Cartazes de divulgação dos torneios Basquetebol 3x3 e Futsal.

Relativamente ao torneio de basquetebol, este realizou-se no dia 29 de Janeiro de 2015, e visou promover o desporto e a modalidade de Basquetebol. A realização deste evento desportivo privilegia sobretudo a participação para todos os alunos, o divertimento e prazer para os mesmos e, por fim, mostrar que é mais valorizado o gosto do jogo do que o do resultado. Para além disto, esta atividade não deverá ser vista única e simplesmente para o desenvolvimento da cultura motora e desportiva, mas também para a promoção de competências sociais e relacionais. A população alvo foram os alunos do 2º e 3º ciclos, à exceção do 5º ano de escolaridade, da EC. A atividade foi dinamizada pelo NE da FADEUP em conjunto com uma equipa de professores do Agrupamento de Escolas da Trofa, sendo que a sua maioria esteve envolvido em todas as fases: divulgação, preparação, dinamização e avaliação. A atividade contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais da Trofa, funcionários da escola e alunas do grupo/equipa de Basquetebol.

O número mínimo de inscrições de cada equipa era de quatro jovens do mesmo escalão e género, à exceção do escalão infantis, em que podiam participar equipas mistas, sendo que apenas podia haver dois elementos federados em basquetebol e as equipas podiam ser feitos com vários elementos mesmo que não fossem da mesma turma. Cada tempo de jogo era composto por 12 minutos no escalão infantil e iniciados femininos e 8 minutos, nos mesmos escalões mas masculinos. Para os escalões juvenis e juniores, o tempo disponível de jogo era de 14 minutos para os femininos e 10 minutos para os masculinos.

As classificações foram elaboradas por escalão etário/sexo. A classificação das várias equipas, no seu escalão, foi ordenada pela soma das pontuações atribuídas aos resultados dos jogos realizados, sendo: 3 pontos

107

equivalem à vitória, 2 pontos ao empate, 1 ponto à derrota e 0 pontos à falta de comparência.

Evidenciaram-se como aspetos positivos, o espaço disponível, uma vez que havia seis campos disponíveis, não sendo a falta de espaço um problema, a organização ágil e eficaz. O trabalho de equipa assentou numa divisão de tarefas e funções, participando cerca de 185 alunos, com uma boa atitude sócio-desportiva. Para esta atividade foram elaboradas medalhas e diplomas (Figura 11) para as equipas vendedoras. No entanto, a não participação de todos os alunos do agrupamento, a fraca adesão de equipas do escalão de juvenis, em ambos os géneros foram os aspetos menos positivos nesta atividade.

Figura 11 – Medalhas e Diplomas do torneio de Basquetebol 3x3.

No que diz respeito ao Torneio de Futsal, realizado no dia 19 de Março de 2015, este visou proporcionar aos alunos do 5º ano da EC, um grande dia para promover o desporto e a modalidade de Futsal. A população alvo foram os alunos do 5º ano. A atividade foi dinamizada pelo NE da FADEUP em conjunto com uma equipa de professores do Agrupamento de Escolas da Trofa, estando a sua maioria envolvido em todas as fases: divulgação, preparação, dinamização e avaliação. A atividade contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais da Trofa e funcionários da escola.

O número mínimo de inscrições de cada equipa era de cinco elementos do mesmo escalão e género, sendo que apenas podia haver dois alunos federados em futsal e as equipas podiam ser feitos com vários elementos mesmo que não fossem da mesma turma. O tempo de jogo era de 10 minutos, este era “tempo corrido”, em que o cronómetro só parava em situações anómalas.

As classificações, tal como no torneiro de basquetebol foram elaboradas por escalão etário/sexo. A classificação das várias equipas foi ordenada pela

108

soma das pontuações atribuídas aos resultados dos jogos realizados, sendo que: 3 pontos correspondiam à vitória, 2 pontos ao empate, 1ponto à derrota e 0 pontos à falta de comparência.

É de referir como aspetos positivos, também, a organização ágil e eficaz, bem como o espaço disponível, uma vez que havia quatro campos disponíveis, não sendo a falta de espaço um problema. Para a atividade foram elaborados diplomas para os alunos vencedores e participantes e prémios (Figura 12) para cada elemento das três equipas vencedoras.

Figura 12 – Prémios do torneio de Futsal.

Relativamente ao cumprimento da entrega das inscrições este foi um aspeto que também não dificultou a atividade uma vez que todos os professores cumpriram com os mesmos e ainda a forte adesão e envolvimento dos alunos do 5º ano na concretização das diversas atividades que envolvem este tipo de evento. No entanto, houve uma reduzida adesão de equipas femininas no torneio, talvez pela falta de incentivo por parte dos professores, no que a meu ver estes deveriam aproveitar estas atividades para estimular os seus alunos para os hábitos de vida saudável e para que os mesmos vivenciassem momentos onde predominam as boas relações interpessoais com um espírito competitivo saudável.

Em suma, as atividades foram realizadas com sucesso por parte dos professores do grupo de EF que tinham disponibilidade para ajudarem, bem como do NE, que se dedicou ao máximo para que tudo decorre-se da melhor forma e assim proporcionarem o melhor para os alunos envolvidos nas atividades. O espírito competitivo e de fraternidade fez-se sentir em todos eles, sem que houvessem problemas de ordem disciplinar, e onde a organização proporcionou momentos de grande emoção a todos os envolventes.

109

4.2.6 Sarau Desportivo: O envolvimento de toda a comunidade educativa