• Nenhum resultado encontrado

Tudo parece possível

utra coisa também que você perguntou: que enquanto está comigo, sente-se bem, sente-se em silêncio, sente que tudo é possível. Isto também pode tornar-se uma dependência. Então, quando você não está comigo, as coisas parecem ser mais impossíveis ainda, não parecem estar muito de acordo. Você fica confuso.

Enquanto está comigo, você sente o silêncio porque é menos. Enquanto está comigo, sentado comigo, por momentos você fica sem ego, por instantes, você não está presente — você simplesmente está comigo. A barreira é quebrada.A parede desapareceu. Naquele momento eu estou fluindo em você. Tudo parece possível.

Ao voltar, quando você vai embora de perto de mim, levanta seus muros novamente. Você está presente. As coisas não são tão belas então. Assim, tente apenas entender o que está acontecendo, e conserve esta compreensão quando for para longe de mim.

O que está acontecendo? Quando tudo parece possível, até mesmo a iluminação final parece possível.O que está acontecendo? — você não está mais. Sem você tudo é possível. Com você tudo é impossível. Você é o problema.

Ouvindo-me, você esquece. Se você se esquece, não fica presente — porque o seu estar presente, o ego, é apenas um fenômeno mental. Você tem de criá-lo a todo momento. É exatamente como pedalar uma bicicleta. — você tem que ficar pedalando. Se você parar por um momento, ela parará. Haverá um momento, um pequeno momento, a bicicleta andará alguns metros, e então parará. Se você quiser que a bicicleta continue, terá de continuar pedalando, é um processo contínuo. O movimento da bicicleta não é algo permanente, tem de ser criado a todo momento. O ego tem de ser pedalado a todo momento — e você o está pedalando.

Quando você está aqui, pára de pedalar. Fica mais ligado a mim. Todo seu foco de atenção muda.

É exatamente como um pequeno ciclista. Ele está curioso sobre tudo. Olha para a árvore com papagaios tagarelando, e cai da bicicleta,

180

porque a atenção se desviou. Ele pára de pedalar, se esquece de que estava na bicicleta e de que tinha de continuar pedalando.

As crianças encontram dificuldades quando começam a andar de bicicleta, apenas por uma razão — porque são muito curiosas a respeito de tudo. E nenhum país dá licença para as crianças dirigirem, apenas porque elas são muito curiosas. Elas se esquecerão. A qualquer momento, sua atenção poderá ir totalmente para outro lugar e elas se esquecerão de que estão dirigindo, de que têm um instrumento perigoso em suas mãos e a vida dos outros está em perigo. Elas não são focadas. A consciência delas flui para todos os lugares.

Quando você está aqui, fica tão concentrado em mim, tão envolvido nisso, que se esquece de pedalar. E por alguns momentos, quando se esquece completamente de si mesmo, o silêncio desce sobre você, uma felicidade nasce, tudo parece possível. Você se torna divino — eis por que tudo parece possível. Para um deus, nada é impossível. Nesse momento você se torna um deus.

Longe de mim, você volta atrás — sua mente começa a pensar, começa a pedalar, e você pedala mais porque precisa compensar. Não pedalou sua bicicleta por alguns momentos, então precisa pedalar mais para compensar. O ego volta com mais intensidade. Você perde o contato com seu ser.

Comigo, o que está realmente acontecendo é que você fica mais em contato com seu ser. O ego não existe.Você está em profundo contato com seu ser; sua fonte interna está disponível para você, fluindo. Não há nenhum bloco de energia. Longe de mim, todos os blocos voltam, os velhos hábitos retornam. E então as coisas não parecem tão boas. E todo o fenômeno de estar comigo parece um sonho. Você não pode acreditar nele. Ele parece um milagre. E você pensa que eu devo ter feito alguma coisa — e não estou fazendo nada. Ninguém pode fazer nada para você. Aconteceu porque você o permitiu.

Quando você for para longe de mim, conserve esse sentimento. Seja o que for que está sentindo aqui, conserve isto, então eu serei cada vez menos necessário. Do contrário, posso me tornar uma droga, e toda manhã, ao acordar, você começará a ansiar por mim. E então se preparará para vir a mim... Haverá uma necessidade profunda — então eu tornarei uma droga! E você ficará cada vez mais dependente de mim.

181

Este não é o meio de chegar ao satori, ao samadhi ou á iluminação. Esse não é o caminho.

Se você se tornar dependente de mim, eu serei uma droga, e então serei destrutivo. Mas será você quem terá me convertido em uma droga.

Tudo o que sentir junto a mim, em minha presença, comigo, conserve consigo. É preciso que chegue a um ponto onde comigo ou sem mim você permaneça o mesmo. Então eu serei uma ajuda, não serei uma limitação. Então eu serei uma libertação para você — e eu devo me tornar uma libertação para você. Quando eu digo que devo me tornar uma libertação para você, isso significa que você deve chegar ao ponto de estar liberto de mim também.

Se houver uma constante dependência e você não ficar liberto, Isto não será ajuda — será simplesmente um adiamento das coisas. Um mestre verdadeiro sempre faz com que seus discípulos fiquem livres dele. Esse é o objetivo!

Vinha a mim, vá para longe de mim, mas conserve a sensação consigo. Permaneça o mesmo. Mova-se para os pólos opostos, sempre permanecendo o mesmo — então tudo será possível, porque você é a fonte de todas as energias.

Você tem a fonte da vida inteira dentro de você. Tudo o que está acontecendo na vida está vindo da mesma fonte da qual você veio. Você está relacionado a ela, é um com ela. Se os pássaros podem estar felizes e cantando, você também pode estar, porque a mesma fonte os supre de alegria, e canto. A mesma fonte está à sua disposição, mas, de alguma forma, você criou blocos. Se as árvores estão verdes, tranquilas, despreocupadas, você também pode estar, porque a mesma seiva que vai para as árvores está vindo a você. É possível que tenha se esquecido disso, mas ele está presente. Tudo o que aconteceu na vida, tudo o que está acontecendo ao seu redor, todo esse mistério, é sua herança. — Reivindique-a.

Ela está sendo consumida sem que você reclame — e você continua mendigando. O império está aí, o império continua sendo desperdiçado à espera, e você permanece mendigando. Reivindique!

Este é o modo pelo qual ele pode ser reivindicado: permaneça o mesmo enquanto se move para os opostos. Isto é o que Krishna diz no Gita: Na dor ou no prazer, seja o mesmo; no sucesso ou no fracasso,

182

permaneça o mesmo. Tudo o que acontecer, deixe que aconteça — e permaneça o mesmo. Esta mesmice lhe dará integridade.